Istambul: como chegar e sair pelos aeroportos de Ataturk e Sabiha

por Jackie Mota 22.jul.2015

Istambul tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Atatürk (IST) e o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (SAW). Ataturk é o maior aeroporto do país, fica a cerca de 25 km dos bairros turísticos de Istambul e é conectado à cidade através de transporte público. Já Sabiha fica a mais de 40 km da região central da cidade e só é acessível por shuttles e carros particulares. Foi em Atatürk que desembarcamos na Turquia pela primeira vez, em um vôo da Air France vindo de Paris. Naquele dia o aeroporto tinha ficado fechado por alguns períodos, por issosobrevoamos por um bomtempoa cidade antes de termos autorização para pousar. Assim, sódesembarcamos depois da meia-noite.

Como chegar e sair do aeroporto Internacional Atatürk

Para chegar e sair do aeroporto Atatürk há opções para todos os tipos de necessidade, tempo e orçamento disponível. Você pode utilizar:

1. o sistema integrado de metrô (que na verdade é um Light rail rapid transit, na sigla LRT), tram e funicular;
2. Táxi;
3. Transfer particular;
4. Ou shuttle.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

O tradicional bonde na Istkliai Cadesi

Qual o melhor transporte para de chegar e sair de Ataturk?

Isso depende de suas necessidades, tempo e orçamento. O sistema público é bom, mas você precisará fazer pelo menos uma troca de veículo para o trajeto entre o aeroporto e Sultahnamet ou duas trocas se o trajeto for entre Galata/Beyoglu e o aeroporto. Por isso, se estiver com muitas malas considere utilizar outro transporte.

Já táxis e transfers podem ficar caros, caso o deslocamento seja feito em horários com trânsito e, nesse caso, um shuttle seria uma alternativa mais econômica. Já se o trajeto for feito em horários sem trânsito, o transfer ou o táxi são excelentes opções confortáveis e com preços acessíveis. Nós utilizamos uma vez um transfer particular, pois chegamos após a meia-noite e estávamos cansados. Não pegamos nenhum trânsito e gostamos muito do serviço.  Em outra viagem utilizamos o sistema público, pois não tínhamos pressa e nem malas pesadas, e foi confortável também.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

Máquina para compra de jetom em estação do metrô

Como funciona o sistema público integrado

Caso você opte pelo sistema público, é bem fácil. O metrô sai do terminal internacional do aeroporto. Se você estiver no terminal doméstico você precisa andar a pé entre os dois terminais e é um bom trecho de caminhada. Então separe aí pelo menos uns 15 minutos para isso.

Você pode comprar um bilhete individual avulso – na verdade é uma ficha chamada jetom – ou usar o IstanbulKart para acessar o transporte público. O IstanbulKart é vendido em bancas de jornal, casas de câmbio e outros pontos que atendem turistas, inclusive em uma cabine no aeroporto. Ele custa 7 Liras Turcas nas bancas e cerca de 10 Liras Turcas em outros locais e é um cartão recarregável. A vantagem é que com ele quando você usa mais de um transporte, automaticamente você paga um preço menor com a integração. Outra vantagem é que ele pode ser usado por várias pessoas, então você só precisa de um cartão e não de um para cada viajante. Basta carregar o IstambulKart com um valor suficiente para todos utilizarem.

Apesar da facilidade do sistema público integrado, para ir do aeroporto à cidade não é um trecho super rápido. Quando desembarcamos em Ataturk em outra viagem utilizamos essa opção para ir até Pera e levamos cerca de 1h45m  – incluindo o trecho caminhado entre os terminais e depois até o hotel.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

Caminhada entre os terminais no aeroporto Atatruk

A estação do metrô (ou, utilizando o nome correto, o LRT) no aeroporto é uma estação terminal e o nome é Havalimani. Dali você deve ir no sentido  Aksaray e descer depois de 6 estações em Zeutinburno. É nessa estação que você trocará para o tram, no sentido Kabatas. Aqui você paga outra passagem, portanto, se estiver sem o IstanbulKart, precisará comprar outro jetom. Caso tenha já o cartão, basta utilizá-lo e ele cobrará um valor com desconto para essa segunda passagem.

Se você estiver indo para Sultahnamet, basta então descer do Tram na sua estação. Caso vá para a região de Taksin, Beyoglu, Pera e Galata, você deve seguir até o final, na estação Kabatas. Dessa estação você pode utilizar o funicular para subir até a Praça Taksin. De Thaksin você pode andar ou, ainda, utilizar o Bonde histórico para descer a longa Istklial Cadesi até Tinel.

Transfer em Atartuk

O transfer que contratamos para ir do aeroporto para o hotel fica no andar térreo, perto do balcão de informação turística. O carro exclusivo para nós dois custou 25 euros. À noite, sem trânsito, foram 30 minutos de viagem de Ataturk até Galata. Ou seja, a viagem foi rápida e com bom preço, portanto, neste horário valeu muito a pena.

Transfer para Atartuk

Para fazer o trajeto contrário, do hotel para Atartuk, encontramos em Istambul diversas opções de empresas que ofereciam Shuttles por 5 euros por pessoa. Os Shuttles tinham horários fixos e, segundo as agências, levavam cerca de 1h30m.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

Estação de metrô Taksim

Chegando e saindo do aeroporto Internacional Sabiha Gökçen

Meu principal conselho sobre o Aeroporto de Sabiha é: evite comprar voos saindo/chegando aqui! Nós pegamos apenas um voo saindo de Sabiha, com a Turkish Airlines para Izmir, mas perdemos muitos tempo num trecho que era para ser muito rápido. Bom, o aeroporto fica a mais de 40 km da área turística de Istanbul e não há ligação de metrô. É fácil de chegar até lá e pode ser também barato, mas vai ser muito demorado! E quando eu digo muito, é muito mesmo. Senti até saudades da Linha Vermelha depois de mais 2 horas dentro ônibus para chegar lá. Contando mais o tempo para ir até o ponto do ônibus, foi demorado demais. Mas o pior é que a maior parte do tempo foi mesmo parado por conta do trânsito.Por sorte, tínhamos saído com muita antecedência.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

Entediadíssima em Sabiha

Bom, caso você vá para Sabiha, você pode optar por táxi ou shuttle. Nós utilizamos o ônibus da empresa Havatas. Em junho de 2015 custava 14 liras por pessoa e havia saídas de 30 em 30 minutos. O ponto de saída é em frente ao Point Hotel, na praça Taksin e você pode ver os horários neste link. Também pelo site você pode comprar sua passagem antecipada ou pode comprar no próprio local em uma cabine da empresa. Se chegar em cima da hora de uma saída, entre no ônibus e pague diretamente ao motorista.

Outra opção são shuttles de agências disponíveis por toda Istambul, com horários pré-determinados, que custavam 10 Liras Turcas por pessoa.

como chegar e sair dos aeroportos ataturk e sabiha em istambul

No ônibus da Havatas

Para entrar em Sabiha todo mundo passa por uma inspeção colocando as malas no raio x, por isso a entrada é um pouco lenta, o que faz com o trajeto até o embarque neste aeroporto seja ainda mais demorado. Neste aeroporto não há wi-fi gratuito, apenas hotspots de empresas pagas. Também não há muito o que fazer, apenas uma lojinha pequena e bares e restaurantes incluindo McDonalds e Burguer King.

Acompanhe essa viagem completa: Nossas Bodas de Madeira
 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.