Dicas e roteiro de Ibiza pela Isabelle

por Jackie Mota 24.jul.2012

A Isabelle fez em junho um roteiro bacaníssimo pela Europa, com paradas em lugares badalados como Nice, Mônaco e Ibiza. Como a ilha de Ibiza é o sonho de quem curte badalação, sol e muita festa, pedi à Isabelle para participar da coluna Outros Viajantes com suas impressões e dicas. E vejam só que bacana: ela diz que a ilha, ao contrário do que todos pensam, também pode fazer parte do roteiro de quem não é assim tão baladeiro. Confira, a seguira, as dicas e o roteiro de Ibiza feito pela Isabelle.

Ibiza, pela Isabelle

Há muitos anos eu vinha sonhando com uma viagem à Ibiza. Como a maioria das pessoas que nunca foi para lá eu achava que a ilha era o suprassumo dos amantes da música eletrônica, que seria uma eterna festa e tal. Mas não é bem assim. Até fui com algum receio, que as pessoas fossem muito loucas, sei lá. Não imaginava o que me esperava.

dicas e roteiro de ibiza

Ibiza: imagens do pôr do sol na praia de Cala D’Hort

Qual a melhor época para conhecer Ibiza? Mesmo que você não curta música eletrônica, acredito que seja um pecado conhecer esse paraíso antes do final de Maio ou após Setembro, pois a temperatura pode não estar muito convidativa a um mergulho e acho que não tem muita graça conhecer a ilha vazia.

Como chegar a Ibiza

1ª dica que dou pra quem quer conhecer Ibiza é: compre o seu vôo low cost com alguns meses de antecedência, pois eu dei esse mole de principiante, de deixar pra comprar a passagem faltando um mês e adivinhem? O preço estava exorbitante (em torno de 300 euros por pessoa (só a ida!). Esse meu erro nos custou um dia na ilha (fato que eu e meu marido lamentamos bastante).

Isso porque fomos no final da primavera (mês de Junho) e a temporada nos clubs começou no final de Maio, ou seja: nem era altíssima temporada, pois muitos DJs só começam a tocar em Julho. Se você pretende ir na altíssima temporada (Julho e Agosto), mais um motivo para comprar com mais antecedência ainda.

O que nos restou como alternativa foi o Ferry Boat, que é bem confortável, mas nos faltou sorte mesmo. Caso venha a optar por esse meio de transporte, a 2ª dica que dou é: jamais compre a acomodação Sirena (que é a mais barata), que foi o que eu fiz. E por quê? Parecia ser muito confortável e que teríamos uma boa noite de sono, tranquila, mas isso foi antes de entrar uma excursão infantil (oi?) e ocupar toda a nossa área, nos obrigando a mudar para outra parte do ferry, onde estava mais cheio.
 dicas e roteiro de ibiza
A questão toda foi: não sabíamos que teria uma boate no terraço do ferry, que funcionaria a noite toda. Lá pelas tantas a galera ficou mutcho loca, e já não se limitavam mais à boate no terraço. Imaginem a cena estilo American Pie (bom, se você é baladeiro, vai amar esse barco). Eu o apelidei de barco do terror e já estava achando que Ibiza não era pra gente da nossa idade (trintões) antes mesmo de desembarcar.
O que salvou a viagem foi o nascer do sol mais deslumbrante que já vi em toda a minha vida. Sempre tive esse sonho de ver o sol nascer, em alto mar, e realizei. Enfim, após essa longa noite, chegamos a Ibiza. A dream comes true!

Hospedagem em Ibiza

A minha 3ª dica é: acho mais bacana ficar hospedado no centro da ilha (Ibiza) ou em Platja d’em Bossa (meu caso), por serem locais com opções de restaurantes, clubs, supermercados, lojas, locadoras de veículos, etc. Se você é um viajante estilo mochileiro e quer economizar, me disseram que o lugar mais barato é San Antoni.

No hotel em que ficamos, o Apartamentos Tivoli, tinha preço bom, o apartamento era grande, a localização era ótima, o café da manhã era bacana e a cama era excelente! Comércio perto, a poucos minutos do Bora Bora, Ushuaia e outros clubs, pertinho da praia e bem próximo ao local onde partem os barcos para Formentera. Apesar disso, não posso dizer que o recomendo, pois os funcionários são os mais atrapalhados do planeta, uma confusão só!

A minha 4ª dica vai para quem costuma reservar hotéis pelo Booking.com. Nunca deixem de levar a confirmação impressa, pois nesse hotel queriam me cobrar mais caro, disseram que eu não tinha direito a café da manhã, só consegui tudo conforme o combinado porque levei a confirmação impressa. O outro ponto negativo desse hotel era o chuveiro, que era bastante sofrível… Um custo tomar banho!

Para circular em Ibiza

A minha 5ª dica é: alugue um carro ou vespa em Ibiza. Artigo indispensável para conhecer todas as praias e também para sair à noite, pois alguns clubs e praias são bem distantes… Conhecer a ilha de ônibus não é uma boa opção e de táxi pode sair bem caro. Se estiver em Platja d’em Bossa, não posso deixar de recomendar que alugue com o Manel (bem na esquina do Apartamentos Tivoli), ele é gente boníssima, nos deu um mapa onde escreveu os melhores pontos da Ilha, e nos deu várias informações.

O que usar em Ibiza

Que roupas levar para Ibiza? Roupas de praia e roupas bem informais. Em Ibiza ninguém se arruma para sair à noite, as pessoas vão aos clubs até de short jeans e chinelo (!).

Para economizar nas bebidas

Minha próxima dica é justamente em relação a bebidas. No 1º dia em Ses Salines, compramos cerveja dos vendedores que passavam e além de cara, a cerveja nunca estava gelada, foi quando vimos que as pessoas levavam cooler com bebidas para as praias. Descobrimos que nos mercados eles vendem uma sacola térmica que aguenta até 22 kg, então, todo dia nós passávamos no mercado de manhã para comprar gelo, bebidas e snacks. Além de sair bem mais barato, é uma garantia de bebida gelada (a sacola aguenta bem até no sol).
A outra boa notícia é que as bebidas são muito baratas no mercado. Uma garrafa de Freixenet custa 5 euros, o Red Bull 80 centavos de euro, a vodka Stolichnaya 7 euros e por aí vai. Deixe pra gastar com bebidas quando forem aos beach clubs e clubs, porque a facada será bem alta (10 euros a água, 17 euros um drink). Sem falar que, em muitas praias, não passa um vendedor sequer ou o único bar/restaurante fica distante.
dicas e roteiro de ibiza

Cavallet

Ibiza não é só para baladeiros

O que me surpreendeu em Ibiza? Ao contrário do que eu imaginava a ilha não respira festas e música eletrônica. Na verdade, se você não estiver em Platja d’em Bossa, San Antoni ou no centro de Ibiza, você provavelmente não vai ver/ouvir nenhuma festa ou agito. Se você tem filhos pequenos, recomendo levá-los, pois vimos bastantes bebês e crianças por lá, essa foi a minha maior surpresa, não pensei que a ilha era tão família.

Nosso roteiro em Ibiza

Ficamos na ilha durante três noites. No 1º dia fomos a Ses Salines, que é a praia mais badalada de Ibiza, onde os promoters dos clubs divulgam suas festas e distribuem pulseiras VIP. O único club que não vi ninguém dar pulseira foi o Privilege.
Minha 6ª dica é: não compre ingressos antecipados pela internet, é grande a chance de ganhar uma pulseira 0800, se você for nessa praia. Recomendo ficar em frente à barraca As Trinxa, onde rola um sonzinho bacana.
dicas e roteiro de ibiza

Promoters agitam a praia de Ses Salines

Antes de qualquer coisa gostaria de alertar os mais tradicionais que a prática do topless em Ibiza é algo bastante comum, portanto, não estranhe. Se você for uma pessoa sem preconceitos, diria para caminhar pelas pedras, em direção a praia de nudismo Platja des Cavallet, (não se preocupe: em Ibiza você não é obrigado a ficar pelado nas praias de nudismo) pois é a parte mais bonita da praia.

Pôr do sol: o mais famoso de todos é o do Café del Mar, em San Antoni, mas não fomos lá. Achamos melhor ir até Cala des Jondal (a praia dos ricos e famosos, como diria minha amiga Claudinha) e ver o sunset do Blue Marlin, um beach club incrível, cuja frequência é realmente seleta, o local tem até um píer particular para os clientes estacionarem seus humildes iates. Os garçons (homens e mulheres) são lindos e te tratam super bem, VIP! É caro? É, mas vale a pena ir pelo menos uma vez. Não é preciso pagar para entrar. Super indico.
Uma moradora de Ibiza nos disse que as melhores baladas de lá são no Blue Marlin e no Ushuaia, mais exclusivos (pra quem não curte super clubs com mais de 3 mil pessoas por noite – meu caso). Acreditem se quiser: não sentimos vontade de sair à noite, mesmo tendo pulseiras VIP para a Amnesia.
dicas e roteiro de ibiza
dicas e roteiro de ibiza

Calas de Jondal

2º dia: Fomos à Formentera. Compramos o ingresso para o barco em uma loja, mas é possível comprar na hora mesmo, no porto de Platja d’em Bossa ou no Porto no centro de Ibiza. A boa é pegar um dos primeiros barcos, para poder aproveitar a ilha ao máximo. São 40 min de viagem. Fomos no Capitan Hook, um barco grande e confortável. Dentro do barco, já te oferecem aluguel de bike ou vespa para conhecer a ilha. Optamos pela vespa, pois a ilha é bem grande e para conhecer o maior número de praias possível, eu indico essa opção (apesar de morrer de medo de moto), pois de bike é tudo muito distante. O rapaz que nos alugou a vespa nos deu um mapa da ilha, e como tudo é muito bem sinalizado, é bem fácil andar por lá.

A 1ª praia que conhecemos foi Cala Saona: um deslumbre! Depois fomos a Els Arenals, também paradisíaca. Essa praia tem um restaurante ótimo, com vista pro mar, recomendo almoçar nele. Por último fomos à Platja de Illetes, que fica dentro do Parque Natural de Formentera, onde também tem uma salina. Mais uma vez, belíssima!
dicas e roteiros de Ibiza

Barco para Fomentera

Fique de olho no relógio, porque aqui não notamos o tempo passar e quase perdemos o barco de volta, com direito a sairmos correndo pelo porto gritando: wait! Ahahahaaha, agora acho engraçado, mas na hora foi desesperador.

Chegando a Platja d’em Bossa, pegamos o carro e fomos ver o pôr do sol em Cala D’ort: recomendo! Não deixe de ir ao alto do penhasco, que funciona como uma espécie de mirante, aliás, é o melhor ponto para assistir o pôr do sol. Nós levamos uma cava e ficamos lá apreciando esse espetáculo. Bem romântico.
Mais uma vez, à noite, tínhamos ingresso para a Space, mas não tivemos a menor vontade de ir.
No 3ºe último dia fomos a Cala San Vicente. Essa foi a única que não gostamos tanto, porque é meio turistona, parece a praia do hotel (mas a vista do alto do penhasco é incrível!). Logo em seguida, fomos a Platja de s’Algua Blanca. Essa praia é de nudismo, mas você verá pessoas não nudistas aqui, convivendo em harmonia. Eu não me importei nem um pouco com os peladões, já estava achando tudo muito natural, rs.
dicas e roteiro de Ibiza

Cala San Vicente

Depois fomos a Cala Benirràs: essa praia é realmente impressionante, ficamos admirados como ela é diferente, lembra as praias da Tailândia. Essa praia é uma delícia para nadar, água mais que transparente, cheia de peixinhos, uma pena não termos levado snorkel… Os ombrelones também são bem divertidos.

Por último fomos a Cala Salada, em San Antony, essa praia é bastante conhecida, a boa é ficar depois das pedras, visual incrível!
dicas e roteiro de Ibiza

Cala Salada

Uma pena que a temporada de day parties no Ushuaia ainda não tinha começado. Fomos ao Bora Bora, um beach club em Platja d’em Bossa, mas achamos muito caído, não recomendo.

À noite fomos ver o Tiesto na Pachá. Ficamos decepcionadíssimos com a Pachá. O club deu lotação máxima e a frequência era bem estranha. Decididamente, demos graças a Deus por não termos ido aos outros clubs, pois achamos que a menina que mora lá tinha toda razão. Só o Tiesto salvou a noite. Me arrependi de não ter ido nenhuma noite ao Ushuaia, ainda mais que era muito próximo do nosso hotel. Enfim, fica para a próxima vez, porque certamente voltaremos a Ibiza outras vezes.
Minha última dica é: fique no mínimo 5 dias na ilha, 3 noites é muito pouco!
dicas e roteiro de Ibiza

Isabelle e seu marido, Luis, em Ibiza

Texto: Isabelle; Edição: Jackeline Mota; Fotos: Arquivo pessoal da Isabelle

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Somente 02 e 03 de dezembro a Seguros Promo está com VINTE % de desconto! Clique aqui e use o cupom MONDAY (E consiga + 5% de desconto para pagamento via boleto bancário) 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. 30 abr 2019

    Oiii, tudo bem?
    Você conseguiu pulseira VIP pra entrar na Pacha também? Pra ver o tiesto?

  2. rachel
    17 out 2016

    Olá.
    Estou pensando em ir para Ibiza em Junho também e gostaria de saber como estava a temperatura da água do mar quando você foi. Estava boa para banho?
    Obrigada.

  3. TATO
    18 set 2015

    IBIZA O MELHOR LUGAR DO MUNDO. É CARO MAS VALE CADA CENTAVO (MESMO QUE SEJA CENTAVOS DE EUROS) #USHUAIA#AMNESIA#PRIVILEGE#PACHA#EDEM#BLUEMERLIN#MAMBO# PRAIAS PARADISIACAS#CALA SALADA#CALA COMTE#SES SALINAS#PLAYA DEN BOSSA# CONHECI EM 2003 E VOU TODOS OS ANOS INCLUSIVE JULHO DE 2015 ESTIVE LÁ.

  4. fabiano
    22 jul 2015

    Bom dia, vale a pena ir de ferry de barcelona a ibiza? Dá pra dormir? obrigado.

    • Fabiano
      05 ago 2016

      recomendo…….Barcelona Ibiza o ferry sai as 23h e chega as 07h….dá pra dormir sim, na poltrona….ou se tiver grana sobrando, vai em acomodação com cama……

  5. Rebecca
    12 jul 2015

    Obrigada pelas dicas 🙂 você já ouviu falar da Cueva de ses Fontanelle? Queria saber se vale a pena. Obrigada!

  6. hilario teixeira da silva
    09 ago 2013

    isabelle obrigado pelas dicas sobre Ibiza pois no dia 27 de agosto vou com a minha esposa passar la uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.