Simbologia de estátuas equestres

por Jackie Mota 03.nov.2011

Como já contei aqui, quando fomos a Paris fizemos um passeio guiado pela cidade com um guia que era um universitário parisiense. Pois bem, durante o passeio, em frente à estátua de Joana D’arc ele nos ensinou uma coisa que eu achei bem interessante e que  nunca mais esqueci.

 
Estátua de Joana D’Arc em Paris: foto do Necso-UFRJ



Vocês sabiam que dá para saber a causa da morte de uma pessoa cuja estátua esteja montada a cavalo  (que normalmente são militares, né)? Pois é, é que a posição das patas do cavalo sinalizam a causa da morte do retratado. É assim:


– Quando o cavalo está com as 4 patas no chão significa que a pessoa morreu de causas naturais;


– Com apenas uma pata levantada, a morte não foi de causa natural, mas também não foi em ação e sim em consequência de um ferimento em ação;


– Quando a estátua está com duas patas para o alto significa que a pessoa morreu em combate.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Somente 02 e 03 de dezembro a Seguros Promo está com VINTE % de desconto! Clique aqui e use o cupom MONDAY (E consiga + 5% de desconto para pagamento via boleto bancário) 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Demetrius
    29 maio 2015

    Comentário retirado do site da revista Super Interessante:
    Demetrius Dourado Farias · Quem mais comentou · CPTM – Centro Presbiteriano Teológico e Missiológico do Amazonas
    Averiguei esta informação da Super e verifiquei que se trata de uma lenda urbana. Em vários países, sobretudo na Europa, há centenas de estátuas equestres de governantes e militares que não morreram em batalha e nem de ferimentos, contudo as patas dos cavalos estão nas mais diversas posições. Diz o ditado que a exceção confirma a regra, entretanto há muitíssimas exceções espalhadas, o que já torna a tese do presente artigo equivocada. Ex. Dom Pedro IV I do Brasil), morreu de causas naturais. Na Turquia, as estátuas de Kemal Ataturk estão em todas as posições, e ele também morreu de causas naturais. No Japão, o famoso samurai Kusunoki Masashige morreu em batalha e sua estátua está com apenas uma pata no ar. O rei George V do Reino Unido tem uma estátua equestre com uma pata no ar e morreu de causas naturais. O Imperador Romano-Germânico Carlos Magno morreu de pneumonia e possui estátuas equestres em todas três as posições. Carlos IV da Espanha morreu de gota e aparentemente nunca foi à guerra. Na América do Sul temos estátuas de Duque de Caxias em posição de uma pata, sendo que morreu de graves complicações de sua ditosa idade e saúde frágil. Temos estátuas de Dom Pedro I na mesma situação. Simon Bolivar tem uma estátua com as duas patas d sua montaria no ar, porém ele morreu de tuberculose. O argentino General Belgrano morreu de hidropisia e também sua estátua não confirma a regra. Só alguns exemplos, dentre tantos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.