Super dicas para viajar Portugal de carro

por Jackie Mota 24.mar.2015

Portugal é um país perfeito para se viajar de carro. As estradas são muito seguras e existem muitas cidades interessantes e charmosas – e sempre com culinária deliciosa! – para se visitar no país. Às vezes, a distância entre elas é bem pequena, e com a facilidade de um carro, é possível visitar vários locais no mesmo dia. Além disso, quando se viaja em grupo, pode sair ainda mais barato que ir de trem. Em janeiro deste ano, passamos um mês com base no Porto, no Norte, e utilizamos um carro alugado para viajar aos fins de semana e fazer alguns bate-volta. Visitamos muitos locais que queríamos, com toda a liberdade e gastamos um valor bem justo. Então, separei algumas dicas para viajar Portugal de carro.

dicas para viajar Portugal de carro

Esse foi o nosso Portugalmóvel S2

Traduzindo

Para começar, listei algumas palavras para facilitar sua vida nas estradas portuguesas, caso você tope com uma delas pelas placas ou precise pedir informação:

Portagem -> pedágio
Área de serviços -> É onde você encontra postos de gasolina, lanchonetes e restaurantes nas estradas. Todos em que paramos eram super organizados.
Casa de banho -> banheiro
Comboio -> Trem
Autocarro – Ônibus
Caixeiro automático -> ATM
Carta de condução -> Carteira de habilitação

dicas para viajar Portugal de carro

Chegando de carro em Barcelos, perto do Porto

Lembre-se: o seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal!
Encontre o melhor preço e pague em até 6 x sem juros aqui

Como alugar carro em Portugal pelo melhor preço

A primeira dica é sobre o aluguel do carro. Nós conseguimos um ótimo preço nas diárias de um carro alugado – 11 diárias por 70 euros em um Peugeot 208!  – da seguinte forma:

#1 :: Pesquisamos no site Kayak.pt, ou seja, na versão portuguesa do Kayak e também na versão brasileira. Descobri que a versão lusitana traz mais opções de agências menores locais e não só as grandes redes. O Kayak não cobra taxas extras. Na verdade, ele é um agregador e permite a busca em diversos outros sites tais como: Rentalcars , Autoescape, Holiday Autos, Argus Rental Cars.

#2 :: Essa dica agora é para quem gosta de emoção, para quem tem fé de que tudo vai dar certo. Nem sempre antecedência significa economia. Na verdade, no nosso caso, encontramos ótimos preços ao deixarmos para alugar o carro a poucos dias da data que prevíamos viajar.

#3 :: Flexibilidade de horários. Como estávamos morando lá e tínhamos flexibilidade de horários, simulei pegar o carro em diferentes horários e entregar em diferentes horários também. Isso permite que surjam boas oportunidades.

#4 :: Fuja das datas mais procuradas. Isso inclui finais de semana, sextas-feiras e feriados. Pode parecer óbvio, mas não é não! Vamos aos fatos. Alugar um carro de quinta a segunda pode ser mais barato do que alugar de sábado a segunda na mesma data! No exemplo abaixo a economia é de 84% no valor da diária:

dicas para viajar portugal de carro

De sábado a segunda por 58,89 euros

dicas para viajar portugal de carro

De quinta a segunda por 18,88 euros

#5 :: Aumentamos o período com o carro. Como eu disse, iríamos viajar de carro apenas aos fins de semana, então estávamos procurando carro para 3 dias seguidos, duas vezes no mês. Mas, ao fazermos a busca, descobrimos que se alugássemos por 11 dias direto, englobando os dois fins de semana, sairia mais barato. Como assim? O valor da diária caía quando alugava-se por um período maior. Assim, fizemos o cálculo e ficava quase o mesmo preço alugar o carro por 11 dias seguidos do que fazer duas locações de 3 dias cada. Então, alugamos por um período maior e aproveitamos o carro também durante a semana.

#6 :: Utilizamos uma agência pequena. O Kayak nos encaminhou para o site da Argus Rental Car e, por lá, fizemos nossa reserva. Quando o voucher chegou no nosso email, vimos a informação de que a empresa com a qual pegaríamos o carro era a Drive on Holidays, que opera apenas em Portugal. Claro, ficamos com um pouco de receio por ser uma empresa que não conhecíamos, mas no final deu tudo mais que certo. Mais abaixo falarei especificamente dessa empresa.

Atenção: não esqueça do Token do pedágio (Portagens)

#1 :: As estradas principais de Portugal (como as “AE” ou “A”, como A8, A1 etc) têm sempre pedágios, que lá se chamam portagens. Você pode seguir por estradas menores, como as locais “N”, no Norte, para não pagar. Ambas têm ótimas condições, mas a velocidade é bem baixa (50km/h e têm diversos pardais) nas N por passarem por dentro de cidades e vilas. Então para ir direto do início ao fim, as AE são ótimas e para passear, parando em locais que o interessar e economizar nas portagens, as estradas locais são ideais;

#2 :: Os preços dos pedágios assustam de cara, mas você só é cobrado pelos trechos que utilizar. A gente às vezes errava o caminho e tinha que fazer um retorno por uma estrada A, por exemplo, e ficava pensando em quantos euros tínhamos jogado no lixo, mas depois vimos que não fomos cobrados pelos trechos inteiros;

dicas para viajar Portugal de carro

Relatório de portagens que utilizamos em Portugal

# 3 :: Essa dica é muito importante e eu peguei com a Luíza, do 360 Meridianos, o que facilitou demais nossa vida em Portugal. Preste atenção: a forma mais prática de pagar os pedágios é alugar junto com o carro um dispositivo para passar direto nas praças de cobrança e ser cobrado automaticamente no cartão. Ao entregar o carro, você recebe um relatório dos pedágios em que passou e paga tudo de uma vez, no cartão. A gente fez assim e foi super prático.

A Luiza explicou que, caso você não utilize a cobrança automática no cartão, você tem um prazo de 5 dias para pagar os pedágios nos Correios (veja o site). Passado esse prazo, é preciso pagar uma multa.

Precisa de euros? Usamos e recomendamos a Melhor Câmbio 

dicas para viajar Portugal de carro

Saindo de Tomar no fim de um dia de viagem de carro

Quanto custa no total viajar Portugal de carro?

Na hora de fazer as contas para saber se vale a pena viajar de carro por Portugal, lembre-se que você terá outros custos além do carro. Eu somei tudo que gastamos, veja só quanto deu:

#1 :: Aluguel do carro;

#2 :: Seguro: a dica para economizar é utilizar o seguro do seu cartão de crédito. Consulte antes de viajar as condições do seu cartão específico. Geralmente, se você tem direito ao seguro, basta usar esse cartão para pagar o aluguel do carro. Dessa forma nós sempre optamos por não contratar o seguro da locadora. Na hora de assinar o contrato deixamos sempre isso bem claro, e assim temos a cobertura gratuita do nosso cartão.

Consulte as condições do Mastercard para seguro no aluguel de carros

Consulte as condições do Visa Platinum para seguro no aluguel de carros

#3 :: Portagens: Os pedágios. Como eu disse, você pode usar estradas menores para fugir deles, mas a gente nem se preocupou muito com isso, então gastamos bastante em pedágio. Foram 88 euros;

#4 :: Estacionamento: Em Portugal é preciso pagar quase sempre o estacionamento, mesmo em cidades pequenas. Normalmente há um parquímetro perto e só são aceitas moedas. Olhe sempre e pague para não ser multado ou rebocado;

#5 :: GPS: Nós não alugamos, pois tínhamos planos de internet 3G nos dois celulares, então utilizamos o Google Maps nos smartphones mesmo;

#6 :: Gasolina: é bem fácil achar postos de gasolina nas estradas de Portugal. Fique atento para as placas de “Área de serviços”, pois é assim que indicam essas paradas. Normalmente há um posto de gasolina, uma lanchonete 24 horas e algum outro restaurante por perto.

:: Nossos gastos totais: com 11 dias de carro alugado com o token para portagens, estacionamentos, pedágios e mais gasolina para rodar os 2 mil quilômetros que fizemos, nós gastamos 320 euros.

:: Documentos

Brasileiros podem dirigir em Portugal apenas com a CNH brasileira, por um prazo de seis meses. Alugamos o carro com a carteira brasileira sem problemas.

:: A Drive on Holidays

Nossa experiência com a Drive on Holidays foi ótima. Nós pegamos o carro na agência do aeroporto do Porto. Marcamos um horário e eles nos esperaram no local combinado, perto das agências de aluguel de carro. De lá fomos até o escritório da empresa, que fica logo em frente. Nosso carro era um Peugeot 208, que não deu nenhum problema.

Na volta, devolvemos o carro direto na agência. Recebemos um relatório dos pedágios para conferência e todo o atendimento foi bem rápido. Atravessamos para o aeroporto e lá pegamos o metrô para o Centro da cidade. O endereço da Drive on Holidays próximo ao aeroporto Salgado filho é Rua do Barreiro 492, 4470 Maia, Portugal. Confira abaixo no Google Maps:

dicas para viajar Portugal de carro

Ponto de encontro no aeroporto do Porto

dicas para viajar Portugal de carro

A Drive on Holidays do Porto

Sem seguro viagem você não entra em Portugal.
Não corra esse risco. Compre já o seu!

Algumas sugestões de roteiros para viajar Portugal de carro

Nós fizemos um super ziguezague por Portugal, meio sem lógica, mas porque pegamos umas nevascas e muita chuva já que viajamos em janeiro. Então, como estávamos de carro, saíamos sem roteiro pré-definido e íamos parando de acordo com o clima e com o que íamos encontrando no caminho. Aos poucos, vou postar por aqui sobre cada cidade. Mas já quero deixar algumas sugestões de roteiro de carro no país, aproveitando o tema do post. É claro que existem muitas opções, então só estou mostrando algumas idéias de locais por onde passamos:

Lisboa ao Porto:: No caminho entre Lisboa e Porto em qualquer rota escolhida é possível incluir algumas cidades sem desviar do caminho. Algumas cidades entre os dois destinos são Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Batalha, Alcobaça, Fátima, Tomar, Coimbra e Aveiro.

Rota dos conventos:: Uma idéia é visitar no mesmo dia os conventos de Alcobaça, Batalha e Tomar.

dicas para viajar Portugal de carro

Alcobaça cedinho pela manhã: no mesmo dia fomos a Batalha

Rota dos Palácios:: Outro roteiro “temático” pode ser o de Palácios. Você pode fazer um círculo, saindo de Lisboa, passando a manhã em Queluz e a tarde em Mafra e seguindo à noite para Sintra para curtir um fim de semana por lá. De lá, voltando a Lisboa, fecha-se o círculo.

Douro:: Com base no Porto, você pode visitar toda a região do Vale do Rio Douro, incluindo cidades  como Lamego e Amarante.

Circular histórico:: Saindo do Porto rumo a Braga, com parada de um dia em Guimarães. Na volta, parando em Barcelos ou pode-se ir até um pouco mais ou norte para conhecer Viana do Castelo.

Coimbra ao Porto:: entre essas duas cidades, uma boa parada, especialmente no verão, é a linda Aveiro.

Évora:: De Lisboa pode-se ir para Évora e aproveitar o carro para conhecer os vinhedos da região.

E então, ainda tem alguma dúvida? Pergunte nos comentários!

Reserve hotéis em Portugal no Booking

 Todos os posts de Portugal

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Renato
    21 nov 2017

    APLIQUE-SE PARA UM CARTÃO EM ATM BLANCO HOJE

    Olá, obtenha a melhor celebração de sempre com o cartão de caixa virtual em branco e seja um Milionário, forma legal de ter liberdade financeira !!! Você está cansado de viver uma vida pobre, aqui está a oportunidade que você esperava, nós distribuímos um cartão ATM dinâmico em branco. Nós normalmente o chamamos de cartão de ATM dinâmico porque é um cartão de mudança de vida. Você quer viver uma boa vida? embora seja ilegal, não é rastreável e é a maneira mais fácil de ser bilionários. Obtenha seu cartão hoje e viva essa vida de luxo que você sempre sonhou em viver e para obter este cartão, entre em contato conosco por e-mail: ( d y n a m i c b l a n k a t m c a r d @ g m a i l . c o m ) para obter o seu agora.

  2. Maura
    09 nov 2017

    Olá Jack, amei seu blog. Parabéns.
    Viajarei para Portugal entre Final de Abril ou começo de maio/2018. Meu filho mora em Cascais, e ficaremos hospedados na casa dele por 2 semanas.
    A minha intenção em conhecer um pouco Portugal nestas 2 semanas, pode me dar dicas e sugestôes? Pretendemos alugar um carro. Terei mais 2 semanas depois de ficar em Portugal e gostaria de conhecer Espanha, acha possivel? Muito obrigada

  3. Gislene Rocha
    28 out 2017

    Olá adorei as dicas de vocês. Estava olhando o site que vocês indicaram para alugar o carro e em uma locadora estava falando que os cidadãos fora da União Europeia deveriam apresentar a licença internacional para dirigir o carro. A pergunta é, vocês tiveram que tirar a carteira de motorista internacional para alugar o carro? Desde já agradeço, um abraço, Gislene

  4. Gislene Rocha
    28 out 2017

    Olá adorei as dicas de vocês. Estava olhando o site que vocês indicaram para alugar o carro e em uma locadora estava falando que os cidadãos fora da União Europeia deveriam apresentar a licença internacional para dirigir o carro. A pergunta é, vocês tiveram que tirar a carteira de motorista internacional para alugar o carro? Desde já agradeço, um abraço,

  5. Um crédito pessoal deve ser solicitado em caso de necessidade financeira, mas também se você olhar um capital para um pequeno negócio ou despesas pessoais necessárias.

  6. É muito importante notar que você não precisa de uma licença de condução internacional para dirigir um carro em Portugal se o propósito da viagem é o turismo e vêm de um país da Comunidade Europeia.

  7. Ana Flavia
    02 mar 2017

    Olá, Jackie! Vou em lua de mel para Portugal em abril desse ano. Será uma viagem curta, de 3 dias em Porto e 4 dias em Lisboa. Vamos aproveitar para fazer alguns bate-volta dessas cidades e pretendemos alugar um carro para fazer o trajeto de Porto a Lisboa para fazer algumas paradas. Não temos experiência, nunca alugamos carro em nossas viagens e gostaria de saber como fazer para pegar o carro em uma cidade e devolver em outra. Teremos algum problema com relação a isso?
    Obrigada! 😉

  8. Aldrey Villaça
    31 jan 2017

    Olá Jackie, simplesmente adorei seu site!!!!
    Irei à Portugal no começo de Setembro/2017.
    Fiz +/- meu roteiro e queria que você desse uns pitacos, pois sou marinheira de primeira viagem e também é minha primeira vez em Portugal.
    Vou eu, meu esposo e minha mãe, dá uma olhadinha:

    Chego dia 10/09 em Porto (alugo carro)
    Fico uns 5 dias lá, sendo 1 dia bate-volta em Peso da Régua
    Dia 16 vou encontrar com um amigo em Santiago de Compostela
    Dia 17 sigo pra Braga onde passaremos a noite
    Dia 18 saímos de Braga, passamos em Guimarães e seguimos pra Coimbra (passamos a noite)
    Dia 19 saímos rumo a Óbidos e na parte da tarde seguimos pra Lisboa
    Dia 20 Lisboa (apto com estacionamento)
    Dia 21 Bate-volta em Sintra
    Dia 22 Bate-volta em Évora
    Dia 23 Devolvemos o carro pois ficaremos até o dia 27 em Lisboa e voltaremos de lá.
    Aguardo seu retorno.
    Bjosssss

  9. Marcus
    21 jan 2017

    Olá, Jackie! Eu e minha esposa chegaremos a Lisboa em 20/04 e partiremos 02/05. Serão portanto 11 noites, mas não tenho ainda um roteiro definido. Li em alguns sites sobre: Lisboa, Sintra, Obidos, Nazaré, Coimbra, Aveiro, Porto, Guimaraes, Braga, Valença, Ponte de Lima, Mata do Buçaco, Fatima, e na “costa alentejana” Sines , Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar, Odexeixe, Lagos, Beja e Évora. Poderia me ajudar a montar o melhor roteiro de carro para incluir estas cidades, inclusive em qual delas dormir? Obrigado!

  10. sartori
    21 jan 2017

    oi adorei seu blog estarei em lisboa em junho e faremos td de carro montei um roteiro
    tipo assim
    LISBOA=4 DIAS
    PORTO = 2
    COIMBRA =2
    GUARDA = 1
    SETUBAL = 1
    ALBUFEIRA =3
    ÉVORA =1
    SENDO QUE IDA E VOLTA POR LISBOA E NESSAS CIDADES FAREMOS VISITAS A OUTRAS CIDADES. SERA QUE VC AJUDA COM DICAS

  11. Antonio Viana da Silva
    09 jan 2017

    Cara Jackie, primeiramente desculpe se eu falar um pouquinho demais, sou português e tenho 69 anos, desses passei 5 em Portugal e os 64 restantes no Rio de Janeiro. Já fui uma vez a Portugal e conheci varias cidades, porem estive sempre acompanhado por vários parentes. Agora pretendo ir em agosto e/ou setembro sozinho, (nem minha mulher quer ir), este seu site me tirou uma infinidade de duvidas, esta perfeito, será meu guia de planejamento, (já esta sendo). Minha intenção é alugar um carro barato e fazer todo o roteiro, que deve levar entre 30 e 40 dias, porem alugando e devolvendo, depois alugando novamente e devolvendo e assim por diante, por exemplo no norte tenho um monte de casas para ficar de diversos primos, onde estive da primeira vez, mas o que desejo é mesmo ir sozinho para os lugares, algo como subir pelo interior e descer pelo litoral, ou ao contrário, não decidi ainda. Bom, tenho que parar de escrever e fazer a pergunta que ainda não encontrei resposta, Que tipo de hospedagem posso conseguir por todo o país ? isto é, um lugar para dormir e tomar café (ou não), bem baratinho.

    Jackie, muito obrigado por todas essas dicas que vc nos deu e meu parabéns !!!

    Antonio Viana da Silva

  12. MARIA GORETTI AVELINO
    12 dez 2016

    Boa Noite, Jackie!
    Vamos conhecer Portugal no período de 08/03 a 06/04/2017. Vamos em 2 casais. Minha dúvida é se temos que ter todas as reservas para o período que vamos ficar lá. Pensamos em reservar uns 5 dias em Lisboa e uns 8 dias no Porto. O restante dos dias ficaríamos nas cidades que acharmos interessantes. Pode ser assim ou temos que apresentar na entrada todas as reservas? Estive olhando reservas para carro e vi que a maioria dos horários de entrega é só a partir das 10hs, com isso perderíamos praticamente meio dia. Você sabe nos informar alguma locadora que entregue cedo do dia?

  13. Paulo Moreira
    06 dez 2016

    Jackie, você alugou o carro pela Drive On Holidays ? Foi pela internet ? Como fez para não incluir os seguros ?

  14. Priscila
    06 nov 2016

    Bom dia, Jackie. Parabéns pelo blog! Demais!

    Então…
    fiz um roteiro de viagem para Portugal antes de conhecer, ler, reler, amar, virar fã e deglutir seu blog…rs! Anotei várias dicas, mas agora tenho dúvidas em relação as cidades… poderia me ajudar, por favor? Obrigada….

    Embarco dia 27 de dezembro a Lisboa e volta marcada para 21 de janeiro tbm de Lisboa. Vou, pela primeira vez, viajar acompanhada (minha mãe), e por isso decidimos, incentivada pelas leituras do seu blog, alugar um carro.

    Opine, por favor:

    28 a 02 – Lisboa
    02 a 05 – Sintra (com idas a Cascais e Nazaré)
    05 – Sintra a Fátima (com passada em Figueira)
    06 a 08 – Fátima / Coimbra
    08 – Coimbra a Aveiro (pernoite)
    09 – Aveiro a Porto
    09 a 12 – Porto
    12 – Braga (
    13 – Guimarães
    14 – Vigo
    15 a 16 – Santiago de Compostela
    17 – volta a Lisboa (chegada prevista para 19)

    Não pretendo ir ao Sul devido ao inverno.

    Sempre me organizei minuciosamente para viagens e dessa vez penso em viajar com 3g e fechar, aqui, somente o airbnb de Lisboa (fechado já) e ir viajando e fechando as hospedagens ao longo da viagem.

    Agradeço se puder me dar sua opinião.
    🙂

    • 15 nov 2016

      Priscila, que delícia e organização esse roteiro! Está redondinho. Mas vou dar uns pitacos, ok?
      Vc esta com um tempo muito bom pros passeios, entao vou indicar mais algumas paradas, que vc pode encaixar ou deixar apenas de backup e, caso na hora esteja com tempo e disposição, pode ir.
      Na verdade, sao ideias de paradinhas a mais e são todas pequenas, para uma manha ou uma tarde. São o Palácio de Queluz e de Mafra e os mosteiros de Batalha e Alcobaça. Alem disso, duas cidades incríveis, mas que em um dia, sem a noite, vc faz um ótimo passeio: Óbidos e Tomar (um castelo incrível!). Ou seja, não precisam de mt tempo.
      Sobre Aveiro: nao coloque mt expectativa, pois tb fomos no inverno e realmente não conseguimos aproveitar a não ser pra comer (ou seja, de qq forma foi bom ne? rs). Mas enfim, tente deixar um tempo durante o dia pra ver a cidade,e pois no inverno e a noite perde mt do charme.
      Se for fazer reservas pelo Airbnb e puder usar meu link, agradeço, assim ganhamos créditos lá: http://www.airbnb.com.br/c/jackelinem12
      Nosso link para o bookig que nos gera comissão é esse: http://www.booking.com/index.pt-br.html?aid=353723
      Obrigada e boa viagem!
      abs,

  15. JOAO FRANCISCO LEIRIA
    05 nov 2016

    Olá Jackie, muito legal o seu blog!
    Eu e minha namorada iremos à Portugal em Dezembro/2016 e queremos alugar um carro.
    E vamos utilizar uma de suas dicas, isto é, rejeitar o seguro da locadora e utilizar o seguro do cartão de crédito.
    A minha pergunta é, mesmo tendo o seguro do cartão de crédito há o bloqueio da franquia/caução no cartão?
    Abraços.

    • 15 nov 2016

      Oi João, nao consigo me recordar e nem meu marido. Bom, viajo depois de amanha e iremos alugar carro e fazer isso, então vou ver dessa vez pra poder contar aqui. Aliás, uma novidade nesse sistema nos cartões Visa é que agora a gente tem que “emitir” o seguro do cartão de credito por um site. Antes era automático. Farei post com os detalhes qd voltar, mas fica a dica. Abs!

  16. Fabiane
    03 nov 2016

    Oi jackie, estou indo pra Espanha em 18 Dezembro 2016 e volto em 09 janeiro 2017. Mas quero chegar por Lisboa, passar alguns poucos dias pra conhecer um pouquinho de Portugal, pois preciso chegar em Vitoria a tempo do Natal. Penso em ir até Vitoria Gasteiz num carro alugado. Somos 4 pessoas (1 jovem de 18 + 1 menino de 08 anos). Gostaria de algumas dicas suas. Tipo…atrações para criança e cidades a parar. Qual melhor roteiro LISBOA/PORTO/VITORIA?
    Ficaria muito grata se vc pudesse me ajudar.
    Grata

    • 15 nov 2016

      OI Fabiane acho que a viagem será muito legal. Infelizmente, como não tinha filhos, não sei dar dicas de crianças. Mas te sugiro alguns blogs onde vc encontra: Viajando com Pimpolhos e também no Turista Profissional (ela é portuguesa, entende tudo do pais e tem uma filhinha).
      abs e boa viagem!

      • FABIANE
        24 nov 2016

        Jackie havia me planejado pra ir de carro até Vitoria Gasteiz, mas não tinha pensado no inverno (neve, nevasca, chuva) enfim, bateu um medo de dirigir nessas condições por um país que não conheço nada. Chegamos em 19/12 em Lisboa e pretendo chegar em 23 para o Natal com amigos Vitoria Gasteiz. O que vc acha? melhor avião ou manter o trajeto de carro mesmo? Sabe dizer se em Dezembro temos boas condições para dirigir por lá? Bjs e obrigada pela ajuda.

      • FABIANE
        24 nov 2016

        Outra duvida Jackie,
        Se tenho pouquíssimos dias, o que vc acha melhor fazer 1 dia em Lisboa e seguir o restante e ir parando até chegar em Vitoria? fazer algo pelas redondezas de Lisboa e o mais distante de carro em direção a Espanha. O que acha? – Neste caso, pegaria o carro somente qdo fosse pegar estrada ou já em Lisboa poderia utilizá-lo? (Li por aí que o transito em Lisboa é um caos)

      • 19 dez 2016

        Fabiane, pegar o carro em Lisboa é uma furada. Nos pegamos uma vez e foi um saco. Difícil estacionar, tem que pagar. Deixe pra pegar so pra estrada mesmo.
        abs,

  17. Mônica
    28 out 2016

    Bom dia Jackie Mota!
    Amei o seu Post! Foi muito esclarecedor!!! Obrigada!
    Então, estamos planejando viajarmos para Portugal em Maio/2017, por 15 dias. Eu, maridão, pai e mãe (faixa dos 65 anos)….e gostaria da sua opinião. Pensamos em ficar uns dias em Lisboa, alugarmos carro, subirmos pelas cidades Coimbra… etc e irmos parando, pernoitando até MONÇÃO- ali ficarmos uns 3 dias e visitarmos o PARQUE NACIONAL DE PENEDA…devolvermos o carro em Porto e voarmos para Lisboa…Todavia, percebi que praticamente ninguém inclui esses últimos lugares..Pq? É muito longe? Perigoso? Pensamos em ir até lá pelas paisagens. Além disso, estamos considerando uma viagem tranquila, mais calma por causa do meus pais…o que vc acha? Muito obrigada!!!

    • 31 out 2016

      Oi Monica, acredito que pouca gente inclua por preferencia pessoal mesmo, pouco tempo. Não sei se outras razões que te desencorajem não. MAs quanto a tranqüilidade, em geral todas as cidadezinhas são bem tranquilas. O clima é muito bom em portugal, mesmo nas cidades maiores parece interior (ai que saudades, rs). Eu acho que essa escolha de onde ir deve ser feita pelos motivos pessoais mesmo, ir onde seu coração bate, sabe? Se vc e seus pais se encantaram pelo parque, cheque a distancia, procure dicas e vá sim! abs e boa viagem!

  18. Fernando José
    02 out 2016

    Que proposta legal Jackie! Parabéns! Utilizaremos suas dicas maravilhosas. Ficaremos em Leiria como base (familiares da minha esposa) e pretendemos ir em 3 pelo norte e região central de Portugal em Janeiro/2017. Você lembra se a diferença de preços trem/carro alugado é muito grande? Obrigado.

    • 06 out 2016

      Oi Fernando, o preço dos trens varia bastante, depende do trecho e da antecedência. A gente achou que pra duas pessoas compensava mais o carro pela liberdade de ir parando. De fato a gente acabou nem fazendo mt roteiro e foi parando onde deu vontade, entao achei que valeu mt a pena. E tb não ter que ficar pensando em como ir da estação ate as atrações. Mas no geral era mais ou menos o mesmo preço para 2 pessoas. Sendo 3 com certeza ja vale mais o carro.
      abs,

  19. Roberto Luna
    13 set 2016

    Prezada Jackie,
    Estamos viajando final de setembro para Lisboa. Alugamos carro e pretendemos ir até o Porto. No meio do caminho temos um dia passando em Óbidos, Fátima e indo dormir em Coimbra. Somos em 6 pessoas e alugamos uma van Vito. Depois disso feito caímos na real na questão das malas. É seguro deixa-las num carro tipo van, enquanto vistamos as duas primeiras cidades? Qual a opção? Maleiro de rodoviária, uma diária de hotel para deixar as malas? O que sugerem?
    Roberto

    • 06 out 2016

      Seguro nao é mt em nenhum lugar do mundo pq chama atenção esse monte de mala ne? Mas não vejo mt saída. Talvez procurar um estacionamento fechado, pago, ate quem sabe pertencente a um hotel mesmo,
      abs,

    • Juliana
      19 jul 2017

      Olá Roberto.
      Gostaria de saber como foi alugar a van para 6 pessoas.
      O espaço para as malas foi suficiente? Ou seria melhor alugar 2 carros para 6 adultos?

      Obrigada.

  20. Ronaldo M
    07 set 2016

    Jackie,
    Vou em outubro a Lisboa, Porto, Evora e Sevilha na Espanha, de carro alugado.
    Gostaria de dicas de dirigir dentro dessas cidades.
    Grato.

  21. Ronaldo M
    07 set 2016

    Jackie,
    Gostaria que me informasse sobre dirigir no Porto e Lisboa, quais são as dificuldades.
    Vou em outubro a Lisboa, Porto, Evora e Sevilla na Espanha. Estou querendo fazer esse percurso de carro alugado, com os hoteis já reservados. Quais as dicas que você me dá?
    Grato,
    Ronaldo

    • 06 out 2016

      Oi Ronaldo, dentro das cidades é bem ruim dirigir, especialmente Lisboa, qp é mt ladeira, ruas pequeninas (na parte histórica) e difícil de estacionar (alem de ser pago). Nas estradas é ótimo e super fácil dirigir!
      abs,

  22. Daniele
    24 ago 2016

    Olá, adorei as dicas!!! Estou indo para Portugal em outubro para o campeonato mundia de surf em Peniche. Estamos pensando em alugar um carro e seguir um roteiro até peniche…não vejo muitos roteiros até lá! Tem alguma sugestão bacana? Obrigada

    • 06 out 2016

      Oi Daniele, que legal! Não conheci Peniche, mas vi que da pra explorar a região central: se vier pelo norte, não deixe de ir a Tomar, Alcobaça, Caldas da Rainha e beeem pertinho está a incrível Obidos.
      abs,

  23. Marcia
    10 ago 2016

    Vou para Portugal com meu marido e nosso filho. Estamos levando quantia suficiente para ficarmos 30 dias e cartão de crédito e débito. É realmente necessário o SEGURO VIAGEM?

    obrigada

    • 06 out 2016

      Marcia, é obrigatório. Na imigração podem te pedir e vc PRECISA ter pra que aprovem tua entrada no pais. Não viaje sem em hipótese alguma, vc pode ser deportada, ok?
      abs,

      • SAMUEL NETTO
        13 maio 2017

        Se o cartão for pelo menos o Platinun, as bandeiras Master e Visa (com certeza acredito também que as demais) oferecem o Certificado de Schegen, que nada mais é que o seguro que dá a devida cobertura ao exigido. OK
        Espero ter também colaborado!!! E boa viagem!

  24. Marcia Lenzi
    08 ago 2016

    Oi Jackie! adorei suas dicas pra portugal

    Eu e meu esposo vamos em outubro chego dia ainda no periodo da manhã 08/10 (Lisboa) e retorno dia 15/10 sendo que dia 13/14 participo de um curso (lisboa), resumindo tenho 4 dias pra conhecer um pouco a região, gostaria de alugar um carro já no aeroporto, o que você sujere?

    • 06 out 2016

      Oi Marcia, sugiro se for pegar o carro logo que chegar ir direto pra Sintra, Cascais, se quiser esticar ate Evora. E ai voltar a lisboa e devolver logo o carro. Em Lisboa não é vantagem ficar de carro, pois é difícil estacionar e o transporte publico é bom. Ai vc curte a cidade no resto dos dias.
      abs,

  25. Thizá
    23 jul 2016

    Oi Jackie, adorei seu post, muito esclarecedor e também inspirador. Eu e meu noivo vamos ficar 11 dias em Portugal. Queremos passear em Lisboa, Évora, Sintra, Caiscais, Porto.. Chegamos e partimos de Lisboa. Alugaremos carro para toda a estadia. O que você sugere de roteiro para aproveitar melhor o tempo lá?
    Abraço

    • 03 out 2016

      Oi Thiza, sugiro ir ao porto primeiro, que he mais ao norte (se ainda não tiver passagem, é uma boa ir direto pra la do aeroporto de lisboa mesmo). Ai dessa de carro ate Lisboa. Eu gostei mt de ir de carro pra Sintra, mas é possível fazer bate volta tb. Ficaria em Lisboa e iria a Evora, que é mais ao sul por ultimo.
      abs,

  26. Margareth
    19 jul 2016

    Ola Jackie!! Estou com viagem marcada para setembro, estaremos em Lisboa, e gostaria de fazer um bate e volta para Cascais e Sintra, e tambem conhecer a regiao de vinhedos, em Evora.

    Acha que faço Cascais e Sintra num unico dia? E poderia detalhar o que fazer, no caminho a Evora, se é somente as vinicolas de interesse…. Alguma vinicula recomendada?
    Acha que a habilitação do Brasil é bem aceita?
    Obrigada.

    • 03 out 2016

      Margareth, estou respondendo apos sua viagem, sinto muito.Mas respondo de qq forma pq fica pra outros leitores.
      Acho que Sintra e Cascais num dia fica corrido, pois fiz Sintra em um dia e meio. Mas é até possível pq vc vai no verão, pegando um bom tempo dá (viajei no inverno).
      No caminho de Evora so vinícolas que eu saiba mesmo. Nos não paramos pois era inverno.
      A carteira do Brasil serve sim.
      Espero que tenha sido boa a viagem!
      abs,

  27. Luiz Ramos
    19 jul 2016

    Parabéns Jackie Mota, as pessoas que compartilham suas experiências em viagens são muito especiais.
    Já conheço Portugal, estive lá por duas vezes, mas agora tenho um genro português, e pretendo fazer uma viagem de no mínimo 20 dias, saindo de Lisboa, Porto, Coimbra, Sintra, Cascais, Óbidos, e quero ir na região da família do genro, Castelo Branco.
    Pensamos em ir em 2017 mas ainda não decidimos o mês, creio que maio ou junho.
    Suas dicas sobre aluguel de carro são importantes, e gostaria de saber se realmente não é necessário utilizar o seguro da companhia e sim o do cartão de crédito, mastercard, o qual utilizei no exterior para saúde e foi muito bom.
    Parabéns novamente pelos posts e aguardo mais dicas sobre as praias.
    Abraço,
    Pimenta

    • 03 out 2016

      Oi Luiz, que delicia de viagem! Olhe, nós indicamos esse seguro do cartão para economia mesmo. Para ter direito a ele é fazer como falamos no post, recusar o da empresa de aluguel. Creio que em termos de assistência caso algo ocorra os dois serão satisfatórios no atendimento. Mas eu acho que se vc tem direito ao do cartão, não precisa pagar por outro certo? Portanto ficaria tranquilo com o do cartão (foi o que fizemos). grande abraço e boa viagem!

      • 03 out 2016

        Ah, Luis, minha amiga Fernanda acaba de voltar das praias de Portugal. Confira no blog dela dicas do Algaver. É no precisoviajar.com
        abs,

  28. sergio leite
    18 jul 2016

    Parabéns Jackie, seu blog tá 10. Seguinte, eu e minha esposa estamos indo para Portugal em setembro e gostaria de sua opinião sobre nosso roteiro abaixo.
    Lisboa, ( 5 dias ) c/ bate e volta pra Sintra e Cascais de trem.

    Depois alugamos um carro e vamos para o Algarve:
    Lagos (4 dias) indo em várias cidades/praias da região.

    Após isso subimos até o Porto (4 dias)passando por Óbidos e Aveiros e de lá visitando Braga e Guimarães C/ bate e volta.

    Finalmente voltamos pra Lisboa, entregamos o carro e Rio.

    O que achas? O trajeto do Algarve até Porto fica puxado? O que vc sugeriria no geral?

    • 03 out 2016

      Sergio, roteiro perfeito. Espero que tenham aproveitado muito. Viu que não fica puxado de sul a norte ne? Pra quebrar uma boa é parar em Aveiro, por exemplo, ou Coimbra.
      abs!

  29. Hudson
    14 jul 2016

    Oi Jackie,

    Estamos viajando para Lisboa agora em agosto e vamos passar 5 dias em Lisboa. Pretendemos conhecer Lisboa em 3 dias e fazer dois bate-volta, um para Sintra e Cascais e outro para o Porto. Você acha que dá para ir ao Porto a partir Lisboa, conhecer a cidade em um dia a voltar para Lisboa. Não vamos pernoitar em Porto porque já temos reserva no hotel de Lisboa para os 5 dias. Abs!

    • 03 out 2016

      Hudson, acho apertado demais. Amo o Porto, mas recomendaria ficarem em Lisboa mesmo e aproveitarem a cidade.
      abs,

  30. 08 jul 2016

    Olá, Jackie! Primeiramente parabéns pelo postagem. Estou indo para Portugal e, como você, fiz a reserva do meu carro pela Drive On Holidays e também possuo o benefício do cartão de crédito. Gostaria de saber se você conseguiu cancelar os seguros CDW e LDW de colisão e furto para que seja validada a cobertura do cartão. Dizem que é difícil conseguir que a operador de carros aceite este cancelamento. Como foi com você? Eles foram maleáveis? Como você indicaria proceder junto a eles para conseguir que este benefício do cartão esteja nos protegendo? Muito obrigado!

    • 12 jul 2016

      Oi Fábio, meu marido disse que não foi difícil não, que el só falou e repetiu mesmo, ao vivo lá na agencia, pra garantir que ia mesmo cancelar. Então a dica é só mesmo falar e repetir pra garantir que não esqueçam. Foram tranquilos conosco.
      Depois conta como foi? Obrigada!
      abs,

  31. CAMILO LUSTOSA
    12 jun 2016

    Prezado Jackie Mota,

    Pretendo retornar para Portugal e viajar de carro para conhecer de norte a sul. A ideia inicial é alugar um carro em lisboa e passar praticamente um mes rodando para conhecer o pais todo.
    Vc tem um itinerário mais conveniente para nos indicar?
    Para o aluguel do carro vc indica alguma locadora?

    Havia pensado em alugar um motorhome mas depois de algumas pesquisas acho que sairá mais em conta um carro e hoteis.

    Desde já obrigado.

    • 03 out 2016

      Oi Camilo, o roteiro que fiz é o do post. Mas tem muuuuuito mais locais pra acrescentar. Se for no verão, por exemplo, vale demais ir ao Sul, Algarve tem praias lindas. Também vale a pena explorar a região ao longo do Rio Douro. Já no inverno tem a serra da estrela, que é ótima e da até pra esquiar.
      Indico a locadora que etsa no post, foi a mais barata disparado.
      abs!

  32. Camila Pacheco
    06 jun 2016

    Oi, Jackie! Tudo bem? Estou adorando seu blog e já tirei várias dúvidas neles. Queria uma ajuda sua!
    Estou indo para Portugal com meu noivo e ficaremos dos dias 27/09 a 13/10.
    – Dos dias 27/09 a 03/10, ficaremos em Lisboa, fazendo um bate e volta em Belém, Cascais e Estoril (sem carro).
    – No dia 04/10 pegaremos o carro em Lisboa, rumo ao Porto. Como a previsão é chegar ao Porto no sábado, dia 08, queremos explorar algumas cidades pelo caminho (teremos 4 dias e meio para isso).
    Sei que Évora está fora na rota, mas seria à princípio a nossa primeira parada, onde dormiríamos. Você acha que é muito contra-mão ou vale a pela desviar o caminho para conhecer Évora? De lá a idéia seria passar um dia em Sintra, outro em Óbidos e outro em Coimbra. Você acha conveniente dormir em cada uma dessas cidades? Qual recomendaria dormirmos? Em Porto chegaríamos no sábado à tarde, quando se inicia a nossa diária. Então teríamos a manhã livre. O que acha de Coimbra já seguirmos para Braga e Guimarães? Sei que é um pouco distante, mas não conheço outra cidade entre Coimbra e Porto que valeria a visita.
    Ao final, ficaríamos em Porto dos dias 08/10 a 12/10, já que voltamos ao Brasil no dia 13.
    Desculpe-me pelo post extenso ….é que são muitas dúvidas!rs
    Um abraço e obrigada pela atenção!
    Camila

  33. Natalia Castanha
    29 maio 2016

    Oi Jackie!
    Estou amando as suas dicas! Preciso de um auxílio, será minha primeira vez em Portugal e terei apenas 08 dias para o roteiro, porém estou encontrando dificuldades com o roteiro porque gostaria de conhecer Lisboa e Serra da Estrela, como irei no final de dezembro e início de janeiro acho que seria bacana ver neve e a Serra da Estrela me parece um lugar lindo! Porém não sei como poderia montar meu roteiro, também acho lindo Aveiro e Cascais, é possível incluir todos esses lugares! Como eu poderia fazer?
    Muito obrigada!
    Bjs

    • 03 jun 2016

      Oi Natalia, então, dezembro é ótimo pra Serra da Estrela. A gente não chegou a ir la esquiar, mas passamos pela região e pegamos uma “nevasca”, inclusive. Aveiro e Cascais são destinos BEM de verão. Aveiro a gente foi, e não conseguiu aproveitar muito (a não ser pra comer rs). Cascais nem chegamos a ir por esse motivo. Agora Sintra, que é bem ao lado, da pra aproveitar mesmo no inverno, porque tem castelos lindos!
      Eu te sugeriria então montar base em Lisboa. Curtir uns 3 dias, no quarto dia subir pra serra da estrela ficar 1 dia e 1 noite ou 2 dias e 1 noite (to considerando dois dias se vc for querer esquiar). Voltar pra Lisboa e aí fazer os bate-voltas que vc se interessar, até mesmo a depender de como estiver o clima, como Sintra, ou palácios próximos como queluz, azare etc ou se preferir continuar conhecendo Lisboa. Para mais dicas da Serra da estrela, vejano 360 Meridianos, pois sei que a Lu foi pra lá esquiar.
      Se vc nao quiser esquiar, só curtir a paisagem mesmo, vc consegue ver varias outras cidadezinhas, como Óbidos, os mosteiros, como Mafra etc, porque Portugal é bem pequeno. Outra sugestão ainda é pq AMO o Porto. Aí eu te sugeriria:
      3 dias em Lisboa
      1 dia na Serra da Estrela
      3 dias no Porto – dá pra ir a Guimaraes e Braga em um dia e ver o Porto nos outros 2.
      Um ultimo dia em Lisboa pro que ficar faltando.
      bjs,

      • Natalia Castanha
        03 jun 2016

        Jackie muito obrigada pelas dicas!!! Me ajudou a clarear algumas ideias..rs.. me ajudou bastante! E provavelmente farei como me indicou! Obrigada! Bjs

      • 03 jun 2016

        Que bom que ajudei. bjs!

  34. Pamela Alana
    27 maio 2016

    Ola! Amei o post e nos inspirou muito a viajar de carro. Parabéns pelo trabalho no blog.
    Tenho uma pergunta… Eu e meu marido estamos querendo ir outubro, vc acha que é alta temporada?

    • 31 maio 2016

      Oi Pamela, que bom que te inspiramos! Não, outubro é uma ótima época, ja não é alta, pois ja acabou o verão. Gosto mt de outubro e novembro pra europa, épocas boas para bons preços e boa temperatura.
      abs,

  35. Fernando
    23 maio 2016

    Pretendo ir em agostoa Portugal e fiz este roteiro, o q acha ?? Obrigado
    dias
    1* CHEGADA EM LISBOA
    2* LISBOA
    3* LISBOA
    4* LISBOA
    5* VISITA A CASCAIS E SINTRA.
    6* LISBOA VIAJANDO PARA PORTO (NO CAMINHO PARADA EM NAZARÉ E FÁTIMA).
    7* PORTO
    8* PORTO
    9* PORTO PASSEIO EM GUIMARÃES E BRAGA.
    10* PORTO VIAJANDO PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA (PASSAR EM VIANA DO CASTELO)
    11* SANTIAGO DE COMPOSTELA
    12* SANTIAGO DE COMPOSTELA (Corunha)
    13* PORTO

    • 03 jun 2016

      Oi Fernando, que delicia de viagem! Olha, achei perfeito seu roteiro e sem correria. Sugeriria apenas dormir em sinta/cascais, em vez de voltar a lisboa e de lá vc ir direto pro norte. Isso se vc for alugar carro. Abs e boa viagem!

  36. Enilda Avelar
    17 maio 2016

    Olá Jackie, tudo bem?

    Vamos a Porto de 24 a 27 de junho e reservamos o hotel Ibis em Vila Nova de Gaia (preço melhor que em Porto). Alguns amigos disseram que podemos ficar lá e ir à pé para Porto, outros já dizem que é melhor ficar em Porto. O que você aconselha? Se for melhor ficar em Porto, qual lugar indica? Tem indicação de hotel?

    Abs. e obrigada!

    Enilda Avelar

    • 17 maio 2016

      Oi Enilda, tudo bem? Assim, ir a pé de Gaia pro Porto depende de onde é o Ibis….acho que só se for a beira do Rio mesmo. Até pq no porto é tudo pertinho, mas é cada ladeeeeira rs. As vezes que fui pra gaia eu so fui a pé pra ir nas caves, que são ali na orla. Das outras vezes fui de metrô. Se o valor é menor, fica lá mesmo, afinal, vc pode investir seus euros numa boa refeição no Porto ou outra atração, ne? Mas se fosse o mesmo valor, eu diria com certeza ficar no Porto. É que a cidade é muuuuito charmosa e Gaia já é mais moderna, não tem aquelas ruazinhas lindas do porto s2.
      Se for ficar no porto, indica o centro histórico mesmo. A gente ficou num apto no Porto, da uma olhada, de repente o valor compensa: https://www.viajesim.com/2015/05/onde-ficar-no-porto-apartamento-da-oporto-city-flats.html (eles tem outros aptos pelo centro).
      bjs e boa viagem!

  37. Juliana
    17 maio 2016

    Olá tudo bem? Eu e meu marido estamos querendo ir para Portugal em Agosto. Gostaríamos de conhecer mais a região sul de carro… e porto tbem estaria na rota! poderia me ajudar em relação ao voo? Chego e saio de Lisboa ou teríamos outra alternativa mais fácil? Muito obrigada

    • 17 maio 2016

      Oi Juliana, você poderia fazer um roteiro então começando pelo Norte e ir descendo, assim não precisa subir e depois descer de novo. Você pode voar até o próprio Porto. Tem cias low cost que voam de lisboa pra lá e vc tb consegue Rio-Porto (mas com escala, acho que direto não). Eu acho mais pratico assim. Aí voltaria de lisboa depois ou então pegaria outro voo low cost até Lisboa. Mas enfim, em termos práticos, acho que faz mais sentido e otimiza o tempo ou subir de sul a norte ou descer de norte a sul.
      bjs,

  38. MARIA ARTUSO
    07 maio 2016

    Olá, Jackie,
    Muito bom o seu blog.
    Eu e meu marido vamos a Portugal em 09 e retornamos em 25/7/2016. Ficaremos de 9 a 13 no Porto e pensamos em ficar em Coimbra 2 dias, Évora 2 dias, Faro 2 dias e o restante em Lisboa fazendo bate-voltas em Setúbal, Cascais…
    Para o percurso entre as cidades alugaremos carro por causa das distâncias entre elas. Você acha interessante ou nos aconselha outros roteiros?

    • 17 maio 2016

      Oi Maria, tudo bem? Olha, achei interessantíssimo seu roteiro e super adequado. Pelo que vc falou das datas achei super adequado, com base no porto vc conhece as cidades do Norte, fica ótimo. Alugar carro é ótimo por lá e de Lisboa vc consegue fazer mts bate-volta mesmo como Queluz, Sintra etc. Não conheci Faro nem Setúbal, mas entre o que visitei e gostei muito está Óbidos. Évora eu amei, e pela época que vc vai, deve estar linda (eu fui no inverno). boa viagem!
      bjs,

  39. celia maria oliveira
    02 maio 2016

    Olá!
    Parabéns..ótimas dicas!!!
    Vou estar em lisboa de 10/06 à 18/06.Pretendo passar 3 dias na cidade e depois alugar um carro e fazer algumas rotas (Porto 2 diárias,Coimbra (pernoite),Sintra(pernoite)…a questão é que vamos 4 pessoas e suas malas,carro teria que ser tipo van,né? …é seguro deixar as malas no carro durante os passeios?Os estacionamentos são faceis de encontrar?
    Dúvidas..

    • 07 maio 2016

      OI Celia, acho que não precisa ser tipo van, mas vc teria que buscar um modelo com mala grande. Estacionar é fácil, só que normalmente é pago. Procure sempre as placas nas ruas e os parquímetros para vc pagar. Em cidades pequenas dá pra estacionar na rua mais facilmente. Mas em Óbidos, por exemplo, tem um estacionamento bem na entrada da cidade antiga

  40. Carolina
    13 abr 2016

    Oi, Jackie! Eu e meu esposo fomos a Portugal em maio de 2015 e gostaríamos de visitar novamente o país, mas dessa vez só poderemos ir em janeiro de 2017. Como você morou por lá no mês de janeiro, eu queria muito saber como foi em relação ao clima, se choveu muito. Pelo seu relato tive a impressão de não ter chovido tanto, essa é a minha esperança : ) Muito obrigada!

    • 18 abr 2016

      Oi Carolina, eu gosto muito de frio, então adorei janeiro em Portugal. Estava frio, mas não muito, quase sempre por volta de 10 ou 11 graus, alguns dias a mínima chegando a 4. Pegamos 1 dia de chuva em Coimbra e acho que mais uns 2 ou 3 no próprio Porto. Mas em geral aproveitamos bem, e até pegamos vários dias de sol bem bonitos.
      abs,

  41. Marcia Perrud
    10 abr 2016

    Oi Jackie! Parabéns pelas dicas.
    Vou para Portugal em maio e vou ficar hospedada em Lisboa, Óbidos, Coimbra e Porto. A partir dessas cidades, quais lugares você indicaria bate e volta? Quero ir a Fátima e estou em dúvida se devo ir a partir de Óbidos ou Coimbra, sendo que em cada uma dessas cidades ficarei três dias.
    Outra dúvida: qual o melhor meio de transporte de Lisboa a Sintra tipo bate e volta?
    Vou alugar carro, mas somente quando deixar Lisboa, onde ficarei quatro dias. Como meu voo de volta é de Lisboa, qual sua dica para a viagem de volta de Porto a Lisboa? Melhor devolver o carro em Lisboa ou em Porto? No local em que vou me hospedar em Porto não tem estacionamento, então se ficasse de carro por lá teria de pagar por ele. A princípio iria devolver o carro em Porto, mas estou em dúvida agora.
    Agradeço sua atenção.
    Abs.
    Márcia

  42. Cristiano
    10 abr 2016

    Olá, Jackie
    Gostei muito das dicas…em Setembro de 2016 vou com minha esposa e pretendo alugar um carro no dia 12 em Lisboa e subir até a Espanha e depois descer até Madrine depois retornar direto para Lisboa.
    Chegamos em Lisboa no dia 10 e retornamos ao Brasil no dia 25.
    Alguma dica para nós, visto que somos aventureiros, porém primeira vez em Portugal.
    Obrigado.

    Cristiano

    • 18 abr 2016

      Oá Cristiano, que viagem deliciosa! Olhe, Portugal é um país bem fácil pra dirigir, boas estradas, e os portugueses são muito bacanas. De dicas que posso te dar é sugerir que monte um roteiro e faça reservas, pois será ainda alta temporada por lá, já qu eé verão. Outra dica é que não deixe de visitar o Porto, a cidade que nos acolheu lá e que amam muito. Outra dica dei nesse post, é que é possivel visitar mais de um lugar no mesmo dia em portugual, como os castelos e os mosteiros, pois ficam bem próximos, e de carro você consegue ir a 2 no mesmo dia.
      abs,

  43. Sandra
    08 abr 2016

    Oi Jackie, adorei suas dicas.
    Eu e meu marido faremos uma viagem de 25 dias pela Europa, é nossa primeira viagem !
    Destes 25 dias reservamos cinco dias para Portugal.
    Pensamos um conhecer Lisboa e redondezas em dois dias, alugar um carro e ir para porto.
    O que conhecer nesse caminho.
    Não somos religiosos.
    Um grande beijo no seu coraçao!!!
    E por favor nos de umas dicas?
    Ahhhh nossa viagem vai acontecer de 17/04 à 12/05 – nosso tempo em portugal sera entre
    06 e 11/05

    • 18 abr 2016

      Oi Sandra, desculpe a demora, acho que vc ja embarcou né? Poxa, ia te sugerir mesmo o Porto. Ao redor dele, de carro, vc consegue visitar Guimaraes e Braga, e o Porto em si. Espero que esteja aproveitando a viagem!
      abs,

  44. Enilda Avelar
    08 abr 2016

    Dicas excelentes! Parabéns!! Iremos a Portugal de 17/06 a 01/07/16 dois casais.Nesse período faz só calor?

    Mesmo no interior, como Évora, Cúria, Manteigas, é necessário reservar hospedagem com antecedência?

    Vc tem dicas de visitas às vinícolas?

    Abs. e obrigada!!

    Enilda

    • 18 abr 2016

      Oi Enilda, respondi suas duvidas abaixo. Não visitamos vinícolas, pois fomos no inverno. Mas em Évora, bem no centro, tem um escritório de turismo que tinha varias opções de passeios de vinícolas saindo de Évora.
      abs,

  45. Enilda Avelar
    08 abr 2016

    Dicas excelentes! Iremos a Portugal de 17/06 a 01/07/16 dois casais.Nesse período faz só calor?

    Mesmo no interior, como Évora, Cúria, Manteigas, é necessário reservar hospedagem com antecedência?

    Abs. e obrigada!!

    Enilda

    • 18 abr 2016

      Oi Enilda, que delicia! Nesse período é verão e a tendência é sim fazer calor, e quanto mais ao sul mais quente. Por ser verão é alta temporada, por isso sugiro sim que vc reserve, especialmente em cidades pequenas, viu?
      Nós indicamos o Booking, um site que usamos em nossas viagens, que tem possibilidade de cancelar a reserva sem custo e que tem também aptos alem de hotéis. Cada reserva feita lá, vc não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma comissão que nos ajuda a manter o blog. nosso link é esse: http://www.booking.com/index.pt-br.html?aid=353723;sid=ba26af86d3dd52d3f593eb3a1cae3d7f;dcid=12;click_from_logo=1
      Obrigada!

      • Enilda Avelar
        19 abr 2016

        Muito obrigada pelas dicas!!! Grande abraço!!!

  46. Roberto Evangelista
    12 mar 2016

    Ha esqueci de lhe perguntar os carros econômicos por lá fazem a mesma media de consumo dos nossos tipo 10 km por litros.

    • 15 mar 2016

      Oi Roberto, eu não entendo de carros, então perguntei ao meu marido e ele disse que não lembra certinho porque não anotou, mas com certeza era mais de 10 km/litro, pelo menos 12 km. Eu me lembro dele achar econômico.
      abs,

      • Roberto
        15 mar 2016

        Muito obrigado querida Deus os ilumine.

  47. Roberto Evangelista
    12 mar 2016

    Ola Jackie , parabéns e obrigado pelas dicas Deus a ilumine com saúde para continuar nos informando. Estou com uma duvida enorme com relação ao alugar um carro pois estou indo dia 21/03/16 e nas opções dos veículos esta sempre as informações que cabe 1 mala como vou com minha esposa comemorando nossa Bodas de Prata, estaremos com duas malas e grandes.

    • 15 mar 2016

      Oi Roberto, vc está vendo o smart? Se for, não cabe não. A gente não estava com mala grande, era uma media e uma de bordo, e não cabiam mesmo no porta malar nao. Cabe uma e olhe lá e no Smart for 2 não cabe dentro. No Smart for 4, aí cabe mais uma nos bancos traseiros, mas fica a mala exposta. abs,

      • Roberto
        15 mar 2016

        Obrigadooo

  48. Jorge R.
    07 mar 2016

    Parabéns pelas informações. Para um casal que pensa em mudar-se para Portugal legalmente, mas gostaria de conhecer bem o país antes, o que você aconselharia, além de viajar de ponta a ponta o país ? abraços

    • 09 mar 2016

      OI Jorge, o ideal seria isso mesmo, viajar com calma pelo país para saber onde vc gostaria de ficar. Estando por lá converse com todo mundo sobre custos de vida, sistemas de sabe, educação etc.abs,

  49. Olibio Batista de Souza
    29 jan 2016

    Olá Jakie

    Fantásticas suas dicas, já lí muito mas tire-me algumas duvidas, estarei indo para Portugal no dia 02/06/2016 com retorno dia 14/06/2016, vou alugar um carro em Lisboa onde pretendo ficar até o dia 06/06 e daí por diante viajar até Algarve e depois até Porto. Nesse período vale arriscar sem reservas antecipadas? Desde já agradeço.

    abraços

    Olibio

    • 10 fev 2016

      OI Olibio, que bom que gostou das dicas. Não indico não, pois já é verão e Portugal está cada vez mais na moda tanto pros europeus quanto pros brasileiros, devido ao melhor custo que outros países na europa. No Sul então estará bem concorrido. Melhor reservar, viu?
      abs e boa viagem!

    • Doralice Scafi
      11 mar 2016

      Oi Olibio vamos na mesma época eu chegarei em Lisboa em 27 de maio. Também estou interessada em alugar um carro. Boa viagem para nós. Adorei as dicas do Jackie.

  50. Ricardo Coelho
    27 jan 2016

    Muito bom seus conselhos.

    Vou com minha esposa em maio/2016 e pretendemos ficar 30 dias de carro alugado conhecendo Portugal, se possível nos seus detalhes. Pergunto se lá maio é ainda baixa temporada? Tenho predileção por visita a lugares históricos, e se deveria dedicar mais tempo ao norte do que ao Sul de Portugal. Saúde e muito sucesso. Ricardo Coelho de Curitiba

    • 10 fev 2016

      Oi Ricardo, maio estará um clima delicioso. Ainda não é alta não, alta a partir do meio de junho, o meu de julho e altíssima em agosto.
      Acredito que pelo seu gosto seria mesmo isso, o centro – os arredores de Lisboa e Norte, região do Douro. O mais ao sul que fomos foi a Évora, e acho que vc adoraria, pois a cidade tem um passado romano, tem um um templo romano por lá, bem próximo a uma linda catedral, aliás. Enfim, tem bastante historia também por ali. Mas é bem próximo a Lisboa e com 30 dias dá pra encaixar no seu roteiro.
      abs e boa viagem!

  51. Cristiane
    14 jan 2016

    Olá Jackie, gostei muito das suas dicas e orientações. Pretendo ir para Portugal com meu marido no início de julho. É nossa primeira viagem para Portugal estou procurando tudo sobre passeios por lugares e sabores inesquecíveis. Fui orientada por amigos a fazer a viagem de carro. Pretendo passear com calma por 13 dias conhecendo o país do meu avô. Gostaria de conhecer lugares que fazem vinho, queijo e plantação de azeitonas. Além de conhecer Fátima. Quais suas sugestões?
    Agradeço desde já sua atenção

    • 10 fev 2016

      OI Cristiane, que delicia de viagem! Bom, primeira coisa: reserve tudo antecipadamente, pois julho já é verão lá e alta temporada, ok?
      Depois, eu faria um roteiro de carro sim, seus amigos te aconselharam certo. Voaria pra Lisboa: ficaria uns 2 ou 3 dias na cidade, sem carro ainda, pois na capital carro é difícil pra estacionar e andar nas ruazinhas estreitas. Terminado lisboa, alugaria o carro. Passaria pelo Palácio de Queluz pela manha e de lá seguiria no mesmo dia pra Sintra. Um ou dois dias em Sintra, chegaria até cascais se quisesse (ja que é verão, valeria a pena).
      Pegaria o carro e iria a Fátima, aos mosteiros da batalha e alcobaça (dá pra ir aos dois no mesmo dia) e se te interessar, Óbidos. Ficaria um dia por ali e aí seguiria ao norte, montando base (hospedagem) em Porto. Ali visitaria o próprio porto, Guimaraes, Braga (se vc pretende ir a fátima, presumo que é religiosa, e braga e lindíssima), tudo isso de carro. Aí vc teria as opções de entregar o carro ali e voltar de trem a lisboa, ou voltar de carro até a capital ou ainda voar do porto até lisboa. abs,

      • Cristiane
        18 abr 2016

        Oi Jackie, queria tirar umas dúvidas com relação a utilização de trem tipo comboio. Estive pensando em chegar em Lisboa, e ir para Porto de trem e depois que conhecer a região, alugar um carro e voltar para Lisboa e ir parando por algumas cidades no caminho para conhecer alguns pontos turísticos. A questão é: o trem que faz a linha Lisboa e Porto é bom e confortável? Vale a pena fazer esse trajeto de trem para ganhar tempo? Obrigada pela atenção

      • 22 abr 2016

        Oi Cristiane, sim, é bem confortável e é rapidinho também, de cabeça não lembro se são 3 horas ou 5, mas é um trajeto curto. Depende bastante do dia em que vc vai, com que preço vai conseguir a passagem. O carro lá era tão barato que, estando em duas pessoas, saí mais barato ir de carro e ainda podíamos parar onde quiséssemos. Ja se vc estiver sozinha, de trem é bom pq vc vai mais tranquila ne, descansando. A gente fez esse trecho de avião tb, numa low cost, no dia em que chegamos ao país. o aeroporto do porto é ligado ao centro por metro, mas é bem longe, leva quase 1 hora pra chegar ao centro.
        abs,

  52. Leonardo
    26 dez 2015

    Ola, Jackie!!

    Parabéns pelo blog. Suas dicas são as melhores que encontrei!! Vou com minha esposa(que esta gravida de 5 meses), Segunda 28/12/15 e retornarei 10/01/16. Alugarei um carro e vamos meio que sem rumo. Alguma dica para um casal(39/26 anos) passar o reveillon bacana? Pode ser um restaurante legalcom vista pra praça e queima de fogos.. =) Descemos em Lisboa e tenho interesse de conhecer algumas cidades, sem muita pressa…. Será que consigo reservar os hotéis antes de ir para as cidades? Temos costume de fazer isso viajando pela Europa(fizemos na Italia, Franca e Alemanha de trem), mas indo de carro e com ela gravida não quero arriscar. Indica algum hotel em Lisboa também? Ficamos ate dia 01/01 em lisboa e depois seguiremos para as cidades.

    Muito obrigado e desejo desde ja um 2016 de muitas realizações e conquistas!

  53. louzada
    17 nov 2015

    Olá Jackie,
    Parabéns pelo blog e pelas dicas.
    Poderia esclarecer dois pontos, tenho certeza serão válidos para muitos que pretendem viajar a Portugal de carro.

    1. a locação de carro pela internet já embute o preço do seguro e, como acontece por exemplo com a Rentalcars.com, não é possível retirar o valor do seguro do preço. Como voce conseguiu retirar da Drive On Holidays o valor do seguro? Tem que aceitar o valor da internet e no local de retirada do carro renegocia-se a exclusão do seguro?

    2. tenho lido que a formalidade de entrada em Portugal exige o comprovativo de alojamento. Então entendo que se vamos visitar várias cidades diferentes deveremos apresentar à imigração os comprovantes de estadia em cada local senão corre-se o risco de não ser aprovada a entrada. Com base em sua experiência qual sua visão sobre este tema?

    Pretendemos viajar eu e esposa em abril/2016 por 24 dias, sul a norte, entra por Lisboa, sai por Porto.

    Abraços e obrigado.

    • 21 nov 2015

      Oi Ronaldo, dá sim pra não contratar o seguro com a rentalcars.
      Acabei de fazer uma simulação e abaixo do valor do carro aparece pra marcar “sem proteção”ou “proteção total”. é só marcar sem proteção.
      2. Na verdade nunca me pediram nada na imigração em portugal, mas tenha a reserva do primeiro destino que está bem, eu acho. O mais importante acho que é ter a passagem de volta mesmo e condições de se manter na viagem – seguro saúde (obrigatório!), e cartão de credito ou dinheiro.
      abs,

  54. Maria Luiza B.Moretti
    17 nov 2015

    Adorei seu blog Eu e meu marido queremos conhecer Portugal de carro e depois indo para a espanha. Ficariamos uma semana em cada pais E claro em Portugal adorei seu roteiro de carro,mas penso em chegar por Lisboa indo até Santiago de Compostela e depois saindo para Madri O que vc acha desse roteiro? Talvez um aviao no meio ,pois na Espanha os trens de alta velocidade são´muito bons tb. Ainda montando roteiro e claro perdida.Help me

  55. Gisela
    09 nov 2015

    Ola. Vou em final de junho com minha familia e vou levar meu filho de 12 anos. Vc teria alguma dica de passeios p leva lo?

    • 17 nov 2015

      OI Gisela, em Lisboa tem a parte mais “moderna” da cidade que parece fazer sucesso com as crianças, incluindo um oceanário. Se ele for fã de Harry Potter, vai gostar de alguns lugares por lá que dizem ter inspirado a autora do livro. Um deles é a Livraria Lelo, no Porto; os estudantes do Porto também usam as capas como os alunos da série de livros, é bem bacana de vê-los. No mais, há muitos museus, castelos. Acho que Sintra tem os mais diferentes, como a Quinta Da Regaleira, que tem um monte de mistérios, então pode interessá-lo mais. abs!

  56. Luciana
    04 out 2015

    Olá!

    Eu, meu marido e minha filha de 09 anos estamos planejando ir a Portugal em janeiro/2016, em que pese o receio da chuva e do frio. A intenção é alugar um carro e rodar Portugal sem muito destino pré-determinado por cerca de 15 a 20 dias. Você acha necessário fazer reservas de hospedagem antecipadamente?

    Obrigada!

    Luciana

    • 05 out 2015

      Oi Luciana, acho que em janeiro não precisa não. A gente viajou sempre sem reservas e foi bem tranquilo, pois era baixa temporada. Mas caso você prefira, pode fazer reservas reembolsaveis. Muitas permitem que vc cancele, sem custos, até poucos dias antes da estadia. Você so precisaria ficar atenta às datas de cancelamento.
      abs,

  57. Rosangela
    07 set 2015

    Estou planejando ir a Portugal em agosto/2016, escapando das Olimpídas aqui no Rio.
    Vc acha que seria um período mto quente?
    Penso ir p/ Lisboa ficando alguns dias para conhecer e depois alugando um carro para percorrer o país. Quantos dias, com calma, vc sugeriria, prefiro o dia ao invés da noite.
    Devo comprar todos os ingresso, alugar o carro e reservar hospedagem através da internet ?
    Seria uma loucura ir sozinha?
    De todos os sites sobre viagem o seu é o melhor.
    Muito obrigada.
    Rosangela

    • 17 set 2015

      OI Rosangela, obrigada pelo elogio =)
      Olhe, quente vai ser sim, é o mês mais quente na europa toda.
      Sobre os dias, dá pra passar uma vida por lá rs Entao tem que ver quantos dias vc tem e que cidades prefere ir. Eu gostei MUITO MUITO de Lisboa, Évora, Sintra, Porto e Óbidos, principalmente, e outros passeios que são mais rápidos como Queluz, Mafra, Alcobaça etc. Agora, no verão, o sul é LINDO! Eu babo nas fotos, então como vc vai no verão, eu iria pra lá com certeza, viu?
      Não é loucura ir sozinha não, vá sim, menina! Reserve sim o que puder pela internet com antecedência porque agosto é alta temporada. Então o quanto antes vc conseguir reservar melhor, consegue o que vc quer e com bons preços. Agosto é o mês de férias dos europeus, então fica tudo bem cheio. beijos!

  58. Joaquim Barbosa de Almeida Netto
    10 ago 2015

    Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site!!

    Eu e meu filho (14 anos), estaremos em Portugal em novembro, alugaremos um carro e pretendemos fazer o seguinte roteiro:
    quinta-feira, 5 de novembro de 2015 GRU – LIS
    sexta-feira, 6 de novembro de 2015 Óbidos
    sábado, 7 de novembro de 2015 Coimbra
    domingo, 8 de novembro de 2015 Porto
    segunda-feira, 9 de novembro de 2015 Porto
    terça-feira, 10 de novembro de 2015 Porto
    quarta-feira, 11 de novembro de 2015 Manteigas
    quinta-feira, 12 de novembro de 2015 Manteigas
    sexta-feira, 13 de novembro de 2015 Lisboa
    sábado, 14 de novembro de 2015 Lisboa
    domingo, 15 de novembro de 2015 Lisboa
    segunda-feira, 16 de novembro de 2015 Lisboa
    terça-feira, 17 de novembro de 2015 LIS – GRU

    O que você acha?
    Além disto, qual a melhor cidade para se hospedar na Serra da Estrela, seria Manteigas?

    E em Lisboa estamos pensando em nos hospedar perta da Avenida República ou na Praça de Espanha, é um bom local, pois estamos de carro e queremos “fugir” da loucura da área central, porém não queremso ficar muito afastados.

    Desde já, muitíssimo obrigado!!

    Joaquim

    Facebook: Joaquim Almeida Netto

  59. 18 jun 2015

    Olá
    Jakie. muito legal suas dicas. Iremos para Portugal em 8 Dezembro/2015 e voltaremos 26/12.
    Minha família 2 adultos e 2 crianças de 8 e 10 anos. Gostaria de saber se nessa época, fazendo o percurso de carro e parando em pousadas ou hotéis é mais difícil? Esse carro que vcs alugaram comporta 4 pessoas?
    Muito obrigado

    • 20 jul 2015

      OI Alexandre, que viagem bacana. Olha, dezembro é baixa temporada lá (tirando os dias perto do natal e reveillon, entao pra essas datas, acho legal reservar), então acho que vc nao tera dificuldades não. O carro que alugamos tinha lugar pra 5 pessoas. abs e ótima viagem!

  60. rosalina
    11 maio 2015

    Vou a Portugal em junho com duas amigas, pretendo alugar um carro e seguir suas dicas, mas tenho duvida em relação a hoteis pois farei uma viajem ¨livre¨ ou seja o lugar que gostar fico mais um dia ou não. Posso arriscar procurar por hotel no local ou é melhor reservar antes?

    • 11 maio 2015

      Oi Rosalina, que viagem legal, hein? Olhe, nós viajamos vários dias assim como vc está querendo, sem reservas. chegávamos a uma cidade e aí depois de rodar um pouco parávamos num local e pelo celular fazíamos a reserva. Não tivemos problema algum. O negocio é que estávamos em baixa temporada. Em junho, dependendo da cidade, vc pode pegar alta temporada. É o caso do Porto, onde em alguns dias há uma festa de São João. Entao eu acho que, no geral, vc consegue sim hotel na hora sem problemas, mas veja se não vai estar em nenhuma cidade com busca mais alta por causa de alguma festa, feriados etc. boa viagem!

  61. Geraldo
    30 mar 2015

    Dicas excelentes! Parabéns e obrigado! Irei a Portugal em junho e é uma boa ideia alugar um carro para ir de Lisboa ao Porto, passando dois dias em Coimbra, podendo visitar locais adjacentes às três cidades e outros durante o trajeto.

    • 30 mar 2015

      Que bom que gostou, Geraldo. Tenho certeza que vc vai adorar essa viagem.
      abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.