Imigração em Portugal para brasileiros fica mais rápida

por Jackie Mota 27.jun.2016

Se tem um país que não pára de indicar como destino a quem me pede conselhos de viagem é Portugal. O país tem atrativos de sobra, um dos melhores custos da Europa e a facilidade da língua em comum conosco. E as notícias boas não param de chegar. Portugal acaba de anunciar que, a partir de julho, portadores de passaporte brasileiro poderão utilizar um sistema eletrônico que efetua a leitura dos passaportes sem intervenção humana  na imigração, o que deve tornar mais rápido o processo na chegada e saída em todos os aeroportos do país.

Imigração em Portugal para brasileiros fica mais rápida

Palácio de Queluz, uma das atrações em Portugal

Como você já sabe, brasileiros não precisavam de visto para entrada em Portugal – e em outros países da Comunidade Européia – basta ter passaporte válido e um seguro de viagem. Agora, nós poderemos utilizar o sistema Rapid – Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente. No sistema, o turista passa por uma cabine e é fotografado para reconhecimento de sua identidade. Se for reconhecido, é liberado para prosseguir seu embarque ou desembarque, sem necessidade de lidar com um agente da imigração.

Imigração em Portugal para brasileiros fica mais rápida

Minha querida cidade do Porto, no Norte de Portugal

As informações sobre a novidade foram divulgadas pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, Luísa Maia Gonçalves. Até agora, apenas cidadãos portugueses e da União Europeia utilizavam o sistema Rapid. A partir de julho, além de brasileiros, também poderão usar o Rapid cidadãos da Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá, Estados Unidos, e Japão.

Imigração em Portugal para brasileiros fica mais rápida

Convento de Cristo, em Tomar

Atualização em dezembro/16: O leitor Hélio nos deixou uma mensagem em dezembro de 2016 contando que, em novembro, passou por lá e o sistema está funcionando na saída do país somente. Ele contou que na emigração havia um cartaz discreto, com a bandeira de várias países (inclusive o Brasil), apontando para uma série de catracas que fazia o controle do passaporte. Não havia fila e a fila “normal” estava com umas 200 pessoas. O Hélio explicou que basta mostrar o passaporte em um “scanner” (a página do passaporte que tem a sua foto), e, sendo liberado, seguir para a cabine e tirar uma foto do seu rosto.  Pra quem embarca pelo Rio de Janeiro, é o mesmo sistema que já está funcionando no Galeão também (usamos agora em novembro e dezembro). Nosso leitor ainda explicou que os funcionários da emigração informaram que às vezes o “scanner” não funciona, então alguns brasileiros precisaram pegar a fila e que o sistema só funciona para os passaportes novos (biométricos). (Valeu pelas infos, Hélio).

Vai para Portugal? Faça logo seu seguro de viagem

Leia mais dicas de Portugal aqui no Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Leandro
    26 nov 2017

    ola alguem sabe me informar se o o sistema rapter no aeroporto de Lisboa ja esta funcionando para Brasileiro agora em 2017

  2. Ozorino Júnior
    06 set 2017

    Estou com um contrato que era pra sair agora em setembro pra trabalhar em Lisboa. Mais a pessoa que me indicou disse que a imigração está barrando estrangeiros. Isso procede pra brasileiros?

  3. 21 ago 2017

    Muito bom conteúdo, informações importantes.

  4. Fran
    13 ago 2017

    Oi pretendo ir a Portugal essa semana mas vou como turista estou levando carta convite pois tenho amigos que moram em Lisboa e vão me mandar , estou levando passaporte seguro passagem ida e volta dinheiro , estou indo com meu filho de 1 ano e minha preocupação é ele tenho medo porque é minha primeira viagem e vou sozinha pois o pai vão estar trabalhando , ele também tem passaporte vai com seguro , e já deixei até a carteira de vacinação no jeito , mas sei lá alguém pode me informar se é tranquilo viajar com criança e o que mais eles exigem?

  5. Ruth Mary rutes
    04 ago 2017

    Vou de Guarulhos a Lisboa e aí faço conexão a Luxemburgo onde tirarei meu passaporte europeu e daí vou a Londres. Onde pretendo ficar morando pois ja terei passaporte. Minh a dúvida é se precisarei comprar a passagem de volta já que sairei do espaço SHENguen com minhacoassagem de Luxemburgo a Londres. Pode me orientar em algo?

  6. Jefferson
    28 jul 2017

    Oi meu nome e Jefferson eu quero ir para Portugal um amigo tem uma loja de pneu e uma oficina mecânica e me chamo para trabalhar com ele o que preciso para ir pois ?Meu imail Jefersonkaua2011@hotmail.com me ajudem por favor ?

  7. Robson
    03 jul 2017

    Jacke boa noite, comprei passagem só de ida para Lisboa, pretendo comprar a volta para o Rio de Janeiro em Lisboa, será que terei problemas na imigração?

  8. carlos marques
    13 mar 2017

    ola Jackie , meu nome e Carlos sou cidadao portuques morei em portugal por 2 anos.Depois estive por 9 nos Usa. Ha 4 anos montei uma empresa no brasil, no inicio fui bem , mais hj infelismente quebrei , esta crise me abrasou camarada.Antes guando estava fora trabalhei na contrucao civil , pintura e carpintaria.O vc me fala hj em portugal tenho chances de trabalho.Porque aqui camarada tou q nao suporto .

  9. Dhaiane
    16 fev 2017

    Olha boa noite gostei da matéria .. Mas tenho uma duvida …
    Eu tenho passagem de ida e volta pro Brasil . mas vo fazer conexão em Lisboa e vou pra Paris . tenho a carta convite e seguro
    Mas em dezembro viajei pro equador e voltei pro Brasil em janeiro
    Sera q isso vai interferir quando passar na imigração eu viajo pra Paris em março

  10. Lisy
    28 jan 2017

    Estou programando uma viagem futura a Portugal, mas estou com muito receio. Já fui a Europa antes, mas só pela Espanha. Como não consigo pessoas para viajar comigo, pretendo ir sozinha. Sou brasileira e tenho muito receio com a imigração. Pretendo ir a passeio. Sou funcionária publica no Brasil. Fiquei sabendo desse sistema que funciona na saída. Como está a situação de entrada de brasileiros em Portugal? Grata pela atenção.

  11. naty
    28 jan 2017

    Ola boa tarde, vou viajar em fevereiro pela 1ª vez a Portugal, sou brasileira e meu marido é português, queremos passar 22 dias la com a família dele, a irmã dele que vive em Portugal me mandou uma termo de responsabilidade, ela tinha tirado o termo do site do SEF mas chegando no notário para autenticar a carta a mulher não aceitou, disse que la tinham um termo deles e que aceitavam somente ele. Andei pesquisando na internet porque ela me mandou fotos do termo e só encontrei o termo quando coloquei termo de responsabilidade para visto, e eu não preciso de visto, porque é somente a visita que vou, terei algum problema por conta disso no SEF?,mas esse termo do qual eu menciono está em minhas mãos aqui no Brasil interior de São Paulo, é já ñ da tempo para ela mandar uma carta

    • 03 fev 2017

      Nata, não sei de que termo vc esta falando. Pra entrar em portugal a turismo você só precisa OBRIGATORIAMENTE de passaporte, um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros e documentos que, caso a imigração peça, comprovem que vc tem vínculos e pretende retornar ao brasil (por ex, passagem de volta, carteira ou contrato de trabalho, matricula em cursos, aluguel, essas coisas) e que vc tem condições de se bancar na viagem (dinheiro em euros, cartões, comprovantes de hoteis etc).
      Talvez o que sua sogra e vc queiram seja algo pra provar que vc vai se hospedar na casa dela e não em um hotel? É isso? Nesse caso, acho que basta uma carta assinada por ela, junto com os contatos de telefone dela pra caso o fiscal queria ligar.
      abs,

  12. Keila
    09 jan 2017

    Ola boa tarde estou viajando para Porto próximo mês onde ficarei por 80 dias estou com carta convite fornecida pelo amigo português passagem ida/volta seguro PB4 passaporte válido,estou com receio pois uma brasileira que mora em Portugal me disse que terei problemas pois imigração vai desconfiar que por ser um amigo português que me forneceu a carta e eles poderão me barrar na imigração achando que estou com outra intensão não entendi o porque mas estou com receio por isso se puder me orientar eu agradeço

    • 12 jan 2017

      Infelizmente, é impossível prever o que o agente da imigração vai fazer.A gente tenta sempre prevenir, levando o maior numero de documentos possiveis. No seu caso, o que ele pode achar é que vc nao tem intenção de voltar ao Brasil. Por isso, leve provas de que vc tem intenção de voltar, tudo que mostra que vc tem vinculos com o Brasil, como matriculas em faculdades, carteira de trabalho, contratos etc. abs

  13. Marcelo
    21 dez 2016

    Amigo boa noite mim dá uma informação tive aí em 2000 fiz uma cirurgia e ficou o valor de 25 euros nao paguei por que meu patrão na época disse pra mim não pagar por que eu tá vindo embora dá problema se eu for agora só que eu quero ve se monto alguma coisa tenho medo de ser barrado quero levar minha família 3 filhas e esposa

  14. Marcelo
    21 dez 2016

    Amigo boa noite mim dá uma informação tive aí em 2000 fiz uma cirurgia e ficou o valor de 25 euros nao paguei por que meu patrão na época disse pra mim não pagar por que eu tá vindo embora dá problema se eu for agora só que eu quero ve se monto alguma coisa tenho medo de ser barrado

  15. elvis
    01 dez 2016

    oi como faço para morar com uma familia de 5 pessoas e trabalhar ai em Portugal

    • 19 dez 2016

      Olá Elvis, indico que vc procure no Facebook grupos sobre imigrar pra portugal. Depende de sua profissão, visto, se tem direito a cidadania etc. abs,

  16. Helio Junior
    14 nov 2016

    Nota: o rapid vale apenas para saída de Portugal, pra quem chega ao Pais a passagem pela imigração continua obrigatória.

    • 15 nov 2016

      Muito obrigada pela informação, Helio! Vc passou por esse sistema? Foi mesmo prático?
      Obrigada!

      • Patrick
        11 dez 2016

        Eu passei, agora em novembro! Funciona somente na saída, como o Hélio falou.

        Na emigração havia um cartaz discreto, com a bandeira de várias países (inclusive o Brasil), apontando para uma série de catracas que fazia o controle do passaporte. Não tinha fila, enquanto a fila “normal” estava com umas 200 pessoas. Basta mostrar em um “scanner” a página do passaporte que tem a sua foto, e, sendo liberado, seguir para a cabine e tirar uma foto do seu rosto.

        Os funcionários da emigração informaram que as vezes o “scanner” não funciona, então alguns brasileiros precisaram pegar a fila. Também, só funciona para os passaportes novos (biométricos).

      • 13 dez 2016

        Obrigada pelo feedback, Patrick, muito bom!
        Vou incluir no post. Grande abraço,

      • Reinaldo Luciano
        09 abr 2017

        ola patrick olha tirei o passaporte novo pelo que entendi passararei sem problemas é isso? desde de ja grato amigo!

  17. Bruna
    22 out 2016

    Oi Jackie esqueci de mencionar que sou enfermeira. Se vc conhecer alguém que possae ajudar eu te agradeço. …pois estou perdida e nem sei ok onde começar. .kkkkkk

  18. Bruna
    22 out 2016

    Olá Jackie me chamo Bruna e estou programando retorno a Portugal. Vc sabe algo sobre validação de diploma aí. …ou conhece alguém que já faz isso pra me dar umas dicas? Obrigada…Aguardo retorno. Meu email : brunabastos_will@hotmail.com

    • 31 out 2016

      Oi Bruna, tudo bem?
      Só sei sobre revalidação de diplomas para médicos, mas imagino que seja parecido para enfermeiros. O de médico é preciso revalidar em uma universidade, mas isso só é possível para a formação geral. Para especialidade é preciso ver com cada ordem.
      Sugiro que vc procure grupos no Facebook tipo enfermeiros em Portugal, brasileiros em portugal etc. Achei mt informação para médicos nesses grupos. Abs,

  19. Greyce
    10 out 2016

    Será que agora já está funcionando?? Pois eu e meu namorado estamos de passagem comprada pra Porto e nossa conexão e em Lisboa.

    • 17 out 2016

      Não consegui averiguar, Greyce. A noticia era de que funcionaria em julho, mas leitores deixaram comentários aqui dizendo que ainda não estava funcionando. Estou tentando verificar e atualizo aqui no post. Se qd vc voltar puder deixar seu comentário aqui, agradeço também.
      abs,

  20. ricardo
    10 out 2016

    ja esta rolando?

  21. Pedro
    21 set 2016

    Ainda não funciona pra brasileiro. Tentei e me mandaram pra fila grande 🙁

  22. 06 jul 2016

    Muito legal a materia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.