Nosso primeiro mochilão foi perfeito!

por Jackie Mota 30.jan.2012

Já estamos de volta do nosso primeiro mochilão. Foi tudo muito melhor do que esperávamos. Nosso roteiro funcionou, nos viramos bem com a pouca bagagem -(as duas mochilas totalizaram 20 kgs na ida) conseguimos ir a todos os lugares que queríamos, fizemos todos os passeios que exigiam força física e vivemos experiências maravilhosas e muito diferentes. Foram 19 dias fora de casa, 11 cidades e muito aprendizado. Aprendizado sobre nossa história, sobre outras culturas e sobre nós mesmos.

Os posts sobre a viagem virão ao longo dos próximos meses, com bastante detalhes, já que dessa vez eu fui anotando tudinho no meu Diário de Viagem. E esse tudinho foi muita coisa mesmo!

Paisagens naturais deslumbrantes, deserto de sal, de pedra, ilha com mar azul e com os tons mais lindos de verde, ilha abarrotada de aves, pinguins e leões marinhos, vales impressionantes. Sítios arqueológicos de civilizações pré-incas, muitos resquícios do grande Império Inca, construções do período colonial espanhol, um povo pré-inca que ainda hoje vive em ilhas flutuantes artificiais e cidades modernas. Meios de transporte de tudo que é tipo, desde aviões confortáveis a espremidos, um teco-teco, ônibus turísticos, ônibus leito melhor que muito hotel, ônibus locais caindo aos pedaços, lanchas espaçosas, barquinho cujo nome deveria ser Titanic, cavalo, bicicleta e muito pé, meu querido pé. Abrigos coletivos com hora para a eletricidade ser desligada e banho pago, hostals novinhos, hotéis honestos, hospedagem carinhosa e hotel de luxo. Muita Pringles e coca-cola, muita coca-cola, mais coca-cola e um pouco mais de coca-cola,  e sabores novos e deliciosos, ceviche, tapas, sopas, sopas, sopas, cuy, muito frango, ají amarillo, a deliciosa cozinha fusión e vários drinks com pisco!

Vamos postar na ordem em que viajamos, que foi essa:

Iquique, Chile
 
Um passeio rapidinho na cidade no norte chileno, enquanto esperávamos nossa conexão para La Paz. Cenário para esportes radicais, estava abrigando uma etapa do rally Dakar

 

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru

Não viaje sem seguro:

La Paz, na Bolívia
 

Dois dias e uma noite na cidade de altitude impressionante, população enorme e simpática, incluindo um passeio a Tiwanaco, civilização pré-inca

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
Uyuni, Bolívia
 
Uma viagem em classe “turística” de 12 horas, com direito a ônibus atolado no deserto e chegamos à base para a “Travessia”, passeio de 3 dias em um carro 4×4. Apesar de ter chovido muito, conseguimos visitar o  Salar de Uyni, diversas lagoas, desertos de pedras, gêiseres, águas termais e outras paisagens únicas
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru

 

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru

 

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Copacabana e Isla del Sol, Bolívia
 Uma maratona em ônibus locais, pingando de cidade em cidade nos levou à cidade às margens do Lago Titicaca, onde passamos duas vezes, na ida e na volta da Isla del Sol. E a Isla, onde dormimos, bem no topo, foi o local que mais amei na Bolívia!
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Puno e Islas Uros, Peru

Primeira cidade Peruana, ponto de partida para as Islas Uros, ilhas artificiais habitadas por um povo fascinante

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Arequipa, Peru
 

Depois de um ônibus leito noturno, Arequipa chegou antes do esperado e, linda e branca, nos reservou só surpresas boas. Até passeio a cavalo fizemos aqui. Claro, ficou na memória como cidade romântica e agradável.

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Nazca, Peru

Outra noite em ônibus leito, esse melhor ainda, e conseguimos fazer o esperado sobrevôo sobre as famosas linhas, um mistério até hoje. E encaramos o primeiro dia de calor do mochilão

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Paracas, Peru

Depois de um perrengue e de não conseguir ônibus para Pisco, acabamos pernoitando em Paracas. De lá partimos para as impressionantes Islas Ballestas.

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Lima, Peru
 

Três noites e 2 dias bastaram para a capital nos conquistar. Já pode voltar? Cenários belíssimos, um super passeio de bicicleta, restaurantes e bares maravilhosos!

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru

Cusco, Peru
 

Um vôo rapidinho nos levou a Cusco. Ficamos quatro dias na cidade mais turística do país, que conquista com seu cenário repleto de história e boa culinária, além do vale cheio de ruínas incas que a cerca

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
Aguas Calientes e Machu Picchu
 

Cidade bonitinha que nos presenteou com um maravilhoso restaurante francês-peruano e, finalmente, a famosa Machu Picchu, incluindo a subida de Wayna Picchu e o carimbo no passaporte!

Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
Nosso primeiro mochilão Bolívia Peru
 
 
 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto + 5%OFF para pagamento via boleto para viagens feitas até 4 de fevereiro. Clique nesse link e use o cupom FERIAS na página de pagamento. 



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.