Londres I – chegando e se hospedando

por Jackie Mota 14.fev.2011

Um post que estamos para fazer há mais de um ano é sobre Londres. Ele fica aqui no rascunho todo bagunçadinho há meses, mas é que essa é uma cidade muito especial para nós. Foi a cidade a que fomos juntos que mais amamos! Embora Paris tenha sido um sonho, seja romântica e tenha sido cenário do pedido de casamento, é a Londres que pertence nosso coração. E sempre soubemos que seria assim. Desde nova a Jackie é louca para conhecer a cidade, principalmente por conta do seu amor Beatlemaníaco. Então, vamos dividir aqui um pouco do que conhecemos da cidade à qual esperamos voltar em breve!

Quantos dias ficar
Londres é uma cidade incrível, com muita coisa para se fazer. Há muitos museus, teatros, atrações como rodas-gigante, a troca da guarda, muitos parques, mercados, lojas legais para compras e mais. Ficamos 4 noites e 5 dias na cidade – em um dia fomos a Liverpool – e tivemos que cortar muita coisa de nosso roteiro original. Por exemplo, não fomos a Greenwich, nem a Nothing Hill ou aos mercados de Candem ou Borough.

De Londres também pode-se fazer passeios de um dia pelas redondezas como Greenwich, Stonehengue, Oxford ou mesmo Liverpool. Então, é legal reservar pelo menos 4 dias inteiros para a cidade para ver o básico. 

Chegando e saindo – Aeroporto

Londres como chegar onde ficar hospedagem

Vista no caminho de trem para Londres

Londres conta com 4 aeroportos, sendo Heathrow o mais famoso. É lá que chegam os vôos vindos do Brasil. Nós chegamos pelo de Gatwick, pois voamos pra lá a partir de Lisboa. O aeroporto fica bem longe da cidade e para chegar até nosso hotel pegamos o trem normal até Victoria Station, que é uma estação central, já na cidade, e depois o metrô. Esse trajeto levou mais ou menos uma hora e custou 10 libras (por pessoa).

Há outras opções como o Gatwick Express, um trem que leva 30 minutos e custa 16,90 libras e ainda o Easy Bus, ônibus, que custa 2 libras e cuja duração de viagem depende do trânsito.

Chegando e saindo – Eurostar

Pra quem vem ou vai para o continente há a opção do Eurostar. Nós saimos por ele, até Paris. É um trem rápido que atravessa o Canal da Mancha. Achamos mega prático porque você chega até a estação St Pancras em Londres via metrô e desembarca em Paris na Gare Du Norte, também com ligação de metrô. Além disso, não é necessário chegar com tanta antecedência quanto no aeroporto.

A passagem nos custou cerca de 70 euros (por pessoa, somente ida), mas é possível achar por esse preço ida e volta, dependendo do dia e horário. Compramos as passagens aqui do Brasil mesmo pelo site www.eurostar.com. Saímos de Londres às 8h30 e às 11h40 estávamos no centro de Paris. O trem conta com uma cafeteria.

Transporte na cidade

O metrô é a melhor forma de locomoção em Londres. Claro que andar nos ônibus de dois andares, tradicionais, não pode ficar de fora do passeio, mas no dia a dia, o metrô é garantia de chegar ao destino na hora. A cidade conta com 11 linhas diferentes, por isso, a primeira coisa a se fazer quando chegar em Londres é pegar um folheto com o mapa das linhas e mantê-lo sempre no bolso.

Para adiantar nossa vida compramos ainda na Estação Victoria, quando vínhamos do aeroporto, nossos cartões de metrô. Como ficaríamos 5 dias na cidade, fizemos as contas e adquirimos um passe semanal para cada um. Na época, o passe básico de um dia (dia inteiro, uso ilimitado de metrô e ônibus) custava cerca de 5 libras para zonas 1 e 2 (onde todas as atrações turísticas estão). Já o passe semanal custava 25 libras e durava 7 dias. Ou seja, pra quem vai ficar bastante tempo, ou mora na cidade, o passe semanal vale mais a pena.

O metrô funciona até a meia-noite. Por isso nossas voltas para o hotel eram sempre no ônibus vermelhinho, no segundo andar (hehe).

Ah, sim, também é legal dar uma voltinha no tradicional Cab Londrino, o táxi preto com cara de antiguinho.

Londres transporte hospedagem

Estação de metrô Baker Street

Tradicionais ônibus londrinos

Tradicionais ônibus londrinos

Londres ônibus transporte

Os tradicionais vermelhinhos de dois andares

Londres transporte hospedagem

De dentro de um cab

Pesquise e compre seu seguro de viagem

 Onde ficar – Hotel

Bom, acreditamos que estando perto de uma estação de metrô, você está bem localizado em Londres. Em nenhum dia passamos em alguma região em que nos sentimos inseguros, mas ficamos restritos às áreas centrais e turísticas.

Nos mapas abaixo vocês conseguem visualizar as principais atrações turísticas. Elas ficam na zona 1 do metrô e, em sua maioria, na margem esquerda do Tâmisa.

mapa atrações turísticas de londres
mapa atrações turísticas de londres

Nós escolhemos o bairro de Paddington e amamos! Nesse mapa aqui acima ele está marcado com quadradinho vermelho na parte superior esquerda, acima da Oxford Street e pertinho do Marble Arch, logo acima do Hyde Park. Nosso hotel era da Rede Shaftesbury, que conta com várias unidades na cidade, e o nosso era o Shaftesbury Metropolis London Hyde Park. O hotel fica na rua Sussex Gardens, uma ruazinha repleta de hotéis, próximo à Oxford Street, ao Hyde Park e de duas estações de metrô atendidas por linhas diferentes.

Veja o Shaftesbury Metropolis no Booking e reserve

Na época, nos cadastramos no site da Shaftesbury e com isso conseguimos várias vantagens. Primeiro, café da manhã grátis e, depois, uma noite grátis. Pagamos apenas 4 e ficamos cinco!

O quarto era ótimo, cama super confortável, aquecimento funcionando bem, tv grande. O banheiro era beeem pequeno, mas a água quentinha, quentinha – pegamos um outoniço bem forte em Londres. O café da manhã chamado de continental era magnífico. Sucos, frutas, pães, ovos, bacon, tomates e cogumelos fritos e até feijão! (risos). O hotel tem wifi grátis e também disponibiliza dois computadores para os hóspedes.

Hotel Londres Shaftesbury Metropolis London Hyde

Hotel Shaftesbury Metropolis London Hyde

Shaftesbury Metropolis London Hyde Londres Hotel

Shaftesbury Metropolis London Hyde

Hotel Londres Shaftesbury Metropolis London Hyde

Shaftesbury Metropolis London Hyde

Hotel Londres Shaftesbury Metropolis London Hyde

Shaftesbury Metropolis London Hyde

Hotel Londres Shaftesbury Metropolis London Hyde

Shaftesbury Metropolis London Hyde

Veja todos os posts de Londres

Pesquise e compre seu seguro de viagem

Mapas: Google imagens

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Mônica
    25 jan 2015

    Olá, Jackie.

    Estou indo para Liverpool na época que as casas dos Beatles estão fechadas, viajo no dia 10 de fevereiro, e elas são reabertas ao público somente no dia 25/02.
    Dessa maneira, minhas dúvidas são as seguintes:

    1-O passeio do National Trust, que entra nas casas deles, existe nessa época do ano?
    2-se há o passeio, sem poder visitar as casas dos Beatles nesta época, este passeio pelo National Trust, seria igual ao Magical Mystery Tour?

    abrçs e obrigada

    • 26 jan 2015

      Oi Monica, então, como as casas estão fechadas nessa época, não existe o tour do national trust – este tour é, especificamente, para entrar nas casas deles. O Magical mister tour é outro, no onibus colorido, e não entra em nenhuma casa, mas passa na frente da casa dos 4. eu fui agora em dezembro de novo e fiz somente o magical mistery tour dessa vez. bjs,

  2. Patricia
    03 ago 2013

    Olá, gostaria de saber como faço pra conseguir o primeiro mapa que tem nesse post com uma qualidade melhor, pois tenho visto apenas com indicações dos metrôs mas não os nomes dessas estações no mapa. Este postado por você seria uma mão na roda pra mim. Estou adorando o tour pelo seu blog e as dicas de mala, roteiros, acessórios e roupas já estão anotadíssimas. O sorriso de vocês nas fotos transmitem a alegria do momento que passaram, pretendo vivenciar o mesmo! Abraços!

    • 05 ago 2013

      Oi Patrícia, olha, eu tenho essa fonte aqui, onde tá um pouco maior, mas não muito: http://www.london43.com/map-of-london/
      Infelizmente não tenho ele em tamanho maior que isso.
      que bom que está gostando do blog, não deixe de voltar depois para contar como foi sua viagem.
      abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.