Arrumando a bagagem

por Jackie Mota 02.jan.2012

Uma das coisas que eu adoro fazer com antecedência é arrumar a bagagem. Quando a viagem é curta eu só arrumo mentalmente (#aloka) e efetivamente arrumo no dia mesmo (a última vez arrrumei horas antes), mas para viagens mais longas eu começo a separar tudo uns 5 dias antes. Eu faço uma lista primeiro e depois vou colocando tudo num cantinho, dentro da mala ou em uma gaveta. Aí na véspera é só arrumar tudo junto.

Esse método tem funcionado muito para mim. Não tenho esquecido nada nas últimas viagens (exceto a sunga do Romulo na noite de núpcias rsrs) e nem levado coisas inúteis, peso à toa. Então, segue meu “sistema” aqui abaixo. Primeiro meu cronograma de arrumação de bagagens e depois as listas.

Cronograma

5 dias antes

Faço a lista das roupas que pretendo levar. Nessa altura já sei quantos dias ficarei e que tipo de programa farei, então fica fácil imaginar quantas e quais roupas eu vou realmente usar. Listo também calçados, a necessaire de medicamentos e produtos de higiene. Nessa data eu já tenho provavelmente a listinha de coisas a imprimir (reservas, vouchers etc) porque vou anotando à medida em que faço as reservas e de documentos para levar e xerocar. Também entram na lista pendências como avisar o cartão de crédito etc. Essa lista fica no meu email, para estar acessível quando eu estiver na rua.

4 dias antes

Dia de separar as roupas. Coloco todas que acho que posso querer levar separadas para não usar mais até a viagem e lavo e/ou passo as roupas e limpo os sapatos que estiverem usados.

3 dias antes

Dia de rua! Hora de ir à farmácia comprar remédios e itens de higiene. Comprar tudo o que faltar da lista – já aconteceu de ser tinta da impressora pra imprimir as reservas =)

2 dias antes

Dia de providências. Levar a cópia da chave para um amigo/parente (sempre fazemos isso quando a viaem é mais longa), levar as plantas, ligar pro cartão de crédito, programar o pagamento das contas que vencem durante a viagem e enviar um email com os contatos dos hotéis onde estaremos para um amigo/familiar (medida de segurança).

1 dia antes

Dia de colocar tudo na mala – lembrar de pegar as roupas que foram para a lavanderia-, tirar o que estiver em excesso da mala, preparar a bagagem de mão e imprimir os documentos e preparar a “pastinha” de documentos.

Muito importante: nesse dia, ao fechar a mala, anoto tudo que ainda não peguei porque está sendo usado, como carregador de celular, itens de banheiro, óculos escuro etc e deixo essa lista em cima da mesa.

Dia da viagem

Agendar um táxi, checar a listinha em cima da mesa e fechar a mala!

E agora a parte triste: deixar o Maquinho na casa da tia dele.

Listinhas

Minhas listinhas variam bastante dependendo do destino e duração da viagem. Para dar uma idéia de itens a serem colocados na mala, publiquei as listas da viagem que estamos preparando à Bolívia e ao Peru.

Listinha da necessaire*

* são 2 necessaires: uma grande que vai na mala, e uma pequena na mala de mão, já que nessa não podem ir líquidos com mais de 100 ml

Todos os itens de banheiro (Shampoo, Condicionador, Sabonete, Desodorante, miniaturas de perfume, escovas de dente, pasta, fio dental, cotonetes, algodão, hidratante, filtro solar, barbeador, etc)

Remédios: os de uso contínuo e os “preventivos” – para enjôo, azia, dor de barriga, dor muscular, dor de cabeça, gripe. (Meio hipocondríaco, mas nunca precisei procurar uma farmácia durante uma viagem e já usei vários itens)

Repelente

Band-aids e esparadrapo (vamos andar muito)

Primeiros socorros: água oxigenada, saquinho de gaze, bepantol (serve para lábios, assaduras, queimaduras etc)

Lenços umedecidos

Maquiagem e pinça

Listinha da pastinha**

** São 2: uma para mim e uma para o Ro, e as duas têm o mesmo conteúdo

Passagens

Reservas de todos os hotéis

Reserva de passeios

Carteirinha de estudantes

Lista de contatos úteis: embaixadas, cia aéreas, cartão de crédito, banco

Documentos do dono da pastinha e xerox dos documentos do outro

Listinha de providências

Coisas a comprar (anoto tudo que tem ser comprado, à medida que vou lembrando)

Desbloquear o cartão de crédito

Levar plantas na casa de alguém que possa cuidar

Deixar chave com parente

Arrumar a “mala” do Maquinho (que vai para a casa da tia)

Providenciar distração: colocar textos no Kindle; separar um livro; carregar o celular com músicas, netbook com vídeos etc

Atualizar os aplicativos de celular (Foursquare; TripAdvisor etc)

Listinha da bagagem de mão

Uma muda de roupa para usar e outra para dormir

Necessaire básica

Chinelo

Pastinha de documentos

Distração: Kindle, celular, livro, computador

Kit para dormir: máscara, tapa ouvidos, casaco/roupa quentinha

Todos os itens de valor

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Somente 02 e 03 de dezembro a Seguros Promo está com VINTE % de desconto! Clique aqui e use o cupom MONDAY (E consiga + 5% de desconto para pagamento via boleto bancário) 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.