Modelo de autorização para viajar de avião grávida em inglês para download

por Jackie Mota 07.set.2018

Para viajantes de carteirinha uma gravidez vira apenas mais motivos para preparar as malas e partir. Mas, assim como pouca gente está ciente da necessidade de comprar um seguro viagem específico para  gestante em viagens para fora do país, a informação de que as companhias aéreas podem exigir que grávidas apresentem uma autorização médica para realizar a viagem também é pouco conhecida. Como viajei ao exterior duas vezes na minha gestação, pesquisei e levei esse documento comigo. Não o encontrei pronto em nenhum site e, então, para facilitar a vida de outras gestantes, estou compartilhando aqui para download um modelo de autorização para viajar de avião grávida em inglês que você poderá usar na sua viagem ao exterior.

Mulher grávida no John Lennon's Wall em Praga

Nossa Babymoon final: eu, grávida de 32 semanas em Praga

Regras para viajar grávida para o exterior

As regras para a viagem de gestantes ao exterior variam de companhia para companhia. Por isso, antes de comprar sua passagem, cheque no site da companhia qual a política praticada. Em geral, as empresas não fazem exigências para viagens de mulheres com até 28 semanas de gestação quando feto único ou 25 semanas em gestação gemelar. Todas colocam um limite de idade gestacional para o embarque, que varia de 34 a 36 semanas em gestação única e costuma ser de 32 semanas para gravidez de gêmeos.

Muitas companhias informam em seus sites que gestantes acima de 25 semanas devem apresentar uma autorização médica para voar e algumas possuem modelos próprios. No entanto, os médicos nem sempre sabem como formatar esse documento que, preferencialmente, deve estar na língua do local em que você viajará ou numa língua de fácil compreensão na hora do embarque (como o Inglês). Quando viajei pesquisei e não encontrei nenhum modelo para download, por isso eu fiz as minhas autorizações em Inglês, que foram assinadas pela minha obstetra e estou colocando para download no blog. Tentei incluir as informações mais importantes e solicitadas por empresas diferentes.       

Ao viajar grávida, não esqueça que nem todo seguro viagem cobre mulheres gestantes. O seguro gratuito dos cartões de crédito, por exemplo, exclui a gravidez de sua cobertura. Por isso, compre um seguro de viagem adequado à sua condição – tempo de gestação, idade da mãe etc. Para saber mais sobre o assunto leia o post com a pesquisa que fiz quando eu viajei e escolha qual o seguro viagem mais adequado para você.    

Mulher grávida posa em jardim com neve e estátuas em Budapeste

Dá para perceber que estou de 33 semanas nesta foto? Fim da Babymoon na Europa em janeiro. A foto é em Budapeste

Minha experiência viajando grávida para o exterior 

Viajei grávida com a Copa Airlines, quando estava com 24 a 26 semanas e depois com a Gol, a TAP e a WizzAir com 31 a 33 semanas. A TAP, a WizzAir e a Gol pediram as autorizações nos vôos de volta, quando eu já estava hiper barriguda. No caso da Gol o vôo era nacional – nosso vôo da Tap ia até Fortaleza e de lá viríamos ao Rio com a Gol – e utilizei o termo de responsabilidade que eles disponibilizam no site, em português.

Na TAP o limite de permissão para viagem é de 36 semanas ou até 4 semanas antes da data prevista do parto para uma gravidez sem complicações e 32 semanas para grávidas de gêmeos, trigêmeos etc. Em ambos os casos, segundo a cia, as futuras mães devem estar munidas de declaração médica a partir das 28 semanas e o documento deve atestar que a sua gravidez não tem complicações e informar o tempo de gestação. 

É necessária autorização prévia do médico TAP nas seguintes situações de gravidez:

  • de risco e alto-risco;
  • com complicações;
  • com mais de 36 semanas;
  • de gêmeos, trigêmeos com mais de 32 semanas;
  • existência de dúvidas sobre o tempo de gestação e sobre a data prevista do parto;
  • com previsão de complicações no parto;
  • risco de aborto ou aborto recente.

Nesses casos, acesse o site da TAP e baixe o modelo o Medical Information for Fitness to Travel – MEDIF (PDF, 0.1MB, PT), que deve ser preenchido pelo seu médico e enviado à TAP. Depois de um médico da TAP analisar este documento, a passageira é informada se pode viajar em segurança e em que condições.

Como as companhias informam que podem solicitar uma declaração médica, eu sugiro que você sempre leve esse documento e também o contato do seu médico, caso alguma autoridade exija uma informação extra. Dessa forma você evita estresses na hora do embarque.

Mulher grávida em Museu

Na volta dessa viagem todas as cias me pediram declaração médica. Também, olha o tamanho do meu barrigão =)

Modelo de autorização para viajar de avião grávida em inglês 

O modelo de autorização para viajar de avião grávida em inglês que preparei está disponível para download nos formatos pages, word e pdf. O arquivo contém duas páginas: a primeira é o documento que você levará e a segunda as instruções para preenchimento (portanto, você só precisa imprimir a primeira página). Faça uma autorização para cada vôo da sua viagem. 

Download Autorização para viajar de avião grávida em inglês – Pages

Download Autorização para viajar de avião grávida em inglês – Word

Download Autorização para viajar de avião grávida em inglês – PDF

Espero que tenha gostado do post e que ele ajude na organização da sua viagem. Qualquer dúvida é só deixar um comentário! 

Leia todos os posts sobre viagem grávida

 

 

 

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Pingback: Regras para viagens de grávidas no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.