Tradições românticas na América do Sul

por Jackie Mota 11.mar.2013

Alguns destinos são por si só românticos. Basta estar ali para sentir vontade apenas de namorar, passear de mãos dadas e curtir sua companhia. Aqui na América do Sul na minha opinião Colônia, no Uruguai, é um desses lugares, assim como Arequipa, no Peru. Mas muitos outros destinos, mesmo que não conhecidos tradicionalmente como destinos românticos possuem tradições que os enamorados adoram. São tradições antigas, ou novas, locais ou inspiradas em outros destinos distantes, surgidas espontaneamente ou criadas para agradar turistas. Bom, o que a gente sabe é que a gente adora e sempre faz o que os locais recomendam, especialmente quando envolvem garantir que “um dia você volte aqui”.

* Canoa Quebrada para ficar casado

Quando completamos nosso primeiro ano de casados fomos a Canoa Quebrada, no Ceará. Várias pessoas aqui no Rio e depois lá mesmo nos disseram que quem vai a Canoa Quebrada casado não se separa nunca. Claro que não decidimos o destino por isso, mas adoramos a história e ficamos felizes de fazer um passeio “segura casamento” bem nas nossas bodas.

canoa quebrada viaje sim

Canoa: linda e ainda “segura casamento”

Leia nosso post sobre Canoa Quebrada aqui.
Todas do Ceará aqui.

* Cadeado em Montevidéu para trancar o amor

Prender um cadeado com as iniciais do casal em algum ponto turístico se tornou moda em diversos destinos no mundo.  A origem dizem ser italiana, mas o local que eu conheci como primeira referência foi Paris, na Ponte des Arts (embora nós mesmos não tenhamos feito lá). Já ouvi registros sobre Roma, em Veneza o point para trancafiar suas inicias é a Ponte dos Suspiros e Amsterdan também já começa a acumular os cadeados, além de Moscou e Seul. Claro que a América do Sul não ficaria de fora.

Em Montevidéu também há um local para esse fim: o chafariz Fonte de los Candados, na Avenida 18 de julho.  O objetivo de prender o cadeado é simplesmente jurar amor eterno. Bom, pelo menos eu acho. Mas em Montevidéu uma explicação na fonte diz que se você prender o cadeado ali voltará junto com seu amor à cidade. Você só tem que marcar seu cadeado, prendê-lo no local e jogar a chave fora, para impossibilitar que vocês possam abrir o cadeado depois. Pronto: mais uma declaração de amor em terras estrangeiras está feita !

fonte de cadeados montevidéu

fonte de cadeados montevidéu

Para ler todas de Montevidéu clique aqui.
Para ler todas do Uruguai, aqui.

* El Calafate: a fruta para ficar na Patagônia

Em Ushuaia conhecemos uma tradição bem legal já que incluía comer algo gostoso e uma lenda. Seguinte, por lá você encontra uma frutinha chamada Calafate. Ela é bem pequena, pretinha e docinha. Com elas se produzem doces e licores.

Bom, a lenda diz que há muitos e muitos anos uma tribo encontrava dificuldades para achar comida na Terra do fogo. Precisavam andar muito e uma senhora já não podia andar mais. Por isso ela precisou ficar pra trás enquanto a tribo seguia buscando alimentos. A senhora esperou a volta de sua tribo e eles conseguiram regressar enquanto ela ainda estava viva. No entanto, já muito doente, ela morreu em seguida dizendo que naquele local nasceria algo para oferecer alimento e abrigo, para que nunca mais famílias precisassem se separar e para que ninguém precisasse partir da Terra do Fogo.

E do local em que ela morreu nasceu a árvore de Calafate, que serve de alimento e abrigo. Não é bonitinha essa história? Claro que comemos para ver se pelo menos voltamos algum dia à região.

fruta calafate encontrada em ushuaia viajesimFrutinha doce e que promete trazer de volta a pessoa que amou a região (mas não garante que seja em 3 dias, hein!)

Todos os posts de Ushuaia aqui.

* Ponte dos Suspiros para realizar qualquer sonho

Em Lima conhecemos o lindo bairro de Barranco e fomos apresentados à Ponte dos Suspiros. Esta ponte foi inaugurada no dia dos namorados e a lenda diz que se você atravessá-la todinha com a respiração presa terá um pedido realizado. Por isso é comum ver gente correndo de um lado pro outro, sabem como é, bem rapidinho para garantir que o ar não acabe e o desejo não se realize.

ponte dos suspiros lima

Ponte poderosa: o desejo aqui pode ser em qualquer área da vida

Todas do Peru aqui.

 

E vocês, que tradições românticas já encontraram aqui na nossa América do Sul?

Indiquem para gente, estamos loucos para descobrir mais!

E respondam, é só a gente que segue as tradições ou vocês também fazem tudo durante as viagens?

 

Texto e edição: Jackie; Fotos: viaje sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Daliany
    25 nov 2014

    Olá, gostaria de dar uma viagem de presente ao meu marido de aniversário, pensei em uma viagem a america do sul, mas curtinha de 4 dias, 3 noites. Alguma sugestão?

    • 25 nov 2014

      Oi Daliany, depende muito de em que cidade vc está, para saber que voos estão disponíveis, horarios e que dias de semana vcs podem ir. Mas de maneira geral, em 3/4 dias vc pode ir pra Buenos aires, ou buenos aires + colônia (no utugai, que eu acho super romântico), ou para montevideo + colónia (como disse, acho bem romântica), ou só pra ushuaia (tem aqui no blog nossa viagem, de 4 dias, mas precisa ver se consegue voos diretos, pois normalmente tem que passar por buenos aires e ai são mais quase 2 dias), punta del este no uruguai é ótimo no verão e tb fica bom esse período, santiago no chile tb fica bom nesse período e Lima, no Peru. abs!

      • Daliany
        25 nov 2014

        Oi Jackie,

        Obrigada pela presteza!
        Estou em Patos de Minas-MG, gostaria de viajar em janeiro, meio do mês. Já estivemos em Bariloche este ano, gostaria de um passeio não muito caro, mas bacana.
        Fiquei bem tentada para ir à Lima, já ouvi falar muito, da beleza e culinária. Você gostou?
        Montevideu…..hum será?
        Punta del este é mais badalado ou não?
        Queria romance e descanso.
        Quantas dúvidas!!!!!
        De toda forma….thank you!!!!

  2. 28 ago 2014

    Hi there would you mind letting me know which webhost you’re working with?

    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must
    say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you suggest a good hosting provider at a
    reasonable price? Kudos, I appreciate it!

  3. Anna Deise Lopes
    17 mar 2013

    Quero visitar todos os lugares que citou. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.