Viagem ao Myanmar: as dicas de Bagan

por Jackie Mota 09.abr.2015

Bagan foi capital do Primeiro Império Birmanês, o Império Pagan (ou Bagan), que teve início por volta do ano 1000 e uma linhagem de 55 reis, caindo no início do século XIV. Hoje, a cidade que pertence ao Myanmar, é conhecida no mundo todo por seu cenário impressionante. Os templos de Bagan, em torno de 2 a 3 mil remanescentes dos até 10 mil que já existiram ali, foram construídos ao longo dos séculos e suas silhuetas produzem uma das visões mais marcantes da Ásia. A cidade vem sendo apontada como um ascendente destino turístico. A Lonely Planet, por exemplo, a colocou no topo do ranking  “The world’s best places to get a ‘yes'” em 2015. Já no meu ranking, Bagan tem, de longe, o título de o lugar mais incrível em que já estive. E permanece também entre as primeiras colocadas na lista de locais onde quero, muito, voltar. hoje compartilho as minhas Dicas de Bagan!

A paisagem de Bagan é inesquecível de qualquer perspectiva. Seja do alto de um templo ou nas estradinhas de terra por entre eles, a gente sempre se impressiona e fica curioso sobre o lugar e aquelas pessoas. E, mesmo quando não há nenhum templo no nosso campo de visão, são essas pessoas e seus hábitos, mas, principalmente, seu sorriso e olhar serenos, que nos despertam curiosidade.

dicas de bagan

Mini monges em Bagan

dicas de bagan

Super duper fofura!

O que é Bagan

Localizada no Vale do Rio Ayeyarwady, Bagan está ao Norte de Yangon e ao Sul de Mandalay, outros grandes destinos turísticos do país. A cidade compreende, na verdade, a cidade de Nyaung U, onde fica o aeroporto e onde a maior parte dos turistas se hospeda; Old Bagan, local original da vila Bagan, onde estão templo importantes; e New Bagan, para onde os moradores locais foram remanejados em 1990. Há também uma vila, Myinkaba, entre Old e New Bagan.

Zona Arqueológica de Bagan tem 26 quilômetros quadrados e está na fila para ser inscrita na lista da Unesco de Patrimônio da Humanidade.

Myanmar Birmânia Burma Bagan Yangon 1004

Quando ir

A foto que me “apresentou” Bagan é de um sobrevôo de balão. No entanto, esse passeio só pode ser feito entre outubro e março. Então, se você puder agendar sua viagem, a melhor época é essa. Junho a setembro são os meses mais quentes e com mais chances de alguma chuva. Mesmo assim, Bagan é, no geral, muito seca.

seguro_viagem_asia_468x60

Quanto tempo ficar

Nós ficamos apenas dois dias e duas noites em Bagan, o suficiente para ver o básico e também para me apaixonar loucamente pelo lugar e pelo povo. Depois daquela viagem meu grande sonho passou a ser poder dividir minha vida entre três casas pelo mundo: Búzios, Londres e Bagan. Se você tem mais tempo no seu roteiro, eu recomendaria tirar pelo menos 4 dias, para ver mais templos e com calma, conversar mais com o povo e também fazer passeios de bate-volta que não fizemos, como o Monte Popa e Salay.

Myanmar Birmânia Burma Bagan Yangon 1416

Como chegar a Bagan

Provavelmente você chegará no Myanmar via Yangon ou Mandalay, já que a cidade não tem vôos diretos para outros países. Dessas duas cidades você pode voar para Bagan.  O aeroporto de Bagan é super organizado e, ó, tem free wi-fi, tá? No post com dicas práticas do Myanmar contei do nosso vôo, com a Yangon Airways, e indiquei outras cias.

Outra opção a partir de Yangon é o ônibus noturno – a Karla Larissa foi assim, leia no blog dela – e de Mandalay dá para ir também de barco.

Veja em detalhes onde ficar e onde comer em Bagan 

Dicas de Bagan: como ver os templos

Além do balão, outras opções para passear por Bagan são as charretes, a bicicleta e o carro. Nós optamos por esse último, pois fomos em maio, época do calor mais surreal. Por sorte, quer dizer, por eu ser aniversariante, tivemos uma trégua com uma boa chuva de presente especial para mim (me deixa achar que foi pra mim, oras rs).

Nós passeamos pelos templos com nosso motorista querido, Aung Aung, e munidos de dois guias – o Lonely Planet para Kindle e o Bagan Pictorial Guide, que compramos no aeroporto local. Com isso, conseguimos aprender um pouco sobre os locais que visitamos. A escolha dos templos foi, na maior parte do tempo, do Aung Aung. Obviamente você já deve ter percebido que é impossível ver todos os templos. Do mesmo modo, todos são tão interessantes e únicos, que não precisa mesmo de uma lista must see. Mas, há sim entre os turistas, alguns mais famosos e eles são o Ananda, o Shwesandaw e o Schwezigon.

Veja muitas fotos dos templos aqui

O que fazer além dos templos

Em Bagan e arredores você pode visitar fábricas de objetos de Laca. Nós fomos a uma e é bem legal ver o processo, super detalhado e demorado.

dicas de bagan

Artesão na fábrica de Laca

dicas de bagan

É a partir desse bambu que se faz a laca

dicas de bagan

Caixinha de lenços de laca

Você também pode visitar uma escola para meninos. Mas é preciso muito cuidado com isso. Como em outros locais da Ásia, existe sempre o risco de golpes, de pessoas pedirem doações para as escolas e não repassarem o dinheiro, de exploração de crianças, exposição das mesmas. Então, informem-se bem e peçam indicação a alguém de confiança. Uma coisa que demonstra que é um golpe, por exemplo, é dizerem que as escolas são só para órfão. No Myanmar isso não é verdade. Por lá as famílias mandam seus meninos para as escolas, até mesmo como forma de economizar na alimentação em casa, e claro, para que aprendam os preceitos budistas. Mas muitos têm sim família e voltam para casa depois. Desconfie também de visitas muito em que peçam as crianças para fazerem algo, ou as exporem. Uma boa saída é não doar o dinheiro diretamente, mas comprar os itens que eles disserem precisar e fazer a doação dos mesmo. Enfim, todo cuidado quando se trata de crianças e turismo é muito pouco. Mas acho realmente uma boa ajudar esse povo que nos recebeu tão bem.

Outros passeios podem ser feitos nos arredores de Bagan. Fiquei com muita vontade de ir a Salay, um monastério a 1,5 hora de Bagan. Outro ponto próximo é o Monte Popa.

Fiz uma lista de hotéis onde se hospedar em Bagan, Yangon, Inle Lake e  para te ajudar

Onde comer e onde dormir em Bagan? Escrevi em detalhes, Consulte!

Veja aqui onde ficar e onde comer em Bagan

Mais sugestões de hotéis em todo o Myanmar

seguro_viagem_asia_200x200

Consulte o índice de posts sobre o Myanmar

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Lucas
    01 set 2018

    Oi Jackie.
    Ótimas dicas sobre as cidades do Myanmar. Parabéns pelo blog.
    Estou indo pra lá agora em novembro com minha esposa. Você poderia, por gentileza, me enviar o contato do motorista?

    Obrigado!

    • 02 set 2018

      Oi Lucas, que bom que curtiu o post. Já foi enviado =)
      Abs e boa viagem!

  2. Renata
    30 jul 2017

    Olá. Tudo bem?

    Estou usando muitas dicas suas para organizar minha viagem para Myanmar. Parabéns pela qualidade do blog!

    Será que poderia me enviar o contato do seu guia, por favor?

    Obrigada

  3. Dulce
    02 jul 2017

    Olá, Jackie
    Viajo para Myanmar em fevereiro próximo. Se puder me passe o contato do Sr.Aung Aung em Bagan. Muito boas suas dicas. Parabéns pelo blog!

  4. Gleice
    19 fev 2017

    Olá Jackie, meu marido e eu moramos em Shanghai e vamos para Bagan agora em março (tbm meu aniversário e nossa última viagem morando na Ásia – estamos voltando para o Brasil). Você poderia me passar o contato do motorista por favor?
    Obrigada e amei seus posts.

  5. Fabio
    17 jan 2017

    Parabéns pelo Blog!
    Estou indo para o Myanmar em duas semanas e as suas dicas têm me ajudado muito!
    Você poderia me passar o contato do motorista que você contratou em Bagan?
    Por acaso, você lembra o valor cobrado por ele?
    Muito obrigado!

  6. Carolina
    16 jan 2017

    Oi Jackie!!! Incrível sei blog!! Está me ajudando muito na organização da minha viagem ao sudeste asiatico!!
    Será que você poderia me passar o contato do senhor Aung Aung? Você se lembra mais ou menos quanto pagaram??
    Muito obrigada!!!
    Beijos

  7. Alexandre
    06 jan 2017

    Olá, Jakie! Você poderia me passar o contato do taxista? Muito obrigado!

  8. Debora
    06 jan 2017

    Olá Jakie! Estou indo para o Myanmar em março e seu blog está sendo muito útil para mim. Parabéns pelas valiosas dicas e informações. Você poderia me passar o contato do taxista. Obrigada, Débora.

  9. JEAN
    07 nov 2016

    Olá Jackie,

    Boa tarde!!! Vc poderia me passar o contato do taxista que acompanhou vcs?!?! Desde já obrigada.

    • 15 nov 2016

      Enviado. Boa viagem!

      • Priscilla
        16 nov 2016

        Eu Tb gostaria! Por favor

      • 13 dez 2016

        acabei de enviar. Abs!

      • Fabiane
        12 fev 2017

        Jackie tudo bem?

        Por favor, gostaria do contato do guia em Mianmar, vou agora final de março pra lá, se puder me enviar agradeço muito.

        Att
        Fabiane

    • Claudio
      22 set 2017

      Ola Jackie

      Adorei seu post .
      vamos aceitar suas sugestões e iremos , eu esposa e 3 jovens filhos para Myanmar em dezembro deste ano 2017.

      voce me passa o contato do seu guia la ?

      outra pergunta :
      você acha legal ir de Barco de Mandalay a Bagan ?

  10. Daniele
    30 out 2016

    Boa noite Jackie!

    Adorei seu relato sobre o Myanmar! Estarei em Yangon e Bagan com meu namorado, irmã e cunhado daqui a duas semanas e gostaria do contato do guia que você contratou em Bagan, sr Aung Aung.
    Muito obrigada e que venham muitas outras viagens!

    Bjs

  11. Victor Ramos
    24 out 2016

    Ola parabens pelo blog! Estou viajando demais nos teus posts (nas infos e principalmente nas fotos), e anotando direitinho as dicas. Curiosamente vamos passar o aniversário da minha namorada em Bagan e espero que seja tão especial quanto o seu. Estarei em bagan no começo de Janeiro, voce pode me passar o contato do Aung Aung? Agradeço demais.
    Grande abraco.

    • 31 out 2016

      Enviado, Victor!
      Ah, espero que seja mega especial. Depois marca a gente lá no facebook!
      abs,

  12. Vítor
    19 ago 2016

    Olá Jackie!

    Estou indo para Bagan em Novembro e consegui reservar os trechos Yangon – Nyuang-u pela AirKBz, com pagamento em Cartão de crédito. Penso que por agora que devem ter implementado o sistema de pagamento online.

    Você poderia me enviar o contato do motorista, por favor?

    Abs,
    Vítor

    • 06 out 2016

      Que ótima noticia essa das passagens!
      Estou enviando agora por email o contato.
      abs,
      Jackie

  13. yasmin
    16 ago 2016

    Ooie
    Voce pode me passar o contato do aung aung, por favor. Estou indo em novembro! Obrigada 😀

  14. Alessandra
    10 ago 2016

    Bom dia,
    Adorando seu blog!!
    Será que você pode passar o contato do senhor Aung Aung?
    Muito obrigada!!!
    Beijos

  15. LUIZ KAUER
    22 maio 2016

    Ola Jackie
    Vamos para Bagan em março/2017
    Você pode me passar o contato do Aung Aung?
    Abraço e Obrigado,
    Kauer

  16. Augustuzs Neto
    26 abr 2016

    Oi Jackie, bom dia!
    Vou pra Myanmar em novembro, pretendo ficar 10-8 dias e passar por Mandalay, Yangoon, Inle Lake e Bagan.
    Como não é possível comprar trechos aéreos internos pela internet, quero saber se é tranquilo comprar lá já que meu itinerário é todo encaixadinho, rsrs, e atrasos provocariam um efeito dominó.
    Obrigado.

    • 07 maio 2016

      Oi augusto, vc consegue comprar os voos pela internet sim, só que por agencia, diretamente não consegue mesmo. Tente esta agencia (foi a que usamos, justamente pq com poucos dias não dá pra arriscar, ne): Seven Diamonds Travel, com quem tratamos tudo por email (sdm.marketing2009@gmail.com).
      PS: se ainda não tiver reservado hotel, não deixe de dar uma olhada pelo nosso link no booking. Você não paga nada a mais, e a gente recebe uma comissão, o que ajuda o blog. Agradecemos o apoio! O link é https://www.viajesim.com/hoteis para uma busca que vai direto pro Booking. No site vc vai ver nossa logomarca lá em cima =)
      abs,

      • Augusto Neto
        01 jul 2016

        Muito obrigado pelas dicas. Pode me mandar o contato do Aung Aung? Tenha um ótimo weekend!!!

      • 12 jul 2016

        Mandando por email agora. abs!

  17. Amanda Cristina Gomes
    21 abr 2016

    Adorei as dicas. Começando a sonhar agora com Bagan.

  18. 13 abr 2016

    Olá amigos,
    Gostaria de dicas pra minha viagem à Myanmar em Agosto próximo.
    Dicas com relação à contratação de guia local tanto para Bagan como para Mandalay.
    Agradeço a ajuda!!!! Abraços,
    Mario.

    • 18 abr 2016

      Olá Mario, te enviarei por email o contato do motorista que usamos.
      abs,

  19. Delfim
    16 dez 2015

    Adorei a matéria! ! !
    Vou para Bagan em janeiro 2016
    Você pode, por favor, me passar o contato do aung aung
    Obrigado
    Delfim

  20. Amanda
    17 nov 2015

    Olá!!
    Adorei o post. Super útil!
    Mas mesmo assim procuro voos para Bagan e não acho em nenhuma companhia aérea.
    Por qual você indica comprar esses voos internos?
    Estarei em Yangoon
    Obrigada!
    Beijos

    • 21 nov 2015

      OI Amanda, no post eu falo que usei uma agencia pra reservar esses voos, pois só as empresas governamentais fazem os trajetos internos e elas não vendem pela internet (pelo menos não quando viajei). abs,

  21. Melissa
    10 out 2015

    Olá Jackie!
    Seus posts têm sido muito úteis para o planejamento da minha viagem pelo Sudeste Asiático, obrigada pelas postagens tão bacanas!
    Você poderia enviar o contato do motorista de Bagan?
    Obrigada!
    Beijos

  22. Cláudia
    12 set 2015

    Oi, Jackie! Farei uma viagem ao Myanmar em novembro e gostaria, por favor, do contato do senhor que guiou vocês por Bagan.
    Parabéns pelo blog! Ele é fantástico!!!
    Obs: Me formei com o seu marido no Fundão. 🙂
    Bjos!
    Cláudia Righy

    • 17 set 2015

      Oi Cláudia, que legal! Vou falar com ele =)
      Tenha uma boa viagem!
      Vou enviar o contato por email.
      bjs.

      • sabrina
        25 set 2015

        oi Jackie!!! me passa o contato tbm por favor, estou planejando ir em junho 2016. obrigada!!

      • 28 set 2015

        enviado!
        bjs,

  23. 27 abr 2015

    Oi!
    Estou amando os posts sobre Myanmar 🙂
    Voces ficaram 2 dias inteiros em Bagan e 1 dia inteiro em Yangon? Vi que voce sugeriu de ficar uns 4 dias em Bagan, mas voce acha que 1 dia eh suficiente para Yangon?
    Voces foram para algum outro lugar em Myanmar?
    E voce pode me passar o contato do motorista de Bagan?
    MUITO obrigada!
    Bjos
    Carol Akemi

    • 29 abr 2015

      Oi Carol, ficamos 2 dias e 2 noites em Bagan e 2 noites e 1 dia em Yangon (pq tivemos um problema com o voo e ai perdemos um dia em yangon, chegamos tipo umas 19h da noite ja). Acho que 2 e 2 dá pra fazer o básico, como da pra ver pelos posts a gente conseguiu ver o principal de yangon, mas um dia mais veria com mais calma, pararia pra almoçar/jantar com calma.
      Nao fomso a mais nenhum lugar, mas queria mt ir ao Inle Lake, parece valer mt a pena. Tb tem passeio perto de baga que me pareceu legal (mencionei nos posts sobre baga) e tem o Monte Popa, que vc vai a partir de yanaon.
      envio o email do motorista por email.
      bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.