Como chegar a Éfeso: em qual cidade dormir e como fazer um bate-volta de Istambul

por Jackie Mota 26.out.2015

Éfeso é um destino incrível na Turquia. Uma cidade fundada há 3 mil anos, que abrigava uma das maravilhas do mundo antigo (o Templo de Ártemis) e tem uma das ruínas mais interessantes que já visitamos – leia nosso post sobre Éfeso. É possível visitar as ruínas de várias formas e nós escolhemos usar a cidade de Izmir como base, indo até lá de avião, saindo de Istambul. Neste post vou tentar organizar todas as informações sobre como chegar a Éfeso, tanto usando Izmir como base quanto para um bate-volta a partir de Istambul, pois tivemos muita dificuldade para reuní-las quando viajamos, perdendo muito tempo nas pesquisas. Mas fica a dica para você não excluir o destino do seu roteiro: na prática, não tem complicação nenhuma e, com certeza, seja dormindo em uma cidade próxima ou fazendo um bate-volta, Éfeso vale muito uma visita.

Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_5118

Entenda onde fica Éfeso

A Éfeso atração turística, com ruínas e perto também da casa da Virgem Maria, não é uma cidade habitada atualmente, são apenas ruínas, protegidas e com entrada controlada e paga. Então, ninguém se hospeda em Éfeso. As ruínas ficam muito perto de Selçuk, uma pequena cidade atendida por trem. Você pode se hospedar ou usar como base três cidades diferentes: a mais próxima (2 km) das ruínas é Selçuk; a maior e com aeroporto que recebe vôos de Istambul é Izmir (a 60 km); e há ainda o balneário Kusadasi. Cada uma das cidades tem suas vantagens e desvantagens.

Se você vai de avião a partir de Istambul, o mais prático é escolher Izmir, pois é lá que fica o aeroporto, a uns 18 km da cidade e atendido por trem/metrô (mais detalhes abaixo). Izmir é uma cidade grande – a terceira maior da Turquia – e, ao contrário do que li antes da viagem, tem sim muita história e algumas atrações para serem visitadas. Mas é verdade que comparada a outras cidades turcas, acaba perdendo em atrativos e se você tem poucos dias no país não vai querer abrir mão de destinos como Capadócia ou Pamukkale para visitar Izmir. Mas não fale que a cidade “não tem nada” pois, por exemplo, aqui está o forte fundado por Alexandre, o Grande e também um centro de artes internacional que os turcos apreciam muito e enche a cidade em junho e julho.

 
Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_4979
 

Se você quiser ir de ônibus a partir de Istanbul, pode escolher qualquer uma das três cidades, mas, nesse caso, Izmir seria a última da “linha”. Eu optaria por Selçuk (se fosse seguir viagem para Pamukkale) ou Kusadasi se fosse no verão, pois poderia aproveitar mais a costa da Turquia.

As vantagens de ficar em Selçuk é que é bem perto das ruínas e a cidade conta com trem que você pode pegar tanto pra Izmir (aeroporto) quanto pra seguir viagem direto para Denizli (para visitar Pamukkale). Você estaria ao lado das ruínas e da estação de metrô, já que a cidade é pequena. A desvantagem é que não tem aeroporto por lá e também, por ser uma cidade pequena, não há muito o que fazer fora as atrações turísticas que funcionam durante o dia.

Ficando em Kusadasi você teria que ir de ônibus ou tour para Selçuk para visitar as ruínas. Se você gosta de tours prontos, pode ser uma boa, pois muitas empresas fazem o passeio Kusadasi-Éfeso. Já se gosta de fazer tudo independente, ficaria mais preso, a menos que alugasse um carro. A vantagem é que Kusadasi é uma cidade usada para férias de verão pelos turcos, então você pode aproveitar o baldeário se for na temporada.

 
Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_4948

Estação Basmane, em Izmir

 
Nossa opção foi usar Izmir porque voamos a partir de Istanbul e depois seguiríamos viagem para Denizli para visitar Pamukkale.

Como visitar Éfeso usando Izmir como base

Se você chegar em Izmir de avião e não quiser usar o táxi para ir do aeroporto até a cidade, pode usar o transporte público. O que vai até o aeroporto é o trem, mas ele é conectado ao metrô. Para pegá-lo no aeroporto, saindo pela porta do desembarque nacional, que é no térreo, você atravessa a rua e segue as placas para “metro station”. Ai você irá primeiro subir um andar de escadas rolantes e depois descer outra escada rolante.

 
Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_5154

Éfeso

 

Lemos no site que o metrô funcionava até a meia-noite e chegamos às 23h55! Então, quando desembarcamos corremos para estação, mas a bilheteria estava fechada. No entanto, um guarda mandava todos entrarem. Então, entramos e esperamos o trem.

Pegando o trem na estação do Aeroporto Adanan, você tem duas opções de estações que fazem a conexão com o metrô. Nós descemos na primeira, Hilal, e dali seguimos as placas pra pegar o metrô sentido estação Basmane, que era a mais próxima do nosso hotel. Mais uma vez, as roletas estavam liberadas. Andamos apenas uma estação e descemos na Basmane.

Onde ficar em Izmir

Nós escolhemos o hotel em Izmir pela localização, queríamos perto da estação de trem Basmane, onde chegaríamos do aeroporto, onde também pegaríamos o trem para Selçuk e também poderíamos sair pra Denizli.

Escolhemos o hotel Olimpiat, mais simples do que normalmente ficamos, mas era na região que queríamos e entre os que tinham vaga foi que achamos mais organizado (precisávamos de recepção 24 horas, pois chegaríamos tarde). Ele fica muito próximo da estação, é só atravessar a avenida principal e seguir por uma rua direto – as ruas aqui são numeradas, então é fácil se achar.

A decoração do quarto do hotel me lembrou um “motel” e ele era bem pequeno, mas era tudo limpinho e o banheiro mais novinho. Pelo preço que pagamos – 58 euros em duas diárias –  ofereceu tudo o que precisávamos: ar-condicionado, água quente, café da manhã, Wi-Fi (com) e localização. E até mais, porque o atendente foi bem simpático e a área de café da manhã era bem bonitinha e tinha uma boa variedade de itens (só não tome o suco, pois é muuuito doce).

Outra opção bem próxima da estação com uma nota mais alta no Booking é o Smart Hotel Izmir.

Como ir a Éfeso saindo de Izmir 

Para ir a Éfeso você precisará ir para Selçuk primeiro. O trem Izmir-Selçuk sai da estação Basmane. Em junho de 2015 havia um trem às 7h45, outro às 9h e outro às 11h. A viagem leva cerca de 1h10. A passagem pode ser comprada na hora e custou 6,25 liras por pessoa (apenas ida).

Compramos na hora mencionando Selçuk, mas depois notei que há um guichê escrito “Dasmina” e “informações” em inglês, então ali devem atender aos turistas.

A pegadinha do trem das 9h é que o letreiro dizia “Izmir-Denizli”. Mas é esse mesmo, viu? É que ele pára antes em Selçuk. Mostre sua passagem a um condutor pra confirmar o trem em que você deve embarcar.

O trem é local, mas bem confortável pra uma viagem curta. Há poltronas de 2 e também algumas com mesas ao meio, boas pra grupos de 4 pessoas. Uma tela no interior do trem anuncia as próximas estações e também um autofalante.

Veja mais abaixo como fazer para ir às ruínas de Éfeso quando chegar a Selçuk.

O centro de Selçuk

Selçuk tem umcentrinho bembonitinho. Há um aqueduto, muitos restaurantes com mesas nas áreas externas e muitas lojas desouvenir.Almoçamos no restaurante Tat uma comida típica bem honesta – 46 liras os dois pratos e duas bebidas.

Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_4967

Centro de Selçuk

Bate-volta: como ir e voltar de Istambul a Éfeso no mesmo dia

Só quando já estávamos em Izmir concluímos que daria perfeitamente para ir a Éfeso em um bate-volta a partir de Istanbul, sem precisar dormir na região. Seria bastante cansativo, mas uma solução possível para quem tem apenas um dia sobrando no roteiro e gostaria de visitar Éfeso. Há opções de vôos baratos entre Istanbul e Izmir. Só acho que não seria possível o bate-volta voando pelo aeroporto de Sabiha, porque é muito demorado chegar e sair de  lá – leia sobre os aeroportos em Istambul neste post.

 
Para fazer um bate-volta de Istambul a Éfeso você vai levar o tempo de deslocamento até o aeroporto em Istanbul + um vôo de 1 hora até Izmir + 1 hora em trem do aeroporto de Izmir até Selçuk (o trem que sai de Izmir às 9h em direção a Denizli pára no aeroporto de Izmir por volta de 9h15 e chega a Selçuk por volta das 10h + ida em carro, ônibus, bicicleta a ou a pé até as ruínas de Éfeso.
 
Éfeso na Turquia como chegar a Éfeso qual cidade dormir bate-volta Istambul IMG_4961

Estação de Selçuk

Para visitar Éfeso e a casa da virgem Maria, com calma, seriam 5 horas e num tour privado ou taxi privado você poderia fazer em 4 horas. Somente as ruínas, sem a casa de Maria, seriam 3 horas de passeio.

Assim, por exemplo, você poderia sair de Istambul no vôo das 7h ou 7h30; pegar o trem 9h em Izmir para Selçuk; visitar Éfeso de 10h30 às 13h30 (ou com casa de Maria até 15h30); voltar para Izmir no trem das 16h. Pegar o voo das 18h30 e chegar  ao aeroporto de Istambul às 19h30.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. SONIA
    08 abr 2019

    Boa noite e parabéns pelo blog. Vou estar na Capadocia e pretendo ir a Efesus, Pamukkale e Bodrun. Pensei nessa ordem. O que acha? Ir na da Capadocia para Efesus num ônibus noturno fica fácil? Obrigada desde já.

  2. 10 out 2016

    EI Jackie,

    estou planejando conhecer a região de carro e nossa intenção é ficar hospedado em Selçuk. Você chegou a olhar alguma dica de hospedagem por lá?Bjos

    • 10 out 2016

      Oi Jo, é uma boa opção, pq é pertinho das ruínas. Não cheguei a procurar por lá não, a gente na verdade decidiu em cima da hora e so procurou algo perto da rodoviária e estação de trem qd ja estávamos na turquia. Aqui esta nosso link do Booking, sempre agradecemos se puderem reservar pelo link, pois ganhamos uma comissão (vc não paga nada a mais): http://www.booking.com/index.html?aid=353723
      Se ficar e gostar do hotel e puder voltar pra indicar, os outros leitores agradecem tb =)
      abs!

  3. fernando moya
    14 jul 2016

    PREZADOS, parabéns pelo blog e ótimas descrições.
    Chegando no aeroporto ATATURK, pretendo comprar 1 bilhete ISTAMBULKART para ir de metrô até Sulthahnamet.
    POR GENTILEZA, 1) quanto custará esse bilhete??
    2) Como faço para “abastece-lo”, para ter fundos para duas pessoas tomarem metrô e TRAN???
    3) Em qual estação devemos descer para pegar o TRAN para Sultahnamet??
    Desde já, obrigado pelas tres respostas. OBRIGADO!! Fernando Moya (sp)

    • 03 out 2016

      Oi Fernando, vamos lá:
      1. Custa 7 Liras Turcas;
      2. Vc abastece nas maquininhas no próprio metro e ja compra com um pouco de credito (em bancas de jornal)
      3. Vc tem que descer nessa: Zeytinburnu. Aí era o tram.
      abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.