Compras de (e para ) viagem: botas Hunter dobráveis

Há alguns anos eu estava de olho nas famosas galochas Hunter. No entanto, sempre adiava a compra porque apesar de achar as botas de borracha lindas e super úteis para usar em dias de chuva e clima mais frio, pensava que ia acabar deixando-as em casa, devido ao tamanho trambolho delas. Especialmente agora que estamos sempre viajando sem despachar bagagem, tinha medo de acabar com um item encalhado no armário.

Então fiquei hiper feliz quando, durante nossa passagem por Nova Iorque, descobri que a marca havia lançado um novo modelo de galochas: as Hunter Tour. A diferença desse modelo é que elas são feitas em um material mais maleável, justamente para poderem ser dobradas e levadas em viagens.

Hunter Tour: perfeita para viajantes

Hunter Tour: perfeita para viajantes (Foto na Ponte do Brooklyn, NY)

A história da Hunter

As botas Hunter são conhecidas como botas Wellies, abreviatura para Wellington. As botas de montaria para uso no campo ganharam esse nome no início do século XIX, quando seu uso foi popularizado entre a nobreza britânica pelo Primeiro Duque de Edimburgo, Arthur Wellesley.

A história da Hunter teve início na Escócia, quando um norte-americano fundou ali uma fábrica de itens de borracha. A fábrica ganhou um empurrãozinho importante do exército britânico, que solicitou que ela produzisse botas resistentes para os soldados que atuavam nos terrenos encharcados das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Durante a II Guerra Mundial a Hunter foi novamente uma grande fornecedora do exército britânico.

A marca continuou ganhando notoriedade por sua qualidade ao longo das décadas seguintes. Em 1955 lançou seu modelo mais famoso, a Original Green Wellington (a de cor verde militar). Nas décadas de 1970 e 1980 a marca recebeu o certificado de fornecedor de calçados impermeáveis da rainha e do Duque de Edimburgo, o que contribuiu para sua fama de material de qualidade.

Cuidados na hora da compra 

Na hora de escolher seu modelo Hunter fique atento às medidas das galochas. Além do tamanho do pé, as botas variam a largura e a altura do cano. No site, que eu achei o melhor local para comprar as Hunter, devido à variedade disponível e menor preço, há uma tabela de tamanhos com as medidas. O modelo mais tradicional, a Original Tall, por exemplo, tem o cano bem longo. Quem tem a perna curtinha, como eu, corre o risco de ficar com a bota machucando os joelhos. Por isso, o ideal é experimentar pelo menos um modelo para ter um referencial das medidas da bota em você, antes de fazer sua compra.

Que modelo de Hunter escolher?

A Hunter tem não apenas galochas, mas também sapatos e até sandálias, além de itens como capas de chuva, guarda-chuva e bolsas. Entre as galochas são cinco linhas diferentes para mulheres: Original, Balmoral, Sandhurst, Rag & Bone e Argyll Work.

A Original, as mais clássicas, tem as versões Tall, Gloss (com brilho), Short (mais curta), Adjustable (com ajuste na lateral), Back Adjustable (com ajuste na parte de trás), Neoprene (nesse material), Snow (ideal para uso na neve), Huntress (com cano mais largo na panturrilha e mais curta, ideal para mulheres de perna mais curta e grossa), Tour (dobrável) e Tour Canvas (dobrável com cano em tecido). Além de cores diferentes, há modelos que trazem detalhes com listras, com a bandeira do Reino Unido, etc como a Contrast, a Nightfall, a Strip e a Metal.

Hunter Original Gloss

Hunter Original Gloss

Hunter Original Short

Hunter Original Short

As outras linhas também possuem versões diferentes. A Balmoral, por exemplo, tem um visual mais pesado, mais parecido com botas de couro, e material mais resistente e entre suas versões estão a Lady Leather (em couro e neoprene), Bamboo Carbon Zip (em material que regula melhor a temperatura interna), Sovereign, Westerley entre outros. A Sandhurst é mais justinha, no estilo bota de montaria, e tem versões em couro e com detalhes como a Wellesley Tall e a Chancel. A linha Argyl é voltada para o trabalho no campo e também tem algumas versões diferentes. E a Rag&Bone é assinada pela marca americana e, na versão tall, tem zíper lateral e diferença nos comprimentos interno e externo do cano.

Hunter Balmoral Carbon Zip

Hunter Balmoral Carbon Zip

Hunter Sandhurst Chaucer

Hunter Sandhurst Chaucer

Hunter Tour: a galocha para os viajantes

O modelo Original Tall Tour, que foi meu escolhido, é feito em um tipo de borracha mais maleável, que pode ter o cano dobrado. Por ser mais molinho, o cano da bota também fica um pouco mais curto que o da Original Tall, mas não chega a ser tão mais curto com a short. O modelo Tour Canvas tem o cano feito de um tipo de tecido impermeável e é fechado na parte superior por um cordão. É ainda mais fácil de dobrar, mas o visual da Tour me agradou mais, pois se parece mais com a Original Tall. A minha cor escolhida para a Hunter Tour foi a (super discreta #sqn) Clementine.

Hunter Tour

Hunter Tour

A Tour dobrada

A Tour dobrada

A Original Tour vem com uma sacolinha, ideal para colocar a bota na mala. Achei perfeita para viajantes, pois é uma bota de cano longo, mas que não toma tanto espaço na bagagem. Então, sendo packable, acho bem mais provável que eu utilize minha Hunter. Para tornar a bota mais adequada ao inverno europeu aproveitei e comprei também uma meia no próprio site da Hunter, a Furry Cuff Welly Socks, que fica uma gracinha com esse detalhe focinho para fora.

A meia Furry Cuff Welly

A meia Furry Cuff Welly

Fotos: Viaje Sim! e Site Hunter

Cresceu no interior de Minas, sempre cercada de livros. Desde criança tem uma alma antiga. Encontrou no Rio o amor da sua vida, com quem ama viajar e se casar (again and again). É mãe de dois buldogues, Maquiavel e Foucault, jornalista e mestre em Estudos Estratégicos.

35 Comments on Compras de (e para ) viagem: botas Hunter dobráveis

  1. Mísia
    5 de outubro de 2017 at 12:38 (2 anos ago)

    Nossa! Amei a matéria!

    Responder
  2. Aline
    16 de julho de 2017 at 22:48 (2 anos ago)

    Eu calço 36 no Brasil….ja trouxe tênis 7.5 e ficou enorme.. acha que a minha seria 7?

    Responder
  3. Márcia
    5 de abril de 2017 at 15:54 (2 anos ago)

    Onde compro no Brasil com o valor em conta ?

    Responder
  4. Débora
    1 de fevereiro de 2017 at 11:23 (3 anos ago)

    Olá, se puder me ajudar, vc sabe sobre o modelo REFINED BACK? Vc não mencionou esse. Ele parece mais bonito, mais delicado. EU calço 38 será que a 8 já ficaria boa, mesmo com meias? Preciso delas para neve, vc disse que aguentam, né? Qual outra bota vc usa quando a temperatura está muito negativa?

    Responder
  5. Laura iolanda
    20 de novembro de 2016 at 14:14 (3 anos ago)

    A qualidade da q dobra (tour) 3 é a mesma da original ? Será a por ela dobrar, estraga mais rápido q a original ?

    Responder
  6. Laura iolanda
    20 de novembro de 2016 at 14:09 (3 anos ago)

    Oiii ! Tô com muita dúvida em qual tamanho comprar a bota ! Calço 37 ou 38 dependendo da forma e nos Estado Unidos calço 8,5! Vc acha q eu deveria comprar 8 ou a 9? E ainda tem a questão da meia da própria hunter q quero comprar ! Estou com medo de ficar apertada !!!

    Responder
  7. Soraia
    3 de agosto de 2016 at 14:15 (3 anos ago)

    Oi! Calço 37. Quero comprar a hunter tour… eu devo comprar a 8 ou a 8.5?? No site da hunter e no amazon, eu nao encontrei a 8.5. O que você me aconselharia? Um beijo.

    Responder
  8. Renata
    19 de julho de 2016 at 0:04 (3 anos ago)

    Oiiii! Adorei a aula de Hunter… estou querendo comprar uma mas estou com dúvida quanto ao tamanho normal da sola. No Brasil eu calço 37, nos Eua 8 e no UK 6. Porém como a meia é bem grossa não sei se devo comprar um número maior ou o tamanho certo. Você comprou no tamanho certinho do seu pé? Com a meia não ficou apertado? Obrigada!!

    Responder
    • Jackie Mota
      19 de julho de 2016 at 11:04 (3 anos ago)

      Eu também calço 37 e comprei a 8, apesar de alguns sapatos aqui eu usar 38. Acho que a forma dela é grande, pq eu experimentei o tamanho maior e ficou gigante. A 8 fica sim bem larga sem meia, dai com meia fica confortável, não aperta. E a meia dela é BEM grossa mesmo, se tiver apertada não vai servir.
      abs!

      Responder
      • Soraia
        3 de agosto de 2016 at 12:34 (3 anos ago)

        Obrigada pelas informações sobre a bota Hunter. Calço 37. Qual tamanho devo comprar?

        Responder
      • Soraia
        3 de agosto de 2016 at 12:44 (3 anos ago)

        Obrigada pelas informações sobre a bota Hunter. Calço 37. Qual tamanho devo comprar? Voce comprou a 8 ou a 8.5 ?

        Responder
    • Luciana
      10 de julho de 2018 at 20:01 (1 ano ago)

      Oi Jackie, adorei seu post. Estou indo pra Bariloche agora em julho e pensei em comprar pelo site pois eles já entregam no Brasil. Fiquei em dúvida se usando com meia grossa, calça térmica e uma legging por cima se não ficaria muito apertado o cano na batata, incomodando. Calço 38 no Brasil. Você acha que compro a 9 mesmo? E você acha que ela aguenta o frio mesmo?

      Responder
  9. Marisa
    7 de maio de 2016 at 9:01 (3 anos ago)

    Oi! Parabéns pela verdadeira aula sobre Hunter. Eu nunca pensei que tivesse tanta variedade. Eu tenho a Black Adjustable e queria saber, se colocando as meias adequadas, eu conseguiria usá-la na neve. Será que o solado não escorregada? Pq vi que você falou sobre ter um modelo Snow. Qual a diferença entre ele e o modelo que eu tenho? Obrigada! Bjo

    Responder
    • Jackie Mota
      7 de maio de 2016 at 17:41 (3 anos ago)

      Oi Marisa, que bom que gostou do post. Olha, dá sim pra usar na neve, eu usei na minha viagem pra Russia e europa. Coloquei a meia própria da Hunter pra neve e outra meia que comprei em Portugal mesmo. Ah tb usei uma palmilha mais quentinha, que comprei acho que na Rússia. Eu aguentei com a Hunter e meia até sensação de uns 5 graus negativos, abaixo disso eu preferi usar outra bota mais quentinha. Mas escorregar não achei que escorregava nao. A Hunter de neve eu não vi pessoalmente, mas o solado é diferente, tem mais tração. abs,

      Responder
  10. Tatiana
    1 de dezembro de 2015 at 19:06 (4 anos ago)

    Oi Jackie tudo bem?! Queria muito essa adjustable, mas não achei em Ny e comprei a original tall mesmk!! Mas meu maior problema é em relação á manutenção da bota, ela fica esbranquiçada naturalmente… E no Brasil não vendem o produto da marca!! Como faz para mantê-las novas?! Obrigada .. Se puder me indicar algum lugar que venda o produto agradeço!!

    Responder
    • Jackie Mota
      11 de dezembro de 2015 at 10:03 (4 anos ago)

      Oi Tatiana, eu não passei nada na minha até hoje a não ser água e um óleo pra tentar remover uma mancha por arranhão. Não comprei nenhum produto deles não e não notei esse esbranquiçamento. Que cor é a sua? MAs aqui não tem loja da marca, então acho meio difícil conseguir os produtos pra limpar.
      bjs,

      Responder
  11. Sabrina
    15 de julho de 2015 at 11:29 (4 anos ago)

    Sei que é muito dificil encontrar Galochas para comprar . As minhas comprei na RG , o site deles é o http://www.rgbolsas.com , eles tem loja física no Tatuapé . Foi lá que comprei as minhas super fofas , super indico , tenho uma de onça e uma vermelha , e agora estou de olho na de bolinha colorida . Tem muuuuita variedade quero ter todas , fica a dica ..

    Responder
  12. Carolina
    17 de abril de 2015 at 10:57 (4 anos ago)

    Fui toda serelepe no site procurar a combinação “Back Adjustable + Tour” e necas… =/
    Tenho uma azul marinho com ajuste atrás [canela de portuguesa, sabe como é] que já me salvou a vida nas enchentes da Visconde de Caravelas, mas queria uma mais “alegrinha”… xD

    =***

    Responder
    • Jackie Mota
      20 de maio de 2015 at 7:51 (4 anos ago)

      É, a tour não tem back adjustable, e deve ser pq dobra, ela é de uma material mais mole, entao não sei se com a fivela pra ajustar daria problema (eles não dao garantia pra tour, entao imagino que ela é menos resistente que a normal). Alegria a minha é até demais, né? hahahah bjs!

      Responder
  13. Renata
    25 de novembro de 2014 at 2:16 (5 anos ago)

    Oi Jackie tudo bem ? Em qual site você comprou ? Também calço 37 mas no site não aparece numeração 8.5 para comprar , só 8 ou 9 ! Obrigada

    Responder
    • Jackie Mota
      18 de fevereiro de 2015 at 14:03 (5 anos ago)

      Comprei no site da propia hunter. Fui conferir e a minha é a 8 mesmo. E eu calço 8.5 quando compro outros sapatos lá (é o equivalente ao 39 europeu, eu sempre olho pela numeração europeia que é mais certo). A questão é que apesar de a gente ter que comprar bota maior, a Hunter já tem uma forma grande. Então comprei a 8, mesmo calçando 37/38 no Brasil, e uso com meia e fica bom. bjs!

      Responder
  14. DAniella
    28 de setembro de 2014 at 13:36 (5 anos ago)

    Quanto a numeração, vc comprou um número maior que o seu? fico na dúvida, quero comprar pelo site, mas nunca coloquei uma no pé.

    Responder
    • Jackie Mota
      30 de setembro de 2014 at 13:27 (5 anos ago)

      Oi Daniella, calço 37 e comprei o 8.5, que é o equivalente mesmo. Eu já botei com a meia bem grossa e ficou bom. O 9 ficou muito grande.
      bjs,

      Responder
  15. Claudia
    27 de setembro de 2014 at 21:14 (5 anos ago)

    Oi, tudo bem? Estou indo para NY mas não vou ter tempo de ir em uma loja para experimentar. Estava pensando em comprar diretamente no site oficial e pedir para entregar no hotel. O problema é que estou em dúvida quanto ao tamanho, pois li em algum site que as botas são enormes no pé. Meu número nos EUA é 8, no Brasil 37. Vc notou que as botas são muito grandes mesmo? Comprou um número menor? Essa TOUR é confortável mesmo para viagens em que se anda muito?

    Responder
    • Jackie Mota
      30 de setembro de 2014 at 13:27 (5 anos ago)

      Oi Claudia, na verdade o 37 seria o 8.5 nos eUA, ne? Eu calço 37 aqui e lá 8.5 fica melhor pra mim. Comprei a bota 8.5 mesmo porque a forma dela eh grande, pq no brasil qd compro bota eu compro 38, entao deveria comprar a 9 lá. mas como a forma deles é grande a 8.5 mesmo já ficou boa mesmo pra usar com meia grossa.
      Achei bastante confortavel, anei NY inteira com ela e não me machucou. só não é pra clima quente como o Rio, né, aí sua e tal.. mas comprei pra usar na neve e na chuva mesmo.
      bjs,

      Responder
  16. Roberta
    11 de setembro de 2014 at 11:29 (5 anos ago)

    Que número você calça e qual tamanho comprou?

    Responder
    • Jackie Mota
      30 de setembro de 2014 at 13:25 (5 anos ago)

      Oi Roberta, calço 37 e comprei o 8.5, que é o equivalente mesmo. Eu já botei com a meia bem grossa e ficou bom. O 9 ficou muito grande.
      bjs,

      Responder
  17. Jessica
    13 de agosto de 2014 at 19:56 (5 anos ago)

    Oi.
    você comprou na Inglaterra mesmo?
    Estou procurando, mas no Brasil está muito cara. Todos os modelos na verdade.
    E no site da hunter tem varias em promoção… =/

    Responder
    • Jackie Mota
      13 de agosto de 2014 at 20:35 (5 anos ago)

      Oi Jéssica, tudo bem? Eu comprei em NY. Quer dizer, comprei pelo site e pedi pra entregar em NY, pois estava viajando por lá. Achei melhor do que nas lojas porque tinha mais opções de cores e tamanhos.
      abs,

      Responder
  18. 25 de junho de 2014 at 11:55 (5 anos ago)

    eu tinha colocado a Hunter na wishlist da última viagem pros EUA, e não consegui achar a cor/tamanho que queria. agora tô até mais feliz, porque na próxima vou procurar uma dobrável assim!!! muito mais prática. amei a dica!!

    Responder
    • Jackie Mota
      26 de junho de 2014 at 16:10 (5 anos ago)

      Pois é, eu tb já queria há um tempo, mas era um trambolho…e nas lojas é difícil achar variedade. Pelo site é melhor. bis!

      Responder
  19. Camila Navarro
    19 de junho de 2014 at 20:57 (5 anos ago)

    E agora, o que eu faço? É claro que eu já quero uma!

    Responder
    • Jackie Mota
      19 de junho de 2014 at 21:56 (5 anos ago)

      São muito fofas, né? Fiquei tão feliz qd descobri essas dobráveis!
      A Hunter entrega em vários países, europa, EUA etc (acho que até no brasil, mas aqui seria taxado, né?). O negócio é programar pra próxima viagem =)
      beijos,

      Responder

Leave a Reply