Passaporte da Estrada Real: o que é e como conseguir um

por Jackie Mota 27.set.2018

Durante nossa viagem a Minas Gerais com Inhotim mostrei o nosso Passaporte da Estrada Real no Stories do Instagram e recebi muitas perguntas no inbox. Então fiz esse post para mostrar o que é e como funciona o Passaporte da Estrada Real

Meu Passaporte da Estrada Real

O que é Estrada Real

A Estrada Real surgiu no século 17 com a instituição pela Coroa Portuguesa dos caminhos oficiais para transporte do ouro e dos diamantes mineiros até os portos no Rio de Janeiro. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje a estrada compõe a maior rota turística do país com 4 caminhos: 

  • Caminho Velho

O mais antigo e mais extenso dos caminhos liga Ouro Preto a Paraty e também é chamado de Caminho do Ouro.  São 710 km que passam por Tiradentes, São João Del Rei, Caxambu e Paraty.  

  • Caminho Novo

Esse caminho surgiu para evitar os ataques piratas na rota marítima e tem 595 km  de extensão, passando pelas cidades de Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis.  

  • Caminho dos Diamantes

Criado para ligar Ouro Preto à Diamantina, o caminho tem 395 km e inclui as cidades de Diamantina, Serro, Mariana e Ouro Preto .

  • Caminho Sabarabuçu

Sabarabuçu é um distrito de Ouro Preto nas montanhas, hoje Sabará. Esse caminho tem 160 km e inclui Cocais, Caeté, Sabará e Glaura.

Dicas de Paraty? Temos!

O que é o Passaporte da Estrada Real?

O Passaporte é um documento individual parecido com um passaporte comum e com a mesma idéia. Você leva com você durante suas viagens pelos caminhos da Estrada Real e recebe um carimbo como os da imigração, para comprovar que você visitou aquele lugar. É uma ótima lembrança da viagem! O passaporte é distribuído gratuitamente em diferentes pontos da Estrada Real.

O passaporte tem espaço para colocar sua foto. O meu eu cedi pra minha filha, que quando retiramos o documento, estava na minha barriga.

Onde retirar o Passaporte da Estrada Real

O Passaporte da Estrada Real pode ser retirado nas seguintes cidades: Cocais; Diamantina; Glaura; Ouro Preto; Paraty; Petrópolis e Tiradentes.

O site instrui o viajante a preencher  a Ficha do Viajante e, de posse da mesma, ir até um dos pontos de retirada e apresentar seu e-mail de confirmação com o número gerado pelo sistema levando também 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá e farinha) ou 1 agasalho. 

O nosso passaporte nós retiramos em Paraty e fizemos o cadastro em um totem que estava disponível no próprio local. Entregamos a doação de alimentos e retiramos o documento ali mesmo. 

Como conseguir os carimbos

Com o passaporte em mãos basta se dirigir aos pontos indicados em cada parada para receber seu carimbo. Cada um dos 4 Caminhos da Estrada tem quantidades diferentes de carimbos disponíveis. Veja abaixo: 

Caminho dos Diamantes: 10 carimbos
Caminho Novo: 8 carimbos
Caminho Velho: 14 carimbos
Caminho do Sabarabuçu: 04 carimbos

A lista completa de pontos onde carimbar seu passaporte você pode baixe aqui Pontos de carimbo da Estrada Real.

Os carimbos da Estrada Real que a minha filha, Maria, já reuniu em seu passaporte

E quando completar os carimbos, o que acontece?

Ao percorrer todo o Caminho e obter um carimbo por cidade, você está apto a obter um certificado digital. Basta enviar um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br. Quem percorrer os 4 Caminhos tem direito a um Certificado Digital Especial, o reconhecimento máximo da Estrada Real.

Veja todos os posts sobre Minas Gerais 

Leia sobre Paraty – incluindo viagens pet friendly!

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Seguro de viagem com os melhores preços: compre com a Real Seguro Viagem – e pague em até 6 x sem juros!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.