Salar de Uyuni: perguntas e respostas

por Jackie Mota 22.mar.2012

O passeio pelo Salar de Uyuni é maravilhoso, mas para poder ser bem aproveitado merece atenção a alguns detalhes. Para ajudar quem quer fazer esse tour e tem dúvidas, preparamos esse post com perguntas que nos fizemos e algumas que já recebemos após nossa volta.

Atenção: nossas respostas são baseadas em NOSSA experiência, em janeiro de 2012, com a agência Blue Line para o passeio de 3 dias. As condições do passeio variam muito de acordo com a época do ano e agência, responsável pelos alojamentos e alimentação durante o tour.

salar uyuni com chuvas-3

Quantos dias dura o passeio?

Existem algumas opções de roteiro para esse passeio, que pode ter 1 dia, 2, 3 ou 4 dias. Nós fizemos o de 3 dias e 2 noites e gostamos. Nossa roteiro foi “circular”. Saiu de Uyuni e seguiu por três dias e duas noites, com paradas para dormir em alojamentos diferentes ao longo do trajeto. Na terceira noite já estávamos de volta a Uyuni. Existe um roteiro, mais linear, que saiu de Uyuni e termina em San Pedro de Atacama, no Chile, assim como pode-se fazer o sentido oposto, de San Pedro para Uyuni. E também existem saídas a partir do norte da Argentina.

O que se vê e o que se faz em cada dia?

Fizemos um relato de cada um dos três dias do passeio. Você pode ler e ver fotos aqui, aqui e aqui.

Qual a melhor época para ir?

Fora do período de chuvas, que é de dezembro a março. Mas lembre-se que aí é alta temporada e você precisará reservar o passeio para garantir. Se for no período de chuvas, estará se arriscando a não poder entrar no Salar, ou deixar de ver algo como (contamos aqui). Mas, em compensação, pode conseguir fazer o passeio e ainda ver o Salar “alagado”, que é lindo!

Preciso reservar o passeio?

Nós não reservamos, mas fomos em baixa temporada e tivemos que tentar umas 3 agências antes de achar uma vaga. O melhor é reservar. (Leia por que não reservamos aqui).

Como se chega a Uyuni?

Depende de onde você vem. Nós fomos de La Paz, em ônibus turísticos (leia mais aqui) e voltamos pra La Paz, em ônibus locais, primeiro para Oruro e de lá para La Paz. A viagem dura em média 12 horas de ônibus. Também existem vôos para Uyuni, de e para La Paz e Potosí. E existe um trem de Oruro para Uyuni, mas não há saídas todos os dias.

Preciso tomar alguma vacina antes?

A vacina contra febre amarela é obrigatória para entrar na Bolívia (mas, no entanto, contudo, todavia, não nos pediram). Leia mais aqui e aqui.

Fotos_mochil_o_janeiro_2012_viajesim_254

Que roupas devo levar?

Basicamente as mesmas roupas de um mochilão (veja a lista das roupas que levamos aqui). Roupas confortáveis, de preferência leves para não pesar na mochila. Fizemos o passeio em janeiro e precisamos de roupa de frio, então não esqueça de meias, luva, cachecol, gorro etc. O casaco corta-frio foi especialmente útil.

Que itens não posso deixar de levar?

Além de roupas próprias (resposta anterior) é MUITO importante levar:
* Chapéu ou lenço ou alguma coisa para proteger a cabeça – o sol é muito forte;
* Filtro solar pro rosto e corpo em boa quantidade;
* Óculos escuros com boa proteção: uma dica para quem, como eu, usa óculos de grau é investir em um modelo com lentes escuras e grau. Como eu ficava tirando os óculos escuros e colocando os de grau para enxergar bem a toda hora, meus olhos arderam muito.
* Papel higiênico e álcool gel – você não vai encontrar papel nem sabonete nos banheiros do passeio;
* Água e algum dinheiro em moeda boliviana – não é preciso levar muitos litros, pois nas paradas vendem água, mas lembre de levar dinheiro trocado para comprar.

Devo deixar minha mala ou mochila maior em Uyuni ou outra cidade e ir somente com mochila de ataque?

Não é necessário deixar a mochila grande pra trás, ela será colocada em cima do carro. Mas leve, sim, uma mochila de ataque, para ir junto com você no carro com as coisas de valor e o que você irá usar durante o dia como óculos, papel higiênico, álcool gel, filtro solar, dinheiro, mp3 etc.

Que cosméticos levar?

Não sou especialista em cremes e afins, mas vou indicar o que usei e achei eficiente e apontar o que senti falta.

Filtro solar: leve um filtro com fator de proteção bem alto. Se você usa o mesmo no rosto e corpo, leve em boa quantidade. Se usa diferentes, não esqueça de levar os dois (eu esqueci de levar o do corpo). Como não tem muito tempo nem espaço adequado para ficar se maquiando, um filtro que tenha cor ou dê uma cobertura bacana pro rosto vai ser útil. Usei o Neutrogena Ultra Sheer Dry Touch e gostei, pois ele não deixa a pele brilhando.

Hidratante: leve também pro corpo e rosto. Como tenho a pele do rosto muito oleosa, não levei e fez MUITA falta. O sol é fortíssimo e venta muito, então, a pele sofre. Acabei passando o do corpo no rosto (que minha dermato não leia isso!).
Bom, pro corpo gostei muito do Nívea Gel-Creme Express porque ele é absorvido super rápido pela pele e isso é útil quando você tem que se vestir bem rápido porque tem gente na fila esperando para usar o banheiro.

Senti falta da água termal pro rosto. Eu uso desde que comecei a usar o Roacutan (medicamento para acne) e ia levar, mas tirei da mochila na última hora pensando no peso. Teria sido bom levar.

Soro ou colírio: eu não tenho problemas de ressecamento no olho, mas precisei pingar soro fisiológico porque senti bastante lá. Para quem já tem problemas, é bom levar um colírio mesmo, como essas lágrimas artificiais.

Protetor labial: não esqueça de proteger os lábios e hidratá-los. Eu uso como hidratante o Chap Aid da Walgreens.

Diquinha: bepantol! Item fundamental nessa viagem. Dá para usar nos lábios, caso estejam muito ressecados, para hidratar a cutícula (assim não precisa levar também a cera pra cutículas) e, ainda, para aplicar à noite na área ao redor dos olhos, pois ajuda a diminuir as olheiras. E, claro, serve também pra indicação mesmo do produto, as assaduras.

E, claro, é preciso levar todos os itens de higiene, shampoo, sabonete, creme dental etc, pois nos alojamentos não há nadinha.

salar uyuni estacao chuvas

Tem como tomar banho durante o passeio?

Sim, mas não é garantido. Nós encontramos banho, quente, pago (10 a 15 bolivianos), nos dois alojamentos em que ficamos. Mas lembre-se que fomos na época de chuvas e que isso varia de alojamento para alojamento. Uma amiga foi no inverno e a água simplesmente congelou nos canos, não tinha como tomar banho. Pergunte na agência ao contratar o passeio se há água no alojamento.

É verdade que os banheiros são muito precários, sem vaso sanitário, só com buraco no chão?

Nos alojamentos onde ficamos e nos locais onde paramos para usar o banheiro não era assim, não. Todos tinham vaso sanitário e pia. Nenhum tinha papel nem sabonete, como falamos acima.

Tem internet?

Não. Em nenhum ponto a não ser em Uyuni mesmo havia computadores para serem usados ou sinal de wi-fi. Nem mesmo o 3G do Kindle funcionou durante o passeio.

Tem como recarregar máquina fotográfica e outros equipamentos eletrônicos?

Sim. Conseguimos recarregar no primeiro alojamento, bastou pedir ao dono. Mas é bom sair de Uyuni com a bateria cheia.

Passa-se frio à noite?

Não passamos, mas lembre-se que fomos em janeiro, no verão. Tínhamos ouvido algumas experiências de gente passando frio nos alojamentos, então alugamos sacos de dormir, mas não chegamos a usá-los porque nos dois alojamentos havia muitos cobertores disponíveis. Mas, no segundo alojamento senti frio, sim, à noite, mesmo bem coberta. Um grauzinho a menos e eu teria levantado para pegar o saco.

Como é a comida servida durante o passeio?

Você pode ler o que foi servido em cada dia nos relatos aquiaqui e aqui . Mas em geral achamos tranquilo, a comida era fresquinha e em quantidade suficiente. O cardápio é simples e inclui pratos básicos como macarronada, sopa de legumes, frango assado etc.

Sou vegetariano, como faço?

Na hora de contratar o passeio avise à agência e eles providenciarão sua alimentação conforme suas necessidades. Na nossa agência perguntaram se éramos vegetarianos na hora de preenchermos uma ficha para contratar o passeio.

Só é possível fazer o passeio em grupo?

Não, você pode contratar um tour privativo. Nós fizemos em 6 pessoas e demos sorte, pois eram todos muito bacanas. Foi bem legal trocar idéias com os outros mochileiros.

O que você acha de incluir o Tour de Uyuni em um roteiro de lua de mel?

É possível, se vocês forem acostumados a viagens sem luxo ou muito conforto. Acho que o principal problema é o transporte até Uyuni, que não achei confortável, e também os alojamentos durante o passeio, pois em Uyuni há hotéis com mais conforto. Uma opção é contactar as agências locais para verificar se há alguma opção de transporte privativo até a cidade. E para fugir dos alojamentos ruins do tour, pode-se fazer o passeio de apenas 1 dia e dormir em Uyuni mesmo. Caso vocês sejam um casal aventureiro, acostumado com alojamentos simples, é possível reservar quartos duplos nos alojamentos do Tour, mas o banheiro é de uso coletivo.

Quanto custa o passeio?

Na agência em que contratamos custou 900 bolivianos por pessoa incluindo alojamento para duas noites; dois cafés da manhã; três almoços; dois jantares; dois lanches à tarde; motorista/guia.

Que outros custos eu terei?

É paga à parte a entrada no Parque Eduardo Avaroa, que é obrigatória – 150 bolivianos por pessoa. Nós gastamos mais 82 bolivianos com água, cerveja, papel, biscoitos, bebidas e banhos e mais 100 bolivianos em gorjetas.

Tem mais alguma dúvida? Pergunte nos comentários!

Leia o relato completo sobre Uyuni:

Dia 1 – o Salar alagado

Dia 2 – o dia das Lagoas

Dia 3 – o último

Seguro com desconto à vista, em reais e parcelado

Eu quero a newsletter do Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. 22 jul 2018

    Boa noite, Jackie. Irei semana que vem pra lá. Adquiri um chip “easysim4u” pois, viver sem internet hoje, é dificil. rs
    Mas a principal utilidade dele será para descarregar a camera no celular e mandar as fotos para a nuvem. Agora pergunto: essa empresa tem cobertura também no salar ou terei 3 dias totalmente sem internet? Pois caso seja positiva a afirmação, preciso garantir um cartão de memoria maior.
    Aguardo seu contato. Um abraço.

    • 24 jul 2018

      Oi Renan, estou tentando averiguar. Não sei como é atualmente. Na época em que fui não pegava nada. Assim que tiver um retorno te aviso. Abs,

  2. Iara
    05 out 2015

    É verdade que o céu toca a terra?

    • 05 out 2015

      É o que parece? rs
      Mas não, não de verdade mesmo. Só que se você olha pro horizonte, você não consegue distinguir o que é céu e o que é chão, especialmente quando o chão está alagado e reflete o céu =)
      abs,

      • Iara
        05 out 2015

        aaah entendi! Sempre quis viajar pra lá e ficava com essa dúvida, obrigada!
        Você disse que a melhor temporada é sem chuva, mas quando está chovendo não é a época mais bonita? haha
        Amando seu blog!

      • 05 out 2015

        O problema da época de chuvas é que dependendo do volume de chuvas, vc não consegue ir a todos os pontos do deserto, não consegue entrar nele. Quando a gente foi, por exemplo, não conseguiu ir na ilha de cactus. Mas eu acho LINDO ele alagado. Mas aí é gosto mesmo. Eu acho que vale a pena em qq época lá, é super lindo =)
        bjs!

      • Vitor
        25 fev 2016

        Alagado vale a pena cada um dos três dias ou é melhor tentar excursão mais curta?

      • 29 fev 2016

        Sim, vale a pena os três dias. A parte alagada é só o salar, que é só no primeiro dia. Nos outros dias não é alagado, não impacta no roteiro.
        abs,

  3. adriana
    09 jun 2015

    olá , vou de são pedro do atacama até solar de uyuni e quero voltar da bolivia para o brasil , qual é a cidade com aeroporto internacional mais proxíma de uyuni ?? obrigada . adriana lima

  4. Nayara
    31 maio 2015

    Ooi
    Vc tem algum contato das agências que fazem o tour pelo Salar que de pra saber o preço do atual do passeio?

  5. rogeres costa
    01 abr 2015

    Olá
    Muito legal essas suas dicas.
    Tenho uma perguntinha, no passeio de 1 ou de mais dias, a gente não tem a opão de madrugar no slar p ver o nascer so sol?
    Valeu mesmo

    • 02 abr 2015

      Oi Rogeres, eu não encontrei na época nenhuma operadora com horários diferentes. Acho que elas saem mais ou menos a mesma hora sempre para dar tempo do pessoal que chega nos ônibus turísticos de manha irem direto pros tours. Acho que pra ir bem cedo assim, de madrugada, teria que negociar um tour privado, particular ou um grupo fechado. Abs,

    • Clara
      26 fev 2016

      Nesse passeio de 1 dia, ele vai e volta para Uyuni no mesmo dia??? Não se vê tudo e não se curte tanto quanto os outros dias né. Vou muito corrida para a bolívia mas gostaria de conhecer o salares, lagoas etc.

      • 29 fev 2016

        Isso, vai e volta no mesmo dia. Não ve tudo não, vc vai só nessa parte do Salar mesmo, não chega até as Lagunas.
        bjs,

  6. Sandra
    17 nov 2014

    Olá!
    Não falo outra língua além do português.
    Em janeiro tiro férias e gostaria de ir sozinha…
    Acha que sobrevivo? rs
    Sabe se existe algum atendimento para brasileiros “analfabetos” como eu?

    • 17 nov 2014

      Oi Sandra, acho que sobrevive sim rs é que nesses locais eles estão super acostumados com turistas. É só mandar aquele “portuñol”rs. Assim, pegue um desses guias de conversação e aprenda umas palavras e frases principais, bom dia, obrigada, quanto custa, que horas, onde fica, coisas bem básicas (não precisa pronunciar direitinho, so pra vc ter uma ideia, não ir sem nenhum repertório básico). E no resto vai de mímica e todo mundo se entende =)
      abs!

    • Renata
      17 nov 2014

      Tb vou em janeiro, Sandra. Já mudei meu roteiro 4 vezes. Agora vou pra uyuni 1o e fazer a travessia para o Atacama. Sai mais barato. Vou no passeio de 3 dias e 2 noites. Estou em contato com pessoas que estão lá neste momento. Até agora a cordillera é a mais indicada pra fazer esse passeio. Mas as instalações não são lá essas coisas. Isso q mais me preocupa. Não sou estilo mochileira-perrengue. Estou pesquisando mt pra encontrar o menos pior.

      • 17 nov 2014

        Obrigada pelo help, Renata.
        Espero que vcs se divirtam mt. Eu tb não sou mt mochileira não, esse destino é bebem rústico mesmo, mas são poucos dias, dá pra aguentar e juro que as paisagens valem a pena =)
        No Atacama a estrutura é bem melhor.
        abs!

  7. Artur Butierrez Aranha
    22 set 2014

    Olá!

    Quem esteve recentemente no Salar indo e voltando pelo Atacama? qual o tempo ideal de conhecer as principais atrações do Atacama e fazer o passeio de 3 dias pelo Salar e quanto estava em média os preços do passeio do salar saindo de São Pedro de Atacama?

    abraço a todos!

    • Renata Barros
      27 out 2014

      Artur, estou no mesmo dilema ! Estarei em San pedro del atacama e vou pra uyuni. Pesquisei muito e achei a Ruta Verde que faz esse trajeto. Mas achei muito caro. $500,00 por pessoa com acomodações BASICAS. Resolvi fazer os passeios diarios em Atacama e depois vou ate Calama e pegar um onibus até uyuni. Ainda não decidi se encaro o passeio de 3 dias e 2 noites pq não me animo com essas instalções. Em Atacama ja sei que dá pra fazer partindo sempre do hotel, mas em uyuni sempre fico na duvida. Se achar algo bacana, divide comigo pq estou nesse dilema tb ! Viajo em janeiro

  8. Karlos Thadeu
    21 set 2014

    É melhor ir para Uyuni partindo de Santa Cruz de La Sierra ou partindo de La Paz ?. Visitarei as duas cidades (primeiro Santa Cruz e depois Lapaz) mas ainda não consegui encaixar a partir de qual da duas eu vou para lá.

    Outra coisa, eu chegando em Uyuni (em dezembro) é fácil fechar pacotes no mesmo dia para já ir conhecer ?

    • 22 set 2014

      Oi Karlos, se vc vem de Sta Cruz e vai pra La Paz o melhor é ir de Sta Cruz pra Uyuni e depois sair de Uyuni e ir pra La Paz, em vez de sair e voltar pra mesma cidade. Ou o contrário, de La Paz pra Uyuni e de lá pra Sta Cruz, entende?

      Olha, garantir não posso que vc consiga, ams minha opinião é de que dá sim pra fechar no mesmo dia. A gente conseguiu fazer assim.
      abs,

      • Karlos Thadeu
        22 set 2014

        Muito obrigado pela resposta. Foi de grande valia. =)
        Me tira só mais dúvida: Eu consigo fazer o trajeto Santa Cruz de La Sierra -> Uyuni de Avião ? Como meu tempo está meio corrido, de ônibus eu irei perder muito tempo =)

        Mais uma vez obrigado

      • 22 set 2014

        Em Uyuni tem aeroporto e em Sta Cruz também, então meu palpite é que dá sim. Só não sei te informar valores e cias.
        abs,

  9. Flávio
    17 set 2014

    Jackieeee…

    Sabe me dizer que dia de janeiro tirou essa foto?
    http://1.bp.blogspot.com/-8tYHeaziOPs/T1QxraGYzWI/AAAAAAAALsQ/V_b_BSDQRTc/s1600/salar+uyuni+com+chuvas.jpg

    Vou por volta do dia 15 e queria saber se já esta assim!! =)

    • 17 set 2014

      OI Flávio, olhei minhas anotações: começamos a travessia no dia 13/01 e essa foto é do primeiro dia.
      abs,

  10. Artur Aranha
    30 ago 2014

    Olá!
    ja entrei em contatos outras vezes sobre conhecer o Salar, mas ainda não deu certo, mas agora acho que vai, rs.
    Queria ter ido em marco / abril deste ano mas não foi possível. Então estou vendo para ir em novembro, ou meados de novembro ou então final de novembro e inicio de dezembro, ja ouvi dizer que nesta época pode pegar o salar parte alagado e parte seco, é uma boa época para conhecer o Salar?
    Quero aproveitar e conhecer La Paz, o nevado Chacaltaya e o deserto do Atacama.
    abraço a todos!

  11. Nathalia
    22 maio 2014

    Oi!! Obrigada pelas dicas. Eu não entendi de onde você saiu, de que local do Chile? Você aconselha eu já partir direto de La Paz? Queria estar o mais perto possível e menos tempo de viagem. Obrigada!

    • 07 jun 2014

      No Chile passamos apenas em Iquique, no norte, era uma escala do nosso vôo. De lá seguimos em avião para La PAz e aí sim começamos a viajar por terra, de ônibus, até Lima, de onde pegamos um vôo para Cusco.
      Sim, comece por La Paz, ou outra opção, ainda mais rápida, seria voar para Puerto Ordaz e começar por lá, passando po Potosí, deserto de Uyuni etc.
      abs,

  12. Laís Nogueira
    03 jan 2014

    Olá Jackie !
    Muito bacanas e úteis suas dicas!! Pode ter ctza q estão todas anotadas, haha! Estou em Santa Cruz e vou para o Salar agora dia 6. Vou fazer o passeiode 3 dias.
    Vou de Sta. Cruz ate Sucre e depois de ônibus ate Uyuni. Minha duvida era qual agência pegar. Em Uyuni. Vc disse q a sua foi a bule line certo? Não tinha ouvido falar dela…a que vi foi a Colque Tour. Ouvi coisas boas e ruins ao mesmo tempo…fiquei na duvida. Alguma sugestão?
    Quanto as roupas… Nos passeios durante o dia, foi necessário usar casaco? Grosso. Fino?
    Não estou com muita roupa de frio…quase nda na vdd. A roupa corta vento q vc comprou….foi em uyuni? Qto pagou? Hihihihi

    Desde já agradeço muito !

    Laís

    • 04 jan 2014

      Olá Laís, tb tinha indicação da Colque, mas qd chegamos aí não tinha vaga. Então achamos na Blue Line e fomos por ela (peguei indicação no Lonely Planet).
      Nossa experiência foi mt boa, não tivemos problemas com a Blue Line.

      Sim, tive que usar casaco durante o dia pq venta mt. De dia usava blusa normal por baixo e o casaco corta vento e qd ia escurecendo tb um sueter e cacheco, lenços, pq o vento é cortante.
      O casaco corta vento compramos em La PAz, tem post aqui: https://www.viajesim.com/2012/02/calle-illampu-comprando-roupas-em-la.html

      Boa viagem!
      Depois envie gotos para nosso mural do leitor =)

  13. Aline
    17 nov 2013

    Muito obrigada pelas dicas! Realmente tem me ajudado muito! Parabéns!!

    • 21 nov 2013

      Ficamos felizes em ajudar, Aline. Depois volte pra contar como foi sua viagem.
      abs,

  14. claudia andrade
    15 nov 2013

    Adorei as dicas , vms ao salar e macchu picchu , sairemos de sp dia
    25/12 ainda tenho uma duvida … levo o dinheiro em real?levo tdo
    em especie?penso em levar em torno de R$ 4 mil para mim e meu marido
    alem do cartao de credito, a viagem ira durar 14 dias, sera suficiente?
    desde ja grata!!!!!

    • 21 nov 2013

      Oi Claudia, eu não levaria tanto dinheiro em espécie não.
      Vc já usou esses cartões de viagem tipo visa travel money? Acho mais seguro pra levar tanta grana. COm o cartão de crédito vc vai pagar IOF e neles não. Tem outras taxas, claro, mas acho mais seguro.
      Abs,

      • claudia andrade
        21 nov 2013

        obrigado!

  15. Rinaldo
    03 nov 2013

    Boa noite, parabéns pelo blog!
    Pretendo viajar para Bolívia, Peru e Chile de carro e, penso em deixar o carro em oruro e descer para o uyuni de trem ou ônibus, será que tem algum lugar, estacionamento para deixar o carro por alguns dias sem problemas? É a primeira vez que vou fazer uma viagem para esses países.

    • 06 nov 2013

      Oi Rinaldo, não fui de carro, então não sei te dizer com certeza, mas ACREDITO que tenha sim. Dê uma busca no site Mochileiros.com, talvez vc consiga confirmar com alguém lá.
      abs e boa viagem!

      • Rinaldo
        09 nov 2013

        Obrigado Jackie!

      • Rinaldo
        09 nov 2013

        Aproveitando, vc acha melhor eu levar dolares ou real? principalmente na Bolívia posso trocar reais por bolivianos em puerto suarez?

      • 11 nov 2013

        Rinaldo, na Bolívia sempre tinha “casas” de cambio nas cidades de fronteira. Sempre prefiro dólares, pois as vezes vc encotra gente que não quer o real. No Peru principalmente ofereciam um cambio ridiculo pro real. normalmente o cambio do dólar é sempre mais vantajoso do que do real.
        bjs,

      • Rinaldo
        14 nov 2013

        Obrigado Jackie, quase tudo preparado para a viagem em 26/12/13.
        bjs

      • 21 nov 2013

        Que bom. Boa viagem!
        Volte para contar como foi.
        abs,

  16. Artur Butierrez Aranha
    09 set 2013

    Ola!

    Estava programando uma viagem para o salar agora em novembro mas vou precisar alterar a data. Estou querendo ir em janeiro de 2014 (01 a 15 de janeiro) e conhecer Santa Cruz, La Paz, Titicaca, Sucre, Salar de Uyuni e o Atacama. Quem ja esteve lá nesta época? Sabe se o período das chuvas pode prejudicar o passeio no Salar? Em janeiro pode ter nene no Chacaltaya?
    se puderem me passar por email é artur.aranha@hotmail.com
    Abraço a todos!

    • 09 set 2013

      Olá Artur, sobre o periodo de chuvas você pode ler aqui: https://www.viajesim.com/2012/02/bolivia-peru-na-epoca-de-chuvas-vale.html

      Por favor, qd comentar em um blog volte pra ver as respostas. Nós não enviamos nenhuma resposta por email e não é legal pedir isso, já que o blogueiro tem trabalho pra publicar, responder, esperamos pelo menos que o leitor entre no blog novamente pra ver a resposta.
      Obrigada!
      abs,

      • Artur Butierrez Aranha
        10 set 2013

        Olá Jackie!
        Dei uma lida no post que me falou sobre bolivia e peru na época das chuvas, confesso que estou em dúvida, rs. Eu ia em novembro mesmo, mas como eu e a minha esposa vomos ter menos dias para sair de férias então vamos optar para ir para Montevideo e Buenos Aires que eu não conheco ainda. Vou dar mais uma pesquisada sobre ir ao Salar em Janeiro. Estou pensando em ir, chegando lá se não tiver condições de ir para o salar vou só para o atacama, mas estou pensando ainda, rs.

        Grande abraço!

      • 10 set 2013

        Oi Artur, são destinos bem diferentes mesmo. O salar é a “coisamarlindadedeus” hehe Mas é esquema roots, perrengue. Já Buenos e Montevideo, são capitais, com estruutura. O Atacama já tem mais estrutura e conforto que o Salar – e, por isso, costuma tb ser mais caro.
        boa viagem!
        abs,

      • Artur Butierrez Aranha
        11 set 2013

        Olá Jakie!
        Cada vez fico com mais dúvidas, rs! O meu receio é somente com o período das chuvas no Salar, ja li que se for pouca água o Salar fica mais lindo ainda, mas se chover muito tenho receio que em alguns locais do passeio não possam ser visitados.

        Grande abraço!

      • 12 set 2013

        Normal mesmo ter essa dúvida, afinal a gente quer viajar e ver td “perfeito”ne, mas infelizmente nem sempre podemos escolher qd as férias caem, né?
        O Salar com um pouco de chuva fica lindo, como nessa foto aqui: http://1.bp.blogspot.com/-8tYHeaziOPs/T1QxraGYzWI/AAAAAAAALsQ/V_b_BSDQRTc/s1600/salar+uyuni+com+chuvas.jpg
        Em vez de ficar todo branco, fica azul, porque a agua reflete o céu.
        Já se chover um pouco a mais, acaba com o passeio, pq o carro não pode entrar. O negocio é ir disposto a ver como ele quiser se apresentar, porque não dá pra controlar.
        A gente viu ele assim azul, lindao, mas não conseguiu ir ate a ilha de cactos.
        abs,

      • Artur Butierrez Aranha
        16 set 2013

        olá Jackie!

        Muito obrigado novamente, vou fazer mesmo esta viagem, só falta decidir mesmo entre novembro ou janeiro, as tuas dicas estão ajudando bastante eu montar meu roteiro.
        Grande abraço!

      • 16 set 2013

        Que bom, Arthur.
        abs,

      • Artur Butierrez Aranha
        09 dez 2013

        Olá Jackie!

        Estou reprogramando a minha viagem ao Salar, pois não pude ir agora em Novembro em função dos dias que eu tinha de folga, mas fui com minha esposa para a Argentina e Uruguai que adoramos muito! Estou pensando em ir ao Salar em abril ou maio, talvez até emendando até Machu Picchu, sabe me informar como é o clima no salar nestas épocas?

        abraço!

        Artur Butierrez Aranha

      • 09 dez 2013

        Oi Artur, abril e maio são ótimas epocas, pois não chove. MAs a paisagem é toda branca, do sal e não “azul” do reflexo da água no sal como pegamos em janeiro.
        abs!

  17. Roldan
    02 set 2013

    Boa noite!!! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela iniciativa e pela qualidade do site.

    Gostaria de uma imensa ajuda, estou perdido! Desejo a muito tempo ir para a Bolívia e Peru. E, finalmente, irei esse mês. Sou de Campo Grande-Ms. Gostaria de visitar o Salar de Uyuni, mas prioritariamente Machu Picchu. Tem alguma opção mais em conta nas agências? Para ir e volta, partindo de La Paz gasto quantos dias? Vale a pena o Vale do Sol? E vale a pena Wayna Picchu? Sei que são muitas perguntas e imagino que irei encontrar algumas no site. Mas se puderem me ajudar, ficarei muito grato!

    Abraço

    Roldan

    • 02 set 2013

      Oi Roldan, td bem. Parabens, a viagem que vai fazer é incrível, cheia de lugares lindos.
      Não entendi o que vc quer saber sobre as agencias. Não fizemos as viagens via agencias, programamos tudo por nossa conta. O que fizemos foi contratar nos proprios locais, tipo em Uyuni, em Nazca, passeios locais com agencias dali.
      Sobre os dias: isso é mt pessoal, qt mais dias vc tiver, com certeza melhor! Mas nem sempre eh possivel ne? Te falo da nossa experiencia entao. De La Paz a Machu Picchu fizemos em 19 dias incluindo:
      La Pa- Uyuni – ficaria mais em La Paz se pudesse, foi pouco.
      De Uyuni a Copacabana, dormindo em Isla de Sol e depois indo pra Puno – tambem ficaria um dia a mais na Isla.
      De Puno a Arequipa – tambem ficaria mais em Arequipa
      Arequipa e Nazca – so ficamos uma manha pro passeio e pra mim foi suficiente.
      Nazca a Paracas – gostei do passeio em Paracas, mas nao quis ficar mais que um dia la. Mas ha locais perto que mt gente gosta, como Ica.
      Lima – fiquei um fim de semana e amei, mas tem mt pra ver. Pretendo voltar, como eh capital, eh mais facil.
      Lima a Cusco e MP – 4 dias aqui e amei tudo. Fomos um dia a MP, outro ao Vale Sagrado e curtimos o resto em Cusco.

      Aqui no blog tem pots sobre tudo ate Lima.
      Pra nos valeu muito Wayna Picchu, mas eh pessoal me? Eu recomendo, nao eh tao dificil subir e a vista eh linda.

      Abs,

    • Artur Butierrez Aranha
      09 dez 2013

      Olá Roldan!

      Você foi ao Salar e Machu Picchu? Como foi lá? estou pensando em ir em abril ou maio de 2014.

      Grande abraço!
      Artur Butierrez Aranha

  18. Milton
    23 jul 2013

    Dedicar parte do seu tempo para que outras pessoas aproveitem melhor seus passeios é notável. Eu que penso visitar esse lugar em breve, sou muito grato pelas dicas. Grande abraço

  19. Eduardo Campos
    09 jul 2013

    Olá. Quero te agradecer e parabenizar pelas dicas. Muuuito boas mesmo, viu! Está nos ajudando muuuito, saiba disso. Já fui pra Bolívia e Peru 2x, mas nunca pra Uyuni, e não sabia NADA sobre esse local. Suas dicas estão sendo excelentes!!!! Estão me ajudando muito viu! Obrigado, seja muito feliz e fique com Deus. 🙂

    • 10 jul 2013

      Olá Eduardo, fico muito feliz com o elogio.
      Abs,

  20. 26 fev 2013

    Simplesmente adorei suas dicas! Valeu demais!

  21. jackieeromulo
    18 jun 2012

    No passeio de um dia você vai ao Salar e ao cemitério de trens, que sçao bem próximos de Uyuni. Se não estiver alagado, no Salar vc vai atéo hotel de sal e a isla del pescado. abs,

  22. bu
    18 jun 2012

    olá….no passeio de um dia passa em quais locais??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.