Vacina contra febre amarela no Rio

por Jackie Mota 30.dez.2011
Post atualizado em 04.02.17:

Alguns países exigem que os viajantes estejam imunizados contra febre amarela para permitir a entrada em seu território. É o caso de muitos destinos da América do Sul. Em nossa viagem pela Bolívia e Peru, em 2010, tratamos de correr atrás da imunização. Mas ao mesmo tempo em que tomar a vacina é simples, foi também um pouco complicado. Por isso fiz esse post com o caminho e o atualizo para outros viajantes.

Teoricamente qualquer posto de saúde – não é UPA, viu gente, é posto de saúde – aplica a vacina. Então, peguei uma lista de postos. Mas o mais perto aqui de casa, por exemplo, estava em obras. Achamos um em Copacabana, segundo a lista, na Praça Serzedelo Correa. Ninguém atendeu o telefone lá, mas arriscamos. Sorte nossa que o taxista disse que o posto tinha mudado e agora ficava ao lado da UPA no terreno do metrô da Siqueira Campos.

É isso mesmo. Ótima localização, né? É coladinho no metrô Siqueira Campos. Chegando lá, o atendimento é ótimo e rápido. Você é vacinado e recebe um certificado válido no Brasil. Preste atenção: para viajar é preciso levar esse documento a um posto da Anvisa – tem um no terminal de desembarque 2 do Galeão – e trocá-lo por um certificado internacional.

Mas atenção: você precisa tomar a vacina com no mínimo 10 dias de antecedência à viagem, ok? Não deixe para a véspera, pois não será aceito.

Segundo o atendente do posto, antes de ir ao posto da Anvisa é necessário fazer um cadastro no siteneste link qui. Eu fiz e depois fui ao Galeão, onde pegamos nossos certificados. Até 2016, a vacina era válida por dez anos, mas desde aquele ano não vence mais. Olha só que ótimo! Você se vacina uma vez e pronto. 

Dica do leitor: A Carina deixou uma dica aqui nos comentários informado que agora seria possível  tomar a vacina e já pegar o certificado internacional no mesmo local, na Gávea. É que no Posto de saúde da Padre Leonel Franca, em frente ao Planetário, haveria um funcionário da Anvisa que emitiria o certificado (obrigada, Carina!). No entanto, eu estive no posto no dia 06/01/10 e uma funcionária me informou que esse serviço havia sido suspenso temporariamente. Então, é melhor confirmar por telefone antes de ir até à Gávea. Por enquanto, certo mesmo, só no aeroporto.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Pingback: Como tirar passaporte e visto americano do bebê

  2. Rui
    07 fev 2017

    Valeu menina!

  3. Izabela
    05 jul 2016

    Liguei hoje para um posto na Rua Evaristo da Veiga, 16 – Centro – RJ. Vacinação e Certificado emitido no mesmo lugar e horário. Tel: 2524-6977

  4. Ekiton
    09 mar 2016

    Muito boas dicas,obrigado.

  5. Leticiacabreu
    22 maio 2012

    As dicas foram ótimas e aí vão informações mais atualizadas: o posto da Gávea (tel: 21-2274-2989) emite o certificado internacional de segunda à sexta das 08-12hrs e das 13-17hrs. Também funciona aos sábados para vacinação, até as 12hrs, porém não emite o certificado internacional. Boa viagem a todos, Leticia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.