Onde comer em Tallinn

por Jackie Mota 05.maio.2015

A gastronomia em Tallinn foi uma deliciosa surpresa, com perdão do batido trocadilho. A culinária local é baseada bastante em carne vermelha e legumes e você pode, inclusive, provar carne de urso. Bom, nós nos abstivemos de provar o bichinho, mas comemos muito bem em todas as nossas refeições na cidade, incluindo em um restaurante típico medieval que eu esperava que fosse apenas divertido e não tão gostoso de verdade! Além disso, bebi muita cidra (que eu adoro!) e nos encantamos com o atendimento e fofura de um restaurante com cardápio baseado em alho com vista para o mercado de Natal. Os preços ficaram na média para refeições na Europa: gastamos, em média, 60 euros por refeição para os dois, incluindo sempre o serviço e bebidas alcoólicas. Veja abaixo detalhes sobre onde comer em Tallinn:

Tradicional com vista

Balthasar é um restaurante super tradicional em Tallinn. Fundado em 1999, seu cardápio é todo baseado em um ingrediente: alho! O prédio onde o restaurante funciona foi o local onde viveu o escrito  Balthasar Russow, que escreveu “Chronicle of Livonia”, sobre a vida na Estônia entre os séculos XII e XVI. Eu escolhi almoçar no Balthasar por conta de seu cardápio, já que o marido é fã de alho, mas me surpreendi não apenas com a comida deliciosa, como também com o ambiente super agradável, com vista para a praça e o atendimento super fofo dos funcionários de lá. Indico muitíssimo uma refeição aqui! 

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Fachada do Balthasar

 

onde comer em tallinn balthasar

Ambiente do Balthasar

 

onde comer em tallinn balthasar

Vista da Praça e seu mercado de Natal S2

 

onde comer em tallinn balthasar

Ambiente interno

 

onde comer em tallinn balthasar

Pratos do Balthasar: o meu era esse frango da esquerda, com risoto de alho, maravilhoso!

onde comer em tallinn balthasar

Contemporâneo

Nosso primeiro almoço em Tallinn foi em um restaurante escolhido pelo marido, o Rataskaevu 16, que ele encontrou como 1º colocado na seleção do TripAdvisor. O restaurante ficava muito perto do nosso hotel, então fomos conferir. Com decoração e cardápio contemporâneos, foi uma ótima primeira impressão da oferta gastronômica da cidade! Todos os nossos pedidos estavam deliciosos, mas o pão de lá é incrível. Então, já fica a dica: não deixe de pedir o pão para acompanhar sua refeição.

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Fachada do Rataskaevu

 

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Ambiente interno do Rataskaevu

 

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Nossos pedidos: não deixe de provar o pão

Medieval

Uma coisa que estava na minha listinha para fazer nos Bálticos, era ir a um restaurante medieval típico. Eu já tinha visto muitas fotos de viajantes em restaurantes desse tipo por aqui, então fui pesquisar mais um pouco sobre as opções. Foi assim que descobri que o Olde Hansa que, apesar de localizado bem no coração de Tallinn e super queridinho dos turistas, é um dos mais indicados para quem quer uma experiência mais autêntica. Os donos do restaurante, segundo o que li no guia Lonely Planet, fizeram uma pesquisa minuciosa para montar o ambiente e o cardápio. O guia também dizia que o lugar é frequentado também pelos moradores locais e que a comida era muito boa.

Bom, agora posso dizer por experiência própria que é boa mesmo! Nossa noite toda foi muito legal. O ambiente é iluminado por velas, a trilha sonora é aquela musiquinha instrumental típica de filme da Idade Média e o cardápio cheio de piadinhas remetendo ao tema do lugar. Lembro que um trecho dizia, por exemplo, que uma carne estaria disponível dependendo da sorte dos caçadores no dia. Aliás, a única parte que achei complicada foi decifrar o cardápio, por conta do uso de um inglês mais arcaico. Nossa solução foi pedir uma cópia em inglês e outra em espanhol e íamos consultando quando tínhamos dúvida em um dos idiomas. Opções mais incomuns como carne de urso podem ser encontradas aqui, mas é possível comer pratos mais normais para viajantes do século XXI. No local funciona também uma lojinha.

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Marido tentando decifrar seu prato medieval

 

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

O meu “pratinho”

 

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Ambiente interno do Olde Hansa

Cafés

Para uma paradinha no meio da tarde para um chocolate quente ou café ou para um docinho, uma ótima opção em Tallinn é a Kehrwieder. A chocolateria e café tem várias unidades pela cidade e nós fomos na que fica na praça principal. Neste endereço tinha muitas opções de chocolates artesanais e cafés de todo o mundo, incluindo do Brasil.

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Outra opção para uma bebida quente ou doce ficava na rua do nosso hotel: a confeitaria mais antiga de Tallinn, o Maiasmokk Cafe. Esse lugar funciona no mesmo endereço desde a inauguração, em 1864 e tem ambiente cheia de pompa e uma vitrine lindona.

Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes Onde comer em Tallinn Estônia restaurantes

Dica: O Tallinn Card dá direito a desconto em alguns restaurantes e cortesias como chocolate quente ou docinho em locais como a Kehrwieder e o Maiasmokk.

Serviço: Restaurantes em Tallinn

Balthasar:: Raekoja plats, 11.

Rataskaevu 16::: Kesklinna Linnaosa.

Olde Hansa:: Vana Turg, 1.

Khrwieder:: Saiakang 1 (Raekoja Plats)

Maiasmokk Cafe:: Pikk tänav, 16.

Veja onde se hospedar em Tallinn

Que tal estender a viagem a São Petersburgo, na Rússia? 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.