Visconde de Mauá: roteiro pet friendly

por Jackie Mota 17.maio.2012

Decidiu ir para Mauá com seu animal de estimação? Então veja aqui, no segundo post da série sobre Visconde de Mauá, nossa sugestão de roteiro, baseado em nossa viagem à região com nosso cachorro. E não deixe de conferir nos próximos posts detalhes sobre os estabelecimentos citados aqui.

Antes de ir
Coloque na mala de seu pet a alimentação que ele está acostumado a ter. Não vi nenhum pet shop nas vilas e já que o bichinho vai sair de seu ambiente, não mude sua alimentação;
Caminha e brinquedos também vão ajudar seu pet a se distrair no carro e não estranhar o local;
Leve remédios que ele costuma utilizar e também remédios para enjôo e alergias receitados pelo veterinário. Em locais com mato é comum que os bichinhos encostem em alguma planta ou sejam picados por algum inseto, por isso é bom já ter um remédio em mãos;
Por estar na serra, à noite faz bastante frio, por isso leve roupinhas e cobertor para seu pet.

Pegando a Estrada
Nós levamos quase 4 horas na viagem do Rio até Visconde de Mauá, por conta do trânsito na cidade, das paradas e porque subimos a serra bem devagar para evitar que o Maquiavel enjoasse (mas em média leva-se 3h);
Escolha um horário em que seu cão costume ficar mais calmo. Se você sair de casa na hora em que ele costuma passear ele ficará inquieto no carro. Nós gostamos de viajar pela manhã, pois também é mais fresco;
Evite alimentá-lo nas horas que precedem a viagem, para evitar enjôos;
Faça paradas para não estressar o bichinho. Maquiavel pede paradas a cada hora;
Normalmente uma voltinha de 5 minutos já o deixa feliz e pronto para mais uma hora de viagem;
Não esqueça: o código de trânsito brasileiro proíbe que animais viajem soltos no carro. Você pode colocá-los em caixas de transporte próprias, cadeirinhas ou usar cintos especiais, vendidos em pet shops.

viagem com cachorro pet friendly roteiro completo para viajar com cão visconde de mauá rj
Um dica: compre capa para os bancos (=/)
Hospedagem

Pesquisamos pela internet e achamos muitas pousadas que diziam aceitar cães. No entanto, recomendamos sempre ligar antes de fazer a reserva e confirmar por telefone. Não deixe de perguntar se o animalzinho pode ficar no quarto com você ou se deve dormir em canil, em que áreas da pousada ele pode circular e se há taxa extra para sua estadia. Informe corretamente sobre o porte e comportamento do animal.

Nossa escolha, que nos deixou não só satisfeitos como encantados, foi a Pousada Tijupá, no Vale do Pavão em Visconde de Mauá. Lá Maquiavel foi liberado para ficar conosco no chalé e andar por toda a pousada, que tem uma área verde enorme, inclusive com um riachozinho que forma uma piscina natural, além de lareira e hidro no chalé e estacionamento e wi-fi gratuitos.

viagem com cachorro pet friendly roteiro completo para viajar com cão visconde de mauá rj
 
 
viagem com cachorro pet friendly roteiro completo para viajar com cão visconde de mauá rj
Pousada Tijupá
 
viagem com cachorro pet friendly roteiro completo para viajar com cão visconde de mauá rj
Onde está o Maquiavel? Muito espaço verde para brincar
 
Quer procurar hotéis em Visconde de Mauá que aceitem seu cachorro?
Utilize o Booking.com, nosso parceiro aqui no blog.
No site você pode procurar hotéis pet friendly marcando na barra da esquerda, em “Comodidades”,
o filtro “aceita animais”. 

Roteiro 
 ** Programas para manhãs e tardes **

Um bom dia em Mauá começa com um excelente café da manhã. Na Pousada Tijupá ele é servido até as 13h, então não é preciso se preocupar em acordar cedo. Perfeito, pois o programa reservado para a manhã, ida a uma das cachoeiras da região, fica mais agradável depois que o sol já está mais quente e ajuda a encarar a água gelaaaada.

Uma cachoeira que gostamos muito, pois é bem calma, pertinho da estrada e com uma piscininha bem rasa é a de Santa Clara. Fica no Vale de Santa Clara, em Maromba, e pertence à área do Parque Nacional de Itatiaia.

Outra opção, para quem gosta de fazer trilha e tem um pet que ande bastante (ou que seja levinho para ser carregado no colo) é o Vale do Alcantilado. É preciso pagar para entrar (o local tem estacionamento e bar) e na trilha até o alto você passa por nove quedas d’ água. Se for fazer esse passeio não esqueça de levar petiscos pro seu pet e lanche para você, pois a caminhada é longa até o topo.

**Almoço**
Após um banho nas águas cristalinas de Mauá, um almocinho leve no fim da tarde cai super bem, né? Em Maringá há vários restaurantes que aceitam cães nas mesas externas. Com um jardim super agradável e muitas opções de pratos com truta o restaurante 
Mauro Junior, na Alameda Gastronômica Tia Sofia é uma boa pedida.

Na mesma Alameda está o Le Petit, que também aceita cães (mas infelizmente estava fechado quando estivemos por lá).

**Almoço com caminhada**
Para quem tiver passado a manhã toda no hotel uma boa pedida é fazer uma caminhada até o restaurante do almoço. As estradas dos vales são de de terra,  boas para caminhadas com cães. Nessa época do ano estavam cheias de hortênsias, um visual super agradável para um passeio no fim da tarde.

Um dos restaurantes perfeitos para conjugar com caminhada é o Babel, localizado no Vale do Pavão (onde está a pousada Tijupá). É um booom pedaço de chão (com algumas subidas), mas delicioso de percorrer. O Babel tem uma estrela no guia Quatro Rodas e aceita cães (de pequeno porte). Andamos até lá, mas estava fechado na quarta-feira =(

Outro estrelado, o Rosmarinus Officinalis, também aceita cães nas mesas à beira do Rio (consultamos previamente por email, mas infelizmente o local estava fechado na quarta-feira à noite).O restaurante fica na Estrada entre Maringá e Mauá.

Aviso: O restaurante O Filho da Truta, que tem bastante publicidade espalhada pela cidade e fica no Vale do Pavão, perto da nossa pousada não aceita cães, então se você estiver com pet não adianta caminhar até lá.

**Centrinho**
Durante o dia ou à noite passear pelo centrinho de Maringá é super agradável. São poucas ruas, mas muitas, muitas lojinhas especialmente com produtos de decoração para casa, mas também delicatessens com geléias, queijos e bolos produzidos na região, além de lojas de roupas de inverno.

Atenção: há muitos, muitos cães soltos pelas ruas das três vilas, sem guias. A maioria não é abandonada, pertence aos moradores do local que os criam assim soltos e quase todos são dóceis. Mas, vale o aviso, fique atento se seu cão costuma encrencar com outros cães na rua.

**Noite**
À noite o centrinho de Maringá é a pedida. O Casebre Pub tem petiscos e muitas opções de bebida, com boa oferta de vinhos e espumantes, além de cachaças artesanais. Uma boa dica é comprar aqui queijos, petiscos e bebida para curtir no chalé à noite, pertinho da lareira.

Já se a idéia for um jantar mais completo o Borbulhaserve sopas, massas, trutas e também fondue. A casa tem uma área externa bem bacana, cheia de luzinhas, e um acervo de mais de 3 mil LPs (você pode pedir uma trilha especial!). A decoração é cheia de referências à música. Na parte interna (reservada a clientes sem cachorro), tem lareira. Foi nossa escolha para comemorar meu aniversário =)

**Penedo**
Um programa de dia inteiro ou só para o jantar (foi o que fizemos) é ir a Penedo. São cerca de 37 quilômetros de distância. O centro de Penedo também é pequeno, mas tem um Shopping do Papai Noel, que concentra lojinhas, e duas ótimas opções para quem vai com seu pet.

A primeira opção, que testamos, é o restaurante BucaneroTotalmente pet friendly, o lugar permite cães em qualquer uma das mesas da primeira área (que é grande e coberta, e por isso, quentinha). A casa tem pratos a la carte e também rodízio de fondue (a de queijo, pra gente, foi um destaque!).

Outra opção é o Parmezon, que fica na mesma calçada, na Rua das Velas, e também aceita animais de estimação.

Aviso: os tradicionais Casa do Fritz e Aglio e Olio no centro de Penedo não aceitam cães. Se você quer conhecer essas casas precisa estar sem seu pet. 

**Últimos lembretes**

1. Se você for à região fora de alta temporada consulte antes se os estabelecimentos citados aqui estão abertos, pois, como vocês viram no roteiro, na baixa temporada muitas casas fecham em dias de semana;

2. Não esqueça de sempre ter por perto algo para recolher o popô do seu bichinho. Seja educado =)

 Gostou do roteiro? Tem mais sugestões pet friendly?  Vai viajar com seu animalzinho e ainda tem dúvidas? Comente!  

Texto: Jackeline Mota; Edição: Rômulo Elizardo; Fotos: Arquivo pessoal

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. 17 jul 2017

    Olá pessoal,
    Linkei o post de vocês em meu blog! Espero que não se importem!
    Abs

  2. Diandra
    29 fev 2016

    Boa tarde Jackie,

    Adorei seus comentários, agradeço por acrescentar meus conhecimentos sobre animais em viagens, suas dicas são ótimas!

    Trabalho em uma pousada que aceita pets também, logo identifiquei que podemos dar essas dicas aos nossos hóspedes também!

    Agradeço!

    • 02 mar 2016

      Oi Diandra, que legal. Quem sabe não ficamos em sua pousada um dia desses? bjs!

  3. Eliane Regina Rovida
    19 set 2015

    Olá Jackie Mota!
    Obrigada pelas dicas, eu fiquei tão empolgada com tantas paisagens lindas nas suas fotos que acabei indo para a pousada Tijupá e passando uma semana por lá, achei maravilhoso, quem nos recebeu foi o Tom que foi muito atencioso conosco, levamos a nossa chihuahua que foi muito bem recebida, aquele café da manhã, eu nunca comi nada igual, tudo quentinho até os pães. Pena que como fiquei de segunda até sexta, muitos restaurantes não abriram, mas consegui ir ao Borbulha e ao Mauro Jr. e indico, muito bom. Abraço e valeu!

    • 21 set 2015

      OI Eliane, amei seu comentário, fiquei muito feliz!
      grande abraço e que vcs tenham muitas viagens felizes!
      bjs,

  4. Renata Davico
    20 ago 2015

    Oi Jackie,

    Adorei as dicas. Estarei indo comemorar meu aniversário no próximo final de semana e levarei meu cachorrinho, o Elvis, e a família.
    Precisava muito das dicas de restaurantes e cachoeiras que aceitam cães.

    Valeu mesmo!

    Bjs

    Renata

  5. Rafaela
    10 jan 2015

    Oi Jackie,
    Finalmente fiz a viagem para Visconde de Mauá com meu cãozinho: o Bóris. Ficamos no Hotel da Inês. Infelizmente, eles não aceitam mais cães no Vale do Alcantilado mas fomos em Santa Clara, Véu da Noiva, Escorrega e Poção com ele. Também fomos no Restaurante Borbulha e Mauro Júnior e em alguns outros.Vou mandar uma foto pro e-mail de vcs. Obrigada pelas dicas. Ajudaram muito. Abçs.

    • 13 jan 2015

      Que bom que curtiram! Recebi suas foto, vou postar em nosso Mural dos leitores. abs!

      • 21 jan 2015

        Ah que legal! Vou adorar ver as fotos dele no mural de leitores. Abçs.

  6. Rafaela
    11 out 2014

    Obrigada pelas dicas. Estou querendo viajar com meu cãozinho para lá e estava na dúvida se ele podia participar dos passeios. Parabéns pelo blog.

    • 11 out 2014

      Obrigada! Aproveite a viagem e depois mande uma foto dele para a gente =)
      abs,

  7. 15 jul 2014

    Nossa adorei o blog, muito boa as dicas, estou subindo para Mauá esse final de semana, e meu namorado estava louco para levar os peludos, mas o convenci ele pra deixar para uma próxima, no Clima Tempo está batendo que esta fazendo 8º a noite, e to morrendo de pena, sem contar que são dois Shih Tzu e que podem se molhar nas cachoeiras e não vai ser nada legal, nesse frio saber que eles estão molhados, então vou tentar ir com eles no verão. Sobre a trilha da Alcatilado quando estava fazendo, realmente encontrei pessoas com cachorros lá dentro, mas lá na entrada tinha uma placa dizendo que era proibido, isso foi julho do ano passado, não entendi nada. Mas é isso parabéns pelo blog.

    • 16 jul 2014

      Oi Thalyta, que legal que vc se animou pra levar os meninos. Shih Tzu sente mt frio, né? Conheci um essa semana e a dona falou isso tb. Os meus são mega calorentos e com o pelinho curto se eles se molham é tranquilo secar. Leve eles no verão que todo mundo vai amar =)
      bjs,

  8. 17 jun 2014

    Somos 1 casal + 3 Adultos e 2 cachorros pequenos, queremos reservar 3 dias, mas antes gostaria de saber o preço e mais informação da pousada.

    Att.
    Regina Bentes

    • 17 jun 2014

      Querida Regina, somos um blog de viagens, não fazemos nenhuma reserva aqui. Apenas contamos nossas experiências de viagem.
      entre em contato com a pousada diretamente.
      abs,

  9. Lilian
    17 fev 2014

    Estou com viagem para Mauá e vou ficar na Tijupá, mas como é a primeira viagem da minha bulldogue francesa, Zoé, de 1 ano, estou receosa. Ainda não confirmei minha reserva, pois estou na dúvida, mas sempre que vejo as paisagens não me imagino sem a Zoé… Não sei meu marido compartilha esse mesmo sntimento rsrsrs….

    • 22 fev 2014

      Lilian, crie coragem sim! Amamos a Tijupá e o Maquiavel aproveitou taaaaanto. Queremos boltar agora com Foucault tb. Vá sim. Depois mande fotos de sua família pro Nosso Mural de Leitores, ok?

  10. jackieeromulo
    20 out 2012

    Oi Elaine, essa viagem foi uma delícia mesmo. Recomendamos! bjs,

  11. Elaine Castro
    20 out 2012

    Que delícia de viagem! Esse vai para os meus preferidos… pra que um dia eu também possa fazer essa viagem com a família toda, incluindo aí o Gohan, nosso schnauzer! Viajamos com ele para Búzios uma vez e foi muito difícil encontrar hotel que aceitasse. Ele acabou ficando uma noite no pet shop da cidade, mas ficou tão estressado que acabamos mudando o roteiro do passeio. Amei o post e a pousada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.