Um pouco do centro de Lima

por Jackie Mota 20.maio.2013

Como contamos no post com nosso roteiro em Lima, passeamos durante apenas uma tarde pelo centro da cidade. Foi pouco tempo, mas suficiente para ter uma idéia da área, cheia de atrativos. Para aproveitar melhor nossas poucas horas por ali elegemos um local para fazer a visita guiada (o Monastério de São Francisco), um local para almoçar (o Tanta) e andamos bastante a pé.

Iniciamos nosso passeio pela Praça Saint Martin, onde descemos do táxi. Construída para comemorar os 100 anos de libertação do Peru, a praça tem construções imponentes e bem no meio dela está o monumento ao libertador das Américas. O Grand Hotel Bolívar está nesta praça e era nosso plano passar lá no fim do dia para um drink, mas o cansaço impediu. Então se eu fosse refazer este roteiro hoje, eu o faria ao contrário.

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1933 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1931

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1934Praça Saint Martin

A partir daí seguimos a pé pelo caminho conhecido como Jirón de la Unión, que são cerca de cinco quadras com ruas reservadas a pedestres. Hoje as ruas são cheias de lojas – inclusive fizemos comprinhas neste momento -, mas são super agradáveis, cercadas por prédios antigos. Até o início do século XX o Jirón era o lugar preferido pelas classes altas limeñas para passear e badalar. Entre as muitas belas construções nos arredores da praça uma que me chamou atenção foi a Igreja de la Merced.

 

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1938 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1939

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1936

Chegamos então à Praça de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, o berço do nascimento de Lima e um local super agradável e bem cuidado. Ali está a casa de Francisco Pizarro, hoje Palácio do Governo, mas segundo nos informaram as construções que hoje cercam a praça não são originais do século XVI. A maioria foi reconstruída e modificada diversas vezes, o que é compreensível quando lembramos que o Peru é uma área bem suscetível a terremotos. No local que Pizarro escolheu para construção da primeira igreja de Lima está hoje a Catedral de Lima e completam a praça o Palácio Episcopal e a Prefeitura (Municipalidad), um conjunto lindo e super agradável.

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1942 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1940

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1946 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1949 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1944 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1941Praça de Armas e o conjunto da Municipalidad

O conjunto arquitetônico da Municipalidad, enorme e amarelão adornado pelos balcões em madeira foram um alívio na tarde ensolarada de Lima. Por ali nos refrescamos no chafariz e nos abrigamos do sol sob os arcos do térreo. O conjunto é  cortado por ruelas para pedestres e foi por ali que enveredamos para ir almoçar no Tanta (leia sobre o Tanta aqui).

Após o almoço seguimos então para o Monastério de São Francisco (entrada a 7 soles, meia para estudantes). Ali esperamos sentados em uma imponente sala com uma abóboda de madeira que recria o céu. Não é permitido tirar fotos durante avisita, então fiquem com as imagens da fachada.

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1972 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1971 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1970

O monastério tem duas atrações incríveis: sua biblioteca e suas catacumbas. Na primeira estão mais de 25 mil obras de todas as áreas, em todas as línguas, produzidas do século XVI ao XIX. Fiquei louca admirando livros antiquíssimos, diferentes tipos de impressão. Um local inesquecível.

Já as catacumbas são, claro, um passeio meio mórbido. Elas foram usadas até a independência do país e contêm milhares de pessoas enterradas ali. Os ossos ficam expostos, por tipo. É meio forte ver aquele tanto de crânios amontoados, mas o lugar não tem um significado ruim, era apenas o costume antes de Lima ter cemitérios. Eu fiquei com medo, isso sim, de ir ao subterrâneo de uma construção enorme em uma cidade onde os terremotos já causaram tanta destruição, mas durante a visita aprendi que as bases das catacumbas nunca sofreram abalo. As paredes são muito firmes e sua construção levaram clara de ovo de guano (falamos deles no post sobre Paracas).

Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1968 Mochilão Bolívia Peru Centro histórico LimaFotos mochilão janeiro 2012 viajesim-1967

 Vai ficar em Lima? Reserve nossa indicação na cidade, o Barranco B&B pelo Booking

 Vai para Cusco? Veja nossas indicações no Booking: Casa de Mama Cusco e Andean Wings

Ou pesquise hotéis em todo o Peru pelo Booking aqui no blog:

 

Texto e edição: Jackie; Fotos: Viaje Sim!

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. 21 maio 2013

    Lima, Cuzco e Machu Picchu estão no meu carderninho de desejos. Mas ainda tem tanta Europa pela frente que não consigo desviar meu roteiro. Mas posts como esse fazem a vontade aumentar ainda mais! Mto bom!

    • 21 maio 2013

      O Peru é incrível mesmo, impossível não se apaixonar por lá.
      A gente tá no caminho inverso, querendo ver td aqui primeiro, mas tem taaaanto que parece que nunca vai chegar na Europa rs
      Bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.