Fotos e lembranças de viagem: como você organiza?

por Jackie Mota 06.set.2013

 

Uma coisa que as máquinas digitais causaram foi um número absurdo de fotos tiradas durante uma viagem. Afinal,  sem a necessidade de filme e com a facilidade de armazenamento das fotos digitais, é natural que a gente deixe mesmo a vontade de registrar tudo em fotos fluir e sente o dedo na máquina, né? O problema é tornar aquelas 356.565 fotos em algo mais que uma pasta no computador que a gente nem sabe por onde começar quando precisa encontrar aquela foto. E, claro, tanto quanto no tempo das fotos de filme, uma grande preocupação durante e após a viagem é guardá-las em segurança. Não gosto nem de imaginar a dor de perder fotos de uma viagem #toctoctoc.

Bom, se você, além de ter uma máquina digital à sua disposição tem também o espírito Maria Cacareco, como eu, pode acrescentar à bagagem da volta de viagem uns muitos quilos de papel de tudo que é tipo, as lembranças de viagem: mapas, folhetos, ingressos, guardanapos, folhas de árvore etc etc.

Então a questão é: como organizar tudo isso durante e após a viagem? Vou contar abaixo como eu faço e espero que você compartilhe como você faz e suas dicas, para que cada um posso ir adaptando ao seu estilo e achando meios mais eficazes de organizar nossas amadas lembranças de viagem.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem

Fotos
Durante a viagem

  • Backup físico 

Sempre faço backups enquanto estou viajando. Tento fazer todos os dias à noite ou, no máximo, de dois em dois dias. Eu baixo as fotos da máquina para o computador ou ipad (o que eu tiver levado na viagem), mas não deleto do cartão. Assim eu fico com duas cópias das fotos durante a viagem, uma na máquina e outra em um note/ipad. Fico mais tranquila pensando que se me roubarem no hotel, a máquina está comigo, se me roubarem na rua ou eu perder o cartão, tenho cópia no note.

  • Backup na nuvem

Adoraria sempre fazer backup online, mas não faço. Simplesmente porque pra isso eu teria que ter uma boa conexão wi-fi no quarto e nem sempre isso acontece. Às vezes a conexão é ruim, às vezes é só em uma área comum do hotel e eu chego cansada e quero ficar no quarto etc. Bom, eu simplesmente não acho tão prático assim, me dá preguicinha. Alguém me indica uma forma mais fácil e rápida de fazer? Adoraria sempre ter tudo salvo em meio físico e na nuvem. As opções que uso para backup na nuvem (em casa, não em viagens) são:

* Dropbox: Acho o dropbox bem seguro. Eu subo pastas inteiras para lá e dá para organizar por assunto, mas, a versão gratuita só tem 2 GB de espaço (dá pra conseguir mais alguns gigas convidando amigos, ou compartilhando no facebook etc). Uma saída é criar uma conta só pra viagens, subir as fotos durante a viagem e depois que tiver tudo guardadinho em segurança em casa, apagar. Ou manter uma conta paga, que super vale a pena e guardar a vida lá.

* We transfer: se sua viagem for curta uma saída super prática é o Wetransfer. Você sobe os arquivos nele e ele gera um link que envia pro seu email. Com esse link você consegue fazer o download dos arquivos. Mas, atenção: você tem 7 dias pra isso. Depois, ele apaga tudo.

|| Alguém usa outra ferramenta, como o Picasa ou Skydrive? Aguardo dicas!

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem008

Após a viagem

  • 1 | Editar e organizar

Por causa do blog essa parte me toma um certo tempo. Eu faço assim:

1. Assim que chego em casa passo as fotos do cartão da máquina para o computador. Eu tenho sempre na pasta Imagens uma pasta nomeada “SEM BACKUP”, assim mesmo em maiúsculas que é pra não correr o risco de apagar achando que já está tudo salvo. Nesta pasta eu vou salvando tudo que ainda não tem cópia em cd. Então quando chego de uma viagem abro lá uma pasta “Viagem nome do lugar mês tal ano tal”. Essa pasta eu passo toda de uma vez no programa Photoscape, que é gratuito e super simples de mexer. Escolho “Editar em Lotes”, marco autocontraste e autonível (que basicamente dão uma corrigida padrão nas fotos) e escolho o nome pra todos os arquivos (algo como viagem a tal lugar mês tal ano tal 001, 002 etc). Pronto. Todas as fotos “editadas”, apago as originais.

2. Pego a pasta com as fotos “editadas” e passo no editor em lotes do Photoscape dessa vez marcando para diminuir o tamanho (deixo normalmente com a maior medida em 600 pxls) e incluir a logomarca do blog. Aí fico então com uma pasta com as fotos em tamanho original e sem logo e dentro dela uma pasta com arquivos pequenos com logo para usar no facebook e no blog. Tudo com uma edição “bruta”.

  • 2 | Salvar e organizar

1. Com as fotos já “editadas” eu faço o backup. Isso pode não acontecer no mesmo dia, nem sempre gravo na mesma hora. Costumo esperar o fim do mês e ir lá em “SEM BACKUP” e gravar tudo de uma vez. Mas enfim, gravo em cd a pasta principal, sem a subpasta de fotos com logo. Se eu não tiver viagem logo eu espero gravar o cd pra formatar o cartão da máquina. Se tiver eu tento fazer o backup do que está no cartão antes de formatar #medinhos. Os cds aqui em casa são todos numerados e catalogados, então quando preciso achar uma foto em Cd, grande, é fácil, é só puxar o arquivo com a lista e buscar pelo nome da viagem.

2. Movo a pasta e sua subpasta de “SEM BACKUP” para a pasta de viagens.

  • 3 | Imprimir e montar álbuns

1. Nem sempre tenho tempo de sentar e separar de uma vez as fotos que quero imprimir. Então o que faço é criar a pasta “Revelar” dentro da pasta da viagem com imagens grandes “editadas” em bruto. E vou enviando pra lá o que quero, selecionando aos poucos nos intervalos entre as tarefas no computador.

2. Quando eu termino de selecionar as fotos daquela viagem eu subo nos sites de revelação que eu estiver usando. Já usei Oi Fotos (que agora é Nice Fotos) e Fotoregistro. Você pode subir e fazer albinhos lá e deixar para revelar depois.

3. Quando já tem vários albinhos ou tem uma boa promoção para revelar, eu puxo pro carrinho e envio pra impressão.

  • 4| Apagar e organizar

1. Então, quando as fotos impressas chegam eu, finalmente, me sinto livre para apagar. Apago a pasta de fotos grandes e de revelar do note, ficando apenas com a pequena com logo, que uso para internet. Assim meu note não fica entulhado de fotos repetidas e pesadas.

2. Depois é só me divertir montando albinhos. Eu gosto de álbuns que tenham a ver com a viagem. O ideal é comprar logo no destino, mas nem sempre isso acontece. O meu mais querido queridinho é o da viagem à Bolívia e Peru, que compramos em Cusco. Agora eu  sempre procuro álbuns durante a viagem, mas nem sempre acho. Também já fiz alguns fotolivros, mas acho que dão muito trabalho e eu gosto de imprimir muuuuuitas fotos. Um álbum recente que montei, do aniversário dos “meninos”, ficou uma graça usando cantoneiras. Agora quero um de viagem assim, para também colar junto alguns ingressos etc, num estilo mais scrap.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem015

Alguns dos meus álbuns (em cima, a partir da esquerda): Álbuns com nome de várias cidades; de couro com motivos incas, comprado em Cusco; personalizado com tema do Rio; (embaixo, da esquerda pra direita): motivos pet pras fotos de viagem com cachorro; Travel Planner para sonhos e recortes; grandão para viagens com muitas fotos.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem019

Interior de modelo em que usei cantoneiras

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem014Dois que acho os mais bonitos

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem020Gosto destes modelos em que dá para colocar “legendas”

Lembranças

Durante a viagem

Durante a viagem minha única preocupação com as lembranças é juntá-las. Sou #aloka do guarda tudo. Vou enchendo as bolsas com papéis e mais papéis.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagemAlgumas caixas de lembranças, etiquetadas com o nome do destino

Após a viagem

  • 1 | Triagem

Só quando chego em casa é que me preocupa com as tranqueiras que arrumei. Então eu faço uma triagem para ver se não trouxe coisas repetidas, molhadas ou sujas (já aconteceu de um mapinha ter sujado com alguma comida que não sei o que era e aí não dava para guardar, pois estava com um cheiriiiinho).

  • 2 | Pra caixinha

De posse do meu tesouro, escolho uma caixinha bem bonitinha em que caiba tudo. Eu uso caixinhas de presente comuns, de roupas etc, que tenho em casa, nunca comprei nenhuma especialmente para isso não. Aí eu coloco tudo lá e etiqueto com o destino da viagem. E pronto, está pronto para ir pra prateleira de caixinhas de lembranças.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagemInterior das caixas: tem de tudo!

Ah, eu guardo todos os meus álbuns de fotos de viagem em um mesmo lugar, junto com meus guias e revistas de turismo. Quando bate a vontade de viajar sem sair de casa, ou quando estou planejando uma próxima viagem, é só eu me sentar ali do lado com uma caneca de café e passar horas viajando, lembrando, sonhando. Pena que as caixas de lembrança não cabem ali, mas como ficam no mesmo cômodo de vez em quando esparramo todas pelo chão. Mas pelo grau de abarrotamento dos caixotes/prateleira é melhor mesmo eu providenciar um anexo pro espaço “Sonhos de viagem”.

Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagem Como organizar e arquivar fotos e lembranças de viagemMinha “estante” para sonhar

|| E você, como organiza suas lembranças de viagem?

Texto Jackie/ Fotos: Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!

  • HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cachorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnbganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
  • PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto 
  • CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
  • PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
  • CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
  • INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
  • PARIS: guias que falam português Na França entre Amigos 
  • USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia
  • AMAZONGuias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira 
  • Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi.



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. fernanda reges
    01 jun 2016

    Jackie, tenho varias cadernetas e gostaria muito de escrever nelas qd viajo. O que vc escreve nas suas e como organiza?

    • 03 jun 2016

      Oi Fernanda, escrevo de tudo! As vezes anoto dados práticos sobre transporte, como entrar etc, pra usar em posts aqui no blog e na maioria das vezes conto sobre meu dia, o que estava sentindo etc. Eu tenho vaaaarios caderninhos de viagem e adoro relê-los! Na viagem da asia eu consegui fazer um diariozinho mesmo e anotei todo dia. Mas a maior parte das vezes não anoto dia a dia, mas alguns dias na viagem.
      bjs

  2. 26 dez 2013

    As lembrancinhas eu também divido. Os papeizinhos, tickets, mapas e etc. vão para caixinhas. As lembrancinhas grandes ficam no cantinho reservado delas. rs Tem copos, garrafinhas, calendários… eu gosto de trazer itens de decoração, coisas fofas pra enfeitar a casa!
    Postei aqui também algumas coisas que trouxe de viagens passadas: http://www.revistadeviagem.net/?p=9507

  3. Patricia
    11 set 2013

    Oi Jaqueline!

    Sempre passo aqui no seu blog p/ colher as dicas de viagem, as últimas que peguei foram as de Buenos Aires e serviram a bessa a meu marido e eu quando fomos p/ lá. Acompanhei tb seu blog de casamento, peguei tb várias dicas de lá e fiquei triste qdo ele acabou! Acho super legal a forma como vc escreve e fica super claro e explicado p/ quem lê! por favor, não pare c/ este blog aqui, rs! Gostei mto das dicas da organização de fotos tb, confesso que não tenho mta paciência p/ armazená-las em cd e não gosto de sobrecarregar meu note, qdo salvo as que gosto e excluo as que não ficaram boas, caço logo uma promo de revelação p/ imprimi-las e pôr num álbum, aí deleto logo a pasta inteira, se as fotos sumirem ou acontecer qq coisa, já foi, aí o jeito é viajar de novo e fotografar novamente, rs! Já revelei no site da Oi tb, mas já comprei tanto cupom em sites de ofertas que já até tomei volta. Gostei do programa que vc indicou, o Photoscape, vou tentar baixar p/ ver se consigo usar. Parabéns pelo blog!

    • 12 set 2013

      Oi Patrícia, muito legal saber que vc acompanha “nossos blogs” e que gosta do texto =)
      Não vamos deixar de postar aqui n\ão, pode ficar tranquila rs
      Nossa, vc é desapegada, mesmo hein? Queria ser mais minimalista e abrir mão das cópias, mas não consigo. Esse lado amria cacareco persiste rs
      O Photoscape é super simples e grátis. De repente faço um post sobre ele, pois a Danee tb teve duvidas.
      bjs,

  4. Danee
    10 set 2013

    Oi Jackie, adorei o post. Como você usa o photoscape, eu tenho ele, mas sei mexer muito pouco. Tentei seguir os passos que você falou mas acho que deixei de fazer alguma coisa porque ele não me deu a opção de salvar as fotos. Beijocas

    • 10 set 2013

      Que bom que gostou, querida.
      Olha, eu entro em “editor em lotes” logo na “capa”.
      Aí pego as fotos na pastinha que quero, na lateral esquerda e arrasto ali pra cima onde ta branco.
      Vou na lateral direita e clico nos filtros que quero.
      Depois clico em inicializar, la embaixo. ai ele vai fazendo a pasta toda naquelas configurações escolhidas.

      Se for editar uma a uma vou em editor. Clico na foto, escolho o que quero fazer e aparece um botao no lado direito emvaixo pra mim escrito salvar.
      pra vc nao aparece assim? me diz que qq coisa te envio prints por email.
      bjs,

  5. Rosemery
    07 set 2013

    Adorei o post Jackie, tb sou a Sra tralha e volto sempre com muitas coisas, tb faço uma triagem e guardo somente o que realmente vale a pena… Mas ultimamente por causa da mudança ando muito desorganizada, então tenho o projeto de montar albuns das viagens ( n tenho nenhum e fico mega, super preguiçosa de fazer, mas isso vai acabar FATO, rsrsrrsrsr).

    SObre as fotos eu tenho vários cartões de memoria, então levo e uso um pra cada dia, guardo na mala ( n tinha pensando no caso de ser roubada no hotel) e n tinha o hábito de leva o pc, mas agora que temos um tablet vamos levá-lo.

    Enfim adorei as dicas e vu me prevenir e me organizar mais!

    Super post!

    • 08 set 2013

      Oi Rosemery, que bom que gostou do post.
      Monte os álbuns sim, aos poucos, afinal todo mundo tem uma vida corrida, né, mas o importante é não deixar as fotos no esquecimento.
      Eu costumo levar o tablet agora em viagens, é bem prático, ocupa menos espaço e peso e tem um adaptador pra descarregar o cartão da máquina no tablet.
      Abs!

  6. 07 set 2013

    Tenho que comentar pois me identifiquei muito com o post! Eu faço quase a mesma coisa que você, porém substitui o cd por hd externo. Confesso que ainda fico insegura, mas o hd ocupa menos espaço e parece que é mais seguro a longo prazo. Uso o Picasa, mas devido ao espaço, coloca as fotos em tamanho menor então não chega a ser um backup, mas quebra um galho, pois todas as minhas fotos e vídeos da minha vida TODA estão lá. Também é útil para compartilhar fotos sem usar uma rede social. Nas viagens faço backup para um pen drive. Também não faço fotolivro pela quantidade de fotos, imprimo e faço álbuns de 200 ou 400 fotos. Até brinquei com meu marido que é bem pessoal, pq a maioria das pessoas não tem mt paciência pra ver rs. Aliás também comecei a revelar as principais fotos do ano, mas já sei que menos pessoas ainda verão. Quanto as lembrancinhas, me desapeguei, mas ainda tenho uma caixa pq meu marido adora guardar papéis, mesmo que fiquem ali anos sem ser mexidos. Alguns ingressos e passagens eu coloco no mesmo album das fotos, que vem com um folha extra que não é para fotos. O que está faltando é personalizar as capas, pois os albuns são capa preta e ainda não tive tempo para isso. Acho que isso! Bjus

    • 08 set 2013

      Oi Michelle,

      acho bem legal o uso do HD Externo. Ainda não tenho um, mas vou dar uma orçada. Realmente ocupa bem menos espaço. Eu não uso pend drives pois acho fácil de perder. Só tenho um ENORME em formmato de câmera rs
      Muito boa sua observação sobre as capas. Personalizá-las faz toda diferença, ne? Também vou dar uma pesquisada em opções pra isso =)
      Abs!

  7. Helen
    07 set 2013

    Adorei o post!
    Eu gosto de fazer scrapbooks, pois assim junto as fotos com os ingressos/mapinhas/etc. O único problema é que, desde 2011, não tenho tido muito tempo (ou ânimo…) para fazê-los. Acho que vou ter que fazer um “downgrade” na qualidade dos scraps (sem páginas fofas, backgrounds específicos, etc) e só sair colando fotos e lembrancinhas mesmo… Tá na listinha de “coisas para fazer quando o/a Cub chegar e minha mãe E minha sogra estiverem lá em casa no inverno de Chicago me levando a loucura” kkkkkk
    Beijinhos!

    • 07 set 2013

      Que bom que gostou, querida.
      Eu também acho scraps mais “práticos” nesse sentido de guardar as coisas, mas por outro lado são muito mais trabalhosos, né? Acho que bate uma preguicinha e por isso faço albuns só de fotos mesmo rs
      beijos,

  8. Isabela
    06 set 2013

    Oi Jackie,
    Eu também sou a louca das lembranças de viagem! Também trago todas as tranqueiras e guardo em pastas ou caixas, com etiquetas também. Eu ainda faça fotolivros das viagens, mas seleciono muitas fotos e demoro bastante, aí normalmente fico com varias viagens atrasadas.

    Durante a viagem eu descarrego o cartão no note toda noite, porque faço pastas por dia da viagem: lugar tal, ano tal, mês tal, dia 1. Fica mais fácil para pegar as fotos dos companheiros de viagem depois e também para selecionar para o álbum.

    Gostei muito do post, parabéns!

    • 06 set 2013

      Que bom que gostou do post, Isabela. Tinha esquecido desse detalhe também. Qd viajo, ao descarregar tb costumo colocar dia 1, dia 2 etc, assim fica ainda mais facil pra achar tudo depois, né?
      Vou ver se faço um novo fotolivro, pois fiz alguns e acabei colocando poucas fotos neles pelo trabalho que dá e pelo preço da pagina. E eu gosto mesmo é de muuuuitas fotos rs.
      beijos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.