Renovação de votos matrimoniais – Como organizar

por Jackie Mota 09.out.2013

Quase todas as recém-casadas que conheço dizem querer fazer uma renovação de votos matrimoniais. Mas a maioria pára na vontade porque imagina que vai dar muito trabalho,o u vai ser caro, ou simplesmente não tem idéia do que fazer. Se você é uma dessas esposas que desistiram da idéia, esse post é para você! Nós nos casamos em 2010 com tudo o que queríamos, cerimônia, festa, vista do Rio, família e amigos. Mas achamos maravilhoso poder continuamente celebrarmos nossa união em cerimônias íntimas e cheias de significado pelo mundo. Já renovamos nossos votos em Buenos Aires, no Vietnã e em Veneza e reunimos aqui tudo para sobre como organizar uma renovação de votos matrimoniais.

Fazer uma renovação de votos não precisa ser complicado. No nosso caso, optamos por fazer durante viagens – a Buenos aires, a Halong Bay e a Veenza, mas você pode fazer na sua cidade mesmo. Acho uma boa estratégia começar a pensar naquilo que você gostaria de ter feito no seu casamento, mas não fez. Por exemplo, se você teve dúvidas entre casar durante o dia ou à noite e acabou optando pela noite, por que não dessa vez ter uma celebração diurna? Se não usou véu, por que não providenciar um agora? Sempre é hora de realizar mais desejos e sonhos!

O que você precisa para organizar uma renovação de votos

O que é preciso? Nada! Como assim, nada, Jackie? Calma, explico. É que ao contrário do casamento, em que existem muitas regras sociais, uma tradição de séculos, expectativa dos amigos e familiares, a renovação dos votos será uma novidade quase para todo mundo. Então vocês estarão mais livres para criar uma celebração do jeito que desejarem!

Quer algumas idéias? Pode ser um jantar na casa de vocês, em um restaurante, uma festa com cara de night, um almoço, brunch, um brinde em um bar, uma cerimônia em um templo e pode ou não incluir uma renovação de votos efetivamente. Viu só como pode tudo?

E a renovação dos votos? 

Se vocês quiserem mesmo ter uma cerimônia de renovação, algumas opções são celebrar na igreja em que vocês se casaram, pedir ao padre ou pastor que dê uma benção em um templo religioso ou durante a festa, conduzir vocês mesmos a renovação ou ainda pedir a um amigo ou familiar, que foi o que nós fizemos em Buenos Aires.

Vocês também podem criar um pequeno cerimonial, um roteirinho, como nós fizemos. O nosso foi assim:

  • Entrada dos noivos com uma música;
  • troca de votos escritos para a ocasião;
  • Repetição dos votos do casamento;
  • Beijo;
  • E brinde!

Viu? Bem simples. Vocês podem incluir a leitura de um texto especial para vocês, um salmo, uma música, pedir que alguém escreva um discurso. Essas são só algumas idéias.

Mas se vocês não quiserem, podem simplesmente fazer algo mais descontraído, sem roteiro.


Onde fazer uma renovação de votos?

Se a idéia é algo intimista, como nós fizemos em Buenos Aires (noivos + 4 convidados), você pode começar pensando na casa de vocês. Afinal, nada terá mais a cara do casal do que o lar doce lar. O apartamento, casa ou o play do condomínio são boas opções com baixo custo. Se isso não for possível, restaurantes e bares são opções geralmente menores e mais em conta que casa de festas. Aqui no Rio já falei de alguns lugares que têm um ótimo ambiente para uma festa íntima assim, como o restaurante Miam Miam, o Hotel Casa Mosquito ou o Hotel Santa Teresa.

Se vocês quiserem a celebração não esqueçam de providenciar um local onde seja possível fazê-la. No nosso caso tínhamos uma entradinha que ficou uma graça e uma sala reservada para a celebração.

Em viagens, além de locais como restaurantes e hotéis, vocês podem pensar em barcos e navios (fizemos no Vietnã), em locais históricos e turísticos, praias, lagos, bosques e muitos outros locais.

Extras

Como nossa celebração seria somente para a família não fizemos um convite. Mas se você fizer algo maior fica bacana criar ao menos um convite eletrônico bonitinho.

Também não fizemos lembrancinhas, mas nada impede que você crie algo para presentear seus convidados. Algumas idéias são usar o material das bodas correspondentes como inspiração (papel para 1 ano; algodão para 2 anos etc) ou produtos locais típicos.

Como organizar a renovação de votos durante uma viagem

Mesmo sendo em uma cidade onde você talvez não tenha muitos contatos, organizar uma renovação de votos durante uma viagem tem vantagens. Para começar vocês irão viajar. Eu já acho isso aí uma super vantagem! Mas outra é o custo. Se você celebrar na cidade onde mora, certamente sentirá vontade de chamar muito mais gente. Já durante uma viagem a lista será reduzida a familiares e amigos íntimos ou apenas a você e o marido.

Para escolher onde celebrar, comecem pensando se existe um lugar especial para vocês no destino, de repente algo que já marcou a história de vocês. Depois, lugares típicos e clássicos do destino. Foi isso que fizemos em Buenos Aires. Pensamos em uma casa de Tango por ser algo bem relacionado à imagem da cidade. Mas outras opções são hotéis, restaurantes, confeitarias, casas de chá e parques.

Hotéis costumam ter uma boa estrutura e assim como restaurantes irão facilitar sua vida por ser possível providenciar comida e bebida com apenas um único fornecedor.

O que usar em uma renovação de votos matrimoniais?

Depois de escolher o estilo e local da celebração é hora de pensar no visual de vocês. Aqui também tudo é permitido, desde se vestir de noiva novamente a usar um vestido brilhante curto (I did, I did!). De repente você pode até mesmo usar o seu vestido de casamento ou reformá-lo e fazer um vestido mais curto, ou de outra cor. Taí um empurrãozinho para você provar ao marido que não foi um mau investimento comprar seu vestido, hein?

O noivo também pode usar o mesmo terno ou optar por outro modelito. Rômulo quis usar algo mais descontraído desta vez e usou suspensórios e gravata borboleta.

Em Halong Bay nós usamos os trajes típicos do casamento no Vietnã. Já em Veneza, usei o vestido de noiva da minha mãe e o Rômulo uma roupa inspirada nos gondolieri locais.

O registro da renovação de votos

Assim como no casamento, não esqueçam de ter um registro de qualidade da comemoração! Se você vai fazer no Brasil, a maioria dos fotógrafos de casamento também cobre bodas. Fora do país comece pesquisando por fotógrafos brasileiros residentes na cidade. Mesmo que você ache um brasileiro que não faça cobertura de casamento, ele poderá te ajudar indicando profissionais locais que trabalhem com casamento e bodas.

Nós indicamos aqui no Rio o Carlos Leandro; em Buenos Aires a Adriana Carolina; e em Paris o Filipe Xavier.

E então, consegui te convencer que renovar os votos de casamento é fácil? Qualquer dúvida ou sugestão pergunte aqui nos comentários.

Também quer renovar seus votos? Peque todas as nossas dicas

Já renovamos os votos em Buenos Aires, Vietnã e em Veneza: Confira

Vai viajar? Não esqueça o seguro viagem!
Compre com nosso parceiro pagando em Reais e parcele em até 6 x sem juros

 

Apóiam o projeto ao World Wedding:

Fotografia Adriana Carolina  Agência BsAs4u  Casa de Tango Café de los Angelitos

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto + 5%OFF para pagamento via boleto para viagens feitas até 4 de fevereiro. Clique nesse link e use o cupom FERIAS na página de pagamento. 



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Gostei muito… excelente conteúdo ótimas dicas.

  2. helyine
    01 maio 2017

    Ola! Casei somente no cartorio e fizemos um churrasco com toda familia e amigos mais chegados, para comemorar. Mandei fazer um vestido branco e curto, parecido de noiva. E teve um bolo de 04 andares… Nao tivemos como casa na igreja, era meu sonho, mas no momento nao deu. A mulher q fez o bolo que deveria ser decorado apenas com algumas rosas lilás ( pra combinar com a decoraçao) acabou enchendo o bolo com uns “riscos” parecendo umas cobrinhas… Imagina minha cara de decepçao!! Ate hj fico horrorizada quando lembro. Vamos completar 03 anos casados e ainda tenho vontade de fazer uma cerimonia pequena, e dessa vez, ter mais tempo pra planejar para q nada de errado. Estava pensando em fazer essa cerimonia quando completarmos nossa boda de madeira. Porem, nao quero fazer na igreja. E nem muitas pessoas. Imagino uma coisa mais intima, so com nossos pais, irmaos e alguns amigos mais chegados. O q vc acha?

  3. Vanessa
    20 mar 2017

    Queria saber se posso chamar. Novos padrinhos.fora os antigos

  4. Leni
    31 dez 2016

    Jackie, tudo bem?!
    A renovação fora do país não tem registro em cartório? É somente cerimônia informal? Estou querendo fazer ano que vem, mais estou em dúvida ainda rs
    Beijo e obrigada.

    • 03 jan 2017

      Leni, depende de você. A gente sempre fez só simbólica, pois é mais fácil e pra nos não tem importância o cartório.
      Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.