Mochilão: que roupas levar?

por Jackie Mota 02.fev.2012

Uma das coisas que mais me afligiam antes do nosso primeiro mochilão era decidir que roupas levar. Eu não queria levar nada inútil, tinha medo de passar frio, de passar calor, a maior insegurança. Eu ficava olhando as fotos de todo mundo e reparando nas roupas, perguntava o número de peças pra quem já tinha ido, uma verdadeira pesquisa. E no fim, nossas malas, digo, nossas mochilas arrasaram! Usamos quase todas as peças dos nosso 20 kgs de bagagem para nossos 19 dias de viagem. Sim, somados, tínhamos 20 kgs de mochilas e, vejam só, ainda dava para ter cortado alguma coisa.

que roupas levar em um mochilão bolívia peru
As mochilas na rodoviária de La Paz

Claro, lavamos tudo durante a viagem e é esse o segredo para levar pouca coisa. Não se importar em repetir roupa e nem em gastar uns tostões para lavar tudo. E ainda compramos, como prevíamos, uns itens na Bolívia, bem mais em conta que aqui, e outros itens em Lima e Cusco, esses só pelo consumismo mesmo, nada de necessidade =)

Coube tudinho nas mochilas, até porque eram peças pequenas e leves (tirando os casacos). Mas daria até pra levar menos coisas, se lavássemos as roupas mais vezes. Como nosso roteiro no início era super corrido, preferi garantir pelo menos uma semana de roupas limpas. Mas para uma próxima vez, acho que a mochila irá ainda mais leve.

Então, vamos lá, o que tinha nas mochilas? Primeiro, a feminina.

 
que roupas levar em um mochilão bolívia peru
 
Foto tirada durante a arrumação

Roupas da Jackie

A estratégia era ter roupas “de baixo”, camisetes, blusinhas e blusas de manga longa para trocar todo dia. As blusas “externas” poderiam ser repetidas. Essas eram blusas com gola alta e um casaco quentinho. Na Bolívia comprei o kit calça e casaco corta-vento, muito útil no deserto. Como teríamos dias mais “urbanos”, levei também um vestidinho (que acabei não usando), uma camisa mais arrumadinha e um short/saia. Esse short/saia acabei usando muito durante a viagem e não só pra sair. Usei-o com meia-calça, pois era super confortável para viajar de ônibus, por exemplo, quando a legging estava suja. Adoro meia-calça e foram muito úteis para ter roupa limpa todo dia, revezando com as calças. Se fosse mudar algo, levaria mais uma legging e tiraria um sueter.

Roupas “de baixo”
2 Blusas de manga longa
4 camisetas/camisetes
4 blusinhas
3 meia-calças fio 80
Meias (compridas, para usar com a bota)
Roupa íntima
1 biquini (pra usar nas águas termais)
1 pijaminha

Roupa “externa”
1 camisa branca de manga comprida mais arrumadinha
1 blusa mais grossinha com manga 3/4
2 blusas largas e compridas
2 blusas de manga longa e gola alta
1 suéter sem gola
1 casaco quentinho
1 casaco corta vento (comprado na Bolívia)
1 vestido
1 shortinho/saia
1 calça jeans
1 calça legging preta
1 calça corta vento (comprada na Bolívia)
1 cachecol
1 xale (vira cachecol, xale, pashmina etc)
1 cinto
1 par de luvas

Sapatos
1 bota
1 sapatilha
1 havaiana (que teve que ser dividida com o Ro, porque esqueci a dele em casa, hehe. E sim, eu tenho um pezão)

  • Comprados em Lima e Cusco
  • 1 suéter preto
  • sobretudo impermeável (que usei à beça em Cusco)
  • blusinha de manga curta

Roupas do Rômulo

Para o Rômulo a estratégia era intercalar calças e bermudas, para não ficar com muito volume na mochila. Ele também comprou uma calça corta-vento na Bolívia, assim como uma calça térmica, para usar por baixo em dias mais frios. Blusas “de baixo”, camisas, suficientes para uma semana e blusas “externas”, apenas dois sueters e um casaco corta vento.

Roupas internas

8 camisas de manga curta (sendo uma mais socialzinha)
1 calça térmica (comprada na Bolívia)

Roupas externas
2 bermudas jeans
2 calças jeans
2 sueteres
1 casaco impermeavel e quentinho
1 calça corta vento (comprada na Bolívia)
1 par de luvas

Sapatos
1 bota
1 All-star

  • Comprado em Lima
  • 1 tênis
que roupas levar em um mochilão bolívia peru
 
Tudo pronto para embarcar: dois mochilões, uma bolsa e a mochila de mão

Outros itens

  1. Além das roupas, nas mochilas tínhamos duas necessaires. Uma grandona, pendurável, onde ia tudo que era para ser usado no banho e outra, menor, com os outros itens. Deu super certo essa divisão.
    Levamos itens básicos, só o indispensável mesmo. E depois farei um post sobre os cosméticos úteis para essa viagem. 
  2. Também levamos uma mochila “comum” (que os mochileiros chamam de mochila de ataque), que foi como bolsa de mão (jamais embarco sem uma bolsa de mão, com itens e roupas para passar pelo menos 2 dias) e usávamos no dia a dia e uma bolsa estilo carteiro, feminina.
  3. Usei uma necessaire pequena só para os remédios, que assim ficavam fáceis de serem achados.
  4. Uma toalha super absorvente (que usamos muito, especialmente na travessia do deserto).
  5. Na mochila e na bolsa que usávamos diariamente iam a carteira de viagem, o Kindle (que tinha guias de viagem, nossas reservas etc), fones de ouvido, a bolsinha de remédios, um kit (para cada!) com papel higiênico e alcool gel, lenços umedecidos, a máquina fotográfica, o caderninho de anotações etc.
  6. Levamos as doleiras – aquelas bolsinhas para usar por baixo da roupa e guardar dinheiro etc – e não usamos. Em nenhum momento sentimos necessidade.
    +

Gostou do post? Confira todos sobre o mochilão aqui.

Fotos: Arquivo pessoal

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Tatiane Souza
    08 abr 2019

    Oi Jackie, parabéns pelo texto. Vi que você comprou itens com função corta vento na Bolívia. Será que consigo encontrar estes itens com facilidade no Peru também? (especificamente em Cusco)

  2. Evandro Rodrigo Luchetta
    03 mar 2019

    Olá! Vou viajar para a Bolívia em março, e de lá vou conhecer a Ilha de Páscoa, Chile Vou ficar 5 dias em cada destino – vou enjoar de tanto tempo voando!!! Já vi vários sites e blogs, todos muito bons; mas você(s) estão de parabéns! NOTA DEZ, CEM, MIL!!!
    Por mais experiência que se possa ter, creio que todo viajante tem aquele frio na barriga quando o assunto é: o que levar? Pois estava um tanto ansioso, pois já passou da hora de fazer meu checklist, já que viajo em 6 dias. ESTAVA ansioso até ler o material que vocês compartilham! Tudo ficou claro, o trabalho do blog é excelente. PARABÉNS!!!

  3. Roberta
    22 jul 2015

    Oi Jackie, tudo bom?
    Adorei seu blog e fiquei feliz por ti. Eu estou planejando em fazer um mochilão por todo o Chile, Peru e Bolívia em janeiro e estou com uma enorme dificuldade de escolher uma mochila adequada… Tenho 1,68 e peso 56 kilos e não me importo de repetir roupas, então estava pensando em comprar uma de 30kilos… O q VC acha?

    • 05 ago 2015

      Oi Roberta, tudo bem? ó, vc é um pouco mais alta que eu (tenho 1,63), e deve ser mais magrinha, pq temos o mesmo peso. Eu não tenho muita experiência com mochilas, pois essa foi a única vez que usamos mochilão, das outras vezes usamos mochila comum (como pra viagem pra asia). E essa mochila foi emprestada. Ela não me incomodou na época não, mas depois dessa viagem a cada vez eu tendo a levar menos coisas. Na viagem da asia, por exemplo, levamos mochilas comuns, dessas de colégio, sabe? E deu tranquilo. Agora viajamos pela europa no verão e usei uma mala de bordo. Entao, pra tentar te ajudar, te indico sites onde talvez vc encontre opiniões. No blog da Fernanda, o Preciso Viajar, talvez ela tenha mais ideias, pois fez volta ao mundo (mas não sei se foi com mochila, ta)? beijo!

  4. fernanda
    25 nov 2014

    oi! vcs foram em que época do ano?

    • 27 nov 2014

      Fevereiro!

      • Thaís
        23 fev 2015

        Olá Jackie! Tenho que dizer que Adorei o blog.
        Estou bem perdida quanto ao que levar.
        Vou ao Peru agora em Março. Pretendemos ficar pouco mais de 3 semanas (Vou com meu marido, e será nossa primeira viagem internacional!), e começar por Lima e ir “descendo” de ônibus até chegar em Águas Calientes…
        Agora é um período que pelo que pesquisei é verão, mas vi que levou roupas de frio. O que me aconselha? Aliás se quiser aconselhar mais coisas pode também viu! kkkk
        Gostaria muito de levar uma máquina semi profissional que comprei, mas tenho medo de roubo…li uns relatos ruins 🙁 ainda não tenho mochila apropriada para o equipamento, pensei em levar na mochila de ataque, e levar uma outra cargueira para mim + uma cargueira do marido.
        Vamos lá pro dia 09/03 (provavelmente, ainda não compramos as passagens e vamos pagar caro por isso 🙁 kkkkk literalmente!).
        Não quero nem pensar senão piro de ansiedade!
        Obrigada por compartilhar suas experiências!
        BEIJOS!! 😀

      • 23 fev 2015

        Oi Thaís, que legal! Olha, eu fui em janeiro e peguei frio no deserto, o Salar de Uyuni, e também em Cusco e arredores. Durante o dia até que ficava ok, mas à noite fez frio sim. Mas nenhum frio excepcional, claro. As roupas que levei foram as que estão na lista nesse post, e o que achei bem útil foi um casaco corta vento. O que achei muito útil foi um casaco corta-vento, que jogava por cima de tudo. Quanto à câmera, leve sim. Faça como vc disse, coloque na sua mochila e ande com ela o tempo todo, não coloque no bagageiro de ônibus, nem despache no avião. Quando eu fui não me senti ameaçada em nenhum trecho, e não tivemos nenhum problema. As paisagens são lindas e valem o registro. Aproveite e qq dúvida é só deixar aqui! bjs,

  5. Bruna Marugan
    25 jul 2014

    Compensa levar um ferro de viagem? Gosto de fazer mochilão mas dependendo do itinerário eu gosto de estar pelo menos com a roupa passada rsrs…

    Parabéns pelo post!

    • 25 jul 2014

      Bruna, eu não levaria, pois acho peso extra. Eu pediria nos hotéis e hostels, pois normalmente eles emprestam e levaria mais peças que não amasssam. Mas se vc se incomoda, é uma coisa que não é pequena, né, leve sim.
      bjs,

  6. Tainá Teles
    16 jun 2014

    Oi Jackie, muito boas suas dicas! Irei viajar em agosto e farei Cusco/Puno/Arequipa/Nazca/Lima em 16 dias. Vi que o limite de bagagem no ônibus Cruz del Sur é de 20kg. Então minha dúvida é se é possível viajar com uma mala de rodinhas (atentando com o limite de peso), pois tenho um problema na coluna e mochila (por mais que eu queira mtttttttt) seria super complicado de carregar.
    Abraços e aguardo ansiosa pela resposta.

    • 16 jun 2014

      Oi Tainá, não tem problema o formato da mala. O importante é o peso e medidas mesmo. Se o limite é 20 kg, estando dentro disso vc pode levar mala, mochila, bolsa, tanto faz. Eles têm bagageiro, então vc vai ter que colocá-la lá. boa viagem! abs,

  7. Thaísa
    01 maio 2014

    Olá!!

    Não encontrei a data que vocês foram… Pretendo ir em junho. Certamente deverei colocar mais roupas de frio que você colocou, não?

  8. Lucas Silva
    27 dez 2013

    Boa Noite!

    Primeiramente parabéns pelo site, gostei muito da parte do que levar na mochila. Vou ficar 15 dias (Cusco, Machu, não indo pela trilha) e La Paz (Estrada da Morte e Chacaltaya etc). Fiquei com a dúvida em relação a “secar o corpo” toalha e etc, quanto vocês levaram?
    Obrigado!!!

    • 27 dez 2013

      Oi Lucas, que bom que curtiu o blog.
      Nós levamos duas toalhas super absorventes (dessas que usamos na natação, sabe?), uma pra cada e só.
      abs,

  9. 21 nov 2013

    Heey adorei seu blog !!
    Várias dicas úteis com certeza !!
    Vou pro Chile e Bolívia.. e nesse post de mochila queria saber se precisaram despachar no avião ou passou com vocês dentro dele??
    Quando fui pro Peru minha mochila estava com mais de 8kg, e não despachei.. não sei pro Chile né..

    Parabéns !!

    bjss

    • 21 nov 2013

      Oi Alessandra, nossas mochilas desse mochilão foram despachadas sim, estavam pesadissimas. eu levei uma bolsa feminina comigo na cabine, com ipad, documentos etc. Cheque na cia aérea que vc irá usar, mas o padrão em voos internacionais é até 10kg. Voos nacionais até 5 kg.
      bjs,

      • Alessandra
        22 nov 2013

        Acho que vou de TAM.. não gosto de despachar..
        Mas com 10 kg acho que fica bem tranquilo.. só vou ficar uma semana.
        Obrigada e mais uma vez parabéns !

        bjsss

      • 22 nov 2013

        Tb prefiro não despachar. Mas na nossa viagem nossa mochila tinha mais de 10kg.
        Obrigada pelo elogio.
        abs e boa viagem!

  10. Luiz Borges
    31 jan 2013

    Vou estar fazendo uma viagem como a sua, Cusco – La Paz – Lima em 16 dias (incluindo trilha Salkantay) com miha esposa, mas não tenho a mínima ideia do tamanho da mochila.

    Estas que vocês usaram é de quantos litros? Quantos você recomenda? E na volta com os badulaques e lembranças compradas, faltou espaço? Você recomenda comprar alguma coisa (mochila, bota, roupas) por lá?

    • 31 jan 2013

      Olá Luiz, tudo bem
      Não sei quantos litros tinham as mochilas porque eram emprestadas (se não em engano era 40 a minha e 65 do meu marido) mas, eu levei 10 kg e meu marido mais 10 kg e ficamos 19 dias viajando muito bem com isso. A mmochila do meu marido era maior, então foi com um espacinho (os bolsos exxternos estavam vazios), já a minha era menor e foi bem cheia. Além disso tihamos uma mchila de ataque e uma bolsa feminina – com documentos e eletrônicos. O segredo é lavar roupa durante o mochilão. Nós lavamos em Arequipa quase tudo e ainda algumas peças depois em outras cidades.
      Não fizemos muitas compras durante a viagem, apenas uns bibelôs (2 ou 3), mais umas 3 peças de roupas e um album e coube tudinho na mochila.
      Recomendo que você leve roupa como se fosse pra 5 dias e programe-se para lavar tudo no caminho. E deixe espaço na mochila.
      Acessórios como toalhas super absorventes ajudam a diminuir o volume na mochila. Use também sacos que tiram o volume, ajudam.
      E economize nos sapatos e cosméticos, são os que mais ocupam espaço! Eu levei apenas a bota de trekking e uma sapatilha bem fina e havaianas. E miniaturas de cosméticos.
      Aqui nesse post você tem uma lista de todas as peças de roupas que levamos para você ter uma idéia de quantas roupas eram.
      Abs e boa viagem!

      • Luiz Borges
        31 jan 2013

        Valeu pelas dicas, estou pensando em 2 mochilas de 50 litros da Quechua, ou uma de 50 e uma de 60. Além disso, apenas mais uma pochete para documentos e dinheiro.

        Só fico com receio pq na trilha Salkantay é recomendado levar apenas uma mochila pequena (uns 20 l) para algumas poucas roupas e câmera, etc. Então não sei se é uma boa levar umas mochilas de mão e deixar as grandes em um guarda-volumes ou ir direto só com as grandes (sem nenhuma de mão) e carregando todo o peso delas.

      • 31 jan 2013

        Com ceretza com 50 e 60 litros vocês terão tudo que precisam. Essa foi minha viagem com mochila e eu tinha muito medo de sentir falta de algo, mas pelo contrário. E quanto menos peso carregamos melhor. no caso da trilha talvez seja legal você deixar a mochila grande em Cusco e ir somente com uma de ataque a Machu Picchu. Vários hotéis guardam bagagem por lá. Nós mesmos deixamos as nossas e fomos apenas com bolsa e mochila de ataque para Aguas Calientes. No retorno pegamos as mochilas grandes.
        Abs,

  11. 16 ago 2012

    Oi Jackie, boa tarde. Td bem?
    primeiramente parabens pelo blog, pois e muito interessante e ajuda bastante os interessados em viagens para estes locais. Bom, vou para Bolivia e Peru proximo dia 10/09 a 08/10 e queria informacoes suas sobre o tempo la e conducoes. Primeiro, vc sabe me dizer em torno de qtos graus faz la neste periodo que quero ir? Nao sei se levo roupas de frio ou calor. Outra coisa: nas rodoviarias da Bolivia, saem onibus a toda hora para todos os locais da Bolivia ou nao sao raros? Da pra comprar na hora ou nao, tem que antecipar a compra? E no Peru, os trens de Machu a Puno sao caros, ou nao, sao baratos e me recomenda pegar? Como foi de copacabana para Machu? Qto tempo demorou? E ultima oergunta, em todos os lugares vc procurou hotel na hora ou fechou tudo antes ? Vc acha q se eu chegar la e sendo fora de epoca, encontro hoteis faceis? Por favor, me da umas dicas, ja que vc ja foi e pode me ajudar. Ah, perguntas: estes dois paises sao seguros, ou nao, temos que ter mto cuidado com assaltos etc? Ultima pergunta:.tenho a vacina da febre amarela ja. Basta eu levar o cartao de vacina normal, ou tenho que pegar algum documento especifico em algum lugar? Favor envie a resposta direto para mru email: valente.vanessa@gmail.com

    Abracos e aguardo retorno urgente.
    Vanessa

  12. Cimone Rozendo
    22 jun 2012

    Jacki adorei suas dicas sobre o que levar nas mochilas. São coisas que as pessoas quase não comentam, mas que fazem uma diferença incrivel na organização da viagem. Valeu. Cimone

  13. Roberta Maues Luz
    25 maio 2012

    obrigada!

  14. jackieeromulo
    23 maio 2012

    Olha, passamos frio sim no ônibus, indo pra La Paz. Mas como espaço na mochila é sagrado eu recomendaria não levar as mantas e sim coisas que vc possa usar também na rua como um bom xale (pode até comprar em La Paz mesmo), luvas, meias beeeem grossas (em La Paz tem e são bem baratas), casacos. Acho que vai otimizar mais o espaço.

    Leve também máscara pros olhos e protetor de ouvidos. Travesseiros infláveis também são úteis. Td por um sono bom rsrs
    abs,

    Em 23 de maio de 2012 11:26, Disqus escreveu:

  15. Roberta Maues Luz
    23 maio 2012

    Oi Jackie! Sobre o que leva no mochilão, queria sua opinião. Além da toalha, compramos umas mantas (mas que não ocupam muito espaço), pois vamos dormir algumas noites em ônibus, indo de uma cidade a outra, para ganhar tempo. Você acha necessário, ou dentro do ônibus é quentinho e podemos economizar este espaço dentro das nossas mochilas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.