Bagagem de mão para viagem: vai que….

por Jackie Mota 10.ago.2011

Estamos curtindo uma folguinha, mas claro que deixamos posts programados. E o de hoje é sobre a mala de viagem. Ou melhor, a mochila. É que desde a minha primeira viagem de avião, em que descobri como era despachada a bagagem eu adotei a prática de levar um mochila como bagagem de mão comigo na cabine.

Para quem não sabe como funciona, você tem um limite de bagagem para levar na aeronave com você (o volume deve ser no máximo de 115 cm e o peso de 5 kg). Malas acima disso precisam ser despachadas (e fique atento que também há limite de peso para essa bagagem, que varia conforme o destino do vôo). Na hora do check-in você entrega a mala para a aeromoça, ela lacra, etiqueta e leva a mala. Voce só pega sua bagagem novamente naquelas esteiras do aeroporto, quando desembarcar.

O problema é que pode acontecer da cia extraviar sua mala. Simplesmente a enviar para outro destino. E aí, já pensou chegar no seu destino sem nenhum pertence? Nenhuma roupinha para dormir ou ir pro seu compromisso? Muito estressante, né?

Para evitar esse risco eu levo sempre uma mochila comigo (existem malas pequenas que podem ser levadas na cabine também). Nessa mochila coloco alguns itens para passar um ou dois dias, tempo para a cia encontrar e me devolver a mala. Em viagens mais longas eu levo uma e o Rômulo leva outra, mas em viagens curtas e com roupas sem muito volume como essa, uma só pros dois basta. E o que vai nessa mochila?

Pertences valiosos: todas as coisas de valor vão na mochila. Até porque além do extravio, existem casos de arrombamento de malas. Então, computador, relógios, celulares, jóias, carteiras, dinheiro, vai tudo na mochila. 

Roupa íntima: Mudas de roupa íntima (não esqueça de meias!) para mim e pro marido e uma roupa para dormir confortável.

Chinelo: para descansar os pés no hotel.

Necessaire: remédios e itens de uso fundamental (para não pesar muito). Dessa vez foram o filtro solar, escovas de dente, desodorante e escova de cabelo. 

Uma muda de roupa: Uma muda de roupa que escolho pensando nos dois primeiros dias da viagem. Se a programação for praia, por exemplo, saída de praia e biquini e se for uma reunião, uma camisa e calça. Também coloco um suéter, já que sou muito friorenta.

Documentos da viagem: cópia dos documentos necessários para a viagem como e-ticket, reserva do hotel, roteiro etc. Em viagens internacionais, cópia e original do passaporte, telefone e endereço da embaixada etc

OutrosColoco também as chaves de casa e os carregadores dos celulares.

Até hoje minhas malas nunca foram extraviadas.Mas eu tenho certeza que se um dia não levar a mochila de mão, isso acontecerá. Por isso, sigo levando. 

E fique atento. Quando a cia extravia sua mala você deve procurar o balcão e registrar o ocorrido, se necessário, com ajuda de um fiscal da aviação civil e tem direito a ser ressarcido (embora o valor dificilmente pague o estresse e a perda de seus bens pessoais).

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Até dia 21/11 a Seguros Promo está com QUINZE % de desconto! Clique aqui e use o cupom BLACK 

 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.