Dicas para planejar seu verão na Europa

por Jackie Mota 14.maio.2016

É, temos verão de sobra no Brasil, o euro mantém-se nas alturas e não existe nada mais adequado à  definição de alta temporada que o verão na Europa. Ainda assim, os atrativos e o charme do velho continente entre junho e agosto são tão fortes que nenhum porém impede que esse seja o roteiro de sonho de muitos viajantes, desde os casais apaixonados em lua de mel até os solteiros em busca de festa e badalação. Se você sempre pensa em ir à Europa no verão, pare de pensar e comece a planejar agora. Ok, ok, não estamos com muito antecedência para o verão 2016, mas na última semana as companhias têm disponibilizado promoções excelentes para a Europa (confira aqui, aqui e aqui, por exemplo). E, em todo caso, sendo seu sonho, comece a pensar para 2017. A antecedência, de fato, é excelente nesse caso para que sua viagem não estoure o orçamento – segundo o TripAdvisor, é melhor reservar hotéis para a Europa em até 3 meses de antecedência para economizar. Progame-se com as dicas que você verá neste post e garanta o sucesso do seu doce verão europeu.

IMG_9251

Planeje sua viagem para o verão na Europa 

Quando viajar para o verão na Europa

Para começar, lembre-se: o verão na Europa vai de junho a agosto. Entre esses meses, de longe o mais caro e cheio, é agosto. É  altíssima temporada. Isso acontece porque é quando os próprios europeus tiram suas férias, além de ser o mês mais quente.

Por isso, a menos que seja uma viagem de lua de mel ou que por outro motivo você não possa antecipar, evite viajar em agosto. O que fazer, então?

Viaje no final de maio, junho e até início de julho. Dessa forma você consegue aproveitar os mesmos atrativos, pois o clima já está quente e quase tudo que funciona no verão, já está aberto. Antes disso, você talvez ainda pegue temperaturas que não permitam seu sonhado banho no Mediterrâneo, por exemplo. E em muitos locais voltados ao veraneio, você encontra o comércio, incluindo hotéis, fechado, como nas ilhas gregas.

Outra opção é viajar só um pouquinho depois, em setembro. Nessas duas faixas de tempo você encontra o clima ainda quente, mas consegue preços mais razoáveis, maior disponibilidade nos hotéis e nas atrações e menos multidão nos locais.

Se tiver que ir em agosto, evite ao máximo o primeiro metade do mês, pois é o inicio/fim de ferias e além de tudo há muitos engarrafamentos e aeroportos lotados. Tendo que ir nessa época, você pode ajustar seu roteiro para que nesses dias você fique em cidades que não são tão procuradas nesta época, fora do litoral, e deixar para se estender na areia pedras nos outros dias de sua viagem.

Onde curtir o verão na Europa 

Sabe aquela imagem que você tem da Europa como um lugar frio? Esqueça! O verão em países como Itália, Portugal, Grécia, França, e muitos outros da Europa é, sim, muito quente. As temperaturas podem ficar na casa dos 40 graus. Mas, além disso, há muito, muito sol. Os dias são visivelmente mais longos e o sol pode se pôr apenas lá pelas 21h. Por isso, dá para ficar na rua direto passeando até bem tarde e aproveitar bem cada dia.

E onde curtir o verão europeu? O ponto mais atraente da estação são as clássicas viagens para o Mediterrâneo. Por conta desse clima, é a época ideal para visitar praias, ilhas e lagos. É a hora de tirar do papel aquele seu plano de conhecer locais como as ilhas da Grécia; as cidades costeiras da Itália, como a Costa Amalfitana; os balneários franceses; e outros destinos lindos que povoam seu imaginário viajante ou que vêm aparecendo pelos blogs e mídia, como o Sul de Portugal, Croácia, Eslovênia e Malta.

Trace agora seu roteiro agoraveja aqui a nossa sugestão para um roteiro para casal no verão ou primavera.

Reservar antes ou na hora?

Uma das perguntas que mais recebemos por aqui é se é melhor reservar hotéis e passeios com antecedência ou na hora. A resposta, varia com o destino e época, e para viagens para a Europa no verão não tem dúvida: reserve tudo que puder com antecedência.

A lei de mercado é o regente do mundo das viagens. Mais gente querendo ir a um lugar, menos vagas sobrando para você e mais caro você terá que pagar. Valorize seus bens, não apenas o seu dinheiro, mas também seu tempo, e evite ter que perambular atrás de vaga em hotel ou esperar em filas de passeios.

Agende ingressos em todas as atrações que permitem compra antecipada. Com a WePlann você consegue comprar ingressos das principais atrações de diversas cidades em um só site. E ainda tem as melhores opções de pagamento: em Reais (sem IOF!) parcelado em até 12 x sem juros ou em dinheiro direto no seu destino.  

Escolha seus hotéis com antecedência. Nós usamos o Booking.com, que tem não apenas opções de hotéis, mas também apartamentos e Pousadas Bed&Breakfasts, o que pode ser uma ótima economia para viagem. Em Capri, por exemplo, nós ficamos em um Bed&Breakfast reservado pelo Booking.com, que tinha um ótimo preço e era maravilhoso, com um atendimento gostoso e um vistão (foto abaixo).

Dica: Escolha dormir nos locais onde as pessoas só fazem bate-volta. Você encontra um clima muito mais tranquilo em locais como Capri, Positano, Santorini, Mikonos etc à noite, pois os turistas do bate-volta e cruzeiros já se foram. É a hora de conhecer melhor esses pontos, com calma, sem multidões nos restaurantes e pagando no hotel o que você pagaria provavelmente em bases menos charmosas próximas a esses destinos.

Trace agora seu roteiro agora – veja nossa sugestão
de roteiro para casal no verão ou primavera

Compre ingressos para atrações em IstambulAtenasVeneza e Paris

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.