Quanto custa uma viagem para a Turquia?

Não preciso gastar nenhuma linha aqui para explicar por que a Turquia merece estar na sua lista de viagens. Afinal, mesmo quem não lê muitas notícias sobre turismo conhece a fama da incrível Istambul, a grandiosidade da milenar Hagya Sophia ou, pelo menos, já se imaginou sobrevoando as paisagens singulares da Capadócia em um balão. Então, se você não sabe se esse seu sonho pode virar realidade porque não tem idéia de quanto custa uma viagem para a Turquia, esse texto foi feito pra você. Aqui, vou compartilhar preços pagos durante nossa viagem de 11 dias à Turquia em junho de 2015, para facilitar o seu planejamento financeiro.

Quanto custa uma viagem para a Turquia?

A gente sabe o quão difícil é planejar algo sem informação e, em se tratando de viagens, saber de quanto dinheiro precisamos é fundamental. Então, compartilhamos sempre os preços pagos para facilitar seu planejamento e decisão, por exemplo, sobre quanto dinheiro levar para a viagem. Só não esqueça que os valores postados aqui são apenas uma referência, e além da variação de preço com o tempo, os gastos variam também de acordo com a cotação das moedas, o estilo e duração da viagem etc.

Quanto custa uma viagem para a tuquia

Éfeso – usamos Imir como base

Nossa viagem foi feita em casal – comemoração de aniversário de casamento -, em junho de 2015 e durou 11 noites e 10 dias na Turquia – de lá seguimos para Grécia e, depois, Itália. Visitamos Istambul (5 dias e 4 noites), Izmir (2 noites e 1 dia apenas como base para Éfeso), Pamukale (apenas o dia) e Capadócia (3 dias e 2 noites, com base em Üçhisar).

Nosso estilo é o que chamamos de affordable luxury. Fazemos questão de hotéis bem localizados e confortáveis, mas procuramos também vistas privilegiadas, ambientes bonitos e um serviço diferencial; gostamos de visitar palácios, museus e também de fazer programas ao ar livre como caminhadas, passeios de barco etc; escolhemos o transporte em função do conforto e otimização do tempo de cada viagem; e amamos provar cada tipo de comida e bebida possível que encontramos pelo caminho; não fazemos muitas compras, pelo menos não de itens muito grandes, pois costumamos viajar sem despachar. Valorizamos muito nosso dinheiro, por isso, gostamos de pagar apenas por produtos e serviços que nos deixem satisfeitos.

Cotação

Quando viajamos, 1 lira equivalia a 1,20 real. Quando consultei em outubro, estava por volta de 1 lira = 1,30 real.

Leia aqui: que moeda levar para a Turquia

Quanto custa uma viagem para a tuquia

Capadócia

Passagem aérea para a Turquia

Saindo do Brasil várias companhias voam para a Turquia. Os vôos fazem escala na Europa, e a cidade depende da companhia. Essa é uma boa opção para incluir um outro país em seu roteiro sem gastar uma nova passagem aérea: aproveitar o stopover.

Leia aqui sobre o Stopover

Nós escolhemos viajar utilizando milhas aéreas e escolhermos a Air France, que faria uma parada em Paris. Assim, aproveitamos um diazinho na capital francesa.

Você pode pesquisar no Voopter, parceiro do blog, seu vôo para a Turquia:

Banner 300x250
Nossa saída de Istambul foi para a Grécia e nós fomos para Santorini, com escala em Atenas. Para esse vôo, usamos a Aegean. Pagamos 142 euros em cada passagem (já com taxas). Emitimos esse trecho bem em cima da hora, então acredito ser possível comprá-lo bem mais barato com antecedência.
Quanto custa uma viagem para a tuquia

Vôos internos na Turquia

Dentro da Turquia, voamos de Istambul a Izmir e depois de Nevsehir (Capadócia) a Istambul. Os dois trechos foram feitos com a Turkish.

Istambul a Izmir: 89 liras cada, já com taxas.

Nevsehir a Istambul: 164 liras cada, já com taxas.

Ônibus intermunicipais na Turquia

Ônibus de Izmir a Pamukkale: 32 liras por pessoa.

Ônibus de Pamukkale a Nevsehir: 50 liras por pessoa.

Hospedagem

A Turquia tem uma rede hoteleira excepcional. Nossa experiências nos hotéis turcos certamente está entre as melhores de nossas viagens. Na hora da reserva, não foi difícil encontrar hotéis nas melhores localizações com propostas charmosas e preços justos por tudo o que ofereciam. Cada hotel em que nos hospedamos receberá um review aqui posteriormente. Mas, por ora, informamos estas excelentes opções de acomodação abaixo (os preços variam o longo do ano, então deixo os links para que você faz sua cotação com a data da sua viagem):

Istambul: Experimentamos hotéis nas principais localizações turísticas da xxidade. Em Sultahnamet, ficamos no Armada Old City; já próximo a Taksim, ficamos no Armada Pera Hotel, da mesma rede, e também ao lado da Torre de Gálata no Georges Hotel Galata.

Capadócia, tivemos a melhor experiência de hospedagem das nossas vidas no inesquecível Museum Hotel. Se você puder incluí-lo em seu orçamento, faça isso sem hesitar! Detalharei suas muitas qualidades num post exclusivo, mas ressalto que o valor é mais que justo por toda a experiência. Veja fotos, detalhes e reserve aqui o Museum Hotel.

Quanto custa uma viagem para a tuquia

Museum Hotel, na Capadócia

Izmir: aqui precisávamos de uma localização próxima à estação de trem Basmane e também à saída do ônibus pra Pamukale, então escolhemos esse hotel simplesinho, mas que facilitou nossa vida nessa parada corrida. O quarto do Olimpiat lembra um motel dos anos 80 (haha), mas era limpinho.

Gastos com alimentação, transporte e atrações

Istambul

Atrações
Usamos o Museum pass para visitar atrações como Hagya Sophia, Topkapi PalaceMuseum of Turkish and Islamic Arts e Hagya Irene (mas o passe inclui ainda outros museus). Cada passe sai a 85 liras.
As entradas individuais custam 30 liras para o Topkapi + 15 para acessar o harém (o combinado sai a 40 liras). A Hagya Sophia custa 30 liras e a Hagya Irene custa 20 liras.
Para o Palácio Dolmabahçe custaram 80 liras cada.
Para subir na Torre de Gálata, são 25 liras por pessoa.
A entrada da Cisterna da Basílica custou 20 liras para cada.
Fizemos o Haman no tradicional Çemberlitas. Custou 95 liras por pessoa.

Transporte
Utilizamos um IstanbulKart (cartão de transporte recarregáveis) que custou 7 liras. Recarregamos com mais 20 liras de crédito.
Para sair do aeroporto de Ataturk usamos um transfer particular: 25 liras para os dois.
Ônibus para o aeroporto de Sabiha: 28 liras para os dois.
Alimentação
A água custa entre 1,40 e 4 liras na rua.
Um almoço em um dos restaurantes em frente à Torre de Gálata para 2 pessoas saiu a 77 liras.
O menu degustação do Armada Terrace (com vista pra Hagia Sophia e Blue Mosque) custava 86 liras (sem bebidas).
Um jantar na área de Sultahnamet, com pratos típicos e vinho, para duas pessoas, saiu a 123 liras.
Um lanche com dois sanduíches e refrigerantes em um lugar tradicional em Pera (Durumzade) saiu a 26 liras.
Comemos muitos doces. A Mado era a nossa preferida e por lá um sorvete de 3 bolas custava 9 liras e um pacote de doces também 9 liras.
Gastamos 40 liras em doces no Spice Bazar.
Um Narguilé com chá e café em Gálata saiu a 27,50 liras.
Quanto custa uma viagem para a tuquia

Passeio de balão na Capadócia

Capadócia

Transporte
Na Capadócia gastamos apenas com um transfer para o aeroporto -:40 liras para os dois – pois usamos tours que nos pegavam e deixavam no hotel.
Atrações
Nós fizemos dois dias de tour inteiros. Em geral, todas as agências têm preços muito parecidos. O Tour verde custa 120 liras, o vermelho 100 liras e o azul 140 liras. Pedindo desconto eles costumam dar 10 liras se você fechar dois tours.
Além do tour, pagamos as entradas para o Castelo de Üçhisar: 13 euros para duas pessoas.
uma das igrejas visitadas também tinha uma entrada extra de 10 liras.
Entrada para o Goreme Open Air Museum: 23 liras cada.
O vôo de balão fizemos com a Royal Baloon, que tem um serviço maravilhoso. Custa 175 euros por pessoa.
Alimentação
Os tours que fizemos já incluíam almoço.
Jantar no ótimo Lila, do Museum Hotel: 300 liras
A água custava entre 1,50 a 2 liras e os refrigerantes cerca de 2 liras.
Quanto custa uma viagem para a tuquia

Jantar no Armada Terrace, Istambul

Izmir (e Éfeso)

Trem  de Izmir para Seljuk: 12,50 cada perna por pessoa
Ingresso para Éfeso (completo, com terraço) – 40 liras
Audioguia: 20 liras
Almoço em Selçuk para dois: 46 liras

Pamukkale

Van da rodoviária de Denizli para Pamukkale: 7 liras
Tour em Pamukkale: 200 liras (super overpriced, no post específico contarei para não caírem nessa!)
Entrada na Piscina de Cleópatra : 32 liras para cada.
Quanto custa uma viagem para a tuquia

Pamukkale

Acompanhe essa viagem completa: Nossas Bodas de Madeira

Organize sua viagem com nossos parceiros: empresas e serviços que nós usamos pessoalmente, aprovamos e, por isso, indicamos. Ao utilizar nossos links para reservas, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão. Agradecemos, sempre, seu apoio!

instagram viajesim

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

11 Responses to “Quanto custa uma viagem para a Turquia?”

  1. Arthur Henrique 5 de outubro de 2016 at 3:32 #

    Olá Jackie! Tudo bem? Consegue me dizer exatamente quanto $$$ levou e quanto realmente gastou ao todo? Só uma média mesmo pra eu me programar, pretendo ir também com outra pessoa mais ou menos por 10 dias tbm. Obrigado!

    • Jackie Mota 6 de outubro de 2016 at 12:36 #

      Oi Arthur, infelizmente não sei te dizer mesmo, até pq essa viagem foi feita junto com outros países.
      Abs,

  2. cintia medeiros 22 de abril de 2016 at 18:57 #

    Jackie, tudo bem?
    10 dias na Turquia o que vc sugere?
    com orçamento um pouco enxuto.
    Moeda – melhor trocar euro no brasil e la, trocar por lira.

    • Jackie Mota 7 de maio de 2016 at 15:30 #

      Oi Cintia, 10 dias acho um tempo excelente, foi o que fizemos. Vc vai só a Turquia e ou depois emenda com outro país? Pq se for emendar com Grécia, por exemplo, recomendo terminar em Izmir e de lá seguir de barco. A gente entrou e saiu por Istambul por conta do voo.
      Eu amei nosso roteiro. Fizemos Istambul (2 dias e 2 noites) – voamos Izmir, dormimos lá, no dia seguinte fizemos bate-volta a Efeso, dormimos em Izmir de novo, no dia seguinte de manha, ônibus a Pamukkale, passamos só o dia lá e a noite já fomos de ônibus para a Capadócia, onde ficamos 3 dias e 3 noites – e voltamos para mais dias 3 dias em Istambul. Recomendo 4 ou 5 em Istambul, porque a cidade é incrível mesmo. Dá pra fazer exatamente o oposto ou começar em istambul e terminar em Izmir, e de lá vc pega barco pra Kos e segue pra Grécia ou vai pra um porto no sul e segue para Rhodes, na Grécia, que amei também.
      Leve dolar e troque lá por liras. Tem um post aqui sobre dinheiro: https://www.viajesim.com/2015/07/cambio-que-moeda-levar-para-a-turquia.html

      bjs,

  3. cintia medeiros 22 de abril de 2016 at 18:56 #

    OLa Jack, tudo bem?
    vamos passar 10 dias na Turquia, chegando por Istambum, o que vc sugere, 4 dias em Istambul, 3 na Capadocia, 1 em Pamukale, e o que mais? nessa ordem.
    vamos sair de Guarulhos.
    O melhor e comprar euro e la trocar por Lira?
    Estamos com o orcamento meio enxuto.

  4. Aline 6 de janeiro de 2016 at 22:21 #

    Oi Jackie,
    Sera que tem um voos direto para Izmir?

    • Jackie Mota 7 de janeiro de 2016 at 22:17 #

      OI Aline, voo partindo de onde? Eu peguei de Istambul pra Izmir, tem muita opção. abs,

  5. Katia 26 de novembro de 2015 at 13:47 #

    Oi Jackie. Adoro seu viajesim. Por favor me conta o que ocorreu em Pamukkale ? Cobraram 200 liras de tour ? Vou pra la em fevereiro (acho que vai estar mega frio-vai ser muito bom). Obrigada, bj

    • Jackie Mota 28 de novembro de 2015 at 10:38 #

      OI Katia, o problema em Pamukkale foi que a gente foi meio “obrigado” a entrar no tour. Mal descemos da van e fomos sendo “;veados”, sabe? acabamos fechando o tour, que eu até gostei, o problema não foi o tour, mas fechamos com base em informações falsas que nos deram. por exemplo, podíamos realmente ter feito tudo por nossa conta, sem problemas, e nos fizeram acreditar que nao. nos sentimos enganados, e odiamos com todas as forças isso – até por isso compartilhamos informações aqui no blog. Entao assim, caso você queria ter o transporte, um guia e tal, fazer o tour guiado é legal sim, especialmente no veraozao, ter uma erro vai ser bom. MAs se quiser ir por conta, é super possível também. nafé necessário fazer o tour. sendo uma decisão sua, por livre vontade, é melhor, né?
      beijos!

  6. Aline 13 de outubro de 2015 at 22:21 #

    Oi Jackie!

    Td bem? Será que vc consegue me tirar uma dúvida? Vc acha que fazer a Turquia no inverno Europeu (final de dezembro/início de janeiro) vale a pena? Será que é viável o vôo de balão na Capadócia?
    Obrigada!!!

    • Jackie Mota 14 de outubro de 2015 at 19:47 #

      OI Aline, acho super viável sim. Esse roteiro que nós fizemos seria lindo no inverno também.
      Uma das grandes vantagens do voo de balão na Capadócia é que ele ocorre o ano todo. No inverno também. E vc pode ter a big sorte de pegar a paisagem com neve lá! É bebem raro, mas acontece. Mas enfim, vale sim ir no inverno, só não valeria pra localidades de praia como Bodum. bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *