CNUV :: #11 Fazendo o roteiro interno na Turquia

por Jackie Mota 03.maio.2015

Gente, falta só um mês pro nosso embarque! Como o tempo está voando, né? Agora já começa a bater aquele friozinho na barriga pensando se tudo dará certo. Ainda falta muita coisa para organizarmos, mas o primeiro 1/3 de viagem, pelo menos, já está encaminhado. Como viajamos  nessa semana para Porto Alegre (quem nos segue no Instagram já viu as fotos!) e passaremos mais uma semana viajando para comemorar meu aniversário (#oioioi), acabei dividindo a atenção com essas duas viagens, então acho que só depois do dia 10 o foco será total na viagem de 5 anos de casados. Dá um nervosinho pensar nisso!

Roteiro interno Turquia

Istanbul | Foto: Go Turkey [www.goturkey.com]

Bom, como contei nesse post aqui, decidimos que ficaríamos uns 10 dias mais ou menos em cada país e como a Turquia é a primeira parada, começamos a fazer o roteiro interno no país. Peguei meus livros preferidos de inspiração de viagem – como o 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer – e usei muitos blogs para conhecer a experiência de quem já esteve no país, com destaque para o Esse Mundo é nosso e o Meus Roteiros de Viagem.

Daí, listamos tudo o que queríamos ver por lá. Mas a lista era grande, viu? Istambul, Capadócia, Éfeso, Pamukkale, Bodrum, Marmaris, Olludeniz, Tróia, Gallipoli. Minha idéia inicial era fazer um roteiro entrando por Istambul e saindo pelo mar em direção à Grécia. Descobri que as opções perto do que queríamos visitar eram os portos de Marmaris, Bodrum ou  Kusadasi. De lá conseguiríamos seguir de ferry para as ilhas de Kos, Samos ou Rhodes, sem dificuldades. Esta última ilha grega estava super na minha lista, então achei que estava resolvido.

O “problema” é que no dia 10 de junho é aniversário do Rômulo e aqui em casa aniversariante tem preferência para escolher onde passar a data. E onde é que o bonitão queria estar no dia 10? Istambul! Então lá se foi meu plano de seguir viagem pelo mar, pois no dia 10 ou 11 deveríamos seguir pra Grécia. Mas tudo bem, né, porque acho que vamos mesmo amar Istambul.

Então, sabendo que chegaríamos dia 1º em Istambul e deveríamos voltar à cidade, o roteiro começou a se delinear. Não fazia sentido e não tinha tempo suficiente para irmos lá no sul ou pro litoral, então nosso roteiro ficou assim: Istambul -> Éfeso -> Pamukkale -> Capadócia -> Istanbul. Depois disso ficou fácil, pois pelo que tinha pesquisado Éfeso e Pamukkale podem ser passeios de bate-volta, um dia apenas para cada; na Capadócia muita gente fica apenas 2 dias, então 3 dias e 2 noites seria suficiente para os principais passeios; e em Istambul queríamos ficar 5 dias. Ou seja, 10 dias no total certinho!

Roteiro interno Turquia

Pamukkale | Foto: Go Turkey [www.goturkey.com]

O que fiz foi quebrar nossa estadia em Istambul. Primeiro ficaremos 2 noites e 2 dias inteiros por lá. Já reservei nosso hotel e agora falta só decidir o que ver nesses dois dias. Depois, a idéia é seguir na terceira noite para um tour bem comum no país: Éfeso e Pamukkale até a Capadócia. Essa primeira parte ainda não fechei. Pelas minhas pesquisas é possível alugar um carro e ir por conta, pegar um vôo e fazer ligação com trem ou usar uma empresa local para um tour fechado com ônibus. Me pareceu ser um roteiro bem fácil de fazer mesmo. Estamos inclinados a contratar um tour com uma empresa. Como será uma parte corrida, acho que vale a pena já ter tudo resolvido ou alguém encarregado disso, em vez de nos preocuparmos com o caminho, estacionamento etc. Adoro road trips, mas gosto mais quando dá pra ir com calma. Então agora é só escolher a empresa para contratar esse roteiro terrestre.

A próxima parada é a Capadócia e dos 3 dias e 2 noites que separei inicialmente, acabamos ficando com 2 dias e meio e 2 noites porque o vôo no fim do dia estava absurdamente caro. Já fechei o hotel por lá e agora falta reservar o passeio de balão e os passeios. Na verdade, eu preciso pesquisar quais fazer, pois vi que tem um monte de opções. Então preciso separar uma horinha para ver isso e quem quiser deixar dicas, será ótimo, viu?

Roteiro interno Turquia

Capadócia | Foto: Go Turkey [www.goturkey.com]

Da Capadócia voamos a Istambul e já emiti as passagens. Os hotéis em Istanbul, outros dois da mesma rede, mas em bairros diferentes, também estão reservados. E, claro, a comemoração do aniversário do Rômulo também já está marcada! Olha, estou achando que será o melhor aniversário da vida dele, viu? Estou super animada para essa noite!

O vôo de Istambul para a Grécia eu também já emiti e será no fim do dia 11, então temos mais 3 dias e meio na cidade nessa segunda parada, totalizando 5 dias e meio e 4 noites. Acho que vai dar pra ver o básico, um roteirinho que já tenho mais ou menos pronto, e ainda curtir bastante o que adoramos, que é bater perna sem compromisso. Eu quero, ainda, pesquisar uma aula de culinária para fazer por lá em algum dia ou um tour fotográfico.

Roteiro interno Turquia

Ephesus | Foto: Go Turkey [www.goturkey.com]

Então é isso, na Turquia falta contratar o tour para Éfeso e Pamukkale e organizar o roteiro por dias, com passeios. A primeira tarefa devo resolver ainda essa semana, ms a segunda deve ficar pra última semana de maio, pois ainda faltam mais dois países para resolver o básico! Estou confiante de que vai dar tempo de organizar uma super viagem, mas acho que já passou um pouco da hora de reservar os hotéis da Grécia e Itália porque vi pelo Booking que tem muito lugar esgotado, por ser verão. Então meu plano é depois do dia 10 focar nos hotéis e fechar todos logo. E aí na semana seguinte, lá pelo dia 17, começar a reservar os principais passeios. Será que vai dar tempo?

Ah, outra coisa que já me passou pela cabeça foi o que levar na mala. Já fiz um post sobre o que usar no verão 2015 na Europa no Dépaysement, passem lá para ler. Por aqui, contarei sempre as novidades. Até o próximo “Como nasce uma viagem?”!

* Este post contém links para programas de afiliados. Consulte nossa política de monetização

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto + 5%OFF para pagamento via boleto para viagens feitas até 4 de fevereiro. Clique nesse link e use o cupom FERIAS na página de pagamento. 



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Thales
    25 out 2017

    Boa tarde,

    Como você indica conhecer Pamukkale e Éfeso?

    É necessário dormir nesses lugares ou um passeio bate e volta de Istambul ou Goreme é suficiente?

    Ficarei de 05/01 a 15/01 na Turquia.

    Obrigado

  2. cintia medeiros
    15 maio 2016

    JACKIE, tudo bem? quais foram os meios de trasporte dentro da Turquia, nos vamos para la dia 28 de maio, 10 dias la.
    Tinha visto voo direto de Nevsehir para Izmir, mas agora todos mostram escala em istambul, desanimei 🙁
    lugares a visitar: Istambul, capadocia, pamukkale e ephesus

  3. Jéssica
    15 maio 2015

    Bom dia!
    Amo esse blog! Conheci Ushuaia, ano passado, atráves de vcs!
    Uma dúvida. Qual a média de valor vcs vão levar para viagem na Turquia? Fecharam passeios por aqui com alguma agência? E hoteis?
    Obrigada!

    • 20 maio 2015

      Oi Jesicca, meu marido Romulo é que cuida dessa parte, pedi pra ele te responder sobre os valores – ele está fazendo o cambio nessa semana. Nós fechamos todos os hotéis – usamos quase sempre o booking, é nossa preferencia e nosso parceiro – e fechamos alguns passeios (o balão, um passeio na capadócia, e ainda vamos fechar defeso e pamukkale, tudo por aqui mesmo). Assim lá vamos fazer apenas passeios por conta, museus etc, navegação em istanbul, essas coisas fecharemos na hora mesmo. Ah, fechei direto com as empresas, direto com a empresa de balão, direto com a empresa de tour, direto com o hotel, tudo por conta. beijos,

  4. Magna
    03 maio 2015

    Oi Jackie, comecei a s fugir seu blog a partir do grupo da viagem para Los Roques, pois viajei ano passado para lá também. Você vai super amar a próxima viagem! Fui em 2012 com meu marido em mais uma de nossas comemorações de bodas de prata. Como só tínhamos 15 dias e costumamos planejar nossas viagens em cá da hora, fiz um pacote com uma empresa de turismo chamada Grécia Tur. Busquei na internet, solicitei cotação e ai descobri que tinha que pagar 40% quando fechasse os outros 60% antes de viajar. Deu um pouco de medo, dai solicitei a agente que me enviou as cotações, uma lista de brasileiros que tivessem viajado com a Grécia Tur. Ela me enviou e todos confirmaram por e-mail que poderia confiar, pois eles eram muito confiáveis e ofereciam ótimo serviço. Dito e feito: fechei um pacote de 15 dias, personalizado para nosso roteiro e deu super certo! Fizemos O roteiro Turquia em 7 dias de ônibus: Istambul / Ankara / Caoadocia e Éfeso. Voltamos Ankara, tomamos um voo para Atenas, onde fizemos um tour de 1 dia e no dia seguinte seguimos para as Ilhas de speed boat (pedi um upgrade, pois os ferry são mais lentos e a viagem muito longa). De Santorini tomamos um voo de volta para Atenas/Istambul/RJ. A viagem de ônibus na Turquia foi ótima, uma guia troca que falava espanhol fluente nos acompanhou a viagem toda. Jovem, divertida e sempre nos levava em um lugar diferente a noite (tipo jantar com passeio de bote, show de Derbiches, boate, etc. Escolhemos hotéis 4 estrelas e todos foram excelentes (todos escolhidos por eles). O passeio de balão foi um sonho! Na época custou 150 EU cada. Se quiser mais alguma informação, fique a vontade. Tenha uma ótima viagem.

    • Magna
      04 maio 2015

      Desculpe os erros do corretor do celular! no texto acima onde lê-se: “s fugir”, leia-se “seguir”. “em cá da hora”, leia-se “em cima da hora”.

      • 04 maio 2015

        Imagina, eu entendi a mensagem, estou acostumada com esses corretores 😉

    • 04 maio 2015

      Oi Magna, super obrigada pelas dicas! Que coisa linda Bodas de Prata, hei? Parabéns! Fiquei babando na sua viagem, tenho certeza que vamos adorar esses passeios =) abs!

  5. 03 maio 2015

    Oi Jackie, obrigado por citar o Meus Roteiros de Viagem. Um abraço e boa viagem! 🙂

    • 04 maio 2015

      Imagina, Diego, de nada. Obrigada, estamos animadíssimos para essa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.