Passaporte: renove com 4 anos se não quiser perder viagens

por Jackie Mota 04.fev.2013

Update: Os passaportes atuais estão sendo emitidos com validade de 10 anos e não mais apenas de 5 anos. Mas a recomendação é a mesma: renove 1 ano antes do prazo final.

Na série de posts Minha 1a viagem internacional eu falei sobre a documentação para viajar e já tinha indicado aqui no blog que é importante manter sempre passaporte e vacinas em dia para não correr o risco de perder uma boa oportunidade de viajar. Pois é, amigos, eu preciso de um bom me abracem, me aceitem, me amem, pois acabo de passar pela terrível, duríssima, traumatizante experiência de perder uma viagem incrível porque não tinha um documento necessário. Logo eu, a pessoa mais mega antecipada, organizadinha, cronometrada. Imaginem o sofrimento.

*fim do drama, vamos aos fatos*

O que ocorre é que o passaporte brasileiro é válido por 5 anos. Mas, contudo, entretanto, todavia você já deve ter notado que na maioria das viagens o requisito é ter um passaporte válido por 6 meses. Pois bem, sabendo disso, sabendo que meu passaporte vencia em julho e sabendo que nossa prioridade de viagem era América do Sul (onde podemos viajar por quase toda a parte somente com a identidade) eu programei para janeiro a renovação do meu passaporte. Imaginei que ele ficaria pronto no mesmo mês, ou em fevereiro no máximo e eu não precisaria dele mesmo até maio. Estava tranquila.

Mas, o que seria uma boa surpresa acabou aconteceu: surgiu a oportunidade de viajarmos ao México ainda em fevereiro. O país é tema da minha dissertação e eu fiquei hiper feliz e empolgada. Já estava vendo as passagens, imaginando um roteiro quando me dei conta que precisava de um passaporte novo. Sem problemas, pensei. No mesmo dia entrei no site da Polícia Federal e pedi um novo.

renove passaporte com 4 anos

Fiz a solicitação e paguei a taxa (GRU) online. E aí começou o sofrimento. O pagamento não entrava no sistema, e somente quando ele entra é que podemos agendar o dia da entrega dos documentos na Polícia Federal (e depois disso esperar mais 6 dias, em média, para receber o passaporte). E nisso fiquei dias esperando.

Quando finalmente o sistema abriu para mim, só tinha vaga disponível em abril (estávamos em janeiro ainda)! Morri, né. Mas marquei lá uma data qualquer. E fiquei todo dia olhando para conseguir remarcar. Abriu uma vaga em fevereiro, muito perto da data da viagem, mas antes do embarque, então remarquei. Depois abriu no mesmo dia em outro posto. Remarquei. E esse foi meu erro. O sistema só permite reagendar duas vezes. Depois disso ele bloqueia seu cpf por 30 dias! Ou seja, mesmo que aparecesse uma vaga para qualquer dia, eu não poderia mais reagendar.

Ainda fui pessoalmente a um posto da polícia ver se conseguia um encaixe. Tolinha eu. Estava lotado, cheio de gente reclamando do atraso no atendimento. Óbvio que não me encaixaram. E foi assim que acabamos desistindo da viagem incrível.

Só não fiquei completamente deprê porque vamos pra outro lugar, que estava entre nossos destinos mais desejados, então tudo bem. Mas é muito chato mudar os planos por conta da burocracia. O melhor mesmo é nos precavermos de todos os modos.

Por isso, fica a dica e a lição para mim: começar o processo para renovar o passaporte quando ele completar 4 anos. Assim tenho tempo para esperar a lerdeza da PF mesmo que a emissão do passaporte demore meses e garantir ter sempre passaporte pelos próximos 6 meses.

PS: No meio disso tudo fiquei sabendo que o Chile agora está pedindo identidade com data de expedição com menos de 5 anos. Uma agência me passou essa informação e, como tirar uma nova identidade também não e coisa de um dia para outro, quem estiver querendo ir para lá com o RG é melhor confirmar antes de comprar.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Larissa
    23 jun 2015

    Acompanho muitos posts seus e gosto porque você explica direitinho, é organizada, não dá dica banais mesmo, isso que é legal…. principalmente da parte organizacional, dicas de apps, sites, adoro ! 🙂 Aliás falando em organização adorei esse porta-passaporte/documentos…. sabe aonde tem parecido ? 😉 abraços

    • 09 jul 2015

      Poxa, Larissa, obrigada pelos elogios, fico muito feliz! Essa carteira eu comprei num site chamado Tanlup, pesquisando por “porta documentos”, “porta passaporte”. Já vi parecido no freeshop e lojas de malas. Mas na internet você acha com certeza, ou no Tanlup ou Mercado Livre ou nos sites chineses. beijos!

  2. Letícia
    31 mar 2013

    ai que dó!
    eu renovei o passaporte em novembro do ano passado, mas ainda faltava 1 ano e meio pra expirar o que tava usando. tudo porque eu quase fui pra um destino onde não podia entrar com passaporte carimbado em Israel.
    o mais chato é renovar visto pros EUA. e ter que andar com 2 passaportes…

    • 31 mar 2013

      que dó mesmo, Le. Iamagina, perdi mexico and cuba. gosto nem de lembrar.
      Mas agora já renovei, só tenho que ir lá pegar na PF. Pronta pra qq viagem que apareça.
      Isso do visto é mó chato mesmo. Vou renovar o do Ro logo antes de pedir nossos vistos pros EUA.
      bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.