Natal em Londres – eu fui e te mostro como aproveitar

por Jackie Mota 01.dez.2015

Ano passado contei aqui no blog que passaria o Natal sozinha em Londres. Muitos turistas evitam passar as festas na cidade temendo o frio mas, principalmente, porque Londres é famosa por fechar, de verdade, todos as atrações, transportes e restaurantes no dia 25, além de funcionar em esquemas diferentes nos dias próximos. Então os brasileiros costumam ficar preocupados em não ter nada pra fazer. Por outro lado, a cidade fica ainda mais linda toda decorada e há um monte de atrações especiais nessa temporada. Então, é como sempre digo, informação é poder e, sabendo de tudo isso de antemão, dá sim para se programar e curtir muito Londres no Natal. Quer ver só?

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

O Parlamento e a Torre com o Big Ben acompanhados de uma árvore de Natal

Por que ir a Londres no Natal?

Para começar, nossa imagem de Natal é mesmo a das cidades do hemisfério Norte, não é verdade? Muito frio para gente usar gorros e luvas, crianças (e adultos!) patinando no gelo, sob um pinheiro cheio de luzinhas, mercadinhos de Natal, bebidas quentinhas para aquecer as mãos enquanto caminhamos em ruas com lojas com vitrines especiais. Bom, tudo isso você encontra em Londres nessa época. A cidade fica muito linda e realmente enfeitada como nos filmes natalinos de sessão da tarde.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Decoração na Oxford Street

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Pista de patinação no Museu de História Natural

Na verdade, desde novembro já dá para curtir a decoração em ruas como a Oxford ou a Carnaby Street – na nossa primeira viagem a Londres em novembro a gente já pegou tudo enfeitado. Mas, no Natal mesmo, você consegue experimentar algo que não se repete em outras épocas do ano: ruas vazias! É incrível, mas no dia 24, e especialmente no 25, e ainda no dia 26 é possível andar por muitos locais icônicos e não encontrar quase ninguém. É uma experiência incrível andar por aquelas ruas iluminadas e sempre tão lotadas podendo curtir cada detalhe apenas na sua própria companhia e é uma ótima oportunidade para quem gosta de fotografar poder registrar os cenários bem diferentes do resto do ano.

Essa época tem ainda atrativos para outros dois perfis de viajantes: os compradores e os comilões rs. É que além das promoções de Natal, no dia 26 acontece o famoso Boxing Day, um dia de liquidações incríveis no comércio do país. Já se o seu negócio é comer, a época é ótima para provar comidas típicas como o mulled wine ou o Christmas Puddings, ou também para se esbaldar em cafés e chocolates quente especiais.

Faz muito frio no Natal?

Uma das perguntas clássicas sobre qualquer destino na Europa nesta época do ano é sobre a temperatura. Bom, é inverno, e sim pode fazer muito frio no Natal, mas se você estiver agasalhado, não é nada de outro mundo – e muito menos frio que na Rússia ou nos países Bálticos, por exemplo, que visitei na mesma época.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frioIMG_1212

Hyde Park no dia de Natal

Vai ter neve?

Infelizmente, a resposta mais provável é não. É raro nevar em Londres, e as maiores chances são mais pro final de janeiro, fevereiro. No entanto, como diz a minha canção natalina preferida – você nunca sabe o que está por vir e, neste ano mesmo, por exemplo. já teve um pouco de neve agora em novembro.

Por outro lado, isso significa que o programão de caminhar a pé pelas ruas não contará com neve para atrapalhar, o que é ótimo. E , ainda, que você pode pegar dias lindos como na foto abaixo: o meu dia 25 de dezembro de 2014 no Hyde Park.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Dia 25 de dezembro no Hyde Park: que dia lindo!

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

O que muda para o turista no Natal em Londres?

O dia 25 de dezembro é, de fato, um feriado na Inglaterra. Em Londres, nenhuma atração funciona – nem a London Eye – e comércio e transporte fecham. As mudanças no transporte são as que mais afetam os turistas. Não há metrô, nem ônibus e pouquíssimos táxis e ubers nas ruas (com tarifas maiores). Atenção: não há metrô ou trem para o aeroporto nestes dias, apenas alguns ônibus especiais. Se você tem voos nestas datas, reserve um táxi ou transfer com antecedência.

Nos dias 24, 26 – e também no dia 27 ou 28, caso o dia 26 caia em um sábado ou domingo, como neste ano – , atrações, comércio e transportes funcionam em horários diferentes, podendo fechar mais cedo, ou diminuir a disponibilidade, por exemplo. Consulte a página de transporte de Londres.

Então, como se organizar para passar o Natal em Londres?

Vamos às dicas práticas!

  • Se você vai passar alguns dias em Londres que incluem essas datas, o negócio é se organizar. Programe-se para visitar o que você fizer mais questão até o dia 23 ou entre 27 e 30. Para fazer seu roteiro, consulte o site das atrações para confirmar os horários especiais.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

  • Escolha um hotel estrategicamente localizado. Neste caso isso significa perto de áreas abertas para passear como parques, o Rio Tâmisa ou o centrão da cidade. E resista a fazer esse passeio a pé antes do dia dia 25. Quando você acordar sem transporte no dia de Natal será ótimo ir passear a pé por perto do seu hotel e ver novas áreas.
    Em 2014, eu optei por ficar no Shaftesbury London Premier Notting Hill e, no dia 25, fui curtir o Hyde Park. Em 2009, ficamos em outro hotel da mesma rede, também muito perto desse parque. Foi no Metropolis Hyde Park.
    Testei outro hotel que permite um passeio a pé pelas redondezas em 2014, o The Collonade. Ele fica numa área fofa da cidade, Little Venice, mas é bem mais distante de outras atrações. Para ler sobre Little Venice veja este post.
  • Se você gosta de compras, deixe para fazê-las no dia 26. Prepare-se com roupas confortáveis para enfrentar a multidão e vá curtir o Boxing Day.
Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Multidão no boxing day

Programas para o dia 25 (Dia de Natal) em Londres

No meu Natal em Londres eu optei por passear pelo Hyde Park. No dia anterior fiz comprinhas no mercado e passeio o dia por lá. O parque estava bem movimentado, com muitas famílias aproveitando o sozinho que reinou no Natal. Se você acordar cedo, pode acompanhar a Peter Pan Cup, uma corrida que acontece desde 1904 em que os competidores enfrentam o Lago Serpentine congelante de inverno.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Cachorrinho com suéter de Natal no Hyde Park

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

No Centro, o Ripley’s Believe it or Not? abre no dia 25.

Na Catedral de St Paul há serviços especiais. Consulte aqui. Em Westminster também há cultos especiais, mas é preciso agendar ingressos, gratuitos, com antecedência. Chequei hoje e ainda havia alguns disponíveis.

Mas, caso você queira um programa mais organizado, há algumas opções. Há um passeio anual de bicicleta que sai de Greenwich e segue até Edgware Road. É o London Cycling Campaign Christmas Day ride. A agência Golden Tours tem passeios guiados em ônibus pela cidade e também nos arredores, incluindo as refeições.

Ah, além disso, no dia 25 a Rainha Elizabeth faz uma aparição na TV para transmitir sua mensagem de Natal e os anais também acompanham a família real indo à igreja. Eu achei bem legal acompanhar isso!

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Foto do pronunciamento da rainha na TV

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Pista de patinação na Somerset House

 

Onde comer no dia de Natal em Londres

A principal refeição do Natal na Inglaterra é o almoço do dia 25, e não a ceia do dia 24 como no Brasil. É verdade que a grande maioria dos restaurantes fecha, mas é possível não passar fome, viu? Um programa bacana, por exemplo, é o almoço em cruzeiro no Rio Tâmisa.  Nesta lista do Londonist você encontra os restaurantes que atenderão neste ano para o jantar.

Nos dias anteriores ao natal você pode checar os restaurantes próximos a você que funcionarão. Em 2014 havia pelo menos 3 opções bem pertinho do meu hotel, em Bayswater.

E, caso você esteja em um flat ou apartamento, pode fazer compras de produtos típicos para sua ceia natalina. Os mercados têm todos os produtos disponíveis. Ano passado provei, além do mulled wine (um vinho quente com especiarias), o Scottish Egg (um ovo cozido coberto com uma massa de carne moída) e o Christmas Pudding (um bolo que leva frutas secas e uma bebida alcóolica como brandy) .

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Loja da Fortnum & Mason dentro da Somerset House

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

Christmas Puddings à venda na Fortnum & Mason

Programas especiais para época de Natal em Londres

Fora do dia 25, além de todas as atrações que encontramos o ano inteiro em Londres, há bastante oferta de programas super legais e com gostinho de um típico Natal inglês para nos fazer amar ainda mais essa cidade.

Patinar no gelo: Há rinques na Torre de LondresHampton Court, no National History Museum e na Somerset House (a que mais gostei, patrocinada pela Fortnum & Mason!).

Mercados de Natal: O site da cidade tem uma lista com várias opções. Os mais famosos são o lindo Winter Wonderland, no Hyde Park, e o do Southbank.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frioIMG_8442

Mercado de Natal

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frioIMG_8442

MúsicaConcertos de Natal no Royal Albert Hall.

Dança:  Temporada do Quebra Nozes do Ballet Nacional.

Compras: no dia 26, e no dia 27 na Harrods – sempre com  participação de uma celebridade- , começam as promoções. Esse dia é conhecido como o Boxing Day.

Inverno Dezembro Natal em Londres o que fazer vale a pena frio

A Harrods enfeitada para o Natal

Leia mais posts sobre Londres aqui

 

 

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.