Download: Cronograma de preparativos para uma viagem longa

por Jackie Mota 23.nov.2014

Aproveitei que eu estou organizando uma viagem mais longa para o exterior e preparei um post com um cronograma e um arquivo para download para organizar todo o necessário para compartilhar aqui no blog. Vamos lá:

Primeiras providências 

Assim que você agendar sua viagem você precisa checar logo:

  • Se seu passaporte está em dia;
  • Se seu destino requer visto;
  • Se seu destino exige que você tenha tomado vacinas específicas.

Acho que sua primeira providência deve ser se organizar para resolver essas pendências, independente de quanto tempo falte para a viagem. Renovar o passaporte, por exemplo, não é tão simples assim, pois às vezes há uma grande espera no agendamento com a Polícia Federal – já falei disso neste post. Já as vacinas, em sua maioria, têm validade de vários anos, por isso vale a pena tomar mesmo sem viagem agendada- veja aqui como tomar a vacina da febre amarela no Rio.

Acho que o segundo passo é definir os itens abaixo. Se ainda faltar muito tempo para sua viagem você pode deixar para resolver mais perto da data, mas é bom saber o que precisará ser feito e deixar anotado quando fazer, especialmente em relação a ingressos:

  • Hospedagem: vou reservar hotel, apto, ficar na casa de alguém?
  • Preciso de transporte entre cidades ou ficarei em apenas um destino? Irei de avião, trem, ônibus? As passagens requerem compra com antecedência?
  • Existe alguma atração que faço questão de visitar cujo ingresso pode esgotar? Quando devo comprar?

Acho que sabendo a resposta pros itens acima você vai entrar em uma fase ótima que é a de pesquisar, ler, curtir a viagem antes dela acontecer. Para reservar hospedagem em hotel e fazer o roteiro da sua viagem eu já dei algumas dicas aqui no blog.  Veja:

Escolhendo e reservando o hotel

Fazendo o roteiro – parte 1 

Fazendo o roteiro – parte 2

Eu tento organizar minha viagem para não deixar nada para cima da hora. Claro que isso depende de com que antecedência eu marquei a viagem, mas fiz um cronograma bem folgadinho com sugestões de prazos para, mesmo com imprevistos, dar tempo de organizar tudo.

Um mês antes antes da viagem

  • Vai viajar para o exterior? Providencie um seguro de viagem.

Você pode utilizar o seguro gratuito fornecido pelo seu cartão de crédito quando você adquire as passagens aéreas com ele ou comprar um seguro. Para decidir, você precisa se informar sobre as exigências de cada país e o tipo de cobertura de cada seguro (grávidas e praticantes de esportes radicais, por exemplo, devem ficar atentos). Veja mais sobre seguros aqui no blog e pesquise na Real Seguros (comprando lá você não paga nada a mais e gera uma comissão para o blog. Nós agradecemos o apoio!). Acho um mês de antecedência um bom prazo para resolver isso.

  • Fazer uma lista das suas pendências

Eu sou adepta das listas, então faltando um mês para a viagem eu listo tudo o que precisa ser feito e passo a carregar essa lista comigo – pode ser num bloco de papel, no email, no Evernote, celular, tanto faz, o que importa é ter sempre comigo para eu ir atualizando a lista. Para te ajudar a montar a sua lista, veja as perguntas abaixo:

  • Vou precisar fazer alguma compra?

Veja se você precisa comprar alguma roupa (por exemplo pro frio, ou biquini novo), sapatos, equipamentos de viagem (malas, cadeados, necessaires), de fotografia (cartões de memória, câmera bag), medicamentos, itens de higiene. Se você usa medicamentos de uso contínuo, lembre-se de comprar a quantidade necessária para toda a viagem. Anote tudo o que você precisa comprar.

  • Preciso suspender algum serviço?

Se você for ficar mais de um mês fora pode valer a pena economicamente suspender internet, telefone, TV por assinatura etc. Suspenda a entrega de jornais e revistas no período em que estiver fora. Alguns serviços permitem a suspensão com bastante antecedência e outros, como celular, apenas bem perto da data da viagem.

  • Que contas vencerão no período desejado?

Anote as que você precisará pagar antecipadamente ou deixar programadas.

  • Como e que quantia levarei?

Dê uma pesquisada sobre o que é melhor para o seu destino – cartão de crédito, travel money, dinheiro em espécie – e qual moeda é mais vantajosa e faça uma estimativa de gastos. Anote na sua lista se precisa fazer câmbio, sacar etc.

  • Meu equipamento fotográfico está pronto?

Sempre digo que vale muito a pena registrar uma viagem em fotos e vídeos. Então veja se você tem cartões de memória suficiente – e se o conteúdo deles foi descarregado e está com backup -, se vale a pena investir em algum equipamento para essa viagem, como um tripé ou uma caixa estanque. Anote o que tiver que fazer.

  • Que medidas de segurança tomarei?

Você tem cópia dos seus documentos online? Isso pode ser bem útil. Eu tenho escaneado em um local que posso acessar pela internet os nossos passaportes e também envio para lá uma lista com os números do seguro, cartão de crédito e embaixadas locais. Além disso, quando viajo ao exterior eu sempre envio as datas de vôos, de chegadas e saídas de cada país e o local de minha estadia a alguém (familiar ou amigo).

  • Anote na sua lista de pendências, ainda, que você terá que organizar a(s) mala(s); separar guias de viagem e apps e organizar documentos e reservas.

15 dias antes

Mais ou menos duas semanas antes da viagem eu começo a resolver coisas burocráticas, como as que requerem ligações para serviços de atendimento ao cliente. Então é mais ou menos nessa época que você pode:

  • Suspender serviços (celular, internet, assinaturas de jornais etc);
  • Desbloquear o cartão de crédito para uso nos países de destino;
  • Programar contas para débito automático.

Também começo a dar aquela organizada no meu celular, atualizando aplicativos de viagem e carregando músicas etc. Já falei de alguns aplicativos de viagens aqui no blog. Veja esse tradutor super prático e essa listinha de apps úteis para quem vai a NY.

Aproveito esse período para separar leituras para o vôo. Eu não costumo levar livros físicos, pois uso o Kindle, então eu carrego nele os livros que vou querer. Veja aqui minha experiência com o Kindle.

Uma semana antes da viagem

  • Registros

Uma semana antes da viagem eu começo a organizar o material fotográfico, isto é, os cartões de memória. Verifico se todos estão vazios, se foi feito backup do material que estava nele, checo se está tudo funcionando.

  • Dinheiro

Esse também é um bom prazo para providenciar o dinheiro que será levado na viagem. Caso vá usar dinheiro em espécie, você pode solicitar entrega em domicílio da Casa de câmbio ou programar sua ida até lá.

  • Separar roupas e calçados

Eu separo bem antes tudo, tudo mesmo, que eu planejo levar na mala, mesmo que eu não vá arrumar a mala agora. O motivo é que eu vejo logo se algo precisa ser lavado, consertado, e evitar que eu use a peça na véspera da viagem, por exemplo, e não possa levá-la por estar suja. Coloco o que precisa para lavar e deixo o resto já numa pilha separada.

Dois dias antes da viagem

  • Pendências na rua

Verifico minha lista de pendência e me organizo para resolver o que falta na rua, o que normalmente é comprar itens de farmácia e higiene (mas já foi tinta de impressora, por exemplo).

  • Reservas e documentos

Em algumas viagens eu levo reservas, documentos de seguro etc impresoss, e em outros, mais tranquilos, eu levo apenas em meio eletrônico (no email, Evernote, em pdf no Kindle/tablet/celular etc). Normalmente à medida em que vou confirmando as reservas eu já vou imprindo, mas organizo tudo uns dois dias antes da viagem. Se forem impresoss, eu levo em uma carteira de viagem (que já mostrei aqui). Coloco os papéis na ordem em que vou utilizá-los.

Um dia antes da viagem

  • Segurança

Eu sempre envio um email com o meu itinerário para um amigo/parente e entrego a chave da casa para um amigo/parente (como já tenho pessoas com a chave agora, apenas envio o email lembrando). Deixo o telefone dessa pessoa com a síndica, a quem também aviso sobre a viagem.

  • Mala

Começo a organizar as malas, incluindo a mala/mochila de mão, que irão comigo no avião. Colocando tudo em seu lugar e o que não coloco logo na mala porque ainda está em uso ou usarei até a viagem – por exemplo, óculos, carregadores eletrônicos, bolsa etc – eu anoto em uma folha de papel e deixo essa lista em cima da mesa, bem visível.

Já falei um pouco sobre o que levar na mala aqui no blog. Veja minha sugestão para 4 dias em agosto em Buenos Aires, o que levar para viajar sem despachar a Ushuaia e como viajar sem despachar, em uma viagem de 23 dias pela Ásia e EUA.

Despchando ou não, eu sempre levo na bagagem de mão: uma muda de roupa para usar e outra para dormir; uma necessaire básica; chinelo; a carteira com documentos; Distração (Kindle, celular, livro, computador); Kit para dormir (máscara, tapa ouvidos, casaco/roupa quentinha) e todos os itens de valor.

  • Casa

Antes de viajar, e especialmente em viagens mais longas, procuro deixar a casa em ordem. Normalmente dou uma geral nas roupas, já que sei que quando chegar terei muita roupa pra lavar, então procuro deixar o cesto vazio e, principalmente, dou uma geral na geladeira e tiro o lixo. Eu vejo se tenho alimentos abertos que irão estragar  ou que irão vencer no prazo da viagem (separo tudo que estiver nesse caso e dôo para alguém). Para quem mora em casa e não apartamento é bom  não deixar sinais de que não tem gente em casa, como roupas no varal, caixa de correio sem recolher etc.

Dia da viagem

[No próprio dia quando a viagem é à noite ou na véspera à noite para viagens pela manhã] 

  • Agendar um táxi para o aeroporto
  • Checar a listinha de pendências em cima da mesa
  • Terminar de arrumar a mala, carteira de viagem e bagagem de mão
  • Fechar registro de água e gás e desligar eletrônicos da tomada

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Fale ali nos comentários. E para fazer o download desse cronograma é só clicar no link abaixo:

Download do cronograma para organizar uma viagem longa

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!
  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!

  • HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cacorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnbganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
  • CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
  • USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia com melhor preço garantido
  • AMAZON AMERICANA: crie uma lista de enxoval e economize dinheiro e tempo na sua Babymoon
  • PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto 
  • CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
  • PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
  • INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
  • PARIS: guias que falam português na França entre Amigos 
  • AMAZONGuias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira 
  • Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Patricia
    29 maio 2015

    Muito bom, ótimos detalhes! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.