Disneyland: dicas para a sua 1ª vez

por Jackie Mota 09.jul.2014
  • Nossos ingressos foram cortesia da Disneyland Resort

A maior parte dos meus amigos foi à Disney quando criança, ou ao completar 15 anos de idade ou assim que conseguiram juntar as primeiras economias do estágio. Para mim e para o Rômulo, no entanto, demorou mais um pouquinho: já estávamos na casa dos 30 anos quando pisamos pela primeira vez nas terras idealizadas por Walt Disney. A magia desta visita, no entanto, teve efeito enorme mesmo sob dois adultos. Talvez uma forma diferente de magia, menos agitada e ansiosa para sentir frio na barriga em sobes e desces e loopings, sem energia para horas de fila para um abraço na princesa do último filme, mas cheia de curiosidade, alegria e um sentimento de realização por finalmente ver in loco o grande projeto de Walt Disney, esse cara que através do cinema e de seus personagens influenciou de forma inegável várias gerações pelo mundo e tanto a nós mesmos.

Como amantes de história, nossa primeira visita ao universo Disney não poderia ter sido de outra forma. Em vez dos completíssimos e abrangentes parques de Orlando, destino para pelo menos 5 dias de viagem, aproveitamos uma escala em Los Angeles, na Califórnia e tiramos um dia inteirinho para conhecer o primeiro parque Disney do mundo, a Disneyland, que fica no distrito de Anahein, a mais ou menos uma hora de carro de Los Angeles, e junto a outro parque, o Disney California Adventures. 

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Castelo da Bela Adormecida, Disneyland

Na Disneyland, inaugurada em 1955 depois de 12 meses de construção e anos anos e anos de sonhos de Walt, a presença do criador é muito forte. Claro que nos ajudam a sentir essa presença  nossas lembranças de cenas já vistas em filmes – como em Walt nos bastidores de Mary Poppins, (ótimo filme, recomendo!), que tem cenas do pai de Mickey gravadas na Disneyland. Mas, só de saber que aquele parque teve não apenas o projeto num papel, mas seu dia a dia, detalhes e operação tocados por Walt de modo a cumprir fielmente seu ideal de ser “o lugar mais feliz do mundo” já dava um valor histórico inquestionável ao local (os parques de Orlando foram projetados por Walt, mas ele morreu antes da inauguração).

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Paradise Bay no Disney California Adventures

Como é a Disneyland

Bom, mas se como nós você ainda não esteve no mundo dos parques Disney, vamos entender melhor o que é a Disneyland. Esse parque construído na década de 1950 contou com pesquisas do próprio Walt Disney em todos os EUA, em parques de diversões e com os mais renomeados inventores da época. A idéia era criar um lugar onde as famílias pudessem brincar juntas. O projeto então foi concebido dividido em “terras”, cada uma com um tema.

O primeiro contato do visitante com o parque, a “recepção” ficou sendo a Main Street (Rua Principal), que se parece com uma ruazinha de cidade do Oeste americano do fim do século passado, com estação de trem e praça. No final da Main Street você já chega em uma das terras, a Fantasyland, que é onde estão as atrações clássicas da Disney – o Castelo da Bela Adormecida (o da Cinderela fica em Orlando!), o clássico brinquedo da xícara de chá rodopiante, o Dumbo voador, o Castelo da Branca de Neve, entre outros.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Atração clássica: a xícara rodopiante

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Dumbo, uma das atrações que funciona desde a inauguração da Disneyland, em 1955

As outras terras são a Adventureland, criada para ter atrações de aventura de terras exóticas, a Frontierland, que recria o cenário da expansão da fronteira dos EUA para o Oeste, a Tomorrowland, dedicada ao futuro e ao progresso e ficção científicos, e New Orleans Square, uma área que recria a cidade homônima. Mais tarde foram criadas Critter Country, aberta em 1972 com inspiração no filme “A canção do Sul” e Mickey’s Toontown, aberto em 2003, que recria a cidade dos desenhos do Mickey Mouse. 

Em cada uma das terras você encontra tanto brinquedos para se divertir – vários, vários, vários – quanto um cenário completo do tema, com cada pequeno detalhe colaborando para criar uma viagem dentro de cada terra. Há também shows, peças de teatro, musicais, os personagens da Disney para fotos, as famosas paradas dos personagens e os lindíssimos shows noturnos.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

O carrossel S2

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Onde eu fazia questão de ir

Na Disneyland o show noturno é o Fantasmic, que é o mesmo que acontece na Disney em Orlando. O show conta a história de um sonho do Mickey e usa vários recursos como fogos, luzes, projeções, músicas, muitos personagens e cenários flutuantes e acontece em um lago (onde funciona a atração Tom Sawyer’s Island). É um clássico Disney e muito bonito. Veja trecho nesse vídeo do youtube. Já na Disneyland California o show noturno é o World of Color e ele só acontece nesse parque. Por lá o show é apresentado com luzes e projeções na água, com vários trechos de filmes Disney, e acontece na Paradise Bay, a área que reproduz o Píer de Santa Monica. Veja trechos aqui no youtube. O horário dos shows você também pode consultar no site da Disney, na categoria “Entretenimento”.

A estrutura da Disneyland para o visitante já é famosa por ser impecável: há banheiros, restaurantes, lojas, muitas lojas, bebedouros, tudo o que você possa precisar para passar o dia inteiro no parque, incluindo sistemas de transporte e toda uma lógica para fazer o seu dia render ao máximo em diversão.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Maquinista da Disneyland Railroad acena para mim

Dicas práticas para aproveitar a Disney na Califórnia

Depois de conhecer a Disneyland, para mim faz ainda mais sentido falar em “mundo Disney”. É que além da atração ser enorme há toda uma lógica própria, cheia de nomes que eu nunca tinha ouvido falar, mas que quando eu estava no parque fizeram todo o sentido e facilitaram nosso dia.

É que tiramos apenas um dia inteiro para visitar os dois parques, a Disneyland mais o Disney California Adventures. Náo é o ideal, veja bem. Para aproveitar cada terra de cada parque, andar em todos os brinquedos que você queira e assistir aos dois shows noturnos, você precisa de um dia inteiro para cada. No entanto, eu não pretendia andar em muitos brinquedos e queria mais “ver” do que brincar, então em um dia bem longo, que começou antes das 8h e terminou depois da meia-noite, e com um bom planejamento, consegui fazer nosso dia ser muito produtivo.

Então vamos aos “macetes” para aproveitar seu dia na Disneyland e Disney California Adventures:

  • Escolha o ingresso certo

Para visitar os parques você tem algumas opções de ingressos. Você pode escolher um parque e comprar um ticket para um, dois, três, quatro ou cinco dias ou pode comprar o Park Hopper, que é o ticket que te dá direito a entrar nos dois parques no mesmo dia. Nós recebemos como cortesia da Disneyland Resort o Park Hopper de um dia e por isso conseguimos curtir tanto a Disneyland quanto o Disney California Adventures.  Os preços você vê aqui.

  •  Fique o dia todo

Dica óbvia, né? Mas não custa lembrar. Para aproveitar ao máximo o dia, fique muitas horas no parque, então se prepare para sair cedo de Los Angeles, caso esteja na cidade, pois a viagem vai levar entre 45 minutos e 1 hora. Os parques abrem às 8h – na página da Disneyland você consulta os horários de fechamento de todos os dias – e a Disneyland fecha à meia-noite. O California Adventures fecha um pouco mais cedo, às 22h.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Entrada da Disneyland

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Estátua de Disney e seu ratinho querido

  • Oriente-se

Algumas dicas práticas para se locomover na Disneyland: cada ala do estacionamento leva o nome de um personagem da Disney e atrás do ticket você pode anotar o nome de sua ala. O estacionamento custa US$ 18. Para chegar do estacionamento à entrada dos parques há um trolley gratuito e não leva mais de 10 minutos. Essa área antes da entrada dos parques chama-se Downton Disney e tem algumas lojas e restaurantes. Foi onde tomamos café da manhã e comemos no fim da noite, quando os parques já estavam fechados.

  • Conheça as atrações.

A melhor forma de planejar uma viagem é conhecendo seu destino. Por isso, antes de embarcar, navegue pelo site da Disneyland. O site tem tuuuuudo sobre os parques. Clicando na aba Atractions você pode consultar a lista completa de cada brinquedo e saber, por exemplo, se existe uma altura mínima para utilização do brinquedo, o que é bem útil caso você vá com crianças. Também é útil para saber se algum brinquedo está em manutenção e não funcionará durante sua visita. Evita a decepção na hora, né?

Clicando em Entertainment você pode ver tudo sobre as peças, shows, queima de fogos, encontro com personagens e outras performances sendo apresentadas no parque. Em Dining você consulta a lista de restaurantes e pacotes disponíveis e em Events & Tours os passeios e eventos especiais, como casamentos (OMG, eu quero!). O site tem também o mapa do parque, para você se situar nas terras Disney.

  • Localize-se e entre no clima!

Assim que você entrar na Disneyland, passando pelos Arcos, você pode pegar um mapa Disney. Logo à esquerda está o atendimento ao visitante e lá você pode tirar dúvidas, pedir ajuda e também pegar bottons comemorativos gratuitos. Há bottons para aniversariantes, para quem visita a Disney pela primeira vez (yey) e você também pode ganhar outros se acertar a perguntas sobre o mundo Disney.

  • Sempre consulte o tempo de espera de cada atração

Uma dica para não perder tempo em fila é que em todas as atrações há um relógio informando a média do tempo de espera na fila. É claro que não é um tempo certinho, mas é uma boa estimativa de quanto você vai esperar. Então serve bem como guia para você decidir se quer esperar, voltar depois, tentar um fastpass etc.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Foto com o Mickey =)

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

O cenário fofo de Toontown

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Casa do Mickey em Toontown

  •  Use o Fastpass

O fastpass, que mencionei na dica anterior, é um sistema da Disney criado justamente para gerenciar melhor as filas das atrações. Ele é um passe para você cortar fila e está disponível em algumas atrações. Você vai lá, pega seu ticket e ele indica uma janela de tempo em que você deve voltar para entrar direto no brinquedo. Você tem direito a 3 fastpasses por dia, mas só pode pegar outro quando o anterior já estiver valendo. Por exemplo, você chega às 9h, vai até a máquina de fastpass (fica normalmente perto da atração), vê a hora que ela diz que tem fastpass disponível, por exemplo, 13h-14h, usa seu ingresso e pega o fastpass. Então entre 13h e 14h você pode voltar naquele brinquedo e furar a fila. Mas, você só pode pegar um fastpass em outro brinquedo a partir de 13h, o horário em que começa a valer sua janela de tempo para uso do brinquedo. Por isso, por exemplo, se você pegar um fastpass para daí a muitas horas, você vai ficar sem poder pegar outro fastpass por muitas horas, o que não é uma vantagem. Você pode ver quais atrações possuem o fastpass disponível no site da Disney.

*** Atenção: esse sistema de fastpass de papel ainda funciona na Disneyland Califórnia (pelo menos até maio de 2014), mas já é diferente na Disney de Orlando, que tem um sistema eletrônico, o Fastpass+. Leia mais sobre o novo sistema aqui.

  • Use o Singlerider

Outra boa dica para fazer seu tempo render se você quiser ir em muitos brinquedos é entrar nas filas de single rider. Isso significa que você vai ser colocado na atração sozinho e não necessariamente com as outras pessoas do seu grupo. Em brinquedos para serem usados por 4, 5 pessoas por vez existem essas filas e são bem mais rápidas que as normais. Vale super a pena!

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

Ambiente do Carthay Circle: o glamour da era de ouro de Hollywood

  • Reserve um pacote de almoço/jantar do World of Color (de preferência no Carthay)

Os dois shows noturnos são lindos, mas tendo que optar por um, acho o World of Color é o mais indicado, já que ele é exclusivo do parque da Califórnia. Para assisti-lo está disponível o fastpass, que nesse caso é uma marcação de área para assistir ao espetáculo que acontece em uma área aberta. Uma forma de se conseguir um fastpass para o World of Color é reservar um pacote de almoço ou jantar (World of Color Dining Packages). Esse pacote oferece três opções de restaurantes – o Ariel Groto’s, o Wine Country Trattoria e o Carthay Circle – com menus fixos com três pratos.

Antes de ir pesquisei sobre a comida servida nesse pacote em cada restaurante e com base nas resenhas apostei no Carthay Cicle. E não me arrependi. O ambiente desse restaurante é lindíssimo, reproduzindo o Carthay Circle Theatre, em Los Angeles, local da premiére do filme “Branca de Neve e os 7 anões” e bem no clima da Era de Ouro de Hollywood. A comida estava uma delícia e o atendimento nível Disney (perfeito!). Foi uma ótima experiência e ainda garantiu que pudéssemos curtir o parque até poucos minutos antes do início do World of Color, mas assistir ao show de um bom lugar.

Para ver o menu e preço do pacote em cada restaurante e fazer sua reserva, entre na página dele e clique em “View Menu”.

Este blog aqui (em inglês) tem resenhas dos restaurantes da Disney, incluindo os do World Of Color Dining Package.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

World of Color no Disney California Adventures

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

World of Color no Disneyland California Adventures

O nosso roteiro

Para visitar os dois parques da Califórnia no mesmo dia, nós traçamos a seguintes estratégia:

  • Chegamos cedo #fail – na verdade, só chegamos quase às 9h, então só entramos às 9h porque ainda fomos comer. Saia cedo de Los Angeles!
  • Tomamos um café da manhã reforçado, quase às 9h.
  • Entramos na Disneyland.
  • Fomos direto em uma das atrações que sabíamos que teria fila e pegamos um fastpass (Star Wars Tours).
  • Depois fomos aproveitar o parque. Passeamos pela Main Street, pegamos o trem, pois ele dá uma volta completa pelo parque e assim pudemos dar uma primeira olhada em toda a Disneyland.
  • Começamos a passear e brincar pelas terras e voltamos na hora marcada ao Star Wars.
  • Visitamos Tomorrowland, Mickey’s Toontown, Fantasyland e Frontierland olhando e brincando em várias atrações. Depois só passamos olhando as outras terras. Nem pegamos fastpass para outras atracões, pois acabamos dando sorte e nenhuma das que queríamos tinha filas longas. Nesse meio tempo fizemos um lanche rápido em um quiosque.
  • Por volta de 15h saímos e fomos para o outro parque, o Disney California Adventure.
  • Seguimos direto pro Carthay Circle, onde almoçamos. Nossa reserva era para 15h e foi perfeito, pois como imaginei, a essa hora estávamos já exaustos e uma boa parada nos ajudaria a aguentar o dia inteiro. Almoçamos com calma, nos refrescamos no banheiro, descansamos um pouco e seguimos o dia no parque.
  • Conseguimos visitar o parque inteiro e brincar em tudo o que queríamos – usamos fastpass na atração Soarin’ over California e usamos as filas single rides algumas vezes, uma delas no Cars.
  • Às 21h45 assistimos ao World of Collor.
  • Depois do show, quando o parque fechava, voltamos para a Disneyland e entramos correndo. Assim conseguimos ver uma boa parte do Fantasmic, perdendo só os minutos iniciais.
  • Depois do Fantasmic fomos para a área que não tínhamos aproveitado bem ainda, o Critter Country e Adventureland, e brincamos por lá até o o parque fechar.
  • Saímos quando o parque fechou à meia-noite. Lanchamos em Downtonw Disney e seguimos de carro de volta para Los Angeles.

Como foi e o que mais gostamos

Como o post já está enorme, no próximo eu conto com mais detalhes de como foi o nosso dia no lugar mais feliz do mundo e falo das atrações de que mais gostamos.

Dicas primeira vez na Disneyland Anaheim California

A entrada da Disneyland à noite

Se animou para ir à Disney? Veja hotéis em Anaheim e todo o mundo pelo Booking

Leia os posts do blog com as dicas de Orlando escritos pela Letícia, expert em Disney!

Texto: Jackie; Fotos: Viaje Sim!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto + 5%OFF para pagamento via boleto para viagens feitas até 4 de fevereiro. Clique nesse link e use o cupom FERIAS na página de pagamento. 



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Lidiane
    07 set 2017

    Muito bom o seu post!! Parabéns! Só uma dúvida, em que época vc foi?
    Nunca fui a Disney e não temos crianças, estou muito na dúvida de ir somente do Adventure ou comprar o ingresso para os 2 parques no mesmo dia… só que eu vou na primeira semana se Janeiro, mais ou menos dia 3 e a lotação é alta… mas tbm ouvi dizer q tem manutenção de vários brinquedos… será que vale a pena ir nos 2 em um único dia?

  2. Michele
    10 ago 2017

    Boa noite,

    Nossa muito boa as dicas, adorei!! Uma dúvida, sobre o fast pass, eu tenho que comprar um ingresso especial que da direito a ter o fast passs ou o ingresso é o comum mesmo e consigo comprar na hora o fast pass, quando eu ver que a fila está grande?? Obrigada bjs

  3. Andréa
    03 maio 2017

    Olá, amei o post, muito bom!!!
    Estamos na dúvida se faremos os dois parques em um dia e seu post vai ajudar muito na decisão!
    Com relação ao ingresso, você comenta no começo que foi uma cortesia do Disneyland Resort, porém vocês não se hospedaram nele, voltaram para Los Angeles…
    Você sabe informar, se ficando hospedada em um dos 3 hóteis da Disney, tem direito a entrada no parque? teria alguma sugestão de como compro esse pacote, caso exista?

  4. Bruno
    10 set 2016

    Olá
    muuito informativo esse post.Parabéns! Eu tb vou ficar só um dia, e quero tentar ver os 2 shows noturnos, como vc fez. Alguma dica, macete, pra que isso de certo?

    • 06 out 2016

      Oi Bruno, a dica é vc ja saber o caminho que fará e onde será o segundo show. Assim, qd o primeiro acaba, vc vai direto pro lugar do segundo. Andando rápido não demora mt. Conhecendo o caminho fica bem fácil =)
      abs,

  5. 30 ago 2016

    Oi Jackie, bom dia!!! Adorei o Viajesim! Obrigada por dividir essas experiências. Mas sem querer abusar, você pode disponibilizar informação sobre como chegar ao parque da Disney de carro saindo de Los Angeles? É complicado ou as placas ajudam? Desde já, agradeço a atenção.

    Bjs
    Flavia

    • 06 out 2016

      Oi Flavia, abuso nenhum. eu so não tenho esse caminho salvo, infelizmente.
      Mas é bem fácil, nos colocamos no GPS e seguimos o caminho. Acho que erramos uma das saídas mas foi coisa de 2 minutos pra fazer um retorno. A maior parte do caminho é por aquelas longas highways.
      bjs!

  6. Marina Boeing
    24 abr 2016

    Boa noite,
    como você fez para comprar os dois parques pro mesmo dia? Onde comprou, e qual valor?

    Muito obrigada

    • 07 maio 2016

      OI Marina, é um tipo de ingresso, no próprio site do parque da Califórnia tem a opção 2 parks/1 day.
      bjs,

  7. Rodrigo
    25 ago 2015

    Olá, voce foi ao show do Adventure, depois viu uma parte do show da Disneyland? Pq no texto me parece q ta errado. Abraço.

    • 17 set 2015

      Isso mesmo Rodrigo, valeu pelo toque, já consertei. A gente assistiu no Disney Adventures o World of Color inteiro, daí fomos pra Disneyland e ainda conseguimos ver um pouco do Fantasmic. abs!

  8. Josiane
    15 jan 2015

    Ola! Gostei muito do seu blog. Estou montando um roteiro de ferias e comecei a pesquisar a Disneyland. Muito legal seu post. Vc foi em q época? Ainda não tenho data definida, mas pra quem tem filhas em idade escolar não sobra muitas alternativas…rs.

    • 20 jan 2015

      Oi josiane, que bom que está gostando. Nossa viagem foi feita no iniciozinho de maio, acho que à Disney nós fomos no dia 3 ou 4 de maio. abs e boa viagem!

  9. Não tenho palavras para descrever a importância desse post para a gente!
    Já salvei tudo! Vocês são demais <3

    • 13 jul 2014

      Ownnnnn.
      assim que der porei no ar o outro, em que contamos sobre nosso dia.
      bjs,

  10. 09 jul 2014

    Estive na Disneyland em 1995!! Legal ver algumas coisas que continuam iguais e outras que mudaram!

    • 09 jul 2014

      Pois é, acho bem legal que sempre tem novidades – tinha brinquedos lá novos e a gente foi até num pré-lançamento de uma atração – e também clássicos que estão desde 1955 em funcionamento.
      bjs,

  11. 09 jul 2014

    ai meu Deus que saudade da Disneyland que saudade da Califórnia que saudade de WDW #pleaseGodtakemeback

    • 09 jul 2014

      hehehe tb quero voltar =)
      bjs,

    • Tô aqui vendo dicas de passeio pra fazer com o meu orelhudo e vejo uma Disney freak chamada “Lê”… deixa e clicar.. essa franja não me é estranha… e…. Letíciaaaaa!!!!

      Beijos!

      • 13 jul 2014

        Vcs se conhecem? A Le foi minha caloura no mestrado.
        bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.