Como chegar a Los Roques em detalhes

por Jackie Mota 07.mar.2014

Se você já leu nosso post “Los Roques: tudo o que você precisa saber para ir ao paraíso” e se encantou com esse destino, deve estar curioso para saber como é a viagem até lá. Neste post vou contar como foram nossos vôos, saindo do Brasil até Caracas, de Caracas a Los Roques ida e volta pela Aerotuy e pela Chapi Air, o aeroporto em Los Roques, a espera no aeroporto em Caracas e a estadia de uma noite em Maiquetía, no hotel Catimar.

A Venezuela é um país politicamente instável. NÃO viaje sem seguro!
Te damos 5% de desconto com o cupom VIAJESIM5

Rio de Janeiro-Caracas

Queríamos ir a Los Roques há muito tempo, já que viajar pela América do Sul é nossa prioridade. Então, ficamos de olho nos programas de milhagens da TAM e na Gol, duas cias que voam até Caracas, para conseguir emitir uma passagem com milhas. Se você for comprar com dinheiro, além da Gol e da TAM a Avianca também voa a Caracas. 

Atualização: atualmente as companhias que voam do Brasil para Caracas são a Copa Airlines, a Aerolíneas Argentinas e a American Airlines. Aproveite e pesquise sua passagem com a Passagens Promo:

Esperei por uns 3 meses, pois os bilhetes estavam custando até inacreditáveis 90 mil milhas o trecho. Até que um dia achei passagens por 10 mil milhas o trecho por pessoa na Gol. E ainda era com saída do Santos Dumont, aeroporto bem próximo da nossa casa aqui no Rio. Perfeito!

Veja aqui como emitir passagens com milhas Smiles

Paguei R$ 660 de taxas de embarque para duas pessoas. Há até algum tempo, essa taxa era paga à parte, em Caracas, em dinheiro vivo. Mas agora já vem incorporada na passagem. No entanto, fique atento: se houver um reajuste da taxa, você precisará pagar a diferença lá no aeroporto mesmo, em bolívares. Emitimos nossas passagens em novembro de 2013, para viajar em fevereiro 2014 e pagamos um reajuste. Foram 500 bolívares para duas pessoas do reajuste.

https://www.airbnb.com.br/invite?r=50

Voando com a Gol até Caracas

Nossa passagem era perfeita! Saímos do Santos Dumont às 22h para Guarulhos. De lá embarcamos no vôo 7626 às 2h15. Esse vôo tem como destino final Punta Cana, e faz escala em Caracas. Ele é perfeito porque chega na capital venezuelana às 6h, o que permite que você embarque ainda pela manhã para Los Roque, para aproveitar um dia de praia.

O vôo tem duração de 5h30 – e lembre-se que o fuso horário de Caracas é 1h30 à frente. O fato de ser noturno é bom porque pelo menos você estará com sono e tentará dormir. Porque é um vôo longo e o avião da Gol não dispõe de nenhum entretenimento. As poltronas também são apertadas, disposição 3 e 3. O vôo saiu no horário e, por sorte, ninguém sentou na nossa fileira, então conseguimos nos revezar para deitar um pouco.

Na nossa ida foi servido à noite um sanduíche frio de presunto e bebidas geladas. Pela manhã um café da manhã que consistiu de pãozinho, biscoitos e bebidas. Na volta tivemos um jantar – 0pção de frango ou massa –  pãozinho, bebida e um doce de sobremesa e novamente um café da manhã ao amanhecer.

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Jantar no vôo Caracas-Guarulhos

A nossa volta no vôo 7627 era às 22h10. Também era perfeito para aproveitar o dia em Los Roques, sair de lá às 17h e embarcar para o Brasil no mesmo dia, sem pernoite em Caracas. No entanto, nós fomos para Canaima após Los Roques, por isso pernoitamos em Maiquetía. Na volta de Canaima chegaríamos em Maiquetía às 14h, iríamos até Caracas dar uma volta e embarcaríamos às 22h. Mas, por conta dos protesto que ocorriam em Caracas, suspendemos nosso tour na cidade, então chegamos ao aeroporto de Maiquetía e tentamos adiantar o vôo para o Brasil. Fomos informados pela Gol que não havia nenhum vôo antes do nosso – eu sei que existia um às 17h, mas parece que agora ele sai de Caracas às 13h. Essa tarde foi meio caótica porque o aeroporto estava lotado (acredito que, como nós, ninguém quis ir a Caracas naquele dia).

Dica: o guichê para check in da Gol está sinalizado como Varig no aeroporto de Maiquetía

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Filas no aeroporto de Maiquetía

Esperamos até as 18h para a abertura do check in, que foi bem lento, já que além do check in rotineiro cada passageiro precisava pagar a diferença da taxa de embarque (o aumento havia ocorrido um dia antes!). Saímos do check in pouco antes das 20h rumo à área de embarque. Nosso embarque atrasou, mas acabamos decolando na hora.

 

O aeroporto de Maiquetía

O aeroporto de Maiquetía tem dois terminais, um internacional e um nacional. É possível passar de um a outro sem sair da área de segurança do embarque. Quando chegamos a Caracas, passamos pela imigração e no salão das esteiras de bagagem usamos o banheiro. Ali também há um banco para câmbio, do governo. Na ocasião US$ 1 estava sendo negociado a 5,97 bolíviares. Como já mostrei no outro post, não faça esse câmbio: troque no câmbio negro.

Assim que você passar pela alfândega, vire à esquerda, ainda antes do saguão de desembarque. Siga por um longo corredor que você sairá na área de embarque nacional. É daí que saem os vôos da Aerotuy e da Chapi Air. Eu acho melhor ir por esse caminho porque aqui você não será abordado por taxistas, gente oferecendo câmbio etc. E você pode ir usando seu celular sem medo. O aeroporto tem wifi (a senha quando fomos era WIFIAEROPUERTO). Nessa parte há diversas lojas e lanchonetes também.

No dia de nossa volta para o Brasil passamos várias horas em Maiquetía, no terminal internacional. Na área aberta, há algumas lanchonetes, como Subway e o Church’´s Chicken, onde comemos. O wi-fi também funciona aqui (thanks god!).

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Terminal Internacional

20140213_085105

Free shop no desembarque

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Corredor que liga os dois terminais

Já na área de embarque internacional há muitas, muitas, muuuuitas lojas mesmo, de várias grifes internacionais, além de cafés e lanchonetes como Burger King. Além de lojas de marcas, há algumas parecidas com a nossa “Duty Free”, com diversos produtos. Quer dizer, que deveriam ter diversos produtos. Essas lojas estavam muito vazias. Diversas prateleiras sem produtos ou ocupadas por produtos nacionais como rum e chocolate. Produtos como óculos e eletrônicos não existiam e a área de perfumes estava desfalcadíssima. Tudo isso se deve às dificuldades de se importar qualquer coisa atualmente na Venezuela.

Então a dica é deixar para comprar no freeshop apenas produtos locais como o ótimo rum venezuelanos (entre 160 e 800 bolíviares, dependendo da marca) ou chocolates. Além disso só compramos vinhos chilenos, que também tinha ótimos preços.

Comprando passagem para Los Roques na hora

Chegamos em Maiquetía às 6h, mas nossas passagens para Los Roques eram somente para as 15h, o que nos faria perder um dia de praia. Então saímos no terminal nacional e fomos até a Chapi Air tentar antecipar nosso embarque. Ficamos em uma lista de espera, mas todos os passageiros apareceram.

Então fui ao balcão da Aerotuy e descobri que haveria um vôo às 10h30 e que somente a ida custaria 4700 bolívares (cerca de  68 dólares). Ou seja, é possível chegar em Maiquetía e conseguir um vôo para o mesmo dia. E vai sair bem mais barato que comprar antecipado com agência. Mas é aquela coisa: não é garantido. Você pode chegar lá e não ter vôo por um dia, ou vários. Na verdade, até mesmo com passagem comprada você pode não embarcar, pois constantemente há troca de horários, cancelamentos. É preciso estar ciente deste fator complicador ao embarcar para a Venezuela. Nós optamos por comprar com agência para ter um suporte. Caso nosso vôo fosse cancelado, por exemplo, eu teria a quem recorrer com segurança para arrumar um hotel e transfer. Eu achei que valia a pena pagar por isso. Mas quem busca economia total, pode arriscar ir sem passagem reservada.

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Balcão da Cahpi Air e ao lado o da Aerotuy

No nosso caso, nossa passagem com a Chapi já estava paga e havia sido bem mais cara que isso. Então pensamos: um dia na praia em Los Roques vale 68 dólares?  A Chapi se recusou a devolver qualquer dinheiro pelo cancelamento com eles, então gastaríamos o valor integral da nova passagem. Bem, decidimos que sim. Então compramos essa nova passagem (um casal de brasileiros que conhecemos também decidiu ir conosco) e embarcamos na Aerotuy. E olha, foi uma ótima decisão! Tivemos nossos 6 dias em Los Roques, como queríamos, em vez de mais um mofando no aeroporto.

Voando Aerotuy

O vôo da aerotuy saiu vazio – acho que tinha 6 passageiros, contando com a gente – do portão 5. É um avião pequeno, para umas 20 pessoas. Levamos nossa bagagem conosco, colocando as mochilas no compartimento acima dos assentos. Teve uma apresentação dos procedimentos de segurança, como em qualquer vôo e pronto. A viagem durou exatos 30 minutos e achei muito tranquilo. A vista de Los Roques quando estamos nos aproximando é incrível. Então deixe sua câmera pronta para registrar tudo!

Tanto na Aerotuy quanto na Chapi Air há limites de bagagem de 10 kg. Acima disso eles cobram uma multa por quilo.

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Avião da Aerotuy

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Interior do avião da Aerotuy

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos073

Pousando em Los Roques

O aeroporto de Los Roques

O aeroporto em Los Roques consiste da pista de decolagem e pouso. Não existe sala de espera. Do lado de fora há algo parecido com um ponto de ônibus, com um banco de concreto e cobertura e só.

Assim que você chega a Los Roques deve entregar documento de identificação – passaporte ou identidade – e informar onde irá se hospedar para o controle do governo. Em seguida você é encaminhado para pagar a taxa de entrada no parque. Para estrangeiros esta taxa é atualmente de 214 bolívares.

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Chegando a Los Roques

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Cabine para pagamento da taxa de entrada

Voando Chapi Air

Nossa volta foi com a Chapi Air, conforme nossa passagem reservada antecipadamente através de uma agência. Nosso vôo de Los Roques saía às 17h. Então pouco antes das 16h fomos até a agência lá em Los Roques fazer nosso check in. Demos nossos nomes e passaportes e recebemos um cartão plastificado que nos daria acesso ao avião. Aí ficamos fazendo hora até as 17h, quando entramos no pequeno avião para 6 passageiros mais pilotos.

Nesse avião entregamos as mochilas para serem acomodadas em um compartimento à parte e levei comigo somente a bolsa, no colo. Não tem comissários de vôo. O comandante explica como será o vôo e pronto, voamos! Apesar de ser pequeno, o avião é bem estável e, mais uma vez, achei o vôo tranquilo. Levamos cerca de 35 minutos até Maiquetía.

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Adiós, Los Roques – do avião da Chapi

como chegar como ir los roques Gol aerotuy chapi air Catimar

Vista do “aeroporto” de Los Roques e avião da Chapi Air

Dá para ir a Los Roques por barco?

Enquanto estávamos em Los Roques fiquei com essa dúvida e agora descobri que dá sim. Só que é uma longa viagem. Você teria que ir do aeroporto até um porto a cerca de 1h de Caracas e de lá embarcar em uma viagem de cerca de 8 (oito!) horas em barco. Acho que não vale a pena mesmo. Só usaria esse meio se fosse o único modo de chegar a Los Roques, afinal o paraíso vale sacrifícios.

A estadia no Catimar

Quando voltamos de Los Roques chegamos a Maiquetía antes das 18h. Optamos por comer ainda na área de desembarque e só então saímos no saguão. Lá uma funcionária do hotel Catimar estava segurando uma plaquinha. Fomos até ela, que confirmou por rádio nossa reserva com o hotel. Então ela nos encaminhou para uma van, que nos levou até o Catimar.

Nós reservamos o hotel Catimar com a agência e o transfer incluso no preço foi um diferencial que nos atraiu. Pagamos por tudo US$ 40, para o casal. Na recepção do Catimar vimos que o preço de balcão em bolívares era de 1.100 para o casal, uns US$ 15.

O Catimar fica na região de Cátia la Mar e há diversos outros hotéis por perto, mas nunca havia lido nada sobre nenhum deles. Os outros hotéis que eu conhecia ali eram o Eurobuilding e o Marriot, ambos bem mais caros.

Venezuela Los Roques Hotel Catimar

Quarto do hotel Catimar

Venezuela Los Roques Hotel Catimar

Pia externa ao banheiro

Venezuela Los Roques Hotel Catimar

Banheiro: a água quente funciona!

Sinceramente eu esperava um hotel bem caído pelo que o pessoal fala, mas achei super tranquilo, pois tinha tudo o que eu precisava naquele dia. Era perto do aeroporto (uns 10 a 15 minutos, se tanto),  limpo (nosso banheiro estava impecável), tinha água quente, ar-condicionado, TV a cabo e internet grátis. Mas ainda tinha mais:  máquinas de bebidas e lanches rápidos no saguão e um restaurante e bar que funcionava até as 23h. Se soubesse, nem teria comido no aeroporto.

O Catimar me atendeu muito bem. Tomei um ótimo banho quente (em Los Roques, só água fria) e assisti TV, começando a me informar sobre o que se passava nas ruas de Caracas (foi no dia em que o opositor Leopoldo López havia sido preso). Trabalhei na minha dissertação, entrando em contato com meu orientador usando a internet de lá – além do wi-fi há dois computadores na recepção – e tomei uma bebida quente no bar.

Às 10 para as 5h ligaram para nosso quarto. Nos aprontamos e pouco depois das 5h saímos em uma picape do hotel em direção ao aeroporto para tomar nosso vôo de 6h30 para Canaima. Para mim foi tudo eficiente.

Leia todos os posts de Los Roques

A Venezuela é um país politicamente instável. NÃO viaje sem seguro!
Te damos 5% de desconto com o cupom VIAJESIM5

 

Eu quero a newsletter do Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/10 a Seguros Promo está com DEZ % de desconto! Clique aqui e use o cupom SEGURA 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Marcio
    01 mar 2016

    Boa tarde, Jachie! Irei para Los Roques em junho/16, gostaria de saber se hj está mais fácil a compra de passagens na hora em Maiqueta? Obrigado

    • 02 mar 2016

      Marcio, continua a mesma coisa, A situação da venezuela é a mesma, a economia é uma bagunça, então não aconselho a arriscar muito não. Aconselho mais a ir com tudo reservadinho certinho, ta? abs,

  2. Fernanda
    13 fev 2016

    Post completissimo, amei. Linda viagem e um sonho.

  3. Jéssica
    06 out 2015

    Boa noite!
    Primeiramente, amei o blog e amei todas as dicas! amei mesmo, de todos os relatos sobre Los Roques o seu é o melhor! Porque é super explicativo, atualizado e realista.
    Pretendo ir com minha mãe para Los Roques em maio/2016 e estou já pesquisando tudo sobre o local.

    Mas ainda tenho muitas dúvidas, rs! A maioria dos relatos que leio, vejo que parece ser tão complicado o trajeto pra chegar lá e fico um pouco com medo, estou indo pela primeira vez e com minha mãe, não tenho milhas, comprarei normal, em qual agência posso ir a fim de obter um orçamento e comprar as passagens?
    Além disso, já consigo comprar daqui as passagens referentes ao trecho todo (São Paulo – Caracas / Caracas – Los Roques)?

    É possível não ter que dormir em Caracas? Não queremos pernoitar na cidade.

    As minhas maiores dúvidas estão mesmo em relação ao trajeto, porque nos blogs que li sinto que é tão difícil.

    E por último, tenho que levar dólar ou posso levar somente bolívares? Eu li que você usou real, bolívar e dólar, mas lá não aceita bolívares em tudo?

    Obrigada mesmo por compartilhar sua experiência de uma maneira tão boa!

    Agradeço desde já e aguardo o retorno.

    • 14 out 2015

      OI Jessica, olha, nao é taaao complicado assim não, viu? é só que o trecho de caracas pra los roques é feito so com duas companhias locais que as vezes cancelam os voos. MAs ate caracas, é com a gol, ou a Tam. Pra comprar essas passagens você pode ver direto com a agencia ou comprar por sua conta mesmo. Vc pode usar buscadores de passagens como Voopter (esse a gente ganha uma comissão se for através de um link nosso), Zupter, Submarino, Skyscanner etc.
      Com a agencia vc consegue sim comprar todos os trechos ja daqui. Ja viaja com suas passagens impressas certinho. Foi assim que nós fomos. O trecho rio-caraças emitimos por nossa conta e caraças-los roques estava incluso no pacote da agência, ja reservado antes de sairmos do brasil certinho.
      é possível sim nao dormir, mas vc tem que combinar com os horários dos voos saindo de los roques. o que pode acontecer é vc “perder”um dia de praia, ou seja, ter que sair cedo de los roques e ficar no aeroporto de caracas ate o seu voo. verifique os horários atuais dos voos.

      Leve dólares! Lá vc troca por bolívares no cambio negro, que vai te deixar ryyyca rs a questão é que se vc trocar seu dinheiro por bolívares aqui numa casa de cambio ou em uma oficial, vai render poucos bolívares, pois a cotação oficial é baixa. ja se vc trocar “no cambio negro”, ou seja, com algum venezuelano, ele vai te dar muuuuitos bolívares. mas o que vale mais pra eles é o dolar, entao leve bolares e troque lá por bolívares! ai vc paga tudo em bolívares, que vc vai ter muito, entao vai ficar tudo “barato”.
      beijos!

  4. sanmy
    27 jul 2015

    Olá, me chamo Sanmy Furtado, amo viajar!
    Moro em Manaus e todo ano vou a Margarita de carro, percorro 2.500 km e vou mudar meu roteiro para Los Roques, ja busquei várias informações. Então você disse lá em cima que há possibilidade de ir de barco ou voadeira de Caracas a Los Roques, você sabe me informar de onde sai? E qt sai em média?

    Obrigada

    • 31 jul 2015

      OI Sanmy, pois é, não sei te informar não. Ano passado até fiz contato com uma empresa de barcos na região, e fiquei animada pois poderia divulgar uma outra opção pros brasileiros, mas eles sumiram. Então, infelizmente não sei te dar esses dados. Boa sorte na pesquisa! bjs,

  5. Enée
    29 jun 2015

    Olá Jackie,
    Obrigada pelo post, tenho muita vontade de ir a Los Roques e seus relatos tem me ajudado muito.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você se possível. Para chegar até Maiquetía eu teria que comprar uma passagem (pela TAM) até Punta Cana é isso?
    E você acha muito arriscado ir por conta própria? Porque não gosto de contactar uma agência de turismo sem que seja pessoalmente pra que eu possa fazer todas as perguntas possíveis!!!rsrs…e também gostaria muito de tentar fazer o mesmo roteiro que você: Los Roques e Canaima.
    Só mais uma pergunta, pode me dizer mais ou menos o valor total dessa viagem?
    Obrigada!
    Beijos

    • 09 jul 2015

      Oi Enee, tudo bem? Vou tentar responder suas dúvidas (desculpe a demora, estávamos viajando!):
      – a passagem é para Caracas mesmo; o voo é o mesmo que vai pra Punta Cana, no caso da TAM, mas voce compra pra Caracas mesmo;
      – Acho arriscado ir por conta própria sim porque a situação é muito instável na Venezuela desde nossa viagem (infelizmente, não melhorou nada, só piorou). Entao acho melhor ter alguém com suporte caso aconteça algo, viu? Normalmente vamos independentes, mas nesse caso eu acho que vale a pena sim ir com respaldo. Mas caso não queria, então tire uns dias a mais, assim voce se garante quanto a qualquer dificuldade para embarcar nos voos regionais.
      – A Agencia que a gente usou atende por skype, entao voce pode “falar” com o pessoal, caso queira;
      – Faça esse roteiro sim! Canaima é incrível, quero muito voltar.
      – A viagem total total total para dois ficou em 8 mil reais para duas pessoas. Não economizamos, ficamos em alojamentos de ótimo padrão, fizemos todos os passeios incluindo um aluguel de barco privado, voo de helicoptero etc. Achei um excelente valor (nossa única economia foi que emitimos as passagens com milhas).
      abs!

  6. Camilla
    18 jun 2015

    Olá, queria uma ajudinha.
    Acha muito arriscado deixar para comprar o “teco-teco” no dia que eu chegar? As pousadas da para fechar na hora também?
    Pelo Brasil as pessoas abusam muito no valor e a viagem está saindo CARÍSSIMA.
    Vou de Gol no mesmo horário que o seu e em julho/2015, daqui duas semanas.

    • 20 jul 2015

      Oi Camilla, se vc não tiver poucos dias e puder correr o risco de nao embarcar no mesmo dia pra los roques, é ok. acho que dificilmente vc nao consegue pro dia seguinte. eu aconselho deixar pra comprar tudo lá nesse caso, se vc estiver com mais tempo disponivel pro “risco”. por favor, só se informe como está a situaçào política do país, pois eu considero que está muito instavel e acharia mais recomendavel ter uma agencia por trás, ou, principalmente, um contato lá na venezuela, tá?
      beijos!

  7. Silvana
    06 jan 2015

    Oi Jackie, estou planejando uma viagem para Los Roques em Março e confesso que estou um pouco perdida com relação a moeda. Sabe me dizer porque as pousadas só aceitam o pagamento em dólar? Se bem que eu não sei se estou fazendo a conversão direito pois tem lugares que os valores são surreais! Meia pensão fica 150 por pessoa/por noite x 7 noites = 1.050,00 dólares x 2.70 = R$ 2.835,00 por pessoa? É isso mesmo produção? Achei meio fora do normal! Sem valar que os passeios são em bolívares e compras tbm. Sabe me dizer alguma pousada que aceite bolívares?

    • 07 jan 2015

      Oi Silvana, eles só aceitam dólar porque a moeda venezuela está muito desvalorizada e perde valor muito rápido. As pousadas em que ficamos aceitavam dólares e reais (uma delas fiz o pagamento por paypal, em dólares, a outra direto em reais por transferencia). As pousadas que aceitam bolívares, provavelmente, só vão te passar os valores no dia, porque a cotação varia muito. Acho que quanto mais difícil a situação econômica por lá, mais chances de não aceitarem bolivares.
      150 dólares por pessoa por dia, daria 300 por dia por casal, com meia pensão. Pode até ter tido um reajuste, porque fui no começo de 2014, e claro, tem pousadas mais caras. Mas acho que paguei esse valor pro casal. Acho que mesmo pra 2015 nas pousadas que fiquei está mais em conta. As pousadas em que fiquei eram excelentes, existem outras mais simples na ilha com certeza (veja aqui nos comentários se alguém indicou alguma, por favor).
      Nós pagamos 150 dólares só com café em uma das pousadas, pro casal (2 pessoas), por dia, a Piano y Papaya. Na outra, a La Corsária, com pensão completa (comida maravilhosa!), foi 190 dólares por dia. Você já viu nesses duas? abs!

      • Silvana
        31 jan 2015

        Oi Jackie, já decidi que vamos ficar em alguma mais barata mesmo. deixo eu te fazer outra pergunta… meu vôo para o Brasil é as 22h10, que horas vc acha que devo sair de Los Roques? Te pergunto isso pq consegui uma passagem pela Chapi Air as 07 da manhã e estou achando muuuito cedo, vou mofar no aeroporto de Maiquetia não acha? Se tiver as 17hs consigo ir tranquilamente?

      • 01 fev 2015

        Tb pegamos esse voo das 22h e saimos de lá as 17h, da e sobra. Claro, se no dia ventar demais, ou chover ou sei lá, ou o avião quebrar, ou algo assim e o voo das 17h não sair, vc pre seu voo das 22h, porque não tem outro depois, mas eu não perderia um dia na ilha por isso não. Marcaria pro das 17h mesmo. Antigamente, quando a situação em caracas não era tao ruim, ate dava pra sair da ilha cedo e passar o dia em Caracas. Mas agora vc ficaria mofando no aeroporto. Vá as 17h mesmo.
        abs,

      • Bruno Leandro
        25 fev 2015

        Jack, boa tarde.
        Moro no Rj e gostaria de ter uma vaga ideia de quanto gastaria em media para viajar sozinho, para Los roques. Nao ligo para conforto, meio mochileiro.
        Em media passagem Rj para venezuela e da venezuela para a ilha, dá quanto em media.

        è vantagem ir com dinheiro vivo, real?
        Pergunto pq fui a argentina e no cambio de fronteira, consegui mais lucro que no cambio oficial.

        Qual o valor do real para moeda local?

      • 25 fev 2015

        Oi Bruno, estas perguntas, incluindo os preços, estão respondidas neste post aqui: https://www.viajesim.com/2014/03/los-roques-venezuela-como-ir-dicas.html
        Dá uma lida.
        abs!

  8. Leonardo
    13 dez 2014

    Oi Jackie, boa noite.

    Eu e um amigo estamos no aguardo de um mochilão já no início de janeiro. Começaremos na Bolívia e voltaremos por Boa Vista, passando por Peru, Equador, Colômbia e Venezuela – já na segunda quinzena de fevereiro. Como o roteiro é grande e as limitações de recém formados são grandes, estamos tentando encontrar um meio de viabilizar nossa ida a Los Roques. A questão que te faço é a respeito da opção de ir de barco. Você tem algum detalhe, algum nome, algum meio de conseguir ir via marítima? Outra coisa, dos pontos de partida para a ilha, qual tem a opção mais barata caso seja via aérea? Parabéns pelo blog!

    • 15 dez 2014

      OI Leonardo, realmente nao tenho maiores detalhes sobre o barco. Só me lembro que era algo bem demorado. Desculpe não poder ajudar mais. abs!

  9. Daniela
    22 nov 2014

    Jackie oi
    Voce poderia me dar uma noção de quanto eu gastaria de passagem aerea
    de Caracas ate Los Roques?
    Estou perdida nestes valores.
    Obrigada

    • 22 nov 2014

      Oi Daniela, em fevereiro de 2014 pagamos 68 dólares só na ida pela Aerotuy, comprando na hora. Se me recordo bem pagamos 220 dolares ida e volta pela agência comprando antecipadamente com a Chapi Air.
      Mais detalhes aqui:
      https://www.viajesim.com/2014/03/los-roques-os-voos-e-o-pernoite-catimar.html
      abs,

      • Daniela
        22 nov 2014

        NOSSA JACKIE
        a diferença é gritante né?
        ainda mais para 4 pagantes.
        olha estou quase correndo o risco e comprando lá direto viu.
        obrigada pelas dicas.
        qquer coisa te chamo !
        abraços

  10. Thiago
    11 mar 2014

    Bom dia. Estou com viagem programada para Los Roques em Agosto deste ano. Fui informado que não haverá mais os vôos (teco-teco) de Caracas para Los Roques. O governo venezuelano teria determinado que os vôos para Los Roques devem sair de Higuerote (cidadezinha 2h de Caracas).
    Vcs saberiam me dizer se essa informação procede? Qnd estiveram por lá, ouviram algo a respeito?
    Grato. Parabéns pelo blog

    • 12 mar 2014

      Oi Thiago, estamos sabendo sim.
      Acontece que ainda ocorrem alguns voos, mas é impossivel entender a lógica de qd ocorre. Me parece que a Aerotuy suspendeu totalmente por um periodo e a Chapi está fazendo dos dois aeroportos.
      O que ocorreu conosco foi que compramos para Maiquetia, mas exisitia a possibilidade de chegar lá e terem trocado para Higuerote. Esse foi um dos motivos que me levaram a fechar com uma agência, pois assim eu teria suporte caso houvesse a mudança. Felizmente para nós não houve e saimos e voltamos por Maiquetía mesmo.
      abs,

  11. Gabrielle
    08 mar 2014

    Estou amando seus posts sobre Los Roques, parabéns estão incríveis. Gostaria de saber como vc fez com os dólares pra trocar, c foi esse procedimento assustador rsrs…existe alguma maneira de fazer isso d forma segura, mas sem ser pelo cambio oficial? E quanto ao Catimar vc acha seguro reservar pelo próprio site do hotel? Fiquei feliz em saber que não precisa sair do aeroporto internacional para o nacional, pois não pretendo botar os pés em Caracas! hahahah Bjaoo

    • 08 mar 2014

      Oi Gabrielle, neste por aqui, contei como fiz -> https://www.viajesim.com/2014/03/los-roques-venezuela-como-ir-dicas.html
      Minha indicação é trocar apenas um pouco no aeroporto e fazer o cambio mesmo em Los Roques, que é mais seguro.
      Eu não posso avaliar como é a reserva direto com o Catimar, eu fiz com agencia. Mas envie um email e vejha, se responderem logo, ok. O que mais encontrei na Venezuela eram lugares que não respondiam.
      beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.