Coisas que você só vê na Rússia

por Jackie Mota 28.fev.2015

Quem vai pela primeira vez à Rússia pode se impressionar com as diferenças que encontrará no país, que vão muito além de igrejas com cúpulas em cebola coloridas. É que a Rússia (em menor grau em São Petersburgo) é bem diferente do resto da Europa, tanto na história, quanto nos costumes e no “jeitão” do povo. É claro que algumas coisas que incluí na lista não são exclusivas da Rússia, mas enquanto eu separava fotos para os próximos posts sobre o país, fui vendo situações em que me deparei com coisas que achei interessantes e quis dividir com vocês.

Ah, não custa lembrar que o objetivo da lista é apenas mostrar situações interessantes de uma forma leve. Então, claro, isso é uma generalização e, obviamente, eu sei que os russos (assim como os brasileiros, americanos etc) não são todos iguais e muito menos acredito que eu conheça o país super bem porque passei uns diazinhos lá, ok? Essa foi apenas uma forma mais descontraída que encontrei para mostrar como foi nossa viagem à Rússia. Então, vamos lá!

 Coisas que você só vê na Rússia:

:: O Amor ao Putin em várias formas. Até em música para balada.

A popularidade do Putin é altíssima no seu país. E a imagem dele é quase onipresente. Tem Putin em tudo que é loja de souvenirs, em caneca, capinha de celular, caneta etc e até nas músicas de sucesso. “Такого как Путин”, que traduzindo seria algo como “Alguém como Putin” é da banda Poyushchiye Vmeste, formada por mulheres, e diz: “Eu o vi ontem no noticiário, ele disse que o mundo está em uma encruzilhada. Alguém como ele é fácil de ficar ao lado em casa e com amigos, e agora eu quero alguém como o Putin”. O sucesso foi tamanho que as meninas lançaram uma versão em inglês. A música é bem pegajosa, adianto logo (eu ainda me pego cantando de vez em quando!), mas vale assistir ao clipe:

:: Máquinas de venda automática para tudo e em todo lugar

Dos básicos chocolates e bebidas até o caviar, passando por lentes de contato. Na Rússia sempre tem uma máquina de venda automática por perto.

Máquina venda automática na Rússia

Máquina de lentes de contato em uma rua de Moscou

:: E de todos os tamanhos

E elas podem ser, digamos, um pouco exageradas, como esta abaixo.

Coisas que só se vê na Rússia máquina gigante

Super hiper mega máquina de venda automática em uma rua de Moscou

:: E, claro, o amor ao Putin não poderia ficar fora dessa

No aeroporto, encontrei esta máquina automática que vendia camisas do Putin em várias situações. E tinha fila para comprar. 

Máquina automática vende camisas de Putin

Máquina de venda automática de camisas do Putin

Máquina com camisas do Putin

Alguns modelos das camisas com Putin

:: Material da Copa 2018

As lojas em Moscou já começam a exibir souvernirs e lembranças da Copa 2018. Mas é claro que isso só tem na Rússia, já a próxima Copa será lá (aliás, se quiser começar a se programar para ir, veja as dicas do meu amigo que mora em Moscou):

Material Copa 2018

Souvenirs da Copa 2018 à venda em Moscou

:: Prédios que foram arrastados para outro lugar

Não gosta mais da localização da sua casa? Seu vizinho é um chato? Ah, faça como os russos e arraste sua casa para outro lugar (risos). É, eu sei que parece maluco, mas esses prédios na Avenida Tverskaya, uma das principais de Moscou, simplesmente foram arrastados para não atrapalhar o ordenamento da cidade nos anos 30. O vídeo abaixo está em russo, mas dá para entender pelas imagens como eles fizeram isso. Mas ó, eu ainda acho isso muito louco.

:: Gente que cata sua moeda do desejo na cara dura

Em vários lugares do mundo as pessoas jogam moedas e fazem um pedido, né? Em alguns a gente vê as moedas acumuladas, em outros os locais têm projetos especiais para utilizar esse dinheiro. Mas em Moscou, tudo é mais simples. Enquanto a gente está se preparando para jogar a moeda por sobre o ombro, nesse local aí que os russos acreditam ter o poder de realizar seu pedido, já tem gente que fica do lado esperando para pegar a sua moeda. Mal dá tempo dela quicar no chão! Alguns aproveitam para reutilizar a moeda em um novo pedido, mas outros simplesmente usam como dinheiro mesmo.

Coisas que a gente só ve na Russia

Reparem: eu ainda estou tirando foto com a moeda na mão e o cara à esquerda já está a postos

Coisas que a gente só vê na Rússia 2

A moeda mal tocou o chão e ele já foi pegá-la hahaha

:: Um super mercado comum assim

Na avenida Tverskaya, aquela dos prédios arrastados, dá para fazer compras nesse mercado abaixo. E não é uma mercado de luxo não, viu? É um mercado comum, com preços normais como qualquer outro da cidade.

Moscou Rússia roteiro dicas015

De boas comprando uma carne no mercado, coisa normal

Moscou Rússia roteiro dicas023

Uns ovos Farbergé à venda, super comum

Moscou Rússia roteiro dicas019

Frios no mercado mais lindo de Moscou

:: E um shopping de luxo que já foi um armazém comunista

Já no shopping GUM, que fica na Praça Vermelha, os preços não são nada acessíveis. Marcas de luxo ficam nesta espécie de lojas de departamentos que um dia já foi uma loja da União Soviética (o nome, GUM, é acrônimo para “loja universal principal”). Mas dá para comprar algo lá. Basta ir até o segundo andar e comer no restaurante Stolovaya 27, que tem precinho camarada. O restaurante é da época soviética e mantém o mesmo esquema de serviço. Ah, e a comida é ótima, fica a dica!

Moscou Rússia roteiro dicas085

Interior do GUM

Moscou Rússia roteiro dicas087

A Tiffany&Co é uma das marcas que estão atualmente no GUM

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Fachada do GUM

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

O restaurante em estilo soviético no segundo andar

:: A celebração do Natal ocidental em frente ao mausoléu do Lênin

Ok, na verdade não é todo dia que você vê um líder político embalsamado, né? Tudo bem que esse ano eu vi dois, o Lênin e o Ho Chi Min, no Vietnã, mas não é todo dia mesmo. E fica mais bizarro ainda se em frente ao mausoléu do antigo líder comunista – onde, para entrar, a gente é revistado e convém manter uma postura de respeito – estiver rolando uma festa capitalista. Era o que acontece em dezembro de 2014, quando havia um parque e pista de patinação natalinos instalados ali.

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

A Praça Vermelha vista da Catedral de São Basílio

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

De um lado, o Kremlin e o Mausoléu de Lênin

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

E logo em frente, um parque de diversões natalino

:: E um papai Noel azul no parque comunista perto da “árvore de ano novo”

No VNDKH, um parque construído para expôr as glórias comunistas, eu encontrei este Papai Noel azul que, na verdade, não era um Papai Noel, mas sim o “Vovô Congelado”. Segundo a lenda, ele traz presentes no Ano Novo. É.

Moscou Rússia roteiro dicas190

Papai Noel. Ou seria Vovô Congelado?

O negócio é que, como os russos ficaram muito tempo sendo oficialmente ateus (e, claro, comunistas), durante o regime soviético, eles não tem muito essa coisa consumista do Natal do Ocidente. É mais comum por lá dar presentes no Ano Novo, que era a principal celebração durante o período da URSS e ainda hoje é o principal feriado do país. Então apenas mais recentemente as decorações voltadas ao Natal mesmo estão aumentando em Moscou. O normal por lá é dizer “árvore de Ano Novo” ou luzes “de Ano Novo”. Ah, não esqueça que a Igreja Ortodoxa Russa, principal religião do país, segue o calendário juliano. Então, o Natal para os russos cristãos ortodoxos, é só em janeiro, no dia 7. Mas a festa de ano novo, como era incentivada pelo Estado e seguida por todos, acontece de acordo com o calendário gregoriano, em 31 de dezembro. Ou seja, o Ano Novo acontece antes do Natal =)  [No calendário juliano, o Ano Novo é no dia 13 de janeiro].

Moscou Rússia roteiro dicas207

Lênin de costas ao carrossel festivo no VDNKH

:: A maior pista de patinação no gelo do mundo

Ó, mas o VDNK ainda exibe glórias bem russas: em dezembro de 2014 funcionava lá a maior pista de patinação de gelo artificial do mundo. A pista tinha 20.510 metros quadrados.

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

O VDNKH

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Pessoas patinando com prédios do VDNKH ao redor

:: Banheiros públicos pagos. Com cartão fidelidade.

Como os russos gostam dessa coisa de máquina de venda automática, por lá tem também banheiros em que você pode comprar um cartão pré-pago fidelidade. Dá para comprar apenas um uso (como eu fiz), mas se você quiser pode carregar seu cartão com vários tíquetes e ir mais rápido aos banheiros espalhados pela cidade.

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Um banheiro em Moscou

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Meu cartão (comprei para um uso apenas, mas existe o recarregável)

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Pessoas usando outro banheiro em Moscou

:: Uma estátua de Pedro, O Grande, que na verdade é Cristóvão Colombo 

Ok, essa história inclui alguns boatos, mas também alguns fatos. Fato: às margens do Rio, em Moscou, há uma estátua enorme de Pedro, O Grande. Isso já seria beeem estranho, por si só, ou no mínimo sinal de que os moscovitas não guardam rancor, já que foi o Pedrão que transferiu a capital da Rússia de Moscou para São Petersburgo. Agora, os boatos: dizem que a estátua está ali porque São Petersburgo simplesmente a rejeitou, por ser feia demais. E as más línguas vão além: a estátua, na verdade, teria sido feita para comemorar o aniversário de 500 anos de Cristóvão Colombo. Como ela não achou lugar pelo mundo (já falei que acham ela feia, né?), o prefeito de Moscou, amigo do escultor, teria simplesmente mudado o nome da estátua, transformando-a em Pedro, o Grande. E pronto, tá lá a estátua da discórdia.

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Pedro ou Colombo?

:: O diretor de uma das maiores empresas do mundo cantando em comercial na TV

É Valdimir Tumayev, diretor de uma filial da Gazprom, a maior empresa da Rússia e maior exportadora de gás natural do mundo. Ele compôs e canta esse hino à Gazprom em comercial da TV, hoje no Youtube. “Vamos beber à vocês, vamos beber à nós, vamos beber a todo gás russo, que não deve nunca ter um fim, embora seja difícil de alcançar”, diz a letra. Assistam, por favor:

:: Um pastel com calda de cana? Não, na rússia é pastel com vodka

Meu amigo me apresentou, em Moscou, as Cheburechnayas, que são as correspondentes russas das nossas pastelarias “chinesas” aqui no Brasil. Ou seja, elas vendem uma espécie de pastel, o Chebureki (ou Chiburekki), que é uma delícia. Só que, em vez do caldo de cana, como aqui no Brasil, na Rússia come-se chebureki acompanhado de vodka mesmo. Ah, e como pedir a vodka? Por gramas! Isso mesmo: “ei, moça, me dá 200 gramas de vodka?”

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Uma cheburechnaya

Coisas que você só vê na Rússia curiosidades Moscou

Cheburekis, molhos e um refrigerante (a vodka a gente estava bebendo =p)

:: Uma versão russa da música Bate forte o tambor!

E, para o grand finale dessa lista, separei um vídeo para deixar vocês chocados o resto do dia =p Gente, é uma versão da música “Tic tic tic tac” ou “Bate forte o tambor” da banda Carrapicho, o que já seria bem estranho, porque né, é na Rússia. Mas ok, a versão de lá é algo como “O menino quer ir a Tambov”, que é uma cidade do país. Mas para não deixar dúvidas de que em nenhum outro lugar do mundo teremos algo parecido, o clipe da versão russa tem a participação especial de Mortícia (?) e do Tio Chico (??), da Família Adams (???), ao lado de umas moças dançando de biquini e sainha. Dá o play, por favor.

Agora me digam: como não amar a Rússia?

Como falei no começo do post, esta lista é apenas para mostrar algumas que conheci e achei interessantes durante a minha viagem, de uma forma leve. A Rússia é um país incrível e cheio de riquezas e recomendo demais a viagem até lá. E eu quero muito voltar, já que conheci apenas um pedacinho muito pequeno do país.

Os posts sobre a Rússia vão continuar aqui no blog, e por enquanto você pode ler sobre o incrível Museu Hermitage, com um acervo de 3 milhões de peças; a cidade dos sonhos que é São Petersburgo; nossa dica de hotel romântico na cidade e 10 dicas para facilitar a sua vida na Rússia.

Veja todos os posts sobre o país aqui no blog

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

Até o dia 05 de setembro ganhe 15% de desconto com o cupom PARCEIRO + 5% OFF pagando via boleto bancário
Clique AQUI

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!
  • HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cachorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnb – ganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
  • PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto 
  • CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
  • PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
  • CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u 
  • INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
  • PARIS: guias que falam português Na França entre Amigos 
  • USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia
  • AMAZONGuias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira 
  • Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi.



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Larissa
    13 jul 2017

    Olá, adorei a postagem! A Rússia parece ser um lugar fascinante e deve ter sido uma experiência incrível!
    Uma curiosidade que me surgiu após ler sobre o mercado todo luxuoso: há nota fiscal na Rússia?

  2. Queren
    23 jun 2016

    Oi, Jackie! Adorei o post, ficou ótimo. Gosto de conhecer a cultura de outros países e, principalmente, dos europeus. A Rússia é realmente fascinante. Espero ter o privilégio de conhecer algum dia. Abraços!

  3. BRUNA SAUD
    18 abr 2016

    olá, eu sou estudante de cultura, e meu professor pediu um trabalho sobre a Cultura Russa: Das lendas camponesas ao periodo Czarista. E queria saber se poderia entrar em contato com voce pra tirar algumas duvidas

    • 07 maio 2016

      Oi Bruna, pode deixar suas dúvidas aqui, mas só fui a Russia em viagem mesmo, não sou expert (nem de longe!) rs.
      abs,

  4. 25 mar 2015

    A Rússia é um país cheio de coisas peculiares talvez seja esses uma dos vários motivos que morro de vontade de conhecer,ainda estou chocada com a versão do “Bate forte o tambor”. Bjos

  5. Bianca
    06 mar 2015

    Oi Jacke! Amei sua postagem!
    Você lembra onde fica essa máquina de lentes de contato aqui em Moscou?

    • 06 mar 2015

      Oi Bianca, essa era em Belayevo, na entrada de um mercado 24 horas, mas não sei o nome da rua. Era perto do metrô.
      bjs,

  6. Amei esse post, a Rússia além de linda parece ser muito engraçada! haha
    Mas ainda não me conformei das pessoas pegando a moeda do desejo na frente da pessoa que estava jogando! hahaha

    • 01 mar 2015

      hahaha não é revoltante? Eles ficam lá mesmo assim na cara dura rs

  7. 01 mar 2015

    adorei as dicas da Russia…estou indo pra la em Junho e super empolgado! adorando o blog

    • 01 mar 2015

      Que bom que está gostando. Estou postando sobre São Petersburgo essa semana e logo logo sobre Moscou.
      abs!

  8. 01 mar 2015

    Adorei o post! E como é legal viajar e conhecer outros modus operandi! Essa experiência deve ter sido mesmo fantástica!

    • 01 mar 2015

      Pois é, muito bacana ver como outras pessoas pensam o mundo, né? E na Rússia (e na Ásia) dá para ver bem essas diferenças. Adoro nosso mundo rico em diversidade! beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.