O passado no centro da moderna Lima

por Jackie Mota 10.abr.2013

Quem vai ao Peru, mas não vai visitar o Vale Sagrado e suas ruínas famosas não precisa voltar para casa sem ter a oportunidade de ver interessantes resquícios das culturas antigas que habitavam o país. Em Lima, há diversas huacas, sítios arqueológicos de povos pré-incas como os Lima. Nós escolhemos visitar a Huaca Pucllana, que fica bem no centro de Miraflores.

mochilão Peru Lima onde ficar o que fazerSAM_6799 mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana

Huacla Pucllana quer dizer, em quéchua, lugar para rituais e era para isso que provavelmente servia o templo em forma de pirâmide construído em tijolos de adobe (uma espécie de barro misturada com fibras). A Pucllana é constituída, ainda, por outra parte formada por uma praça e que devia ter funções administrativas. Atribui-se o templo à cultura Lima, que viveu naquela região entre  os anos 200 e 700, mas também tem influências dos Wari, que viveram um pouco depois entre 500 e 900.

Fizemos o tour guiado das 16h e foi incrível poder subir naquela construção de barro feita há tantos séculos e ainda de pé ali, justo em uma área onde ocorrem tantos terremotos. O processo de descoberta e restauração do templo ainda está em andamento, mas o tamanho da construção já impressiona.

mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana

Além de poder admirar a moderna Lima bem de cima de uma construção antiga, aprendemos no tour um pouco sobre a cultura dos Lima e sobre o modo de produção dos tijolos de barro que usaram para levantar o templo. Além disso, visitamos um mini-zoológico e vimos algumas espécies da Flora típicas de Lima em uma pequena horta.

mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana mochilão peru lima o que fazer huacla pucllana

Na Huacla Pucllana funciona também um restaurante bem avaliado, mas não estava aberto quando saímos. Recomenda-se jantar no local, pois a Huaca recebe uma iluminação especial.

A Huaca Pucllana fica na General Borgoño em Miraflores e nossa visita custou 5 soles por pessoa (com carteira de estudantes).

 

 Vai ficar em Lima? Reserve nossa indicação na cidade, o Barranco B&B pelo Booking

 Vai para Cusco? Veja nossas indicações no Booking: Casa de Mama Cusco e Andean Wings

Ou pesquise hotéis em todo o Peru pelo Booking aqui no blog:

 

 Texto e edição: Jackie; Fotos: Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.