Mochilão: roteiro planejado

por Jackie Mota 04.jan.2012

Depois de muita pesquisa em guias, sites e blogs fechamos um roteiro que gostaríamos de fazer conjugando Bolívia e Peru em fevereiro de 2012. Seriam 20 cidades em 19 dias. Corretíssimo! Dividimos aqui nosso projeto “Mochilão: roteiro planejado“, contando o porquê de nossas escolhas.

Bom, a primeira coisa é que, sabendo que o roteiro está apertado e que muitos imprevistos podem acontecer (xô, mal da altitude!), deixamos dois dias em Lima como coringas.  Eu estou empolgadíssima para ir a Lima depois de ler uns relatos muito legais, especialmente o Idas e Vindas da Carla Portillho, mas a questão é que é muito mais fácil voarmos num feriadão para Lima algum dia novamente, do que voltarmos a Nazca, por exemplo. Então se decidirmos ficar mais tempo em uma das 8 paradas anteriores a Lima, sacrificaremos um dos dias reservados para a capital peruana.

Abaixo está o nosso roteiro planejado, mas não engessado.

Iquique

Temos uma escala de 8 horas na cidade chilena. Não conseguimos informações com ninguém que tenha passado por lá para saber se é possível fazer algum passeio na cidade com tão pouco tempo – porque na verdade são 8 horas menos tem o tempo do desembarque e as duas horas de antecedência para o embarque. Queríamos ir ao Zofri, a maior zona franca da América Latina, mas parece que fica a 1h30 do aeroporto. Então ainda não sabemos se vai dar para fazer algo por aqui.

Veja como foi nosso dia em Iquique

La Paz

Nossa primeira parada na Bolívia. Serão dois dias e uma noite. A idéia é conhecer a cidade, visitar o mercado das bruxas e outras atrações e fazer um passeio próximo, como o Valle de la Luna. Não poderemos ir a Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo, porque é preciso se aclimatar à altitude local antes por pelo menos dois dias. Daqui iremos de ônibus para Uyuni.

Veja os posts de La Paz

Uyuni

É o ponto de saída da travessia do Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Os passeios aqui são padronizados e serão 3 dias e 2 noites no deserto. Depois, ônibus atéééé Copacabana. É chão, viu.

Leia tudo sobre Uyuni

Copacabana e Isla del sol

Um dos destinos pelo qual estou mais ansiosa. Vamos conhecer em um dia e uma noite o Lago Titicaca e queremos dormir na ilha, conforme as dicas que recebemos. Mais ônibus, mas desta vez é rapidinho para atravessar a fronteira com o Peru.

Veja o índice de posts da Bolívia

Não viaje sem seguro:

Puno e Isla Uros

Já no Peru, Puno seria só passagem. A idéia é visitar em uma tarde apenas as ilhas flutuantes e seguir viagem, no ônibus noturno, para Arequipa.

Arequipa

Os relatos sobre a cidade são sempre muito positivos. Muita gente fica pelo menos 3 dias na cidade, mas nós ficaremos apenas um. Com esse tempo a idéia é ver apenas as principais atrações como o Convento de Santa Catalina. Quem fica mais faz a excursão ao Cãnion del Colca. E toca o ônibus até Nazca.

Nazca

Em Nazca vamos fazer o sobrevôo às famosas linhas de Nazca e acho que ainda vai dar tempo de fazer um city tour e ver outras atrações. Ficaremos uma noite e um dia. Mais ônibus até Pisco.

Pisco

Vamos passar a noite em Pisco, que será a base para um passeio às Islas Ballestas, conhecidas como a Galápagos dos pobres, no dia seguinte. Se der tempo, queríamos ir a Huacachina, um oásis no meio das dunas de Ica. E finalmente o último ônibus da viagem: vamos para Lima.

Lima

Temos 3 noites e dois dias programados em Lima, mas como disse, serão nossos coringas para atrasos no roteiro até aqui. Se tudo der certo, imagino que a primeira noite será apenas para descansar. Aí teremos dois dias e duas noites para explorar as possibilidades gastronômicas da cidade, fazer um tour de bicicleta, ir a um cassino, além de visitar os sítios históricos. Dessa vez a viagem segue de avião para Cusco.

Cusco

Temos 4 noites e 5 dias na cidade. O único dia planejado é o da ida à Macchu Picchu, que é antecedido por uma noite em Aguas Calientes. Mas a idéia é fazer um passeio que chamam de city tour no primeiro dia; Vale Sagrado no segundo dia, indo direto para o pernoite em Aguas Calientes; no terceiro dia, subir a Machu Picchu e voltar para dormir em Cusco. Nos dois últimos dias, explorar mais o Vale Sagrado e a cidade. Embarcamos no fim da tarde do 5º dia.

Assim na tela até parece um super planejamento, mas a verdade é que só temos reservas para o hotel em La Paz, o vôo de Lima a Cusco, o hotel do primeiro dia nessa cidade e o trem a Machu Picchu. De resto, existe nossa vontade e telefones e endereços de referência. Foi bem complicado planejar essa viagem pela internet. A sensação que dá lendo e conversando com quem já foi é que chegando lá “tudo flui”. Vamos ver. A gente volta para contar.

Ah, uma última coisa: se tem alguma dica, deixe aqui para gente nos comentários.

Veja como foi essa viagem na prática

Índice de posts do Mochilão

 
 
instagram viajesim

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Luciana
    18 jun 2015

    Oi, Jackie!
    Adorei seu roteiro e informações, muito bem elaborado.
    Vc se importaria em dizer quanto gastou aproximadamente com transporte, comida, hospedagem e etc, pra que eu possa começar a me programar?! 🙂
    Estou pensando em fazer em 20 dias no período de fevereiro ou abril ou que acha?

    • 09 jul 2015

      Oi Luciana, que bom que gostou, fico feliz. No me recordo dos valores direitinho – agora tenho sempre colocado logo nos posts, pra não esquecer mais. No geral foi bem barato, pois comida era baratíssimo na Bolívia e Peru. Acho que abril é mais aconselhável porque fevereiro ainda é período de chuvas (tem um post sobre isso aqui, dá uma olhada). bjs,

  2. Tatiane Dias
    05 fev 2014

    Oi, Jackie!
    Vc se importaria de dar sua opinião?!
    Tô planejando a viagem pro Peru. Temos 20 dias de livre e somos loucos pra conhecer o Peru como um todo pensamos em fazer assim:
    Dia 1: RJ-Lima
    Dia 2: Lima
    Dia 3 – Lima
    Dia 4 – Lima – Nazca
    Dia 5: Lima – Nazca
    Dia 6 – Nazca – Arequipa
    Dia 7 – Arequipa
    Dia 8 – Arequipa – Puno
    Dia 9 – Puno
    Dia 10 – Puno
    Dia 11 – Puno – Cusco
    Dia 12: Cusco
    Dia 13: Valle Sagrado
    Dia 14: Valle Sagrado
    Dia 15: Valle Sagrado
    Dia 16: Aguas Calientes – Machu Picchu
    Dia 17: Machu Picchu – Cusco
    Dia 18: Cusco
    Dia 19: Cusco-RJ

    Uma coisa que sabemos é que nossas viagens são num ritmo mais lento, nada é muito na correria. Por isso, são números grandes de dias por cidades.

    Você acha 20 dias muito? Vc acha que deveria incluir mais algum lugar no peru sendo tantos dias?!

    Obrigada, pela opinião vai ajudar muito na escolha de 15 ou 20 dias no Peru. 🙂

    • 06 fev 2014

      Oi Tatiane. não são poucos dias. Com 20 dias eu fiz essas cidades e mais Paracas e ainda Bolívia.
      Dá perfeitamente pra fazer Bolívia e Peru com essas datas.
      Mas no Peru tem muuuita coisa pra ver, então tb jamais será muito, sempre terá coisa pra fazer.
      O que eu faria é tirar dias de Cusco e Vale Sagrado. Tem 8 aí.”E vc repetiu Dia 4 – Lima – Nazca
      Dia 5: Lima – Nazca”
      Mas depende do que vc quer nas outras cidades.

      Em Nazca, por exemplo, apenas o dia basta. Existe um outro programa na cidade apenas e no máximo vc levaria o resto do dia. Então no máximo um dia inteiro e dormir na cidade.

      Em Arequipa se for conhecer apenas a cidade dois dias está ótimo. Mas saindo da cidade há programas para o Vale del Colca, de até 3 dias. Opções de trekking etc. Então se for querer fazer algo nesse estilo pode usar os dias ali.

      Em Puno suponho que tts dias seja pra ir a isla del sol, certo? Pq em Puno mesmo não tem nada pra ver.
      Aí é um dia pra isla del sol (bate-volta) ou 2 se quiser dormir lá. Pra puno não precisa reservar nada. Mais uma tarde ou uma manha pra islas uros. E pra Copacabana tb são poucas horas, não precisa reservar um dia.

      Se vc optar por tirar dias do vale sagrado, mas não for fazer excursões de trekking etc, tem Paracas, que eu gostei muito (veja aqui:https://www.viajesim.com/2013/02/paracas-o-candelabro-as-islas-ballestas-e-o-choclo-gigante.html) e tem Ica, que fica perto e eu não fui, mas achei MUITO interessante. Tem dunas e até vinhedos, dá uma pesquisada.

      Enfim, se não for tirar incluir nenhuma cidade, eu deixaria um dia a mais em Lima, tirando de Cusco.

      Não deixe de citar que a gente ajudou no planejamento, ok?
      abs,

      • Tatiane Dias
        06 fev 2014

        Obrigada, Jackie! Depois que mandei lembrei de Paracas! Não queria incluir a Bolivia, porque gostaria de fazer com calma depois. Mas vou pensar!

        Obrigada pela ajuda!

    • 06 fev 2014

      Ah, vc quer saber se 15 dias seriam suficientes, certo? Sim, seriam pra essa programação que vc escolheu,. Ficaria assim:

      Dia 1: RJ-Lima
      Dia 2: Lima
      Dia 3 – Lima
      Dia 4 – Lima (ida pra Nazca durante o dia, se vc for {a noite creio que náo dá tempo de vc estar em Nazca pro sobrevvo, que só sai pela manha bem cedo, confirme o tempo de viagem, mas é longe, pq quebramos parando em Paracas).
      Dia 5: Nazca. à noite ida pra Arequipa.
      Dia 6 – Arequipa
      Dia 7 – Arequipa- noite ida pra Puno
      Dia 8 – Puno. Passeio pela manha nas islas uros. Ida a tarde pra Copacabana.
      Dia 9 – Ida pela manha pra isla del sol.
      Dia 10 – Volta da isla del sol. copacabana-puno-trem pra Cusco.
      Dia 11 – Cusco.
      Dia 12: Vale Sagrado
      Dia 13: Vale Sagrado
      Dia 14: Machu Picchu.
      Dia 15: Cusco e Volta.

  3. Ana Claudia
    15 set 2013

    Adorei o blog, estou planejando ir P a Bolívia. Só quero conhecer La Paz e o Salar e, depois partir para o Peru. Minha dúvida maior é com relação ao dinheiro (mais ou menos quanto vcs gastaram nestes dias) e como levar (cartão de crédito,vtm?) . Gostei muito dos detalhes, isso com certeza nos ajuda muito a planejar. Muito obrigada por compartilhar com tanta precisão.

    • 16 set 2013

      Olá Ana Claudia, na Bolívia os custos foram bem baixos, é um país bem barato.
      Nos posts da Bolivia – você pode ver todos aqui https://www.viajesim.com/categorias/bolivia – tem o custo dos passeios, como ir a Tiwanaco, do hotel e do salar e passagem e até das compras de roupas.
      Para Bolívia eu aconselho levar em dinheiro mesmo.
      Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.