Sozinha na Europa (Lonely Christmas)

por Jackie Mota 17.dez.2014

Este post tem trilha sonora: clique aqui para ouvir

E depois da viagem pela Rússia, com amigos, e da mini-lua de mel pelos bálticos (veja o roteiro aqui),  o que vem agora? Minha viagem sozinha pela Europa! Pois é, quem acompanha o blog sabe que Rômulo e eu sempre viajamos juntos e, sempre que possível, com nossos dois filhotes, Foucault e Maquiavel. Mas, desde a semana passada, estou viajando sozinha, sem meu melhor amigo, marido, meu amor (me deixa, já tô carente rs).

viajando sozinha pela europa

Tirando fotos com o temporizador. Ô dó

O que aconteceu foi que teríamos um intervalo de quase 20 dias entre a nossa saída da Rússia e nossa volta pra Europa, pro réveillon. Como eu trabalho online, posso trabalhar de qualquer lugar, então poderia ficar direto aqui e ainda economizar uma passagem (que para 30 de dezembro estava caríssima, diga-se de passagem). O Rômulo tem os pacientes e compromissos dele nesse tempo que não tinha como cancelar e, por isso, teve que retornar ao Brasil.

Confesso que assim que ele levantou a hipótese de eu ficar aqui direto, não me animei. Pensei logo na saudade. Não saudade dele. Saudade dos meus filhos, gente! Como depois emendaremos uma viagem até fevereiro, eu vou ficar 3 meses longe dos meninos. Pensei seriamente em não vir porque, de verdade, não sabia (e não sei) se vou aguentar tanto tempo longe deles. Algumas pessoas sabem que o Foucault tem uma doença séria e minha principal preocupação era a saúde dele piorar enquanto eu estiver longe. Coisas do coração de uma mãe louca pelos filhos. Porque racionalmente eu sei que sou muito abençoada e tenho minha mãezinha querida, que cuida do Foucault melhor que eu. Então claro que isso me deixou na dúvida. Mas, no final acabei me convencendo que tinha que aproveitar a oportunidade e fiquei.

buldogue francés

Amores da minha vida: Meu Foucault

buldogue francés

Meu Maquiavel

Aí veio a questão: onde ir nesses exatos 19 dias? Nesse quesito não tive dúvidas: Londres e Liverpool! Eu estava louca para volta à Inglaterra, mas o país não estava nos nossos planos nem para 2015. Ao mesmo tempo, não queria ir a uma cidade nova sem o Rômulo, então foi perfeito. Revisitarei esses destinos de nossa primeira vinda à Europa há 5 anos. Serão 7 dias em Londres e 2 e meio em Liverpool, para voltar aos locais que vi com o Rômulo e conhecer um pouquinho mais essas duas cidades que moram no meu coração.

Os outros dez dias estou passando aqui em Moscou, na casa do meu amigo. Está sendo ótimo, pois tenho a companhia de um grande querido (como estou me divertindo e como está sendo bom matar as saudades!) e posso viver um pouquinho mais como uma “local”. Tenho achado Moscou uma cidade incrível e excitante e tem sido bacana me aventurar por aí sozinha.

Moscou

Sandro, meu amigo, passeando comigo por Moscou

Moscou

Acho que vou voltar pro Brasil com abdômen de tanquinho, malhado só com nossas tantas risadas haha

Ah, e o Natal, voce deve estar pensando, né? Pois é, passarei sozinha. A verdade é que nunca comemoro o Natal e tenho até fama de Grinch. E, se estivesse no Rio, passaria longe do Rômulo de qualquer jeito, porque ele vai trabalhar (afinal, viajar não é de graça, né? rs). Então não achei que vá ser um problema passar os dias 24 e 25 sozinha. Mas agora estou super empolgada com todo o clima de Natal aqui na Europa (e olha que ainda fiquei apenas aqui no Leste, imagina como deve estar Londres!), baixando músicas natalinas no celular e tudo mais. Então já estou pensando que vai rolar um minidrama na noite de Natal, com uma trilha de músicas tristes e muita comilança enquanto olho pela janela. Mas tudo bem, do lado de fora da janela estará Londres, né? ¯\_(ツ)_/¯ Não se pode ter tudo, minha gente.

Moscou Natal

Mercado de Natal em Moscou

É isso, pessoal. Quem quiser deixar dicas atuais de Londres aqui serão bem-vindas. E quando estiver saindo de lá eu conto onde será nosso réveillon super especial (já estou imaginando uma cena romântica de reencontro no aeroporto sim ou com certeza? #aloka).

Para ver em tempo real o #JackiesozinhanaRussia me siga no Instagram!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. fernanda
    14 ago 2015

    oiee,
    Estou indo para Moscou em setembro de 2015 a turismo e gostaria de saber se vou ser recebida com descriminação por eu ser da cor Mulata ou parda. Você presenciou isso ? vou viajar para lá sozinha .

    • 17 set 2015

      Oi Fernanda, não presenciei nenhuma cena de racismo não. Infelizmente não conheço tão a fundo o dia a dia lá pra saber como são. Conheço alguns brasileiros mulatos, amigos de um amigo meu, que foram pra lá e ninguém comentou nada sobre nenhuma situação dessas, pelo menos. Espero que tenha sido tudo ótimo pra vc. bjs!

  2. 29 abr 2015

    Oi Jackie, me tira uma dúvida que pode ser boba, mas realmente tenho. Seguinte, meu marido tem um congresso em Moscou em agosto, e ele realmente vai passar a semana ocupado. Minha dúvida é se é seguro eu ficar passeando sozinha pela cidade. Pensei em ficar em um hotel central em que eu possa fazer os passeios a pé.
    Obrigada!

    • 29 abr 2015

      OI Michele, eu acho super tranquilo sim! Achei Moscou mega segura, fiquei um tempo sozinha lá sem nenhum problema, ainda mais ali pelo centro, praça vermelha etc (eu estava numa zona mais longe). Bom, eu morro no Rio, né, to acostumado com o clima daqui, entao achei super tranquilo mesmo. Vai sim, é uma super chance =)
      bjs,

      • 05 maio 2015

        Ah ok então, obrigada! Tabém sou do Rio! rsrs

  3. 18 jan 2015

    Que bom que você se divertiu! Tem que ter entusiasmo para continuar viajando sem o marido neh?! Boas viagens para vocês

    • 19 jan 2015

      Pois é, eu amo viajar com ele, e prefiro mesmo, mas viajar é sempre bom, afinal, e era uma ótima oportunidade que ele estava me proporcionando. Foi bem legal e interessante viajar sozinha depois de tanto tempo. bjs!

  4. 05 jan 2015

    Sou eu nas fotos!!! Uhuuuu! Volta pra cá e vamos rir mais!!!!!

    • 05 jan 2015

      Acho que vou aí para depois de portugal de novo rs. Te amo, seu chatinha! bjs,

    • 05 jan 2015

      Acho que vou aí para depois de portugal de novo rs. Te amo, seu chatinho! bjs,

  5. 19 dez 2014

    Ai ai ai, falei pra passar natal comigo! Deixa de ser grinch!! Rs

    • 19 dez 2014

      Eu vou, amiga! rs prometo que hoje vou resolver minha hospedagem. bjs,

  6. 19 dez 2014

    Oi Jackie!!! É muito gostoso viajar sozinha e depois com o reencontro é melhor ainda… 🙂
    Se vier a Paris e tiver um tempinho, me avisa. Vou adorar conhecer vc ao vivo
    Um beijo

    • 19 dez 2014

      Oi Re, eu só viajei sozinha depois de já estar com o Romulo lá mesmo pelo Brasil. Tô com frio na barriga! rs
      Agora em dezembro nao irei a Paris, mas em janeiro/fevereiro ainda não fechamos nosso roteiro e amaria voltar. se for te aviso com certeza!
      bjs,

  7. 18 dez 2014

    Uau! Quantas mudanças. Mas, pense que se for para sofrer, é melhor sofrer em Londres. rs

    • 19 dez 2014

      Pois é, Fer, quando vc veio nem tinha esses planos, ne? Mas que bom que as surpresas foram boas dessa vez.
      beijos queridona!

  8. Jack, vc estara aqui em londres no 24???

    • 18 dez 2014

      Oi Helo, sim sim. Chego dia 22 no almoço e saio dia 28 à tarde pra Liverpool. Já sei que fecha td no 25 e 26 né? Tava querendo no 25 ir a bath mas já vi que não rola. Bjs!

      • Heloisa Righetto (@HeloRighetto)
        18 dez 2014

        quer ir na noite de natal la em casa? vamos fazer ceia, seremos em 8 pessoas! onde cabem 8, cabem 9 – vc so precisaria bookar um taxi pra te buscar depois!

      • 19 dez 2014

        Oi, Helô, obrigada pelo convite! Posso te confirmar nesse fim de semana? Tenho uma amiga que estará em londres na casa de um parente e me chamou pra ir pra lá no dia 24, mas como eu ainda não bookei os hotéis (eu sie que to atrasada rs, mas só no finde passado comprei as passagens internas e ainda tenho réveillon sem hotel etc, enfim, to enroladissima rs) fiquei de confirmar com ela, porque não sei em que parte da cidade estarei. Mas de qualquer forma, agradeço muito o convite, de verdade =) bjs,

  9. 17 dez 2014

    Estou acompanhando sua viagem e adorando! Curta bastante! Já, já estou chegando a Edimburgo!

  10. Que legal Jackie!
    Eu também ficaria em cima do muro entre voltar ou não, mas por outro lado, a experiência de viver Moscou por mais tempo e como uma local, deve ser incrível!!!
    Aproveite muito Moscou, Londres e Liverpool! Estou acompanhando tudinho daqui!
    Ah! E eu faria a maior cena de cinema no aeroporto! hahaha
    Beijão!

    • 17 dez 2014

      hahaha vou providenciar até uma trilha romântica, Nat rs
      Obrigada querida! Grande beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.