Câmbio: que moeda levar para a Turquia

por Jackie Mota 21.jul.2015

Uma dúvida muito comum antes de uma viagem para um destino cuja moeda não seja Euro ou Dólar é qual moeda é mais vantajosa levar. Para ajudar com essas dúvidas sobre a Turquia, preparei esse post com nossa experiência no país em junho de 2015, quando passamos 11 dias entre Istambul, Izmir, Denizli e Capadócia.

Que moeda levar para Turquia Câmbio Istambul Capadócia

Vista da Torre de Galata

A moeda da Turquia é a Lira Turca e o símbolo é o TL ou TRY. Para fazer o câmbio no país a melhor moeda a levar, em junho de 2015, era o Euro.

Vai à Turquia? Não esqueça o seguro viagem obrigatório!

Valores

No Aeroporto encontramos a cotação de troca do Euro para Lira Turca a 2,88 e o mesmo valor em um banco, no bairro de Galata. Na casa de câmbio na mesma região – Doviz, na Buyuku Hendek Cadesi próximo à Torre de Galata –  trocamos 1 euro por 2,91 liras turcas no primeiro dia de viagem e por 2,97 liras turcas no segundo dia, sendo essa a melhor cotação que encontramos pela cidade. Outro local bom para fazer câmbio era a movimentada Rua Stikliai, onde encontramos 1 euro =  2,95 TL. Enquanto isso, nos restaurantes, normalmente a cotação oferecida era de apenas 2,65.

O Real não era vantajoso de ser trocado, pois a casa de câmbio ofereceu 0,66, enquanto o câmbio oficial era 0,84.

Que moeda levar para Turquia Câmbio Istambul Capadócia

Casa de Câmbio em Galata

Mantenha a moeda forte

Passamos duas vezes por Istambul e não trocamos todo o dinheiro de uma vez porque é mais vantajoso sempre manter a moeda forte com você. Como ficaríamos cerca de 10 dias no país, a cotação da moeda local poderia variar muito durante esses dias – ainda mais que nesse período ocorreria uma eleição. Então, manter o Euro, que dificilmente perde valor, era mais seguro. De fato, quando voltamos a Istambul a cotação tinha subido um pouco para 1 euro = 3,08 liras turcas. Por isso, caso você vá ficar um tempinho maior em um país que não utilize uma moeda forte, considere não fazer o câmbio de uma única vez.

Que moeda levar para Turquia Câmbio Istambul Capadócia

Na Torre, cartaz informa a cotação para o euro (= 2,80 liras turcas, enquanto na casa de câmbio recebemos 2,95).

Câmbio na Capadócia

Em Goreme, que é uma base para quem quer conhecer a Capadócia, você pode fazer câmbio nos Correios ou nas agências de turismo. Como era fim de semana, os Correios estavam fechados e não conseguimos fazer câmbio no comércio local. Entre as agências de turismo o valor variava bem pouco. Quando estivemos lá a cotação oficial do Euro estava em torno de 1 euro = 3 liras turcas, mas eles ofereciam 2,80 liras. Ou seja, a cotação estava um pouquinho melhor em Istambul.

Que moeda levar para Turquia Câmbio Istambul Capadócia

Vista de Istambul

Faça seu câmbio com segurança
Utilize o site seguro escolhido por viajantes experientes 

Preciso mesmo fazer câmbio na Turquia?

Em Istambul, museus e palácios, aceitavam apenas a Lira Turca; a Torre de Gálata e restaurantes aceitavam outras moedas, mas a cotação era pior que nas casas de câmbio. Nos mercados, como no Grand Bazar, você consegue encontrar locais que aceitam até mesmo Real, mas a cotação sempre é bem inferior à oficial. Por isso é mais vantajoso utilizar apenas a Lira Turca em Istambul.

Agora preste atenção: a taxa de câmbio na Capadócia para pagar pelos passeios é melhor do que a usada para trocar dinheiro. Enquanto o câmbio para comprar era de 2,80,  na compra de passeios eles nos ofereceram a conversão de 1 euro = 2,90 liras turcas e para o hotel conseguimos 1 euro = 3 liras. Então, se precisar, pague em Euro os passeios e hotel (cheque a cotação antes em seu hotel, claro) na Capadócia, mas troque para pagar por produtos e comida em lojas e restaurantes, pois, nesse caso, não costumam aceitar moeda estrangeira. 

Em outras cidades do interior, como Denizli e Izmir, o Euro e o Dólar são bem aceitos para passeios  e até mesmo em bilheterias oficiais de atrações turísticas, mas a cotação, nesse caso é muito mais desvantajosa, sendo melhor ter a Lira Turca.

E se você está procurando um local para fazer câmbio no Brasil, nós indicamos o site que utilizamos em nossas próprias viagens, o Melhor Câmbio. Neste site você consegue encontrar a melhor cotação em um agência mais perto de você. 

Leia mais sobre Finanças de viagem

Acompanhe essa viagem completa: Nossas Bodas de Madeira
 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto nos seguros para viagens com início ou término entre 18 de dezembro de 2018 e 4 de fevereiro de 2019.
É só utilizar o cupom FERIAS na Seguros Promo!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Genny
    16 maio 2017

    Excelente o blog. Vou em junho de 2017 e as informações foram muito úteis. Saberia me informar se há possibilidade de oi direto da capadócia para Santorini? agradeço . Genny Santiago

  2. Everton
    21 set 2016

    Jackye, existe um limite mínimo para troca nas casas de câmbio ou em outros lugares por lá? Tipo acima de 50/100 euros?

    • 06 out 2016

      Que eu saiba nao existe não, Everton. E achamos bem fácil trocar dinheiro la, tinha varias casas provimos aos locais turísticos.
      abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.