Pequenos passeios em São Paulo

por Jackie Mota 04.out.2012

Turismo acadêmico normalmente é assim: ou espremido em um diazinho no final do congresso ou no horário do almoço ou no fim do dia. Na minha última ida a SP para um evento acadêmico aproveitei para fazer alguns pequenos passeios nesses intervalos.

Viaje Sim São Paulo oscar freire santo grão livraria cultura
Loja na Oscar Freire

Oscar Freire

Em um fim de tarde fomos até a famosa Oscar Freire. Mesmo que você não planeje fazer compras, é um lugar legal para ir, para passear, tomar um café e é bem pet friendly. Vimos muitos cachorros passeando pela rua e entrando até em lojas (Maquiavel inveja!). E conhecemos esse gostoso aí abaixo:


A rua é bonita, com lojas com vitrines caprichadas. Há plaquinhas ao longo da rua com mapa das lojas. No dia em que fomos tinha muita coisa em promoção, os preços não estavam muito diferentes de lojas mais populares. Como adoramos andar a pé andamos a rua toda e ainda voltamos caminhando para o apto em que estávamos hospedados. No caminho, nas ruas transversais, também tinha lojinhas interessantes, como a Casa da Dóris.

Santo Grão

Se você estiver passeando pela Oscar Freire ou procurando um lugar para um café após seu congresso, indicamos o Santo Grão. A casa é charmosa e tem um cardápio que inclui muitos tipos de cafés, drinks, bolos e sanduíches. O bolo de cenoura deles é incrível e bem diferente do tradicional com cobertura de chocolate.


Apesar de ser na Oscar Freire e dos frequentadores parecerem ser de classe alta (perdi a conta de quantas meses estavam com garrafas de Veuve Clicquot), os preços dos cafés e bolos era bem tranquilo.

Se for uma data especial ou se você sair de longe só para ir ao Café é melhor reservar porque parece que fica cheio. Tente reservar uma mesinha na área externa, bem charmosa. Quando fomos estava bem frio e tinha aquecedores ali.



Esse é o bolo de cenoura: sensacional

Livraria Cultura

O paraíso existe e fica na Avenida Paulista. A Livraria Cultura é um sonho para quem ama livros feito nós. A localização é ótima, bem na Avenida Paulista, dando para ir a pé direto do Masp, por exemplo. O prédio, o Conjunto Nacional, faz parte da história da cidade. O acervo deles é variado e extenso, então se estiver procurando algo menos conhecido é uma boa idéia dar uma vasculhada pelas muitas prateleiras da loja.





A livraria é na verdade um complexo, com duas lojas, mais teatro e salas de cinema. Na primeira loja pela entrada da Paulista há muito material sobre viagem, culinária, arte e também papelaria. Em frente estão as salas de cinema e a lojona mesmo, enorme, com três andares e um café. Ali tem de tudo – também tem cds e dvds – e parece ter tudo. Fiquei louca por lá me controlando para trazer só o que desse pra eu ler e não aumentar a pilha de livros esperando um tempinho livre. Mas é difícil!

Vila Madalena

Para o fim do dia os paulistanos nos indicaram ir à Vila Madalena, mais especificamente à Rua Girassol. Este local parece ser o point, com muitos barzinhos ao longo da rua. Nosso grupo parou no Bar Genial, que eu curti porque apesar de ser focado no chope – o foursquare elogiava isso – tinha opções de drinks e o Kir, que é o que costumo beber. Tomei uma sopa e algumas pessoas da mesa pediram petiscos variados e todo mundo ficou satisfeito.

Mais indicações de passeios:


Neste post aqui sobre São Paulo indicamos passeios como o Masp,  a Estação da Luz e o Mercado Municipal;
Aqui falamos sobre o CCBB e uma exposição com os Impressionistas
Procurando restaurantes? Conheça a rua Avanhadava

Texto e edição: Jackeline Mota; Fotos: Viaje Sim!

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Seguro de viagem com os melhores preços: compre com a Real Seguro Viagem – e pague em até 6 x sem juros!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. jackieeromulo
    04 out 2012

    um sonho aquele lugar, né? Dessa vez tinha mt coisa sobre Paris, eu quase enlouqueço rs Mas me controlei e nem o livro dos beatles eu trouxe hehehe
    Na Oscar dessa vez tinha mt coisa em promo, estava até ocm preços normais =)
    beijocas!

  2. 04 out 2012

    Sempre que tenho tempo livre na Paulista, corro pra Livraria Cultura. É maravilhosa, um dos melhores lugares da cidade. E sim, adoro a Oscar Freire pra passear e sonhar (porque comprar é mais difícil, né!)

  3. jackieeromulo
    04 out 2012

    Que bom que superou o preconceito, Tati. Eu sou apaixonada pela cidade e, inclusive, acho-a muito romântica =)
    beijos,

  4. Tatiane Dias
    04 out 2012

    Oi, Jackie!
    Eu tinha um preconceitozinho com São Paulo. Acho que mais com os Paulista!
    Mas com o tempo fui vendo que eles tem Museus incríveis E com o seu post estou louca pra conhecer a livraria cultura!

    Entrou na minha top list de lugar a conhecer, quem sabe num fim de semana!
    🙂

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.