Aniversário do Viaje Sim!: 4 anos

por Jackie Mota 08.jan.2016

Janeiro é o mês de aniversário do Viaje Sim!. Foi logo após o réveillon de 2012 que tomei coragem e apertei o botão publicar do meu novo blog, dedicado apenas a viagens. Na época, lembro de ficar receosa em criá-lo, afinal, tínhamos mais experiência em viajar na imaginação e através das artes do que pelo mundo. No entanto, as poucas viagens que já tínhamos feito nos mostravam que se a gente quisesse, acreditasse ser possível e se organizasse, conseguiríamos, sim, realizar sonhos também no campo das viagens. E eu queria muito compartilhar essa mensagem. Por isso, tomei coragem e fiz o Viaje Sim!. O nome do blog, assim no imperativo, parece ter domado nosso destino e já naquele ano fizemos sete viagens, visitando 5 países. Nunca mais paramos. De verdade, nem acredito na quantidade de sonhos que saíram do papel nesses últimos anos. Nesses 48 meses visitamos vários locais que estavam na nossa bucket list, sonhos que eu achava que demorariam décadas para se realizar e também estivemos em locais que, na época de criação do blog, nem sabíamos que existiam. Foram 26 países visitados até agora – e você pode ver por onde já passamos aqui.

4 anos do Viaje Sim

Machu Picchu: um dos muitos sonhos, que realizamos logo após a criação do blog.

O visual das páginas dos nossos passaportes mudou muito. E também o jeito de fazer o Viaje Sim!. A essência, que é viajar para compartilhar experiências blogando (em vez de blogar para conseguir viajar), continua e sempre será mantida. Mas, já vi e revi algumas vezes a dinâmica do blog e, principalmente, das redes sociais. A angústia de ter muitos, muitos posts atrasados persegue a maioria dos blogueiros, especialmente os que escrevem posts mais longos e fazem questão de cuidar de cada detalhe de seus textos e imagens.
Mas com o tempo, e muita reflexão, entendi que, para mim, é importante curtir a viagem o mais desconectada possível. Por isso, essa coisa de transmissão ao vivo das viagens não é uma prioridade para a gente. Eu preciso me concentrar e me colocar por inteiro nas experiências para poder compartilhá-las melhor posteriormente. E também entendi que isso pode, sim, até levar um certo tempo, pois alguns destinos “se demoram” mesmo e precisam ser bem digeridos para podermos compartilhar seus ensinamentos. O importante, no final, é ficar feliz com o material produzido e receber o feedback mais importante: o do leitor. Por isso eu fico tão feliz ao receber comentários, emails ou inbox de leitores. Algumas experiências recentes deliciosas e que são meu objetivo com cada linha escrita, por exemplo, foi receber a foto de uma leitora ao lado do guia que nos fez companhia e indicamos, em Bagan, no Myanmar, e sua mensagem agradecendo pela indicação; sermos reconhecidos por duas leitoras acompanhadas de sua cachorrinha em um hotel durante uma viagem com os nossos meninos; e receber um email emocionado de uma leitora que confiou na nossa dica para decidir o destino da sua lua de mel e voltou super feliz.
4 anos do viaje sim

Bagan ainda nem fazia parte do nosso imaginário viajante quando comecei a blogar aqui. Hoje, ocupa o posto nº 1 de lugares mais incríveis onde já estivemos.

Todas essas mudanças no processo de blogar se refletiram por aqui, claro. O layout do Viaje Sim! sofreu já muitas mudanças e foi organizado para dar mais destaques aos temas pelos quais os leitores mais se interessaram ao longo do tempo:

Sempre amei bons hotéis e faço questão de incluir ao menos uma estadia top em cada viagem. Rômulo e eu mantemos uma saudável competição para ver quem reserva as melhores hospedagens. 

Nosso primeiro filhote chegou em outubro de 2012 e, desde então, modificamos nossa lista de prioridades de viagem, separando sempre um tempinho para curtir algum destino com bastante natureza com ele. Desde junho 2013, viajamos também com o Foucault, nosso segundo filhote. 

  • As nossas renovações de votos – por enquanto foram três – também foram reunidas num só lugar

Depois da renovação de votos em família em uma casa de tango em Buenos Aires, a segunda cerimônia teve como cenário um navio no Vietnã e como convidados os hóspedes do cruzeiro; já a terceira boda durante viagens foi em Veneza, presenciada apenas por nós dois. E eu ainda quero me casar com o Rômulo em uma praia, um vinhedo, na neve….

  • Para facilitar a vida de quem procura sugestões de destinos e programas estamos organizando – mas uma parte já está no ar – nossas dicas por “categorias” como praia, inverno, luxo, patrimônios culturais etc. Você já pode conferir o início na página “Que tipo de experiência você está procurando“?
4 anos do viaje sim

Ushuaia era um destino na bucket list que se realizou em 2013. Mas ainda quero fazer um cruzeiro pela Patagônia Argentina and Chilena

Agora, se tem uma coisa que muda com as viagens, é a gente mesmo. Por sentir a necessidade de refletir sobre as mudanças que eu testemunhava em mim, e na minha vida, criei em 2014 um outro blog que fica dentro do Viaje Sim!: É o Dépaysement. Você já conhece? Para chegar lá é só digitar viajesim.com/depaysement ou clicar no banner que fica lá no topo do blog.
A idéia por lá é falar de qualquer assunto relacionado diretamente e indiretamente com viagens. Assim, tenho posts sobre mala, produtos que levo necessaire, compras em determinados destinos e também  para registrar as mudanças de hábitos, pensamentos e concepções que as viagens proporciona. Está lá, por exemplo, em um dos primeiros textos do Dépaysement uma reflexão sobre como, durante as viagens, eu tinha pique para todo tipo de programa que envolvesse esforço físico, mas era sedentária em casa. Com o tempo, e mais viagens, registrei que sentia crescer a necessidade de praticar atividades que fazia pelo mundo. Assim a gente começou a remar, tentou andar de bicicleta e, depois da viagem à Ásia, começou a praticar Yoga, o que fazemos até hoje. E dá para acompanhar tudo isso por lá – já postei algumas vezes sobre “O que aprendi na Yoga“.
4 anos viaje sim

Essa foto na Capadócia (Turquia), é a base da ilustração que hoje está no topo do Dépaysement. A viagem era sonhada desde antes do Viaje Sim! existir.

Com mais de 450 posts no ar, o Viaje Sim! acabou se tornando uma parte importante do meu trabalho como produtora de conteúdo. Isso significa que ele faz parte da minha identidade, do meu planejamento e da minha rotina e que coloco nele todas as minhas habilidades e cuidado. Por conta da dedicação de mais horas ao blog, o que significa abrir mão de pegar outros trabalhos com a minha empresa, tomei a decisão de selecionar algumas empresas para serem minhas parceiras aqui. Todas foram testadas pessoalmente por nós antes de serem indicados a vocês – sim, já recusamos propostas após testar um serviço/produto e não considerar digno de indicação e muitas, muitas propostas são recusadas sem pestanejar por não trazerem vantagens aos leitores.
Hoje fico feliz em ver que o Viaje Sim! tem uma seleção de parceiros que oferecem serviços úteis, com preços competitivos e qualidade para os leitores e um retorno justo para o blog. Os links dos parceiros que geram algum tipo de renda para o Viaje Sim! vocês encontram na página Loja e também ao final de cada post. Sempre que você usa um destes serviço a partir de um link aqui do blog, está contribuindo diretamente para o Viaje Sim!, sem gastar nada a mais por isso.
4 anos de viaje sim

Salto Ángel – a cachoeira que inspirou o filme UP. Tinha dúvidas se um dia iríamos chegar até lá. Nunca pensei que fosse acontecer tão cedo: viajamos em 2014.

E, claro, o Viaje Sim! versão 4.0 tem que novidades. Já está no ar uma nova seção, Notícias, pensada para a gente compartilhar informações curtinhas, como promoções ou eventos e aqueles achados bacanas que fazíamos durante nossas pesquisas e ficavam apenas nos nossos arquivos. Você já pode conferir algumas notas publicadas e, sempre que estiver por aqui, basta clicar no banner “Notícias de viagem” ali na lateral.
Outra novidade é na nossa comunicação. Com as redes sociais reduzindo cada vez mais o alcance orgânicos das postagens, decidi utilizar a newsletter para nos comunicarmos melhor. Então, para receber uma mensagem minha por email, não deixe de se inscrever na nossa lista de emails – já somos mais de 2,3 mil! Os emails serão enviados no máximo uma vez por semana, e destacarão conteúdos interessantes, relacionados à época do ano, assunto em voga etc.
4 anos de viaje sim

Sonho de mais de 20 anos realizado em junho de 2015: Polignano A Mare, na Itália

Pelas redes sociais, desde o ano passado já estamos e continuaremos assim: avisos a cada post novo no Twitter; destaques do dia, dicas curtas, notícias e conteúdo interessante de outros sites compartilhados na Fanpage; no Instagram, fotos postadas durante as viagens e as melhores imagens selecionadas no nosso acervo; e, para completar, no Pinterest você pode acessar fotos dos posts do Viaje Sim e do Dépaysement, além de uma seleção de imagens bacanas feitas por nós. Como novidade, temos também uma conta no Instagram para imagens da nossa família. Ou seja, muita foto de cachorro, cachorro, cachorro – e um pouquinho do nosso dia a dia aqui noRio.
Para variar, falei bastante, né? Pois é, foram alguns dias escrevendo e retocando esse texto, relembrando essa trajetória, ainda curta, mas tão importante para mim. Quero muito agradecer a todos que nos acompanham e nos incentivam compartilhando, comentando e também utilizando os serviços dos nossos parceiros. A vocês o meu muito muito obrigada, nesse aniversário e todos os dias, de coração. Como forma de demonstrar um pouquinho dessa gratidão, nesse mês sortearei alguns mimos de parceiros e empresas amigas para vocês. O primeiro sorteio de aniversário do Viaje Sim! já está no ar, é só você conferir no próximo post.
Viajar com cachorro de carro Maresias Paraty IMG_7378

Obrigada pela companhia!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!

PROMOÇÃO atual: Somente 02 e 03 de dezembro a Seguros Promo está com VINTE % de desconto! Clique aqui e use o cupom MONDAY (E consiga + 5% de desconto para pagamento via boleto bancário) 

  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. 11 jan 2016

    Também comecei o blog quando tinha só vontade de viajar. Quer dizer, eu era uma iniciante nessa arte, só tinha feito uma grande viagem, mas descobri esse mundo dos blogs e juntei minha paixão por escrever com a vontade de conhecer o mundo. Como eu sempre fui uma slow blogger, as viagens sempre renderam muitos e muitos meses de blogagem, mas aí as viagens foram ficando mais constantes e veio essa loucura de posts acumulados!

    É fácil ver quem tem cuidado com o que escreve e seu blog é um exemplo de dedicação. Parabéns e vida longa ao Viaje Sim! Sem pressa e com muito amor!

    Beijos!

  2. roberta maues
    09 jan 2016

    Oi Jackie, acompanho os blogs ‘sim!’ desde a época que buscava inspirações pro meu casamento e admiro muito vocês. Acompanhei o crescimento de vocês e acho que a história de vocês coincidiu muito com a minha e do meu esposo (até psiquiatras nossos maridos viraram). Sempre seus textos foram escritos com muito carinho e cuidado e percebi uma baita evolução na qualidade das imagens apresentadas aqui. Sinto falta de mais frequencia nos posts, mas sei como a vida é corrida e pra quem trabalha e tem mil outras coisas pra fazer (e aproveitar) no mundo real é dificil mesmo. Então, só tenho a desejar sucesso e muitas viagens e que possas comemorar muitos e muitos anos do blog.

    • 09 jan 2016

      OI Roverba, que legal saber que fomos passando pela mesmas fases mais ou menos ao mesmo tempo. Seu marido tb é psiquiatra é? E ele fica identificando todos os transtorno em vc? te fazendo perguntas “vc sente isso, isso isso (sintomas de transtorno)? hahahaha Romulo sempre faz isso comigo. Eu so olho e respondo: amor, eu não tenho esse transtorno rs
      Vc é do Rio, Sera que eles estudaram juntos aqui?
      Também adorava postar mais. Isso nunca sai da minha meta, mas eu realmente não tenho a capacidade de 1.escrever pouco (hahaha); 2. escrever e não revisar. 3. escolher uma foto rápido (rs). Levo mulitas horas pra escrever um “post simples” rs e depois seeeempre preciso ir procurar uma foto mais adequada no acervo rs Então continuo ai tentando postar mais a cada semana. Não desisto nunca rs quem sabe ne?
      um grande beijo e obrigada pela companhia!

  3. Rosemery
    08 jan 2016

    Haaaaa Jackie parabéns pelo aniversário do blog.
    Eu que te acompanho ( acompanhos vocês na verdades rsrsrsr) desde de os preparativos do casamento e a chegada dos meninos, vejo claramente a evolução do blog, pra melhor sempre.
    Não tenho receio nem vergonha de dizer que baseio minha viagens nas suas experiências, ler seus posts me animam e me encorajam a ir a lugares que nunca quis, nunca imaginei ( Myanmar por exemplo), ou achava “fraquinho” do tipo, não vale a pena mas olhava as suas fotos nas redes sociais e pensava, porque nunca quis conhecer esse lugar, é incrível! E assim foi tb com o Chile, com Foz…
    E finalmente vc foi ao meu lugar dos sonhos, Grécia e Italia… Aaaaaah a Italia, um sonho e que sonho.
    E além das viagens aprendo um pouquinho sobre a vida com seus pensamentos, suas reflexões…
    Bato palmas para seu projeto Viajar leve, pq qnd eu crescer quero ser assim tb.
    E sua escrita é leve, calma, detalhada… Consegue transmitir a alegria e felicidade de suas conquistas.
    Obrigada por dividir seus sonhos;
    Obrigada por me inspirar;
    Obrigada por dedicar seu tempo ( apesar de o blog também ser um trabalho) a escrever cada detalhe, cada dica, cada experiência…
    Que você continue assim , sendo inspiradora e tendo experiências empolgantes.
    Vida longa ao blog…
    E muitas muitas viagens pra vc dividir conosco.

    • 09 jan 2016

      Oi Rosemery, muito obrigada por todo o carinho. fico muito feliz em saber que meus textos despertaram a vontade de conhecer algum lugar, assim como os textos e imagens de outras pessoas fizeram comigo. E também fico feliz em saber que dá pra perceber que coloco em cada post todo o carinho e cuidado. Muito obrigada pela companhia! Espero que os posts daqui continuem a inspirar, ajudar de alguma forma nas suas metas e trazer novos sonhos – e, sempre, a certeza de que eles são possíveis de se realizar =)
      um beijo,
      Jackie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.