Minha 1ª viagem internacional: escolhendo e reservando o hotel

por Jackie Mota 15.ago.2012

 

Como falei no post sobre o roteiro, se eu tenho bastante tempo para programar uma viagem eu costumo fazer o roteiro primeiro (pelo menos a primeira parte) e só depois escolher o hotel. É que assim eu consigo ver como serão meus dias na cidade, se vou ficar muito concentrada em uma área específica, se vou ter dias mega puxados e portanto é melhor ficar num hotel mais simples e melhor localizado ou se vou ter muito tempo livre e vale a pena pagar um pouco a mais por um hotel com piscina, por exemplo.

Outro fator importante é, claro, o orçamento. Mas como eu amo mesmo um bom hotel, quando o valor que tenho para hospedagem é pequeno eu dou um jeito de economizar na maior parte da viagem ficando num hotel mais simples e deixando uma última diária para um hotel mais bacaninha.

Então o que eu procuro num hotel varia do destino e objetivo da viagem, mas eu preciso sempre que seja limpo, silencioso e com um bom chuveiro.

Uso diversos sites para escolher meus hotéis e aqui em casa a gente tem uma disputa para ver quem reserva as melhores hospedagens. Eu pego, claro, indicações nos mil posts e guias que leio e depois vou à cata de disponibilidade nas datas em que preciso e preço. Abaixo listei alguns sites que uso.

Sites de referência 

Trip Advisor
Um dos sites mais famosos nessa área, é feito pelos usuários que deixam comentários e notas sobre os hotéis que utilizaram (e também atividades, restaurantes etc). Eu gosto muito e por usar bastante também deixo minhas reviews por lá. Tem uma versão em português e basta você colocar a cidade para ele mostrar uma lista com a classificação dos melhores hotéis. Para facilitar a busca é possível pedir a classificação de acordo com o perfil dos usuários (casal jovem, família etc) e ainda procurar por estilo como românticos, bom custo/benefício e outros. Acho bem legal também ver as fotos tiradas pelos usuários, que tendem a ser mais fiéis à realidade do que as fotos produzidas dos sites dos próprios hotéis.

Leia com muita atenção as críticas antes de descartar um hotel. É difícil um que não tenha críticas e classificações negativas no Trip Advisor, então cabe a você ler e ver se o problema que incomodou aquele usuário é realmente um problema para você. Eu descarto sempre hotéis com relatos de roubo e barulho, já que tenho sono leve. Mas já aconteceu de eu ver alguém reclamando porque o hotel era muito simples e eu achar que pelo preço valia a pena. Então, leia sempre com cuidado.
 

No VNV também há relatos de leitores para hotéis em várias cidades. Buenos Aires tem uma página, por exemplo.

Sites de reserva

Em Português
Booking
Já fiz muitas reservas pelo Booking. Gosto porque ele também tem um sistema de nota para os hotéis (normalmente tento pegar hotéis acima de 8), bons preços e dá o total do hotel logo de cara (e não um valor menor que depois você descobre que não inclui taxas etc). Você também pode escolher a moeda em que quer exibir o preço do hotel. Nunca tive problemas com o site.

Hoteis.com
Outro site de reserva que já usei foi o Hoteis.com, que volta e meia tem dias de promoção a 50% para vários destinos.

Smiles
No site do programa Smiles (de milhagens da Gol) há uma aba Promoções em que sempre há hotéis disponíveis em parceria com o site Clickhotéis. A vantagem é que reservando por esse link acumula-se mais milhas por dólar do que o normal.

Em inglês
Os sites a seguir também são sites de reserva de hotéis, mas que estão disponíveis somente em inglês: Venere, Kayak e Expedia.

Comparadores de preço

Normalmente quando já tenho o meu hotel queridinho eu uso alguns sites para comparar o preço dele em diversos vendedores. Os sites abaixo facilitam esse trabalho, pois mostram o preço em diversos sites na mesma página, poupando horas de visitas a mil sites de reservas.

Trivago e Mundi: ambos em português.

Para promoções em hotéis de luxo

Asia Rooms
Esse site tem promoções incríveis de hotéis em todo o mundo. Não fiz reserva por ele ainda, mas sempre busco por lá. O site está em inglês.

Zarpo
É um clube de compras (não é um site de compras coletivas) em que há promoções de hotéis mais luxuosos. Já usei para reservar um hotel em Cusco, o Andean Wings, e deu tudo certo. Para participar é preciso convite. Nesse link aqui você acessa nosso convite (ganhamos crédito no Zarpo a cada vez que algum convidado nosso faz uma reserva por lá). Tem hotéis em todo o mundo.

Jetsetter
Funciona no mesmo esquema no Zarpo, mas é americano (portanto, o site está em inglês).

Nesse esquema de clubes de compra existem ainda o Voyage Privé (que vende não só hotéis, mas também pacotes incluindo passagens) e o Bungolow (só com hotéis na América do Sul). Sempre entro nos dois, mas ainda não fiz reservas por eles.

Visa Luxury Hotels Collection
Traz promoções em hotéis do mundo todo, mas somente para quem tem cartões de crédito Visa Platinum ou Infinite. Além do preço reduzido oferece vantagens como upgrade, welcome drink etc.

Tablet
Esse foi dica do Fred, do Sunday Cooks e eu ainda não usei, mas já fiz buscar por lá e gostei do sistema.

Importante

* Sempre cheque o preço também no site do próprio hotel. Não esqueça de ver a aba promoções, pois às vezes é possível conseguir uma diária grátis ficando uma quantidade x de dias, ou upgrades etc.

* Inscreva-se em programas de fidelidade de redes de hotéis, pois você pode ir acumulando pontos para trocar por diárias e receber por email promoções especiais.

* Ao fazer sua reserva, em qualquer que seja o site, preste atenção no que está incluído, pois isso varia de hotel para hotel: café da manhã, estacionamento, internet, lavanderia, uso de sauna, piscina etc.

* Preste atenção na modalidade da reserva, se é reembolsável (você recebe de volta o valor caso cancele a reserva) ou não-reembolsável (perde o pagamento caso cancele).

* Em caso de reservas reembolsáveis, há prazos para que isso ocorra. Preste atenção neles. Muitos hotéis reembolsam se você cancelar até 3 dias antes da data de estadia, outros pedem 15 dias. Fique atento.

* Veja em que momento seu cartão de crédito será debitado, se no momento da reserva ou somente na hora do check-in ou check-out (o mais comum).

* Também preste atenção à moeda em que será feita a cobrança.

Não perca os posts da série Minha 1ª viagem internacional. Mantenha-se atualizado assinando o blog por email, nos curtindo no Facebook ou nos seguindo no Twitter.



Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Leia e assista à série completa:

Como emitir passagens utilizando milhas (Smiles)
Documentação para viajar


Texto e edição: Jackeline Mota.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.