Como é voar na classe business da Air France, do Rio a Paris

por Jackie Mota 14.jul.2015

Se viajar já é bom, viajar com conforto, então, é muito melhor. Para nossa viagem de 5 anos de casados decidimos gastar um pouco a mais de nossas milhas e resgatar um vôo na classe Business. Nossa companhia escolhida foi a Air France, parceira no programa Smiles, e com a qual eu já tinha voado também neste ano na classe econômica [leia a resenha aqui].

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7748

A compra

Emitimos nossos bilhetes Rio-Istanbul através de milhas no programa Smiles. Utilizamos o site e cada trecho por pessoa custou 50 mil milhas. Esse valor subiu logo depois e, hoje, encontram-se os vôos no mesmo trecho por cerca de 80 mil milhas. A passagem foi para um vôo com escala em Paris e, como já conhecíamos a cidade, escolhemos apenas uma escala mais longa, que nos permitiu dar um passeio pela cidade. Mas, se quiséssemos, poderíamos ter feito um stopover, emitindo, neste caso, o bilhete por telefone.

O que é e como usar o Stopover para economizar em passagens

Check in e Lounge

Nosso vôo era noturno e chegamos ao aeroporto Galeão com 2 horas de antecedência para fazer o check in. No Terminal 1, a fila para check in da classe econômica estava enorme, mas a Business tem um guichê preferencial. Então, fomos direto ao guichê e utilizamos a primeira vantagem dessa classe de bilhete. Logo passamos pela segurança, migração e nos dirigimos ao Lounge da Air France, no segundo andar.
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7746

Área do lounge da Air France no Galeão

O Lounge não era muito grande. São duas áreas separadas, uma com mesas e bancadas para quem for comer e outra com poltronas para descanso. A sala estava cheia, com poucos lugares disponíveis. Lá dentro encontramos à nossa disposição: jornais e revistas, rede Wi-Fi, tomadas, banheiro, TV e um buffet. No dia de nossa viagem havia um prato quente (uma sopa de abóbora), uma quiche (deliciosa!), pão de queijo, mini porções de penne, sanduíches frios, salada, salada de frutas, bolo e docinhos. Por azar meu havia duas opções de pratos que levam abóbora (odeio abóbora mais que tudo nessa vida haha).
 
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris

Área do lounge da Air France no Galeão

 
Acho que o diferencial aqui é a oferta de bebidas, que é super completa: máquina de café, refrigerantes, sucos, água, chá, whisky, vinhos, champanhe, vodka e outras bebidas alcoólicas.
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7747

Buffet do lounge da Air France

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7751

Buffet do lounge da Air France no Galeão

A sala dispõe de banheiro com ducha, mas estava fechado, então não pude fotografar. Mas, se você quiser tomar um banho, a Air France fornece toalha e amenities.
 

Embarque

O embarque na classe executiva é prioritário, então não pegamos fila nenhuma. Simplesmente descemos quando a atendente da sala fez uma chamada e fomos direto ao avião.

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7754

Prioridade para embarque

Estrutura

A classe business desse voo ainda é a “antiga” – a Air France e a KLM lançaram novas classes, mas no Rio elas só estarão disponíveis no ano que vem (leia mais sobre isso no final do post). Nosso avião era um Boeing 777-300ER e a configuração das poltronas era de 4 fileiras e filas em 2 x 3 x 2 poltronas. Nos sentamos na última fileira nas poltronas do meio.
 
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris
 
A poltrona é muito espaçosa, com acomodação para os pés e ótima reclinagem. A mesa de apoio também é mais larga que na classe econômica, então dá para comer bem no espaço sem malabarismos. Na poltrona você tem fone de ouvido, controle da tela de entretenimento, uma luminária individual e controle de reclinagem. Ao chegar, encontramos uma garrafa de água mineral, travesseiro, edredon, um kit com pantufa, meias e bolsinha para guardar os sapatos e cabide para pendurar alguma roupa. Você pode pedir kit de barbear e caneta.
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7757

Área da classe businesse no vôo da Air France

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris

Poltrona da Business da Air France (ainda sem as novidades anunciadas neste ano)

Há uma tela de entretenimento que funciona desde antes da decolagem. À disposição, filmes, séries, jogos e música. Também há uma “land scape câmera”, em que você pode ir vendo a paisagem que está sobrevoando. Coloquei a trilha de Mamma Mia e já fui sonhando com nossos dias de verão europeu.

A classe executiva tem um banheiro exclusivo e nele há amenities da Clarins e uma janelinha.

Vôo e Serviço de bordo

Nosso voo foi tranquilo, tivemos pequenas e rápidas turbulências apenas, e chegamos pontualmente a Paris. A temperatura na cabine estava ótima. Antes da decolagem a aeromoça distribuiu uma necessaire  – pente, calçadeira, escova de dentes, pasta, anti-séptico bucal, hidratante de rosto da Clarins, hidratante labial, máscara para olhos e tapa ouvidos. Depois, ela serviu bebidas – off course já fui na champagne – e, por fim, toalhinhas quentes e úmidas.

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7773

Logo após a decolagem foi entregue o menu. Mais uma vez, as opções de bebida são muitas. Escolhi um vinho tinto dessa vez, um merlot, e marido foi de bordeaux. O menu vem em inglês, francês e português e descreve o jantar e o café da manhã.

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7775

Menu

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7780

Começando o serviço de jantar

O serviço logo começou com as bebidas e aperitivos. Um biscoitinho, sua bebida de escolha e uma entradinha – confit de pato com chutney de manga, no nosso vôo.

A seguir o jantar foi servido. Escolhi a opção de carne, que não estava muito gostosa. Marido foi no frango e achou mais gostoso. A bandeja vem com salada, molho, um carpaccio de pepino com camarão, presunto de parma, uma seleção de queijos e são oferecidos pães. A seguir é servida a sobremesa, que escolhi um trio de doces, incluindo um macarron. O jantar termina com bebidas quentes como chá (coleção da Fauchon) e café.

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7782

Entradas no jantar

O serviço de jantar é um pouco longo, então a companhia oferece a opção de solicitar o serviço rápido e também pode-se tomar o café rápido, até meia hora antes do desembarque.
 
Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris

Um pouco após o jantar terminar, as luzes foram abaixadas. Fomos logo dormir para aproveitar bem o dia seguinte e fomos acordados apenas para o café da manhã. Escolhi omelete como prato (outra opção era crepe) e estava bem gostoso, com tomates, batata, salsicha e peito de peru. Bebida quente, pães incluído croissant, salada de fruta, geléia e manteiga e iogurte com granola. Para terminar o serviço, toalhinhas úmidas aquecidas.

Desembarque

O desembarque da Business também é prioritário e depois há uma fila especial também na migração e isso é muito útil, especialmente, quando se está fazendo conexão. Já peguei uma fila enorme no próprio Charles De Gaulle e tive que sair correndo para não perder meu vôo. Então essa preferência para desembarque e migração talvez tenha sido minha facilidade preferida da viagem.

No CDG, a Air France oferece também uma sala de desembarque, onde você pode tomar um banho, por exemplo. Não utilizamos porque já tínhamos um transfer agendado.

Como é voar na classe business da Air France do Rio a Paris IMG_7794

Sala de desembarque oferecida no Charles de Gaule

Opinião

Já pode só voar na Business? Para minha primeira vez nessa classe achei maravilhoso! Eu já tinha gostado do serviço da Air France na econômica, mas sem dúvida os diferenciais que valem muito a pena mesmo para a classe business são a preferência no desembarque/migração e o conforto da poltrona. Mesmo sem reclina-lá por inteiro, como será após a remodelação, já é bem confortável e, deitada, permite que a gente durma bem melhor e chegue menos cansado ao nosso destino. Para vôos longos, como para a Ásia, ou para vôos noturnos, é muito melhor mesmo. Então vale a pena, com certeza, desembolsar umas milhas a mais para um bilhete nessa classe para essas ocasiões. 

 Novidades

A partir de 2016 os vôos da Air France com origem no Rio já serão atendidos pela nova classe Business da empresa. Atualmente os vôos da empresa saindo de São Paulo com destino a Paris já têm a classe remodelada, desenvolvida segundo o conceito dos três “F”:

Full Flat – poltrona que se transforma em uma cama, reclinando 180°;

Full Access – acesso direto ao corredor, independente da localização da poltrona na cabine;

Full Privacy – mais privacidade a bordo no novo design das poltronas, que parece uma cápsula.

Já a nova World Business Class da KLM estará disponível em voos entre o Rio de Janeiro e Amsterdã a partir de agosto. E entre São Paulo e Amsterdã em 2016. A primeira classe também tem novidades e as novas suítes Premier estarão disponíveis no Brasil nos voos entre São Paulo e Paris a partir de outubro.

Leia mais: Como é a classe econômica da Air France

Como é a classe econômica da Ibéria

Acompanhe essa viagem completa: Nossas Bodas de Madeira

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Adilson
    29 dez 2015

    Apenas uma observação: A KLM não tem primeira classe, somente executiva, econômica premium e econômica.

    • 12 jan 2016

      Isso. Quem tem primeira – e que também foi reformulada, a Premiere – é a Air France. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.