Passeio no Canal de Beagle

por Jackie Mota 29.nov.2013

Um dos programas que eu mais queria fazer em Ushuaia era o passeio no Canal de Beagle, o estreito que separa a Terra do Fogo de outras ilhas e que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Desde adolescente eu tinha na cabeça que um dia iria passar pelo local nomeado em homenagem ao HMS Beagle, que em sua segunda expedição trouxe Darwin a bordo. O que eu não esperava era que durante este tour eu fosse ver paisagens tão lindas.  Algumas das minhas fotos preferidas dessa viagem foram tiradas durante essa navegação, como essa da casinha na Isla Bridge que ilustra perfeitamente o conceito de “fim do mundo”.

Ushuaia Canal de Beagle Patagônia Farol Isla Bridge

Fim do mundo: uma foto que amo, nas Islas Bridge

A navegação pelo Canal de Beagle foi o passeio em que encontrei maior número de variações na oferta. Há diferentes opções de roteiro no mar e também de embarcações, o que faz variar a duração e o preço do passeio. Durante o verão, que foi o período em visitamos Ushuaia, há saídas em horários diferentes, pela manhã, tarde e até mesmo noite , já que no verão há sol até bem tarde, quase 22h.

Quer receber um MiniGuia de Ushuaia em pdf? Basta se inscrever no blog AQUI

Fizemos o passeio com a  agência Info Ushuaia (que contratou com a Canoero) na parte da tarde, no mesmo dia em que visitamos a Pinguinera. É preciso pagar 10 pesos de taxa do porto, de onde sai o passeio. Nós escolhemos o roteiro curto na maior embarcação que custou 260 pesos por pessoa (recebemos 30 pesos de desconto nos passeios, a partir do segundo, na agência).  Nesse roteiro saímos pelo Canal de Beagle , fomos até o Farol do Fim do Mundo, passamos pela Isla de los lobos e pela Islas de los pássaros e desembarcamos para uma pequena caminhada na Isla Bridge. O outro roteiro, o longo, disponível na Canoero incluía a aproximação da Pinguinera e custava 390 pesos por pessoa. Como já tínhamso visitado a Pinguinera, ficamos com o roteiro curto. Já a Talkeyen Patagonia Turismo oferecia opções de passeio com aproximação da Pinguinera por 400 pesos e à Isla de Los Lobos por 270 pesos. Na agência Tres Marias o roteiro é de 4 horas e inclui uma caminhada na Isla H, vendida como a mais ao sul da Argentina. As saída são às 10h e às 15h e os barcos (veleiros e iates) para no máximo 10 pessoas (400 pesos).

Neste post aqui você pode ver como é a aproximação por barco na Pinguinera

Nosso barco, um catamarã de dois andares,  tinha banheiros e cafeteria e recebemos como souvenir um “certificado de buen navegante” e ainda carimbamos nossos passaportes. Também havia uma fotógrafa a bordo registrando o passeio e o passageiro pode ao final comprar um DVD com fotos e filme, mas nós não adquirimos este produto.

Ushuaia Canal de Beagle Patagônia Farol Isla Bridge

Nosso barco

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Certificado e carimbo no passaporte

Ushuaia Canal de Beagle Farol islas Bridge

Ushuaia Canal de Beagle Farol islas Bridge

Ushuaia ficando para trás

Ushuaia Canal de Beagle Farol islas Bridge

Navegando

Ushuaia Canal de Beagle Farol islas Bridge

Lá dentro do barco alguém caiu no sono =)

Ushuaia Canal de Beagle Farol islas Bridge

Venta MUITO e muito frio, então não esqueça de ir bem agasalhado

Assim que o barco deixou o porto comecei a fotografar e não consegui mais parar durante o passeio, já que era uma vista incrível após a outra. Primeiro a cidade de Ushuaia ficando longe, a neve no topo das montanhas e o mar imenso de cores incríveis. Como já comentei, Ushuaia é muito fotogênica, tem uma luz linda. Depois à medida que íamos nos aproximando das ilhas, do Farol les Eclaireurs, o “Faro del fin del mundo”, ia tentando enquadrá-lo em diversas composições, com o mar, com um barco atrás, com aves por perto. E foi assim até retornar ao porto.

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Isla de los lobos

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Isla de los lobos

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Olha quem já aparece ao fundo

Durante o passeio o barco se aproxima primeiro da Isla de los lobos. De lá fomos em direção ao Farol do fim do mundo. E no caminho surpresa: o rabo de uma baleia! Foi super emocionante vê-la, mesmo que ao longe e rapidinho. Por falta de zoom e sobra de emoção não consegui fotografá-la. Então, o barco diminui a velocidade perto do farol e fez manobras para que quem está os dois lados da embarcação consiga vê-lo bem.

O “farol do fim do mundo”: O Farol Les Eclaireurs, que é o que visitamos no Canal de Beagle, é conhecido por Farol do fim do mundo, mas, na verdade, não é o farol chamado assim por Julio Verne em sua obra “El faro del fin del mundo”. O farol a que se referia Verne ficava na Isla de los Estados, que é mais ao sul do farol atual, e foi construído em 1884. Ele se chamava Faro de San Juan de Salvamaneto e, conforme você pode ficar sabendo no Museu Marítimo de Ushuaia, ele foi desativado em 1902 e ficou abandonado. A partir de 1995 começou-se um movimento de recuperação do farol e o que foi encontrado de original foi levado para o Museu em Ushuaia, onde agora existe uma réplica que pode ser visitada. Já o farol Les Eclaireurs, que tem esse nome por ficar nas ilhas Les Eclaireurs foi construído em 1920.

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Mil ângulos

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Depois seguimos em direção a Isla de los Pásaros, onde você pode ver zilhões de cormoranes. Essas aves não são pinguins, ok? E, por isso, elas voam. Não se assuste =)

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Isla de los pásaros

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Impressiona a quantidade de animais reunidos nas ilhas. É muito bom ver tantos animais assim em seus habitats, sem grades, jaulas. Para preservação do ambiente em nenhuma das ilhas é permitido desembarque. O único desembarque feito é nas Islas Bridges.

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Paisagem feiosa durante a navegação #soquenão

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Nas Islas Bridges não encontramos nenhuma animal, somente uma paisagem de cair o queixo. A parada é rapidinha e eu tive que sair correndo atrás do grupo, pois queria ficar olhando os tipos de plantas, tirando fotos. Então para quem quer saber “o que tem” na ilha, a resposta é: nada. É “somente” uma paisagem linda.

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Adoro essa paisagem

Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol Passeio Ushuaia Canal Beagle Farol

Dica: Faça o passeio no Canal de Beagle assim que chegar a Ushuaia ou nos primeiros dias de viagem. É que a navegação está sujeita às condições climáticas e elas mudam rapidamente por lá. Então deixando pro último dia de viagem você se arrisca a não conseguir fazer o passeio e, dá para notar pelas fotos, é um passeio lindo demais.

Quer receber um MiniGuia de Ushuaia em pdf? Basta se inscrever no blog AQUI

Texto: Jackie; Fotos: Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Somente 02 e 03 de dezembro a Seguros Promo está com VINTE % de desconto! Clique aqui e use o cupom MONDAY (E consiga + 5% de desconto para pagamento via boleto bancário) 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. JC
    08 ago 2016

    Olá! Tudo bem? Vou estar em Ushuaia sw 12 a 17 de janeiro. Alem dos passeios comuns a todos, gostaria de dar um pulo no Faro de San Juan de Salvamaneto. Faz sentido ou não tem nada a ver? Caso seja interessante, quanto deve custar esta esticada? No mais, por enquanto é só isso. Depois tem mais. Obg. JC

    • 06 out 2016

      Olha, nao entendi bem. Vc quer ir e desembarcar no Faro? Não sei se isso é possível não. MAs se for, com certeza vc consegue agendar o passeio la nas agencias que fazem os passeios de barco.
      abs,

  2. 04 jul 2016

    Olá, gostaria de saber em qual agência você fechou o passeio para o Canal do Beagle e para o Passeio Pinguineira, poderia me informar?

    Muito obrigado.

    • 12 jul 2016

      Paulo, isso tá no texto, é a Agencia Info de Ushuaia.
      abs,

      • Fidelis A Paula
        06 jul 2017

        aceita cartao de credito?:

  3. Ana Sá
    09 mar 2015

    Olá,

    Adorei o blog!Irei para Buenos Aires e vou aproveitar para conhecer Ushuaia. Pretendo passar três dias lá. Você acha que vale a pena deixar para ver a hospedagem só quando chegar lá e aí pagar em pesos, o que pelo que tenho pesquisado, sai bem mais em conta, ou é melhor já garantir o hotel pela internet mesmo?

    • 10 mar 2015

      Oi Ana, eu faria o seguinte: daria uma olhada pelo boquins como ta a disponibilidade de hotéis pra datas da sua viagem, assim teria uma ideia se a cidade não esta lotada e corro o risco de ficar perdendo tempo procuranod hotel em hotel ou se tá tranquilo. Estando tranquilo, pode arriscar. Afinal seria uma boa economia, né? Abs e depois me conte, ok?

      • Ana Sá
        11 mar 2015

        Obrigada pela dica! Pode deixar que na volta te conto como foi. Abraços

  4. Leonardo Verza
    23 maio 2014

    Ola! Muito legal seu relato! Estou indo para o ushuaia no feriado de corpus christi entao terei 3 dias inteiros apenas para passear. O que vc me indicaria de imperdivel e mais bonito? O que vi e quero fazer eh o passeio de treno com caes, nao sei se tinha no verao, os demais nao tenho ideia. Este do canal de beagle, desculpa minha ignorancia, mas ele chega onde cruza o pacifico com atlantico? Indicaria alguma agencia de passeios? Obrigado!

    • 12 jun 2014

      Oi Leonardo, o passeio com trenós só no inverno mesmo.
      O que mais gostei foram o parque nacional, os pinguins e o canal de beagle.
      Sim, o beagle é um dos canais que conecta os dois, como o estreito de magalhães, ou a passagem drake. O nome é em homenagem ao HMS Beagle, que tinha Darwin a bordo e passou por ali.
      abs,

  5. Emanuel
    27 jan 2014

    Que fotos!!!

    E o passeio que desembarca na pinguineira, vc recomenda?

    Parabéns pelo site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.