Mais passeios em Belém

por Jackie Mota 06.set.2013

Para concluir a série de posts sobre Belém falta falar ainda sobre três atrações: a Basília de Nazaré, o Parque Museu Zoobotânico Emílio Goeldi e o Pólo Joalheiro, todos visitados no último dia do meu roteiro de 2 dias em Belém.

Fui a pé na direção da Basília e antes de chegar na igreja propriamente dita encontrei uma praça onde um portão estava cheio dessas fitinhas de desejos. Como tinha bastante turistas na área, fiquei tranquila para fotografar. A Basílica já de fora é super imponente e fiquei imaginando como deve ser acompanhar o Círio de Nazaré ali. A festa do Círio acontece em outubro e reúne mais de 2 milhões de pessoas. Nesta praça a imagem da Virgem de Nazaré é exposta e a Basílica foi construída no local onde a imagem da Virgem, padroeira de Belém, foi encontrada.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas271 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas274

Achei a Basílica linda por dentro. Todas as paredes são repletas de imagens, o teto lindamente trabalhado, existem várias colunas em mármore que formam semiarcos encimados por vitrais e nas laterais saindo dos arcos há diversos altares menores. Fiquei um bom tempo ali tentando observar todas as representações. Por lá me informaram que a Basília tem um conjunto de sinos que é o mais antigo do Brasil e que as portas são feitas de bronze.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas276 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas278 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas280 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas285 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas288

Ao lado da basília há uma lojinha onde são vendidas imagens e lembranças da cidade.

Saindo da Basília é um pulo até o Parque Museu Zoobotânico Emílio Goeldi. Fundado em 1866, além de funcionar como parque para visitação conta com museu e realiza pesquisas científicas. O espaço é como um teletransporte para a floresta amazônia bem no coração de Belém. Embora tenha passeios e trilhas bem sinalizados, a mata é tão densa que você realmente acha que está no meio da floresta.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas292 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas302 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas307

Além do extenso jardim onde algumas espécies de animais ficam soltas (é, corri pra caramba de lagartos, eles ficam livres por lá) pode-se visitar um museu que tem exposições permanentes, espaço para crianças e mostras temporárias. Entre o acervo permanente estão exemplares de taxidermia e fósseis da região e na mostra temporária na época da minha visita estava uma exposição sobre a arte rupestre ao norte do Pará, super interessante.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas312 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas350 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas315 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas318

Na parte externa há também animais em jaulas, como uma onça e aves (eu não curto animais em jaula, então nem fiquei muito nesta área), lagos com peixes e um aquário, que estava fechado para obras na época da minha viagem. Também tem uma pequena lanchonete e banheiros espalhados pelo espaço.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas325 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas335 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas345 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas352

Saindo do Parque Emílio Goeldi peguei um táxi para o Espaço São José Liberto, conhecido como Pólo Joalheiro, mais um exemplo de revitalização de espaços para uso turístico em Belém. Hoje onde funcionam diversas fábricas e lojas de jóias, uma área para venda de artesanato variado, lanchonetes, espaço para eventos e museu, antes funcionava um presídio.  O prédio, na verdade, foi construído em 1749 para ser um convento, mas depois passou por diversas funções até ser presídio. Em 1998 houve uma rebelião que marcou o lugar e decidiu-se desativar o espaço. Então, em 2001 começaram as obras de revitalização. E vejam só como ficou lindo o local:

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas360 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas361

Durante a visita ao espaço é possível conhecer a história da cadeia em uma exposição em uma das celas. Mas, como qualquer visita a presídios, é algo forte. Estão expostos objetos utilizados durante o período prisional e também fotos da rebelião. Se você não estiver com estômago preparado para imagens fortes, siga para o museu das gemas ou direto para a parte de ourivesaria. Ali é possível ver os artesãos em ação trabalhando jóias e também comprar em diversas lojas. Na parte de trás há diversos estandes de artesanato com peças variadas, desde objetos de decoração até comidas locais.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas371 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas369

Perto da entrada do espaço, mas para o outro lado do museu e pólo joalheiro, está esta belíssima capela, então cuidado para não passar direto. Como dá para ver na foto, é linda e bem diferente.

Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas374 Viagem Brasil Belém o que fazer onde ficar comidas376

 

 

Para ler todos os posts sobre Belém, clique aqui.

Reserve seu hotel em Belém ou qualquer lugar do mundo pelo Booking:

Texto: Jackeline Mota; Fotos: Viaje Sim!

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela. Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil. O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post. E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem, onde você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto. Compre já e economize!

PROMOÇÃO: 10% de desconto + 5%OFF para pagamento via boleto para viagens feitas até 4 de fevereiro. Clique nesse link e use o cupom FERIAS na página de pagamento. 



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Letícia
    11 set 2013

    ai, a Basílica é a coisa mais linda <3
    e eu tirei essa foto meio de lado das fitinhas amarradas também xD hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.