Los Roques: tudo o que você precisa saber para ir ao paraíso

Destinos de praia não são os nossos favoritos, mas quando a gente escolhe viajar para o litoral, a gente escolhe bem, viu? Nossa primeira viagem em 2014 foi para a Venezuela e, dentro do país, nosso primeiro destino foi Los Roques, um arquipélago de mar caribenho e muita hospitalidade que nos conquistou completamente e deixou todo mundo empolgado com as fotos no nosso Instagram (não segue ainda? Clique aqui) e no Facebook (clica aqui para curtir).

Ficamos 6 dias e 5 noites em Los Roques e nesse post vamos reunir as principais informações para quem já ficou desejando estar no meu lugar nessa foto aí abaixo:

Praia de Cayo de Agua, Los Roques

Praia de Cayo de Agua, Los Roques

Além desse primeiro post, aqui no blog você pode ler também sobre Los Roques:

Se você tiver qualquer dúvida, é só deixar um comentário em um desses posts.

O que é e onde fica

Los Roques é um arquipélago, ou seja, um conjunto de várias ilhas de 22 mil hectares. As ilhas, que são cerca de 42, são chamadas de cayos e há também um grande número de bancos de areia e arrecifes de corais. Desde 1972, Los Roques é um Parque Nacional, área de proteção e, por isso, há ilhas em que não se pode desembarcar. Também é preciso se registrar e pagar uma taxa de entrada ao chegar ao local.

Los Roques Venezuela dicas onde ficar como ir

paisagem de Los Roques é paradisíaca: Barreiras de corais protegem o arquipélago das correntes fortes.  A água quentinha e calma é cristalina, o que permite que a gente se encante com a variedade do fundo do mar roqueño. Por lá você encontra 98% das espécies coralinas existentes no mundo, além de peixes e outros animais marinhos como estrelas do martartarugas, arraias e até tubarões. A areia é branquinha, branquinha e as praias quase desertas, a maioria sem nenhuma construção por perto. É só você, a natureza e alguns poucos turistas. Com tantas ilhas, é bem provável que mesmo na alta temporada você divida sua areia com poucas pessoas.

As pousadas para os turistas ficam na ilha principal, onde também ficam um pequeno aeroporto, o porto e o comércio. Essa ilha se chama Gran Roque. O nome vem de “Roca” ou “Roque”, que quer dizer Rocha, pois nessa ilha fica um grande morro, que a gente avista de longe quando estamos no mar. No seu alto está um antigo farol, uma das atrações da ilha.

Curiosidade: Os nomes das ilhas em Los Roques têm origem na adaptação para o espanhol pelos pescadores locais de nomes em inglês. Por exemplo, o “quí” que termina quase todos os nomes dos cayos – Francisquí, Crasquí, Nordisquí etc – vem de “cay” , que significa “ilhota”, em inglês.

Indica para quem? O que fazer lá?

  • Los Roques pode ser um destino romântico – praias calmas e quase desertas, pequenas pousadas hospitaleiras e com comida farta e boa são perfeitas para quem quer sossego para namorar.

  • Turistas em busca de aventura encontram muitas opções em Los Roques. A visibilidade da água varia de 10 a 30 metros de profundidade e, além das formações coralinas, há formações rochosas repletas de vida marinha. Por isso, é um local muito procurado para mergulho, tanto de snorkel quanto de cilindro. Os ventos também são ideais para práticas de esportes como Kitesurf em algumas ilhas. E a fauna marinha e água calma são boas para a pesca esportiva.

  • Famílias encontrarão em Los Roques praias rasas e com águas calmas, sem grande perigo para crianças. No entanto, não há opções “estruturadas” como parquinhos ou programas especialmente voltados aos pequenos.

Quando ir             

clima é bom em Los Roques o ano inteiro: temperatura média de 27º e quase nenhuma chuva. Os furacões não passam por aqui. O que vai variar ao longo da estação é a lotação das pousadas, que vai influenciar no preço das diárias, e na quantidade de turistas com quem você vai dividir o paraíso.

A alta temporada inclui os meses de julho, agosto e metade de setembro, além de feriadões como o Carnaval e Ano Novo. Além disso, você só deve se preocupar com a época da viagem se fizer questão de comer lagosta: aí deve ir entre dezembro e maio.

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos2586

Em vários cayos a água é muito rasa

Como chegar

Leia o resumo a seguir e um post detalhado aqui

Gol, Tam e Avianca voam até o aeroporto internacional que serve Caracas, mas que fica distante do centro da cidade, o aeroporto de Maiquetía. De lá, é preciso pegar outro vôo em uma companhia local para Los Roques – Chapi Air ou a Aerotuy. Esse vôo é feito em aeronaves pequenas – algumas para apenas 8 passageiros – e dura cerca de 30 minutos. Eu achei os vôos, nas duas cias, bem tranquilo.

Teoricamente, os vôos saem pela manhã em dias de semana – às 8h, 8h30, 16h e 17h – e aos finais de semana às 6h, 8h, 8h30, 9h30, 16h e 17h. Teoricamente, porque vôos são cancelados e horários alterados a todo instante.

Chegamos a Maiquetía às 6h, com a Gol, e conseguimos embarcar em um vôo das 10h30 com a Aerotuy que nem aparece no site da empresa. Os vôos saem de Los Roques para o continente nos dias de semana às 11h, 16h, 17h e 18h e fins de semana também às 7h, 8h40 e 14h (lembrando mais uma vez que isso é na teoria, é preciso sempre confirmar).

A menos que você queira ir visitar Caracas, procure vôos em que não seja preciso pernoitar na cidade. O ambiente em Maiquetía não é nada acolhedor e há vários relatos de roubos a turistas por taxistas (mesmo táxis oficiais) ou golpes de pessoas que se oferecem para fazer câmbio. Então, organize-se para não ter que sair do aeroporto e, se for sair, dê preferência a transfers agendados previamente.

Pesquise já sua passagem aérea:
Banner 728x90

Famílias encontrarão em Los Roques praias rasas e com águas calmas, sem grande perigo para crianças, mas não há opções “estruturadas” como parquinhos ou programas especialmente voltados aos pequenos

Em fevereiro de 2014,alguns vôos começaram a ser operados de outro aeroporto, Higuerote, ainda mais distante. Antes de emitir sua passagem, sempre confirme de onde sai seu vôo e sempre reserve um transfer previamente com agência ou pousada. Mesmo que seu bilhete esteja emitido para Maiquetía ele pode ser mudado de última hora. É por isso que aconselhamos a ter alguém na Venezuela te dando suporte.

Se você precisar pernoitar, pode ficar em um hotel da região de Cátia la Mar, que costumam oferecer um transfer próprio. Nós ficamos no super conhecido e simplinho Catimar – achei bem tranquilo, nosso quarto era muito limpo, tinha ar-condicionado, wi-fi e restaurante.

Outras opções, especialmente se você for ficar durante o dia aguardando o vôo, ), são o Eurobuilding e o Marriott. Esses hotéis são 5 estrelas, com ótimas notas de avaliação no Booking, e têm piscina para você aproveitar o dia. Além disso, você consegue reservá-los pelo Booking, um estresse a menos. Dica: pague em bolívares, pois sai bem mais em conta.

 Leia aqui detalhes sobre todos os vôos – Gol, Aerotuy e Chapi Air – e o pernoite no hotel Catimar 

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos1573

Carenero, Los Roques

Exigências

A Venezuela não exige visto de brasileiros e como Estado parte do Mercosul permite que você entre no país com seu passaporte ou apenas com sua carteira de identidade.

Em dezembro de 2013 foi noticiado (veja aqui) que o país começaria a exigir um seguro específico dos turistas, mas quando viajamos nada foi pedido e, posteriormente, confirmei com o o consulado da Venezuela em São Paulo que a exigência caiu. Portanto, não é exigido nenhum seguro específico do viajante para entrar no país.

No entanto, nós recomendamos nunca viajar sem seguro. Especialmente em um país sujeito a imprevistos com vôos como a Venezuela e em grande crise econômica. Por isso, verifique se você tem direito ao seguro de viagem do seu cartão de crédito ou então providencia seu seguro com nosso parceiro, Real Seguros.

Preciso mesmo de um seguro de viagem? Tire suas dúvidas aqui

Clique aqui para cotar:
ganhe 5%  de desconto no boleto ou parcele em até 6x no cartão 

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos1332

Lagoa de Rabusquí

Como ir: com agência ou por conta própria

Quem decide ir a Los Roques tem duas grandes questões e a primeira é: ir com agência ou por conta própria? Nós somos adeptos incontestes da viagem “por conta” ou desempacotados. Adoramos organizar todas as nossas viagens, pesquisar cada detalhe, mas, no caso da Venezuela, recomendaríamos com certeza que você utilize uma agência pelos motivos abaixo:

1. Se você está indo agora no início de 2014, quando o país enfrenta embates violentos nas ruas e a situação política e econômica é instável;

2. Se você está indo pela primeira vez ao país, e ainda não conhece a situação do país, para se sentir seguro;

3. Se você tem poucos dias para sua viagem e não pode arriscar perder 1 ou 2 dias sem conseguir chegar à ilha – ou sair de lá- por falta de vôos.

Utilizar uma agência, vai sair mais caro? Sim. No entanto, para a Venezuela, consideramos que ter o suporte de uma agência é fundamental. Nossa opinião não se deve apenas à instabilidade política que assola o país desde o início de 2014. Mesmo antes do início dos confrontos nas ruas da Venezuela era complicado organizar uma viagem direto do Brasil, sem intermediação. Isso porque muitos estabelecimentos não têm site, não respondem emails, as cias aéreas locais constantemente cancelam vôos, trocam o aeroporto, os horários, e principalmente porque a criminalidade comum (não a política) já assustava turistas da capital há muito tempo.

Hoje achamos até possível ir sem agência, em uma segunda vez, quando já sabemos como as coisas são, digamos, enroladas em Caracas. É que indo sem reservas, conseguindo pagar tudo na moeda local, a viagem sairá infinitamente mais barata. Mas, nesse caso, você precisará ir com dias extras em seu planejamento para arriscar não conseguir vôo para Los Roques assim que chegar a Maiquetía, um risco bem real.

Obs: A violência é uma preocupação apenas em Caracas, Los Roques é um pequeno povoado super pacato!

Nós usamos o serviço da agência Venebrasil, com quem reservamos estadia em Maiquetía, transfer, vôo a Los Roques, metade da estadia em Los Roques, vôos a Canaima e estadia por lá. Deu tudo certo e foi bom poder contar com o apoio deles para confirmação de vôos etc. Outra grande vantagem foi que as pousadas que eles nos indicaram eram top mesmo, o que deixou nossa viagem perfeita (veja mais sobre a Pousada La Corsária abaixo). Nós não ganhamos NADA dessa agência, ok? Não recebemos comissão deles e não recebemos nenhum desconto para nossa viagem. Nós colocamos o nome deles qui porque os usamos, com nossos recursos, e deu tudo certo, então é uma indicação de serviço usado, apenas. 

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos2860

Grand Roque

O câmbio negro

Se você vai à Venezuela você precisará conhecer o câmbio negro. É que pela cotação feita nas agências oficiais o seu dólar valia (em fevereiro de 2014) 5,97 bolívares venezuelanos, a moeda local. Já no câmbio negro, irregular, feito nas ruas e estabelecimentos comerciais, ele chega a valer 80 bolívares! Isso mesmo. Nós, por exemplo, trocamos US$ 1 por 70 bolívares tanto no aeroporto de Maiquetía quanto em Los Roques e, na mesma época, turistas conseguiam 80 em Caracas.

 Para saber a cotação atualizada do dólar na Venezuela acompanhe o perfil do twitter @chavezparalelo

Exemplo: Em outubro de 2015, conseguia-se até 600 bolívares por US$ 1!

 

Nossa dica é fazer o câmbio de apenas uns US$ 20 no aeroporto no hotel [atualizando: é mais seguro trocar no hotel, viu?], o suficiente para pagar a taxa de entrada em Los Roques e algum lanche. E deixar para fazer o câmbio grosso em Los Roques mesmo. A cotação não vai ser tão diferente assim, uns 5 ou 10 bolívares a menos, nada que justifique a insegurança de fazer o câmbio no aeroporto. Lá você vai ter que lidar com “espertalhões” tentando passar notas a menos (aconteceu conosco), falsas, ter que ir sozinho ao banheiro com eles para fazer o câmbio escondido. Além disso, com US$ 1 valendo cerca de 600 bolívares, você vai receber muitas, muitas notas, então contar isso seria escondido, com pressa, seria um estresse! Você já está com um dinheiro super valorizado mesmo, então aproveita a “riqueza” e garanta seu sossego fazendo câmbio em Los Roques, que é bem mais tranquilo. E no fim você pode conseguir até mesmo a mesma cotação, como nós.

Se você fizer as contas, vai ver que o “pulo do gato” para deixar sua viagem baratíssima é pagar tudo em bolívares. É isso mesmo. Se você pagar passagem para Los Roques e pousada em Bolívares, vai sair tudo muito barato. No entanto, para isso, provavelmente você terá que ir sem reserva e sem passagem, tentar tudo chegando lá. É possível para:

1. quem não se incomoda em ficar pechinchando e negociando preços;

2. quem tem alguns dias disponíveis para “perder” em Maiquetía, caso não encontre vôos para Los Roques ou para estender a estadia em Los Roques se não houver vôos de volta;

3. quem não faz questão de ficar em uma pousada específica.

O mergulho do pelicano em Los Roques

Passatempo na orla: olhar os mergulhos dos pelicanos

 Quanto custa

O custo de uma viagem depende de uma série de escolhas, mas para dar uma idéia de quanto custa uma viagem a Los Roques tenha em mente que o principal fator vai ser a moeda em que você pagará a viagem. Reservando pela internet, com uma agência ou pousada que aceita pagamento via paypal, por exemplo, você pagará em dólar (que anda nas alturas). Pagando lá, alguns locais aceitam bolívares (nem todos!) e aí fica muito mais barato.

Para seu orçamento para Los Roques inclua:

  • A passagem até Caracas
    A taxa de embarque de Caracas é muito alta, então a passagem não costuma sair por menos de R$ 1,5 mil reais. Nós fomos com milhas (10 mil smiles o trecho); a TAM também costuma ter por 15 mil, mas é preciso paciência. Esperei cerca de 3 meses até achar nossas passagens.

Veja aqui como emitir passagens com milhas smiles

  • A passagem de Caracas a Los Roques
    Dependendo da cia, data e agência utilizada, vai ficar entre US$ 130 e US$ 225 ida e volta por pessoa.
  • Entrada em Los Roques
    Custa 214 bolívares 600 bolívares por pessoa para estrangeiros (em outubro de 2015).
  • Pousada em Los Roques
    Pousadas não são baratas em Los Roques. É tudo bem simples pelo preço cobrado. A diária para o casal, incluindo todas as refeições, em uma pousada bacana com bom preço custará no mínimo US$ 200 ou US$ 150 só com café. Existem pousadas com preços inferiores a este, com certeza, em casas mais simples. Mas estou usando o padrão de hospedagem que nós costumamos escolher, que seria um intermediário superior.
  • Passeios
    Este item é muito barato. Alguns passeios saem por US$ 1, outros por US$ 3 e outros por cerca de US$ 6 por pessoa por dia. Uma lancha exclusiva para o dia inteiro custa menos de US$ 60, por exemplo (preços de fevereiro de 2014).
  • Comida
    Se não estiver incluso na pousada, você consegue por lá jantares a menos de R$ 35 para dois. Em um dos restaurantes mais caros da ilha o jantar com preço fixo sai por menos de R$ 40 por pessoa.
  • Preço total
    Para você ter uma idéia bem real, a nossa viagem à Venezuela (Los Roques + Canaima) custou R$ 8 mil para 2 pessoas em fevereiro de 2014. Isso incluiu absolutamente tudo, exceto passagem Rio-Caracas, para duas pessoas. Foram 5 noites e 6 dias de estadia, nas pousadass Galeria La Corsária e Piano y Papaya, ótimas pousadas; todas as refeições, incluindo jantar em um restaurante com preço acima da média local, e bebidas extras como cervejas, vinhos e espumantes; passeios, incluindo aluguel de lancha para o dia inteiro e de equipamento de snorkel e stand up paddle; a ida, estadia de 2 noites e 3 dias no Waku Lodge, acampamento incrível em Canaima, com todas as refeições e passeios.

Leia aqui sobre Canaima, um SUPER destino na Venezuela

Como funciona

Los Roques é completamente voltada ao turismo e tem uma rotina bem certinha para tudo. Todos os dias, por volta de 8h, as pousadas servem o café da manhã. A partir de 9h, os turistas são levados à praia para embarcar para seu cayo de escolha (normalmente acertado no jantar do dia anterior). Se você optar por pousada com pensão completa irão preparar para você uma cava (#isoporzinho) com bebidas e comida para passar o dia. Essa cava será embarcada junto com você e ao chegar no seu destino o barqueiro a desembarca e arma um guarda-sol para você. É, assim, na maior mordomia mesmo.

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos622

Como é a famosa cava: a da Galeria La Corsária é bem farta e varia todo dia

Os passeios podem ser para um cayo apenas ou minitours, incluindo duas ou mais paradas. Por volta de 16h, 17h os barcos começam a voltar a Grand Roque. Aí é ir para a pousada, tomar um banho (algumas servem um lanche) e esperar o jantar, quase sempre servido às 19h30.

Se você não está em pousada com pensão completa precisa reservar o jantar antes de ir para a praia. Se não o fizer, ficará com poucas opções, como a pizzaria (que é uma delícia, também, don´t worry!). Depois do jantar é hora de ir dormir. Se quiser, dá para tomar um drink no Arrecifes ou no Aquarena, mas nem todos abrem todo dia. Não deixe é de ir dar um passeio à noite. Dá para ver muito bem as estrelas e enquanto estivemos lá a lua deu um show todas as noites.

Como escolher a pousada

O segundo dilema de quem vai a Los Roques é: pousada com pensão completa ou só com café? Pelas minhas contas Los Roques tem umas 60 pousadas, mas escolher uma pousada é difícil porque nem todas estão na internet. O Booking, que eu costumo usar, não trabalha com o destino. O TripAdvisor lista umas 30 opções, mas a maioria nem tem site. Como algumas pessoas recomendavam que ficássemos com pensão completa e outras que ficássemos apenas com café, decidimos dividir o período e experimentar as duas opções!

Nos hopedamos por 3 dias na Galeria Corsária, com pensão completa, e outros 3 na Piano y Papaya, só com café. Amamos as duas pousadas e as recomendamos fortemente! São propostas diferentes, mas saímos de ambas satisfeitos.

Quanto aos sistemas, apesar de ter gostado de ir jantar em outros locais à noite, eu achei vantagem não ter que me preocupar em pedir cava ou ir comprar o que levar pra praia e, principalmente, carregar a cava até o porto. Acho que apenas se seu orçamento estiver muito apertado vale a pena economizar e não pedir cava na sua pousada.

A Galeria La Corsária é a pousada indicada pela Venebrasil (que tem também a Eva) e está em 2º lugar Tripadvisor. Lá você não precisa se preocupar com nada, nadinha e os grandes destaques são a comida e o serviço. Acho que é o que mais se assemelha a um “resort”, apesar de instalações simples, pois está tudo incluso, e eles estão super acostumados com brasileiros, a maioria dos hóspedes. A qualidade das refeições precisa ser destacada: sabor incrível e capricho na apresentação. A cava de lá é beeem farta e o cardápio muda todo dia. Também gostei de haver sempre água e café disponível e à tarde servirem um lanche (nem cheguei a comer porque a cava era farta demais, mas achava bom ter). Pagamos US$ 95 por pessoa por dia (US$ 190 o casal com refeições).

|| Ficamos no quarto 7. Ar-condicionado, ventilador, cama de casal e de solteiro, armário e bancada, cofre, frigobar e banheiro.

|| Indico para: quem não quer se preocupar com nada e comer muito bem.

Los Roques Pousada Galeria La Corsária

Los Roques Pousada Galeria La Corsária

La Corsária

La Corsária

Pousada Galeria Corsaria Los Roques

Pousada Galeria Corsaria, Los Roques

Piano y Papaya escolhi pelo Tripadvisor (1ª em “românticas” e 3ª no geral) e tratei e paguei por email e paypal, em dólares. A pousada se destaca pela decoração – a área comum é linda e já visei o piso para nossa casa em Búzios hehehe – e pelo  atendimento ótimo e descontraído,  feito por uma “figura”, a África (super atenciosa, me deu, por exemplo, revistas em português para ler). Ela também providencia passeios e comida (cava e jantar), a seu pedido, comunicando com antecedência. A cava de lá também era muito gostosa, mas comparando, menos farta e tinha a desvantagem de repetir o cardápio dois dias seguidos. Como não tinha jantar incluso, pudemos ir conhecer outros restaurantes à noite (e acabamos indo ao ótimo El Canto de la Ballena). Os hóspedes eram de maioria européia. Pagamos US$ 150 por noite para o casal (só café).

|| Quarto com cama de casal, armário, ar-condicionado, cofre e banheiro.

|| Indico para: quem quer experimentar jantar em vários locais, não gosta de comprar “tudo incluso” ou quer economizar nas refeições e também para quem achar vantagem pagar com Paypal

Pousada Piano y Papaya Los Roques

Pousada Piano y Papaya

Pousada Piano y Papaya Los Roques

Pousada Piano y Papaya

Pousada Piano y Papaya Los Roques

Pousada Piano y Papaya

Outras pousadas bem cotadas na internet e comentários de turistas são a Natura Viva, a Mediterrâneo e a Villa Caracol. Por lá vimos uma novíssima que parecia bem bacana, a Tsunami. Já ouvi brasileiros falando bem da Movida.

De fundamental mesmo é que tenha ar-condicionado, pois é muito quente em Los Roques. Água quente é um problema. Apesar de ter lido que teria na Corsária, ao chegarmos na ilha fomos informados de uma nova resolução do governo local que proibia a água quente. Acredito que isso se deva à dificuldade de conseguir água doce em Los Roques (a água lá é dessalinizada). Imagino que, com água quente, os turistas demorariam mais no banho (mas é só uma conjectura minha).

 Dica: Não acho que valha a pena pagar mais por uma pousada de frente para o mar. A praia de Grand Roque não é bonita, pois ali funciona o porto. E a ilha é muito pequena, então qualquer localização é boa.

Outra opção de estadia são os veleiros: Minha idéia era ficar pelo menos uma noite em um veleiro, mas só consegui uma resposta por email e a diária era de US$ 600 por casal, o que estava fora do meu orçamento. Mas me parece uma idéia bem bacana, passear e dormir no barco. A desvantagem, pelo que li, é que você tem pouca privacidade.

O que fazer

Cayos:
Na hora de escolher as praias não tem muito como errar. O nível de beleza é realmente alto. Minhas favoritas foram:

:: Cayo de Agua, a da primeira foto do post;
:: Carenero, que conseguimos pegar mais vazia;
:: Sebastopol, para fazer snorkel;
:: Rabusquí, que é onde você consegue ver muitas estrelas do mar;
:: Bajo Fabian, pois lá não tinha “mato”.

É que SIM, eu tenho UMA reclamação sobre Los Roques: tem MUITO lagarto, que eles chamam de guaripetes. E eu tenho fobia (obrigada a todos que NÃO postaram fotos disso, pois se eu tivesse visto antes, jamais teria ido hahaha). Dei muita corridinha e berros pelas praias e fiquei queimadíssima porque não me sentei embaixo da sombrinha devido a eles, que estão em todas as praias com mato. É só os turistas chegarem que eles saem do mato em direção às cavas. Por isso, se quiser evitá-los, procure os bancos de areia. A Fernanda disse que não os viu quando foi, em setembro, então pode ser que a época do ano influa também, porque em fevereiro tinha aos montes.

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos2558

Bajo Fabian: sem lagartos!

Atividades na praia:
Além de ir à praia você pode praticar mergulho de cilindro; fazer snorkel, Kitesurf, caiaque, stand up paddle. Peça na sua pousada que eles arranjam para você. Alugamos equipamento de Paddle na Corsária por 900 bolívares e o snorkel alugamos em alguns dias, entre 150 e 200 bolívares.

Em Dos Mosquises está o Centro de Pesquisa de Los Roques, que cuida da preservação do parque. É possível visitar o local e saber um pouco mais sobre a fauna local. Há diversas tartarugas, que se machucaram ou precisam de cuidados especiais, no centro.

Kitesurf em Los Roques

Kitesurf em Franscisquí

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos558

Tartaruga no centro de pesquisa em Los Roques

Noite:
Perto do porto há dois barzinhos, o Arrecifes e o Acquarena. Fomos a eles tomar uns drinks em algumas noites, mas coisa rápida, nada de night. Na noite de sábado um deles estava fechado, então não é certo que funcione todos os dias.

Locais:
O que estava animadíssimo na noite de sábado era o campeonato de bocha (já que a ilha tem muitos italianos). A disputa estava acirrada e parecia que a ilha inteira estava assistindo, com música e barraquinha de comida. Em outro dia tinha um jogo de baseball, esporte paixão nacional na Venezuela. Os jogos acontecem nas quadras que ficam perto do caminho de subida para o farol.

Stand up paddle em Francisquí Los Roques

Stand up paddle em Francisquí

Farol:
A atração turística em Grand Roque é o antigo farol. Subimos lá para ver o pôr do sol. Mas lembre-se de descer com um pouco de luz ainda. Foi tenso descer no escuro. Outra coisa: vá pelo caminho! A brasileira com quem fizemos vários passeios por lá acabou afundando os pés no lodo fora da “estrada”. Mas não é afundadinha não, é afundamento meeesmo, parecia cena de filme com areia movediça.

Farol Los Roques

Farol em Grand Roque

Grand Roque do Farol

Vista de Grand Roque do Farol

O que comer

Jantar na pousada La Corsaria

Jantar na pousada La Corsaria

Se você é dependente de carne vermelha coma muito antes de embarcar, pois em Los Roques os frutos do mar são a base das refeições. Comemos peixe todos os dias, mas eu adorei. Eu achei a comida da La Corsária sensacional. Os jantares eram espetaculares. Fui até falar com o chef, dar os parabéns porque comi lá o melhor ceviche ever! Pelo que vimos as pousadas costumam servir refeições de pelo menos 3 pratos. Na Corsária eram 4 pratos.

Também comi bem, mas sem requinte, na Piano y Papaya.

No La Chuchera, que fica na praça, comemos massas deliciosas, tomamos sucos naturais (que fazem falta por lá!) gostosos e também provamos ceviche super bem feito. Depois me arrependi de não ter pedido a pizza local, pois vi uma passando e estava lindíssima.

Também jantamos no El Canto de la Ballena, que é uma experiência bacaníssima. Menu com preço fixo (1 mil bolívares por pessoa) que varia diariamente. Amamos o sashimi de atum. Inesquecível!

Além disso, alguns cayos têm restaurantes, onde a especialidade é a lagosta. Comemos em Crasquí e em Franciskí. Neste, o almoço foi divino e baratíssimo. Comemos massa com peixe, uma paella de frutos do mar, camarões ao alho e óleo (que foi o único prato mais ou menos) e um peixe local com bananas fritas. Quatro pessoas, mais bebidas por cerca de R$ 90. Também há restaurante em Cayo Pirata e Augustín (nesse é preciso fazer reserva).

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos1807

Paella em Francisquí

O que levar na mala

No vôo para Los Roques só é permitido 10kg de babagem por pessoa. Fora isso, paga multa por quilo. Mas você não precisa mesmo disso tudo. Levei uma mochila de 4,5 kg e sobrou roupa (mais uma bolsa com ipad, câmera e documentos que dava 2,5 kg). Se você precisar, há lavadeiras na cidade. Lavei 5 peças pagando 100 bolívares.

O importante é levar roupas e acessórios para se proteger do sol. Como a areia é muito branca, você se queima muito, mesmo embaixo da barraca.

Dicas:

  • Leve proteção para a cabeça, mesmo! Bonés, chapéus e bandanas são muito úteis, especialmente pros meninos;
  • Leve roupas com mangas! Assim você consegue proteger ombros e braços no fim da tarde quando eles estarão começando a arder. Falei isso pro maridão, que insistiu em levar camisetas. Pergunta se ele usou as benditas? Nada! Ficou revezando com as blusas com manga mesmo;
Dicas Los Roques o que levar na mala

Levei essa camisa levinha para usar à noite, mas acabou virando saída de praia

  • Leve um tênis caso você queira subir ao farol, o caminho é de pedras. Se tiver sapatilhas de neoprene, leve também. Há muitos corais e espinhos na areia. Eu machuquei meu pé com um e isso é bem comum por lá. Fora isso, só havaianas mesmo.
  • Leve uma bolsa ou mochila para colocar suas coisas todos os dias nos passeios. Usei uma bolsa de palha grandona que fechava e levei saquinhos impermeáveis para colocar dentro dela os itens bem protegidos, para não molhar na lancha.
  • Leve todos os itens de fotografia que você tiver! As paisagens são lindas e quanto mais recursos, melhor. Não esqueça do kit de limpeza para eliminar areia e maresia de seu equipamento no fim do dia. Imprescindível!

Não leve filtro solar, repelente e outros cosméticos. Compre lá! É baratíssimo.

A farmácia local também tem produtos importados de linhas como Cetaphil e Eucerin ridiculamente mais baratos que no Brasil.Quase comprei uma mala só para trazer cremes. Juro! Um frasco enorme de limpeza de pele da Cetaphil, por exemplo, saía por cerca de R$ 25, enquanto aqui um pequeno sai por volta de R$ 80. Os filtros solares saem por cerca de R$ 9.

  • Se decidir levar do Brasil, leve muito filtro e com fator de proteção alto. Não esqueça de protetor para os lábios. 
  • Achei desnecessário levar maquiagem, mas para ficar com a pele uniforme levei o protetor Pink Stick, da Pink Cheek, que é em bastão e com cor. Excelente! Pequeno e com ótima fixação.
Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos1709

Um roqueño canino:muitos cães felizes por lá. Deu vontade de levar MAquiavel e Foucault

 Leia mais dicas sobre o que levar na mala em viagens 

Outras dicas

Fuso horário: a diferença para o Brasil é de 1h30m. Isso mesmo, hora quebrada (quando estamos no horário de verão, são 2h30m). É bem esquisito calcular a diferença de horário assim quebrado, mas no fim, vira uma curiosidade de viagem, né? Nunca tinha ido a um destino com fuso assim.

Eletricidade: A energia é 110V. As tomadas são de dois pinos chatos. Alguns hotéis disponibilizam adaptadores (na La Corsária tinha no quarto).

Código telefônico de área: 237

Internet: tem, mas é super instável. Tem um cyber café, com conexão “a manivela”.

Comércio: Há uma farmácia, padaria, alguns restaurantes e bares, além das pousadas e umas poucas lojinhas de lembranças, mini mercado, depósito de bebidas, uma igreja e um banco. Também há feirinhas de artesanato em alguns dias.

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos2745

Ligação entre Madrisquí e Cayo Pirata

Quem mais foi

Antes de ir a Los Roques li posts no Preciso Viajar, da Fernanda, que foi quem me fez decidir visitar esse paraíso (valeu, Fer!). Também gostei do material do pessoal do Across the Universe, bem detalhado. O Viaje na Viagem também tem conteúdo sobre Los Roques. Aliás, a famosa foto do topo do site foi tirada lá em Los Roques, você sabia? No Facebook você encontra um grupo bem bacana para trocar dicas.

Los Roques Venezuela dicas pousada passeios vôos513

Aviãozinho chega a Los Roques enquanto esperamos nosso passeio no porto

Além de Los Roques…

Venezuela tem outros destinos bacanas, mas para nós a grande atração do país era mesmo Salto Ángel, a maior queda d´água do mundo, que fica no Parque Nacional de Canaima. Nós passamos mais 3 dias viajando por lá e realizamos o sonho de conhecer esse lugar.

Leia aqui sobre essa viagem:
Paradise Falls: a cachoeira de UP! Altas Aventuras existe e eu conheci!

Além desses dois destinos, ouvimos falar bem de Mérida (a Venebrasil vai começar a organizar viagens para lá) e de Morrocoy, um balenário parecido com Los Roques e parece que bem mais barato.

Não viaje sem seguro:

Seguro viagem america do sul 300x250

Pesquise já sua passagem aérea:
Banner 728x90

Organize sua viagem com nossos parceiros: empresas e serviços que nós usamos pessoalmente, aprovamos e, por isso, indicamos. Ao utilizar nossos links para reservas, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão. Agradecemos, sempre, seu apoio!

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

193 Responses to “Los Roques: tudo o que você precisa saber para ir ao paraíso”

  1. Marcia Domingos 27 de outubro de 2016 at 20:13 #

    Obrigada , que completo. Exelentes dicas !

  2. Luisa 18 de setembro de 2016 at 22:21 #

    Boa Noite!!
    Fiquei encantada com o seu site e apaixonada por los roques
    Tenho disponibilidade para viajar em janeiro de 2017. O que achas de ir nessa época a los roques?? Incluindo situação política, clima…
    Irei sozinha, acha seguro??
    A empresa venebrasil tem sede física?? Site deles mesmos?? Não consegui entender o link que postou já que cai direto no site da pousada la corsaria e não no da empresa venebrasil…

    • Jackie Mota 6 de outubro de 2016 at 12:44 #

      Oi Luisa, acho janeiro uma boa época sim.
      Acho que ainda continua seguro ir pra Los Roques – apenas los roques, não indico Caracas.
      Apenas indicaria ir com uma agencia ou alguém que te de um suporte por lá, para caso de emergencia.
      A ilha é super tranquila mesmo, por isso continuo indicando e conversei com quem tem voltado recentemente para garantir que nada mudou.
      Entao, a Venebrasil atende so online no brasil ate onde sei e o link é isso mesmo, cai na Corsaria que é uma das pousadas deles. Eles tem duas pousadas lá, entao os pacotes deles são pra essas pousadas sempre. Comigo foi tudo ótimo e conheço mt gente que foi, por isso indic. Ressaltando que ano ganho um centavo deles (até podia pelo tanto que ja indiquei ne kkkk), não sou parceria nem nada. Pagamos tudo, usamos, achamos bom e por isso indicamos pra quem prefere ir com agencia.
      abs e dps conte se deu td certo!

    • Flávia 25 de novembro de 2016 at 14:43 #

      Olá Luisa! Estou pensando em ir em janeiro/17 também, e sozinha! Que tal um bate papo para trocarmos umas dicas/dúvidas?
      Um abraço!~Flávia

      • Augusto 31 de janeiro de 2017 at 0:19 #

        Olá Flávia, já foi? Vou daqui 10 dias.

    • Augusto 31 de janeiro de 2017 at 0:21 #

      Olá Luísa , já foi? Vou daqui 10 dias.

  3. Rafaela 31 de julho de 2016 at 14:43 #

    Vou nas minhas próximas Férias. Vai ser o máximo. Ótimas Dicas.

  4. Joyce 24 de maio de 2016 at 13:01 #

    Olá, com esta crise toda sem alimentos e agua na Venezuela, é seguro ir para Los Roques? Como estão os preços por lá? É verdade que lá não tem água quente no chuveiro?

    • Jackie Mota 31 de maio de 2016 at 8:50 #

      Joyce, falei com o pessoal da pousada lá em Los Roques hoje e eles me disseram que não ha desabasteciemnto na pousada deles, pelo menos. Me explicaram que está mais demorado abastecer, que os preços subiram, mas que seguem atendendo os turistas com o mesmo nível. A agua quente é bem difícil mesmo de ter, e isso sempre foi assim, por causa da energia, creio eu. Mas comentei no post que não me fez falta porque é realmente mt quente lá.
      abs,

  5. Danielle 10 de maio de 2016 at 17:43 #

    Gostaria de saber quanto tempo de viagem do aeroporto internacional ao aeroporto que sai os voos pra los roques?
    Achei voos pela avianca que chegam em caracas no meio da tarde e que retornam no mesmo horário.
    O que você acha?
    Obrigada.

    Danielle

    • Jackie Mota 12 de maio de 2016 at 10:02 #

      Oi Danielle, depende, o Maqiuetía é o mesmo aeroporto. Só muda o terminal. Nós fomos por esse, porque voamos com a Chapi Air. O outro acho que fica a cerca de 1 hora. Mas o pessoal que foi mais recente pode dizer quanto tempo levou.

  6. kesia 10 de abril de 2016 at 11:21 #

    (=’:’=) Finalmente encontrei um site com uma boa noticia, não sei quanto tempo perdi procurando por isso, nota 10 esse site, estou com uma duvida e gostaria de ver se você sebe me responder, estava assistindo um vídeo do youtube sobre maquiagem rápida para festa e no vídeo mostra uma maquiagem da KIKO | (• .•)| onde eu compro essa maquiagem? não encontro em lugar nem um para vender :-( você sabe me dizer onde eu encontrar? Um beijão :-)

    • Jackie Mota 18 de abril de 2016 at 11:25 #

      Oi Kesia, não entendo nada de maquiagem, não poso ajudar. abs,

  7. Jorge Augusto Moreno 23 de março de 2016 at 16:37 #

    Adorei as dicas, los roques é linda !

  8. Barbara 18 de janeiro de 2016 at 17:31 #

    Ola,

    Estou pensando em ir para Los Roques em Junho desse ano e estou vendo com a VENEBRASIl. Gostaria de saber como vocês pagaram a mesma, pois me pediram credito em conta corrente de pessoa física. Fiquei um pouco preocupada, pois não teria nenhuma “garantia” caso ocorra algum problema.

    Obrigada!

    Barbara

    • Jackie Mota 25 de janeiro de 2016 at 14:23 #

      Oi Barbara, acho que foi uma transferencia bancária mesmo. Mas o comprovante da operação serve como recibo, né?
      bjs,

      • Barbara 11 de fevereiro de 2016 at 7:24 #

        Ola Jackie,

        Fiz a transferência e me enviaram os vouchers, que sim, servem como comprovante. Agora é só aguardar ansiosamente a viagem para esse lugar maravilhoso. Obrigada por todas a dicas… quando eu voltar conto como foi!

        Bjs,

        Barbara

        • Jackie Mota 12 de fevereiro de 2016 at 10:39 #

          Ai que máximo, que vc tenha uma ótima viagem!
          abs,

        • Danielle 10 de maio de 2016 at 17:53 #

          Barbara.

          Vc pernoitou em caracas?

          pegou o voo da avianca?

          O que achou da viagem:??

          Estamos pensando em ir pra lá de lua de mel, ano que vem;

          • Barbara 24 de maio de 2016 at 9:53 #

            Ola Danielle,

            Não fui ainda, vou daqui 15 dias. Ansiedade a 1000!
            Sim, pegaremos o voo da AVIANCA, com uma parada em Bogotá. Chegaremos em Caracas por volta das 10h30 da manha e ja vamos direto para a Los Roques. Com a situação da Venezuela, achamos melhor não passar a noite lá.

            Quando voltar mando mais noticias!!!

            Bjs

  9. Fernanda 14 de dezembro de 2015 at 18:23 #

    Oi Jackie!!!

    Queria te dizer que na próxima segunda-feira estarei embarcando com destino à Los Roques e posso lhe dizer que escolhi esse destino por causa do seu blog. Depois que eu li seu relato e vi as fotos, eu fiquei simplesmente apaixonada pelo lugar e estarei comemorando meu aniversário de casamento lá … assim como o Natal!!! Hehehe.
    Queria tirar uma dúvida com você. Assim como vocês, eu também fechei com a Venebrasil, no entanto, eles não me enviaram ainda os vouchers da viagem, dizendo que a questão do aéreo de Caracas para Los Roques é mais chatinha de gerir, por causa das próprias companhias aéreas, e que eles só mandam mesmo poucos dias antes da viagem. Foi assim que aconteceu com você? Quando você recebeu os vouchers da viagem? Estou super ultra mega ansiosa por esses vouchers, mas até agora nada, então gostaria de saber como foi sua experiência com relação à isso.
    Obrigada
    Fernanda :)

    • Jackie Mota 28 de dezembro de 2015 at 15:10 #

      Oi Fernanda, desculpe a demotra pra responde. Fui pesquisar e realmente os vouchers recebi só depois. Por favor me diga se deu tudo certo, pois é bom ter esse feedback.
      espero que a viagem tenha sido maravilhosa!
      bjs,

      • Fernanda 4 de janeiro de 2016 at 17:55 #

        Oi Jackie!!!

        Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiim, a viagem foi super, ultra, mega maravilhosa!!!! Foi o lugar de praia mais lindo que eu já estive na vida … indiscutivelmente!!!
        Sobre os vouchers: sim, deu tudo certo. Eles me enviaram os vouchers 4 dias antes da viagem, então é normal eles enviarem bem em cima da hora, não se preocupem.
        Só quero agradecer à você Jackie, pois devido ao seu blog tive a oportunidade de conhecer esse verdadeiro paraíso e que não vejo a hora de retornar.
        Obrigada 😛

        • Jackie Mota 7 de janeiro de 2016 at 22:28 #

          Ah, que delicia receber esse feedback! Fico muito feliz, viu?
          Não deixe de compartilhar nosso material no FB, twitter, insta etc, pra alcançar mais pessoas e divulgar esse, e outros, paraísos dos quais já falei aqui, tá? beijos!

  10. Viviane 9 de dezembro de 2015 at 17:32 #

    Oi!!! Planejo ir para Los Roques em Lua de mel em agosto de 2016.
    Vi em muitos sites que se deixar para pagar tudo em Bolívares a viagem sai muito mais em conta… eu e meu noivo somos muito aventureiros, gostamos muito de pegar a estrada e ver no que vai dar, e estávamos pensando em ir sem reserva de pousada, para assim tentar pagar a pousada e bolívares e tentar baratear nossos custos. Acha que nesse período conseguimos achar vaga em alguma pousada razoável (única exigência seria ar condicionado) na última hora???

    • Jackie Mota 10 de dezembro de 2015 at 22:00 #

      OI viviane, olha, eu acho que conseguir pousada você consegue, não acho que esteja lotando a ponto de não ter pousada, mas, pessoalmente, eu não faria isso na lua de mel não. O que eu faria seria entrar em contato com as pousadas e propor, desde já, pagar em bolívares. Pq vc não tenta? Acho mais seguro. Mas isso sou eu né, bota aí que sou chatinha com hotéis rs e vc já disse que vcs são mais aventureiros heheh Mas enfim, sobre sua duvida, acho que pousada vc acha sim, so talvez sejam opções ou as mais simples ou entao as mais caríssimas, as no meio termo são as que tendem a esgotar primeiro, né? beijos e depois me conte como foi, ok?

  11. Geysa 26 de novembro de 2015 at 11:59 #

    Gostaria muito de falar com vcs sobre SOL ROQUES por telefone …

    • Jackie Mota 28 de novembro de 2015 at 10:00 #

      Oi Geysa, não fazemos atendimento de leitores por email. Vc pode deixar sua duvida aqui no email.Caso seja uma proposta comercial para o blog, por favor entre em contato pelo comercial@viajesim.com
      Obrigada!

  12. Junior 14 de setembro de 2015 at 14:30 #

    Olá Jackie. Li o seu artigo, bem por um acaso, e foi impossível não estar decidido a ir para Los Roques. A maneira como você descreveu o lugar, as atividades, restaurantes, era tudo que eu venho a tempo procurando. Como a situação na Venezuela agora é bem pior que a quando você foi, decidi ir com uma agência, e a minha pergunta é sobre a agência de viagens que você contratou, você gostou mesmo dos serviços deles? Recomenda? E você conhecia o trabalho deles, ou foi na sorte? Abraços e parabéns pelo blog.

    • Jackie Mota 17 de setembro de 2015 at 23:08 #

      Oi Junior, fico feliz com seu comentário.
      Sim, gostei mesmo dos serviços, por isso indiquei viu? Quando não gosto de algo, eu nem coloco no blog, a menos que seja algo grave, perigoso, pegadinha pra turista, aí eu alerto. Mas enfim, gostei muito e eu tinha ouvido falar deles por outros viajantes na internet apenas. Entrei em contato, conversamos, trocamos emails com detalhes – porque fizemos los e canaima, entao era um roteiro maior. Voltamos muito satisfeitos e deu tudo certo, a segurança pra mim valeu o preço. e a comida da pousada, humo…saudades! rs
      bjs,

  13. ramon 24 de agosto de 2015 at 9:37 #

    ola! gostaria de saber se 5000 boliva da pra ficar 10 dias na isla de margarida tranquilo
    a esse 100 boliva da pra comprar muinta coisa porla

    • Wallace 11 de janeiro de 2016 at 17:05 #

      não dá, jovem…

  14. Danielli 25 de julho de 2015 at 23:32 #

    Oii amei suas dicas, mas então primeira vez que pretendo ir pra Venezuela mas estou com muito medooo… Dizem que lá é muitoooo violento, mas que a beleza do lugar compensa arriscar, será mesmo? Tipo nós que vamos pela primeira vez e não falamos nada da lingua local deles e nem imaginamos como seja por lá, li em algum lugar que é necessário tomar vacina febre amarela 10 dias antes de entrar no país é verdade? Pois se for pra mim já era pois estou grávida e não posso tomar essa vacina! O que vc me aconselha é perigoso ir pra lá gravida??

    • Jackie Mota 31 de julho de 2015 at 17:31 #

      Oi Danielli, realmente Caracas, a capital, é bem violenta (nível brasil, afinal eu acho aqui, no Rio, um dos lugares mais violentos por onde já viajei). Mas na ilha ou na Floresta não, é super calmo e tranquilo. Nós não fomos a Caracas, justamente pela violência e instabilidade política. Mas pra ilhas é muito tranquilo.
      Agora a vacina não é obrigatória não, é só recomendação, pois há casos por lá. A vacina é valida por 10 anos e só tem efeito 10 dias apos você toma-la, por isso você precisa tomar no minimo 10 dias antes de viajar. alem de toma-la, vc precisa emitir um certificado internacional de que esta em dia.
      No seu caso, eu só iria se não estivesse no primeiro ou no ultimo trimestre, se fosse no segundo trimestre eu iria tranquila. Mas nos outros dois períodos não, pois é um lugar mais isolado, até tem atendimento médico, mas não tem grande estrutura e há somente 2 voos diários saindo da ilha. Entao eu, pessoalemente, acho que escolheria um lugar com mais infra. Caso vc queria praia fora do pais, Punta Cana ou Cancun, por exemplo.
      abs,

    • Eduardo 12 de setembro de 2015 at 13:53 #

      Ola
      Primeiramente gostaria de parabenizar a Jackie pelo Blog. O artigo sobre Los Roques contem muitas informações importantes, que foram de grande ajuda em nossa viagem no dia 23 de Agosto 2015.
      Gostaria de adicionar/atualizar algumas informações:
      – sim, Caracas é um lugar onde os próprios venezuelanos consideram muito perigoso
      – por esta razão, acho fundamental o fato de a Venebrasil organizar toda a viagem, reservando voos e principalmente os transfers entre aeroporto e hotel.
      – fizemos o cambio com o rapaz do ônibus que faz o transfer entre o aeroporto e o hotel.
      Espere até chegar ao hotel para falar com ele à esse respeito. Assim, a troca de moedas pode ser feita com mais segurança.
      – atualmente (agosto/2015) o cambio oficial é de 1usd = 12Bs, MAS o pararelo está em 1usd = 700 Bs !! Trocamos 1 usd por 550 Bs.
      – só efetue o cambio se realmente precisar.
      – em Los Roques é muito mais fácil e seguro de fazer a troca de moedas, e o valor pago foi melhor que o de Caracas (1usd = 600Bs)
      – em Dezembro/2015 haverá eleição na Venezuela, então evite ficar em Caracas
      – Los Roques é tranquila e segura.
      – em algumas das ilhas como Crasqui e Francisqui existem restaurantes que servem de opção para quem quiser variar e comer algo diferente das “cavas” oferecidas pelas pousadas.
      Nos restaurantes em que comemos nestas ilhas, foi possivel pedir para efetuar o pagamento da conta na pousada, o que nos livrou de carregar volumes enormes de cedulas de dinheiro. Almoço para 2 pessoas com bebidas = +/- 10.000 Bs.
      Funciona assim: voce almoça e eles vão cobrar de voce na pousada no fim do dia. Combine com o dono do restaurante esta forma de pagamento ANTES do almoço, para evitar problemas.
      – para ver noticias sobre a Venezuela e o valor do cambio diário, acesse: http://noticiasvenezuela.org/
      Boa viagem!

      • Jackie Mota 17 de setembro de 2015 at 23:20 #

        MUITO obrigada pela contribuição, Eduardo! =)
        bjs,

      • Luiz Tufik 30 de setembro de 2015 at 15:55 #

        Eduardo,

        Suas dicas, junto com as fa Jaqhy, vão ajudar muito a viagem que faremos agora dia 06/10. Seremos em 4 pessoas que nunca fomos e temos muitas duvidas.
        Fechamos com a VeneBrasil também.
        Poderiam me tirar algumas duvidas?

        1 – Ouvi dizer que existe um seguro obrigatorio que temos que pagar quando chegamos no aeroporto de Caracas? É verdade? Se sim, quanto é?

        2 – Quanto é a taxa para entrar em Los roques (ficaremos 7 dias)?

        3 – Compramos dolares mas tinham apenas notas de 100 dolares. Vocês acham que devemos trocar esses 100 com o motorista da Van?

        4 – É possível trocar no Hotel?

        Muito obrigado e estamos muito ansiosos.

        • Jackie Mota 2 de outubro de 2015 at 10:41 #

          Oi Luiz, tudo bem?
          Acabei de confirmar com o Consulado Venezuelano e o seguro não é obrigatório não. A lei foi revogada alguns meses depois (em 2014). No entanto, EU não viajaria pra lá sem seguro, viu? (alias, pra lugar nenhum). Mas você pode contratar o seguro que preferir, não tem exigência deles pra valores mínimos nem nada.

          A entrada em Los Roques era de 214 bolivares por pessoa quando fui.

          Troque apenas o necessario para bolívares. Acho mais tranquilo em Los Roques. E lembre-se que esse cambio não é oficial, entao tome cuidado, não faça em publico, essas coisas, ok?
          No hotel em ue ficamos em Los Roques não trocavam nao. Imagino que em caracas nesse momento troque, pois eles precisam de dólares.
          bjs,

        • Jackie Mota 9 de outubro de 2015 at 17:37 #

          Oi Luiz, acabo de saber que a taxa de entrada em Los Roques está em 600 bolívares por pessoa, viu? abs,

  15. Marcos 23 de junho de 2015 at 18:38 #

    Olá Jackie, estamos em uma expedição pela América do Sul de carro, veja nosso site, pretendemos visitar Los Roques, mas vamos resolver quando chegar na Venezuela, em nossa viagem temos barraca sob o carro e fazemos nossas refeições, tudo isso para baixar o custo.
    Vamos deixar o carro no continente, e pretendemos levar uma barraca pequena, as refeições faremos conforme for possível em diversos lugares. O que você nos aconselha em relação a barraca, pois os demais pontos você deixou bem claro.
    Obrigado, Marcos

    • Jackie Mota 9 de julho de 2015 at 17:26 #

      Oi Marcos, que legal essa viagem hein? Sou apaixonada pela America do Sul. Olha, eu não sei te dizer especificamente sobre barraca, infelizmente. Não vi nenhum camping na ilha quando fomos, mas sei que tem sim. Acredito que não possa ficar sem ser em camping porque é uma area de reserva e quando voce entra na ilha e paga a entrada te perguntam onde você vai ficar. Mas não tenho mesmo dados concretos disso. Dá uma pesquisada no Mochileiros, já viu lá? Se puder deixar a resposta aqui depois,a agradeço, assim fica mais completo pro próximo leitor. Quanto a alimentação, na ilha tem pizzaria e mercadinhos, você consegue comer barato por lá. abs!!

  16. lucas 21 de abril de 2015 at 21:53 #

    Olá,

    fiquei com dúvida.
    Estou pensando em ir e fechar pensão completa.
    Nesse caso, o barco da pousada me leva em todas as praias?
    Se não, como faço para chegar nas praias? Já que são ilhas

    abraços

    • Jackie Mota 23 de abril de 2015 at 19:41 #

      Oi Lucas, então pensão completa se refere apenas ao “plano”de alimentação. A pensão completa inclui o café da manhã, o jantar na pousada e o almoço enviado para o dia nas ilhas. Já os passeios não estão nessa de “pensao completa”O que tem são alguns hotéis que vendem o pacote completo: pensão completa + passeios, e outras não vendem os passeios. Nesse caso, vc teria que ir até o porto e negociar com os barqueiros lá. abs!

      • lucas 23 de abril de 2015 at 19:57 #

        Jackie,

        obrigado pela ajuda! Seu blog é sensacional!

        Como retribuição, queria te apresentar um site: http://www.meliuz.com.br
        É um site que tem parceria com as lojas onlines e toda vez que você compra lá, eles dividem a grana que receberam das lojas com você.
        Eles tem um programa de “Indique e Ganhe” bem agressivo e conheço várias blogueiras de youtube que tem usado o sistema deles para ganhar uma graninha
        https://www.meliuz.com.br/indique-e-ganhe

        espero que goste da dica

        abraços

  17. vladimir 6 de abril de 2015 at 12:08 #

    Boa tarde!, gostei demais de suas postagens , explicaçoes ajuda muitooo, mas me diz uma coisa vou me casar em Outubro-2015 e estava sem lugar definido até que vi este site, me diz seria uma boa ideia passar Lua de Mel ? ou teria uma outra opção bacana ? desde já agradeço obrigadoooo

    • Jackie Mota 18 de abril de 2015 at 12:48 #

      OI Vladimir, tudo bem? Eu acho perfeito pra Lua de mel! O clima lá é bom o ano todo, então vale a pena sim.
      abs!

  18. Cris 24 de março de 2015 at 11:26 #

    Olá Jackie, parabéns pela página….informações excelentes, vc me convenceu a ir para Los Roques. Irei em junho.
    Queria apenas saber sua opinião em relação a agência Venebrasil!
    Obrigada,

    Abç.

    • Jackie Mota 25 de março de 2015 at 14:15 #

      Oi Cris, que bom! O lugar é lindo mesmo.
      Olhe, minha experiência foi boa, deu tudo certo, gostei muito das pousadas, não tivemos o menor problema, por isso coloquei o link aqui no blog como indicação (não ganhamos nada deles, ok, não ganhamos antes e nem ganhamos agora).
      abs!

      • Cris 27 de março de 2015 at 15:31 #

        Obrigada Jackie! É que estou a fechar com eles…. Depois conto como foi a viagem.

        Bj.Los roques lá vou eu!!!

  19. Filipe 13 de março de 2015 at 11:57 #

    Bom dia,

    estou indo pra Los Roques dia 29/03 e fico até 05/04, estou morando em Boa Vista-RR e vou trocar por aqui real por bolívar. Gostaria de saber se em Los Roques eu consigo trocar tb caso precise? Não estou pensando em levar dólar.

    • Jackie 13 de março de 2015 at 15:05 #

      Oi Filipe, não sei te informar com certeza. Dólar é muito procurado lá, mas real não sei se tem aceitação, não, viu? Fico te devendo essa info. abs,

  20. Fernanda 10 de março de 2015 at 20:21 #

    Olá Jackie!!!!

    Estou muito interessada em ir para Los Roques agora no final do ano (de 19 de dezembro à 30 de dezembro) e gostaria muito de uma opinião sua. Você acha esse tempo para passar em Los Roques muito e me indicaria algum outro lugar para visitar ou você acha que esse tempo bom para curtir bastante, não valendo a pena se deslocar para conhecer outro lugar? O que acha?
    Obrigada e beijos :)

    • Jackie 11 de março de 2015 at 10:27 #

      Oi Fernanda, olha, pessoalmente eu acho bastante tempo porque eu não gosto tanto assim de praia. Mas eu fiquei 6 dias lá e não fui a todas as praias, claro, porque são muitíssimas. Então se vc gostar bastante de praia, poderia ficar lá por 7 dias, por exemplo, e depois ir pra outro destino. Os mais fáceis de conjugar nessa viagem são ou outra ilha, tipo Isla Margaritas, que é praia também, mas num estilo completamente diferente, com hotéis all inclusive e free shop ou, que foi nossa escolha, com Canaima. Canaima é uma região linda, e é lá que está Salto Angel, a maior cachoeira do mundo (é a que inspirou o filme Up, altas aventuras). É um destino que sai bem barato também e o hotel em que ficamos lá era maravilhoso. Dá uma olhada nos posts aqui: https://www.viajesim.com/categorias/canaima

      • Fernanda 11 de março de 2015 at 18:19 #

        Muito obrigada pela dica Jackie!!! Gosto muito do seu blog e estou sempre antenada nos seus posts do facebook. Você me inspira!!!
        Beijos :)

  21. Nelson Porto 24 de fevereiro de 2015 at 15:50 #

    Olá, me chamo Nelson Porto, e com meu trabalho Animafoto fiz um vídeo em timelapse de Los Roques:
    http://nelsonporto.com/2013/02/26/los-roques/ fique à vontade para divulgar em sua reportagem

  22. Juliana 22 de fevereiro de 2015 at 10:40 #

    Oi Jackie!
    Amei suas dicas e fotos então, nem se fala!
    Estou fechando de ir para Loo Roques na minha Lua de Mel, dia 30/05/2015.
    Fiz um orçamento com a Venebrasil, e achei justo. Vi que você super elogiou o serviço deles.
    A minha pergunta é a seguinte: é confiável?
    Pq o Ricardo Blinder (diretor geral), como ele assina nos email, me disse q se eu pagar a vista numa conta pessoal dele os impostos são retirados. Caso opte por dividir teria juros e pagamento de seguro. Fiquei sem saber. Isso aconteceu com vocês? Pode me ajudar?
    Obrigada!
    Bjs,
    Ju

    • Jackie 23 de fevereiro de 2015 at 12:27 #

      Oi Juliana, eu viajei com eles e deu tudo certinho, por isso relatei no blog e coloquei link para eles, porque nossa experiência foi boa. Pagamos por transferência bancária mesmo, em reais. beijo e boa viagem!

  23. Sandra Ap. Chinellato Jorge 1 de fevereiro de 2015 at 21:19 #

    Boa noite !
    Tenho que adequar minhas férias do trabalho,portanto devo escolher entre julho ou janeiro e estou muito em dúvida.O que vc me aconselha?

    Em Los Roques existe infra estrutura hospitalar ? qual procedimento em caso de emergência? vc saberia me informar?

    Me interessei por essa pousada Corsária,porém, meu filho de 19 anos vai comigo, será necessário alugar dois quarto ou eles possuem quartos para tres pessoas.

    Agradeço
    Abraços
    Sandra
    Sandra

    • Jackie 8 de fevereiro de 2015 at 18:00 #

      Oi Sandra, até onde sei o tempo é bom o ano todo. Tem uma diferença de vento, e aí uma época tem mosquitos, e outra não. Mas acredito que julho deva ser mais barato, porque janeiro todo mundo viaja, entao deve ter mais procura, né? Nós fomos em fevereiro.
      Ha um posto médico na ilha. Não sei te informar quanto oa quarto, vc pode ver direto com a VeneBrasil. Mas acredito que deva ter quartos triplos sim, pois tinha família com filhos lá. grande abraço e boa viagem!

  24. Renata Consuli Tischer 31 de janeiro de 2015 at 15:55 #

    Olá Jackie!

    Ainda estava buscando um destino p viagem desse ano, mas depois da sua matéria me decidi, Los Roques!

    Só fiquei em dúvida quanto a pensão completa das pousadas, se elas incluem bebida alcoólica, principalmente cerveja.

    Obrigada.

    • Jackie 1 de fevereiro de 2015 at 9:00 #

      Oi Renata, que bom que o post ajudou em sua decisão.
      Não incluem não, mas são bem baratas por lá. Mesmo dentro das pousadas vinho e cerveja eh barato em relação ao brasil.
      a gente sempre pedia por fora.
      bjs!

  25. wagner 31 de janeiro de 2015 at 9:08 #

    Ótimas dicas, pretendo ir para Los Roques com minha esposa e meu filho de 9 anos.Será que consigo fazer essa viagem para ficar 8 dias e gostaria de saber se consigo com 5 mil dólares no bolso, incluindo tudo, e gostaria que me indicasse uma agência segura com bons preços. Obrigado pela atenção, Wagner.

    • Jackie 8 de fevereiro de 2015 at 17:57 #

      Oi Wagner, os preços na Venezuela mudam muito, porque a situação econômica do pais é instável. Faça um orçamento com a Venebrasil para saber preços atualizados. Foi a agencia com quem fui e deu tudo certo. grande abraço!

      • wagner 9 de fevereiro de 2015 at 7:50 #

        Obrigado pela atenção,abraço.

  26. Danielle 27 de janeiro de 2015 at 15:48 #

    Olá Jackie!
    Boa Tarde!
    Estou planejando minha viagem de carnaval para Los Roques, já tenho passagens compradas para Caracas. Chego dia 14/02/2015 ás 17h em Caracas e volto no dia 21/02/2015 ás 19h.
    Porém ainda não sei como faço para ir de Caracas para Los Roques.
    Não tem nenhum site de cia áerea?! Como faço com esse transferi?!
    Porque estou achando muito arriscado para chegar na hora e comprar, tenho medo de não ter.
    O que você me aconselha?!
    Desde já, muitíssimo obrigada!

    • Jackie 28 de janeiro de 2015 at 18:01 #

      Oi Danielle, realmente as cias de lá não vendem por sites. O que te sugiro é comprar através da pousada que vc vai ficar em Los Roques, elas normalmente fazem essa venda. bjs,

  27. Kétila Rodrigues 22 de janeiro de 2015 at 10:43 #

    Esqueci de perguntar rs
    Vc tomou algum tipo de vacina para ir p Los roques??
    Obrigada.

    • Jackie 22 de janeiro de 2015 at 14:16 #

      Eu já tinha tomado a de febre amarela há uns anos, Recomendo tomar também, pois ela é valida por 10 anos.
      abs,

  28. Kétila Rodrigues 22 de janeiro de 2015 at 10:36 #

    Olá Jackie..amei as suas dicas,obrigada por compartilhar..
    Eu e meu marido estamos indo agora em janeiro..2015
    vc conhece a pousada Guaripete? vamos passar a noite em Caracas(dentro do hotel rs).E no outro dia q vamos seguir..

    E claro,fiquei apavorada com a sua fobia,pois tenho pavor a lagartixa kkk tomara q n encontre nenhum lagarto por lá rs.

    Na Ilha é tudo bem tranquilo ou têm uns espertinhos (assim como no Brasil),querendo passar a perna na gente?

    Obrigada Kétila

    • Jackie 22 de janeiro de 2015 at 14:15 #

      OI Kétila, conheço só de ouvir falar mesmo não lembro de tê-la visto na ilha.
      Guaripete é como chamam os lagartos lá na ilha rs
      Achei bem tranquilo na ilhas sim, ficava bem relaxada =)
      beijo,

  29. Aline 16 de janeiro de 2015 at 10:14 #

    Olá Jackie!
    Eu e meu marido vamos pra Los Roques no carnaval. Estamos muito apreensivos quanto ao deslocamento dentro de Caracas, já que teremos que pernoitar na ida e embarcar em Higuerote e na volta atravessar de Higuerote para Maiquetía. Ficaremos na Pousada Guaripete e fechei com eles o vôo Caracas-Los Roques-Caracas e o transfer da ida e da volta. Será que de transfer é tranquilo fazer todo esse deslocamento?

    Outra dúvida: existe aluguel de gopro em Los Roques?

    Muito obrigada!
    Bjs

    • Jackie 20 de janeiro de 2015 at 7:26 #

      OI Aline, na minha opinião com o transfer agendado é tranquilo sim. Quando eu fui não tinha aluguel de Gopro não, mas ainda nem estava tão na moda assim na época. Agora vai ver até já tem. Mas enfim, quando fui, não tinha.
      bjs!

  30. Danilo 10 de janeiro de 2015 at 18:47 #

    Oi Jackie.

    Gostei muito das dicas e estou muito afim de ir com minha namorada pra LR.

    Fiz uma cotação com a venebrasil para passar 6 dias e achei o valor até razoável, o que me assustou foi a passagem aérea para lá. Achei bem caro de SP pra Caracas.

    Sabe me dizer qual melhor época pra achar as passagens mais baratas?

    Outra dúvida é quanto levar de dinheiro para gastar lá?

    Bjos

    • Jackie 13 de janeiro de 2015 at 13:58 #

      Oi Danielo, realmente a passagem pra Caracas é bem cara. As cias aéreas estão bem cautelosas em voar pra lá, porque o pais atravessa uma crise e a política é bem instável. Bom, nós fomos com milhas. Consegui resgatar com a Gol e com a Tam, então o que te aconselharia é ficar de olho em promoções de milhas. E monitore os preços com sites como Melhores Destinos.
      A quantidade de dinheiro é bem pessoal. Mas em los roques não tem muito com o que gastar. se vc reservar um hotel com pensão completa, no máximo vai dar uma volta e bebe um drink ou comprar alguma lembrancinha, entao é pouca coisa mesmo.
      Coloquei alguns preços das coisas no post pra ajudar a dar uma idéia.
      abs!

      • Gustavo 15 de janeiro de 2015 at 11:54 #

        Olá Jackie,

        Muito bom o relato, gostei muito, eu sou louco para conhecer Los Roques, porém essa instabilidade assusta um pouco, deixa eu fazer uma pergunta, eu vi que você foi por milhas, e essa também seria a minha opção, porém me assustou a taxa de embargue, está saindo a 750 por pessoa pela Gol, é isso mesmo? Eu achei que tivesse com erro. Assustou essa taxa… rsss

        • Jackie 20 de janeiro de 2015 at 7:35 #

          OI Gustavo, pior que as taxas lá são caras mesmo. Mas quando eu fui paguei R$ 666 só de taxas, só que pros dois. Eu já achei caro (porque, por exemplo, paguei menos de R$ 200 pros dois para uma viagem Rio-Paris-Istambul), mas 750 por pessoa então é caríssimo. Mas faz sentido, porque a situação lá está instável, as cias aéreas não querem voar pa lá e na nossa volta mesmo tivemos que pagar uma diferença da taxa que tinha subido nesse meio tempo entre a compra e a viagem. abs!

  31. Mariana 16 de dezembro de 2014 at 10:46 #

    Oi Jackie! Adorei seu blog! Está me ajudando muito! Mas estou com uma dúvida muito grande. Se eu fecho o pacote com a VeneBrasil ou direto com a Acquamarina. A diferença é de mais ou menos R$600,00. Com a VeneBrasil a pousada em Los Roques é melhor (Galeria La Corsaria) do que a Acquamarina, mas o hotel em Caracas fechando com a Acquamarina (Hotel Tamanaco) é melhor do que a VeneBrasil oferece (Hotel Playa Grande). Fechando com a VeneBrasil tenho mais tranquilidade e garantia de que não teremos problemas na viagem. Mas além de pagar mais caro, o pagamento é a vista. Ja na Acquamarina se paga 50% agora e o restante lá, podendo diminuir o custo um pouco mais, já que conseguimos cambiar bem o dolar. Correto? O que você me aconselha? Vale a pena pagar mais caro por uma pousada melhor em Los Roques e pela tranquilidade, de não ter estresse cobrando a pousada das reservas e da garantida de que está tudo certo , mesmo que com a agencia o pagamento é a vista?

    • Jackie 16 de dezembro de 2014 at 12:51 #

      Oi MAriana, olha isso é muito pessoal. Só vc mesmo pode decidir o “que vale a pena” pagar ou economizar, entende? Até mesmo a gente muda de opinião quanto a isso dependendo do momento da viagem, ne? Eu acho que pra Venezuela, agora, o imprescindível é ir com tudo reservado, com algum numero que vc possa acessar alguém caso acontece algo e tal. Não recomendo ir “por conta” totalmente neste momento. Mas de resto é pessoal mesmo. Boa sorte! abs,

  32. Jarline Mesquita 15 de dezembro de 2014 at 9:23 #

    Quais.sao as.formas de pagamento aceitas em L.R?

    • Jackie 16 de dezembro de 2014 at 12:48 #

      Aceitam moeda local e também dólares.
      abs,

    • Jackie 16 de dezembro de 2014 at 12:48 #

      Aceitam moeda local e também dólares.
      Alguns hotéis podem ser pagos tb por paypal.
      abs,

  33. Juliana 28 de novembro de 2014 at 9:52 #

    Bom dia, eu e meu marido temos interesse em conhecer a Venezuela, mais precisamente Los Roques ou Margarita. Mas tem sido muito difícil planejar a viagem por pouca informação na internet, e quando acho alguma as pessoas não respondem os e-mails. Estou vendo um voo para Caracas no dia 30/01/2015 e voltando dia 06/02/2015. Posso confiar mesmo na Venebrasil? Chego em Caracas 00:37 do dia 31 e meu voo de volta é dia 06/02 as 17:38. Queria saber qual serviços eles oferecem e se teria alguém nos esperando no aeroporto de Caracas, qual taxas que temos que pagar etc… para Los Roques me interessei pela pousada La Corsária e Isla de Margarita o Hesperia, mas esse estava dando um valor absurdo para ficar as 6 noites, mas não sei se fiz a conversão correta (rs). Enfim, busco informações sobre esses lugares e por falta delas estamos quase desistindo de ir a Venezuela. Mandei e-mail para Venebrasil e espero que me respondam. Suas fotos são lindas, queria tanto ir, mas está complicado. Bjs

    • Jackie 16 de dezembro de 2014 at 12:59 #

      Oi Juliana, minha experiencia com a VeneBraisl foi ótima, por isso a relatei no blog. Espero que dê certo pa vc tb. É um destino lindo. boa sorte!
      abs,

    • Jackie 16 de dezembro de 2014 at 13:00 #

      Oi Juliana, minha experiencia com a VeneBrasil foi ótima, por isso a relatei no blog. Espero que dê certo pa vc tb. É um destino lindo. boa sorte!
      abs,

  34. Daniela 22 de novembro de 2014 at 18:47 #

    Jackie olá
    Estive lendo suas dicas.
    Estamos programando nossas férias para entre os periodos de 16/02/15 a 18/03/15.
    Pretendendo ficar por volta de uns 7 dias.
    Vamos com as crianças ( 7 e 10 anos).
    Só estou na duvida em comprar nossos voos de Caracas a Los Roques por lá mesmo.
    Estou quase correndo o risco em comprar la na hora, o q esta pesando mais na decisão são as crianças terem que ficar esperando.
    Já viajamos para duas outras ilhas no Caribe com eles, mas comprei tudo por aqui.
    Mas tb sei q comprando pelas agencias sai tudo mais caro e ja estamos acostumados a fazer por conta mesmo.
    E quanto ao hotel por estarmos com as crianças tb seria mais viavel pegar pensão completa?
    Obrigada Jackie.

    • Jackie 22 de novembro de 2014 at 19:57 #

      Oi Daniela, realmente só vc pode avaliar se vale a pena deixar pra comprar na hora. Depende mt de quantos dias vc tem, se não e importará de de repente ficar 1 ou 2 dias em Caracas, isso é muito pessoal. Sempre fica mais caro mesmo comprando por aqui, com certeza, mas aí depende de como tá seu tempo, como seus filhos se comportam durante viagens etc.
      Quanto ao hotel vale demais a pensão completa, viu? A comida é deliciosa e o serviço ótimo, vale o conforto.
      abs e boa viagem =)

  35. Priscilla 10 de novembro de 2014 at 16:03 #

    Olá, adorei o seu post.
    Estou pensando em fazer a minha lua de mel em LR. Vc recomenda ? Queria um lugar paradisíaco, mas sem muita badalação. 5 dias acho que ta bom ne? Queria dividir a lua de mel e conhecer outro lugar também. Será que Caracas é um bom plano ?

    • Jackie 10 de novembro de 2014 at 22:57 #

      Oi Priscila, recomendo sim LR para lua de mel. As ilhas são lindíssimas, o serviço é bom e não tem muita coisa pra fazer além de curtir as ilhas e os bons jantares nas pousadas. Acho 5 dias um bom período sim. Só não indicaria Caracas. A cidade sofre com insegurança para turistas há um bom tempo e desde o início desse ano sofre também com escassez etc. Eu indicaria ir a Canaima, vc conhece? Tem post aqui sobre o lugar, é na Venezuela também, o cenário é lindo, com os tepuys (o mais famoso é o Monte Roraima) e lá fica a maior queda d’água do mundo, Salto Ángel. Veja esses posts:
      https://www.viajesim.com/categorias/mundo/america-do-sul/venezuela/canaima

      abs,

      • Priscilla 14 de novembro de 2014 at 15:52 #

        Lindíssimo Canaima também. Esse lugar eu nunca tinha ouvido falar. Como vc fez para cehgar até la ? Voltou para Caracas e foi pra la ? Beijos

        • Jackie 14 de novembro de 2014 at 15:53 #

          Sim, voltamos pra Caracas, de lá pega-se um vôo até puerto ordaz e de lá outro até o parque.
          bjs,

          • Priscilla 16 de novembro de 2014 at 18:37 #

            Legal ! Obrigada pelas dicas

  36. Marcelo Fontoura 20 de outubro de 2014 at 13:52 #

    OI.. Boa tarde!!!!!
    Muito útil os seus comentários, estamos pensando em ir em Janeiro/15 a Los roques, e acho q vamos fechar c/ a VENEBRASIL (pela questão de segurança, pois é nossa primeira viajem internacional), mas estamos em dúvida qual melhor site comprar a passagens de Brasil/Caracas.

    • Jackie 20 de outubro de 2014 at 14:02 #

      OI Marcelo, que bacana. Já vai começar por um lugar maravilhoso!
      Olhe, eu não tenho muito preferência de cias aéreas, já que é um voo relativamente curto. Nós fomos de Gol, porque utilizamos milhas para pegar as passagens. As cias que vão do Rio para lá são Copa, Avianca, Gol e Lan e Tam, até onde eu sei. O que eu te sugeriria é pesquisar mesmo por sites de venda de passagens, como Zupper, Submarino Viagens etc e ver o que tem melhor preço e melhor horário para você.
      Abs!

      • Marcelo Fontoura 20 de outubro de 2014 at 14:17 #

        Obrigado pela atenção!!!! m

    • italo 8 de novembro de 2014 at 2:01 #

      Estou planejando conhecer los Roques. Busco companhia!

  37. Carlos 9 de outubro de 2014 at 16:53 #

    Olá Jackie, muito interessante seu blog. Estou viajando com minha esposa agora no final de dezembro para Los Roques. Compramos a passagem internacional por conta e contratamos a empresa de Fábio Blinder para estada e passagem local. Gostaria de saber um pouco mais sobre o mercado de câmbio negro. Vocês acharam melhor fazer a troca do “grosso” no próprio arquipélago de Los Roques? Lá eles possuem estrutura para esse câmbio? É muito perigoso fazer isso no aeroporto? Obrigado pela atenção.

    • Jackie 10 de outubro de 2014 at 9:25 #

      OI Carlos, nós trocamos um pouco só no aeroporto e o resto na ilha. No aeroporto achei arriscado demais – lembre-se de que é ilegal, portanto precisa ser escondido e no aeroporto há mt fiscalização.
      Na ilha foi super tranquilo. A gente trocou na farmácia, mas já teve leitor deixando comentário aqui que conseguiu cotação melhor em outros bares e pousadas. Ou seja, chegando lá é só perguntar mesmo nos estabelecimentos quanto está a cotação e fazer onde estiver melhor, pois isso varia muito dia a dia.
      abraço,
      Jackeline

      • Carlos 11 de outubro de 2014 at 20:00 #

        Obrigado pela dica.

  38. Leonardo 29 de setembro de 2014 at 12:33 #

    Boa tarde,
    estou querendo programar minha lua de mel para outubro/2015. Tive recomendações do lugar…porem gostaria de saber se é tranquilo comprar a passagem e fechar o transfer e hospedagem com a agencia?

    Eu tive resposta de algumas agencias que não trabalham com aéreo (Só o trecho caracas-los roques)

    Gostaria de uma ajuda para que eu possa programar a esta tao sonhada viagem.

    Muito obrigado, e Parabéns pelo post sobre los roques. Tem muita dica boa!

    • Jackie 30 de setembro de 2014 at 12:20 #

      Oi Leonardo, tudo bem? Sim, nós emitimos nossa passagem Rio-Caracas por nossa conta, com milhas, pela Gol. E dos fechamos o pacote para Los Roques e Canaima com uma agencia, incluindo os voos ate caracas. Foi só passar os horários de chegada pra eles e deu tudo certo.
      Acho que vc vai amar Los Roques como destino e lua de mel. é lindo!
      bjs,

    • Thiago Santos Vieira 1 de outubro de 2014 at 9:44 #

      Bom dia Leonardo, vou passar minha Lua de Mel neste paraiso em novembro deste ano, e optei por uma solução mais segura, ou seja fechar tudo em uma agência de viagens, e a CVC me ofereceu isto, depois de muito insistir em vários números, pois alguns dos atendentes nem sabem o que é Los Roques, mas existe um grupo dentro da CVC que são especialistas em Caribe, e eu fechei com eles tudo, inclusive o aéreo Los roques – Caracas – LOs roques – Caracas. Cara como é meio arriscado e Lua de Mel deve ser única eu acho que não deveria arriscar, ficar sem voo e ter que pernoitar e sofrer em Caracas que é horrível em todos os sentidos.

      • Jackie 1 de outubro de 2014 at 9:48 #

        Oi Thiago, tudo bem? Só uma dúvida: a CVC voa com que Cia pra Los Roques?
        Pq o problema lá não é das agencias, mas das cias aéreas. A menos que a CVC tenha um voo charter próprio pra Los Roques está da mesma forma sujeita a não ter voo, como as outras agencias ou quem vai por conta.
        A diferença entre ir com agencia, seja ela cvc ou qq outra, ou completamente por conta é mesmo o apoio que vc vai ter em Caracas (na verdade, em Maiquetia, porque é onde fica o aeroporto). Então eu também indico, no caso da Venezuela, que se use uma agencia – é o que está escrito no post, aliás, que nesse caso, indico ir com um suporte – justamente para ter alguém em Caracs que providencie hotel etc caso o voo seja cancelado. Mas isso não significa que o voo estará sem o risco de ser cancelado, já que isso é com a cia áerea (e o governo). Verifique isso com a CVC, se eles estão te garantindo um voo certo, charter, ou o suporte lá na cidadã,e pra não criar falsas expectativas, ok?
        Fora isso, Los Roques é perfeito pra lua de mel. vcs avo adorar.
        Publiquei nesse semana conteúdo sobre Canaima, também na venezuela. Veja se não te interessa pra estender a viagem =)
        abs,

        • Thiago Santos Vieira 1 de outubro de 2014 at 9:55 #

          Jackie Bom dia, Obrigado e parabéns pelas dicas e pelo site maravilhoso, estou usando muito rs. Com certeza vou verificar a sua dica a Canaima

  39. haydee 27 de setembro de 2014 at 14:31 #

    Oi Jackie! Fiquei interessada sobre essa farmácia q vc mencionou… Além desses produtos para pele vende tb makes? Obragada!

    • Jackie 27 de setembro de 2014 at 14:38 #

      Oi Haydee, não tinha nada de make que eu me recordo não. Mas cremes tinha mt e ainda me arrependo de não ter trazido rs
      abs,

  40. Thiago 2 de setembro de 2014 at 15:36 #

    Hello Jackie!

    Parabéns pelas dicas e pelo Blog maravilhoso, estava procurando informações sobre Los Roques e estava meio preocupado, mas realmente o seu blog me passou mais segurança e certeza de que vou fazer a viagem certa, em minha lua de mel em novembro de 2014.

    Gostaria de saber duas coisinhas:
    1- Com relação a dinheiro, consigo trocar até mesmo em uma farmácia no cambio negro com taxa de cambio de até 80 Bolivares o dolar em Los Roques
    2- Você utilizou o caixa eletrônico do banco local ou sabe que bandeiras aceitam, acho que o banco de los roques é o banesco, segundo minhas pesquisas a la google kkkk
    3- Minha noiva tem muito medo de ser esquecida na ilha, voce acha isso possível ou o capital fica com o barco ancorado nos passeios.

    Muito Obrigado Jackie e mais uma vez meus parabéns.

    • Jackie 2 de setembro de 2014 at 15:49 #

      Oi Thiago, com certeza vc escolheu um ótimo destino de lua de mel =)
      E obrigada pelos comentários, quando os leitores deixam dúvidas é ótimo pro blog, pois podemos colocar mais infos e saber o que está faltando.
      Bom, vamos lá:
      1. sim, vc consegue trocar na farmácia, em pousadas, restaurantes, bares, tudo no cambio negro, ou seja, no cambio mais vantajoso. Só não posso te garantir a cotação, pois isso muda diretamente. Depois que voltei a cotação já piorou pro nosso lado e agora melhorou de novo. O negocio é ir acompanhando pra ter uma ideia, mas na situação econômica do pais, será sempre mt boa pros brasileiros.
      2. eu nao usei caixa eletrônico la na ilha, não posso te ajudar com isso. Levamos solares e trocamos mesmo. Por isso coloquei os preços aqui pra ajudar a calcular qt levar.
      3. Nao esquecem nao, fique tranquilas. As pousadas lá são bem pequenas, 4, 5, no máximo 10 quartos, e o jantar é sempre reservado mais cedo e feito sob medida, entao eles perceberiam se alguém não voltasse pra pousada rs Mas os barcos normalmente não ficam o dia todo esperando não, apenas qd o passeio é mais longe. Eles falam a hora e eles mesmos buscam, pegam as cadeiras deles e guarda-sol, por isso eles sabem direitinho qts deixaram na ilha. Além disso, na maioria das ilhas não tem arvores altas, entao nem daria pra se ësconder”do barqueiro rs e onde tem restaurante, por exemplo, seria fácil os donos avisarem a pousada que alguém ficou pra trás. ela pode ficar tranquila.
      um abraço,

    • Tallyta Vieira 12 de setembro de 2014 at 17:47 #

      Oi Thiago, hoje (12/09) um amigo encontrou o câmbio 1 por 80. Do lado do OscarShop.

  41. Juliana 28 de agosto de 2014 at 14:29 #

    Olá! Parabéns pelo blog!
    Dicas super valiosas e super bem detalhadas!
    Estava adiando a ida a Los Roques há tempos só por causa da “confusão” que parece ser pra chegar lá. rs..
    Mas agora vamos mesmo… em abril do ano que vem! Estamos ansiosos e seu post ajudou muitíssimo.
    Obrigada e beijos!

  42. Debora 28 de agosto de 2014 at 12:26 #

    site já está no favoritos, não li tudo mas vai ajudar muitooo! meus parabéns e felicidades 😉

    • Jackie 28 de agosto de 2014 at 12:28 #

      Que bacana, Débora. Espeor que ajude sim e qq dúvida é só deixar aqui nos comentários.
      abs e boa viagem!

  43. Gabriel 8 de agosto de 2014 at 11:44 #

    Olá, gostaria de saber se em Los Rosques, é possível usar Moeda local ?
    comprando Dolar e depois trocando em moeda local da Venezuela ?

    • Jackie 8 de agosto de 2014 at 16:37 #

      Oi Gabriel, sim, leia o item “cambio negro”, em que indico que se leve dolares e troque um pouco no aeroporto e a grande parte na ilha mesmo, por ser mais seguro.
      abs,

  44. Mariana 14 de julho de 2014 at 22:26 #

    Oi, tudo bem?!

    Tentei achar nos comentários abaixo, mas não vi.

    Você tem o contato da pousada corsária?

    Obrigada e adorei seu blog?

    Bjs

    • Jackie 14 de julho de 2014 at 22:33 #

      Oi Mariana, a Corsária é da operadora Venebrasil: http://www.venebrasil.com.br/
      No site vc fala com eles e pode fechar pacote incluindo passagens de Caracas pra Los Roques ou apenas a pousada.
      abs,

  45. Aryane 8 de julho de 2014 at 0:16 #

    Boa noite!
    Tenho intenções de ir a los roques ano que vem, mas já estou pesquisando tudo possível.
    O que sempre me deixa preocupada em relações minhas viagens é o caso do dinheiro. Como levar…
    Que dica você poderia me dar em relação a isso e los roques?
    Como posso trocar meu dinheiro como você trocou e saber que esta tudo certo, que nao estou sendo enganada? Pq nao conheço a moeda deles, etc..
    Seu site é muito completo, as dicas ajudam muito!!!

    • Jackie 8 de julho de 2014 at 13:24 #

      Oi Aryane, para Los Roques o ideal é levar dolares. Troque reais por dolares aqui no brasil, em casas de cambio ou bancos (banco do brasil, itau).
      Em Los Roques vc pode trocar os dolares pela moeda local na ilha mesmo, em pousadas, lojas, farmácia, vários locais trocam.
      para saber se a cotacao esta boa é só perguntar =) pergunte em vários locais e compare, e pergunte antes por email à pousada, por exemplo, para vc ter uma ideia. Outra dica eu dei no post: acompanhe no twitter esse perfil aqui @chavezparalelo. Ele informa a cotação todo dia, e aí vc tem um ideia de como anda a moeda.
      Não deixe de enviar uma foto sua em los roques pra gente quando voltar =)
      abs,

  46. Alline 24 de abril de 2014 at 15:18 #

    Oi Jackie,

    Gostei muito do seu post. Me ajudou muito em várias decisões :) No início de maio vou para um congresso na Venezuela e decidi prolongar minha viagem para conhecer Los Roques. Vamos eu e meu namorado, e teremos tempo de ficar apenas dos dias 9 ao 12 em Los Roques, o que vai coincidir com um final de semana. Ainda não conseguimos reservar passagens para lá. Já enviei emails para Aerotuy para saber se isso é possível daqui do Brasil, mas não responderam. Também temos a opção de pedir para um amigo que vive em Caracas reservar pra gente, mas não queríamos incomodá-lo (já que precisaria pagar do bolso e só depois levaríamos o dinheiro). É possível fazer essa reserva daqui do Brasil? Se sim, como? E você acha que o preço seria muito diferente se reservamos daqui ou se nosso amigo faz a reserva de lá?

    Em relação às pousadas, também não definimos nada ainda. Pensamos em ficar em algo simples, porque não estamos com muito dinheiro. O que nos recomenda?

    Beijos!

    • Jackie 26 de abril de 2014 at 12:35 #

      Oi Alline, a Aerotuy não responde emails mesmo.
      Para comprar as passagens vc vai precisar contactar ou uma agência (como eu fiz com a Venebrasil), ou um agente lá (no gripo do FB o pessoal indica o José) ou pedir alguém para comprar lá pessoalmente pra vc. Por agência sai bem mais caro, então se teu amigo puder comprar, com certeza vale mt a pena, pois você pagará em bolívares para ele.

      Quanto às pousadas, todas são simples, nenhuma é luxuosa, não existe piscina, nada assim. o que difere são as instalações dos quartos e as refeições. Se vc deixar pra fechar lá na ilha na hora conseguindo pagar em bolívares vai sair mt mais barato, mas como vc vai só por dois dias, eu ficaria insegura de não conseguir fechar (entendendo que as pousadas prefeririam hóspedes pra períodos mais longos). Eu fiquei em duas, como vc vê no post, e mais barato eu ouvi falar de uma “casa y Sol”, mas não conheço. Gostei demais da Corsária e ficaria lá, com todas as refeições saiu a menos de US$ 100 por pessoa por dia.
      qq dúvida é só falar!
      bjs,

  47. Rita 22 de abril de 2014 at 17:07 #

    adorei o seu post! Será que eu acho sapatilha de neoprene em Los roques??? Obrigada!

    • Jackie 24 de abril de 2014 at 11:30 #

      Não vi por lá não, Rita, senão teria comprado.
      abs,

    • Lily Pestana 24 de abril de 2014 at 12:27 #

      Oiii!! Vi em pelo menos 3 lojas as sapatilhas de neoprene. Comprei por uns 650 bolivares. Valeu muito a pena e usei bastante. Em Los Roques, td depende dos carregamentos de produtos que chegam 1x por semana. Eu posso ter dado sorte 😉
      Bjos,
      Lili (www.blogapaixonadosporviagens.com.br)

      • Jackie 24 de abril de 2014 at 13:05 #

        Poxa, deu mesmo! Pisei em vários espinhos rs
        bjs,

  48. Afrânio 22 de abril de 2014 at 14:51 #

    Jackie.

    Parabéns pelo relato!!! Estou indo para Los Roques dia 8 de maio. É necessária a carteira internacional de vacinação com a vacina da febre amarela?
    Quando você disse que fez câmbio em Los Roques, foi na própria pousada ou em outro lugar?

    • Jackie 24 de abril de 2014 at 11:31 #

      Sim, é necessário ter a vacina de febre amarela (e para provar é o comprovante internacional que vc precisa). Pode até ser que não peçam, como no meu caso não pediram, mas é obrigatório.
      Eu fiz câmbio na farmácia da ilha.
      abs,

      • Afrânio 25 de abril de 2014 at 12:02 #

        Muito obrigado pela resposta, Jackie!!!

  49. Magna 10 de abril de 2014 at 22:29 #

    Oi Jackie! obrigada por disponibilizar tantas dicas preciosas da sua viagem a Los Roques. Vi que você se hospedou nas Posadas Galeria Corsária (tudo incluído) e Piano y Papaya (só café da manhã). Eu vou no início de maio e pensei em fazer a mesma coisa, para ter liberdade de almoçar e jantar fora algumas vezes. A diária em maio na Corsária está a US$ 85,50 pax, já na La Cigala está a US$ 130 pax. O que você acha, a La Cigala é muito superior à Corsária? vale a pena essa diferença toda? (afinal são US$ 89 a mais por casal/dia…rs)

    • Jackie 11 de abril de 2014 at 17:37 #

      Oi Magna, tudo bem? Olha, sinceramente eu não acho que valha a pena não. Primeiro porque eu classificaria a comida da Corsária como Top e, depois, porque não vi nenhuma instalação com padrão tão mais superior que justificasse um preço tão mais alto, sabe? Mas isso tb é muito pessoal, né? Estou falando do meu julgamento.
      Tem algumas pousadas que são muito mais simples, e mais baratas que a Corsaria. Mas aí eram num nível de conforto abaixo do que eu gosto de ter durante minhas viagens. Quartos mais simples, às vezes sem ar-condicionado, e principalmente almoço e jantar mais simples. Já da Corsária pra algumas outras eu não achei que valia a pena pagar mais. A outra pousada que, por fotos, eu achei que os quartos eram mais bacanas foi a Vila Caracol. Mas quando estava lá vi que ficava na rua do Arrecifes e outros bares e que, com certeza, eu não teria dormido à noite com o barulho deles. A diária deles era US$ 300 e só não reservei porque não tinha vaga mesmo. Então, super agradeci não ter dado certo rs
      Eu realmente acho que o custo/benefício da Corsária é imcomparável.
      Achei melhor que da Piano y Papai, porque como disse no post, apesar de ser legal comer fora pra poder conhecer mais a ilha, vc tem que reservar cedo, senão só terá opções bem simples e, sinceramente, eu queria ficar lá sem me preocupar com nada, sabe? Mas, pra poder variar o jantar, e lembrando de reservar cedo, achei ótimo tb. Não pagaria tão a mais pra ficar em outro lugar não.
      beijos,

      • Magna 14 de abril de 2014 at 20:31 #

        Super! muito obrigada! Beijos e muitas viagens bacanas.

  50. Gabriella 23 de março de 2014 at 17:34 #

    Oi Jack!!! Parabéns pelo Post…
    Vi q vc fala q sugeri p casal e família. Estou pretendendo ir em maio com uma amiga, tem balada a noite lá ? P gente q é solteira vc indicaria?

    • Jackie 23 de março de 2014 at 17:39 #

      Oi Gabriela, que bom que gostou do post.
      Balaaaada assim não tem rs Mas tem uns barzinhos. Eu indico porque o lugar é lindo demais! E você conhece sim muita gente e interage, tanto nas pousadas quanto nos passeios, porque nos barcos vão até 12 pessoas. Então no quesito “paquera” (sou velha, meu deus, ainda se fala paquera? hahaha) rola sim. Tem gente do mundo todo, muitos europeus e sulamericanos, então é um lugar onde vc vai conseguir sim conhecer gente. Mas boate eu não vi. Um cara que estava conosco num dia disse que tinha, mas não nos animamos, porque realmente ficávamos cansados pós-praia. Os barzinhos não eram agirados e nem estavam cheios, sabe, mas tem. Eu apostaria minhas fichas mais nos passeios e praias rs
      bjs,

  51. Luciana 23 de março de 2014 at 13:30 #

    Olá, vocês podem pedir para que me aceitem no grupo dicas los roques, vamos agora dia 10/04 e voltamos dia 23/04, estamos com problemas no voo de volta los roques- maiquetia …
    Beijo

    • Jackie 23 de março de 2014 at 14:49 #

      Oi Luciana, já pedi pra aceitarem outra pessoa lá, mas não adiantou nada. Não sei porque não aceitam =(

      • Luciana 23 de março de 2014 at 18:49 #

        Obrigada o retorno e as dicas, Jackie!

      • Lily Pestana 24 de março de 2014 at 13:56 #

        Oi Jackie!!

        Eu fui aceita hoje!

        Estou lá no grupo dando as informações que tenho conseguido.

        Mais uma vez, obrigada pelo carinho e atenção!

        Bjos

    • Jackie 23 de março de 2014 at 14:50 #

      Aproveitando, essa página do FB parece ter notícias frescas de Los Roques – https://www.facebook.com/valencialosroques. Eles postaram isso: “Hoy esperábamos el reinicio de los vuelos de AEREOTUY hacia ‪#‎LosRoques‬ y nuevamente fueron cancelado. Crisis en el sector aeronáutico.” Adicione-os para se manter informada.
      abs,

      • Lily Pestana 24 de março de 2014 at 14:01 #

        Jackie,

        soube que a Aerotuy voltou sim. Mas ainda não está regular. Voltou e chegou a cancelar alguns voos.

        Vamos que vamos, né? Tentando obter informações!

        Bjos

  52. Lily Pestana 20 de março de 2014 at 16:04 #

    Oi Jackie!
    Não me deixaram mais te responder kkkkk… acho que tem limite aqui de respostas, por isso iniciei aqui outro comentário.
    Então, será que você poderia colocar essa minha dúvida lá no grupo de Dicas de Los Roques só para eu ter noção do que vão dizer? Pode dizer que uma amiga sua vai para LR início de abril e teve esses dois posicionamentos e o que o pessoal que voltou recentemente de lá pensa disso, com qual opção ficaria? Como tem muita gente voltando de LR por esses dias, pelo que percebi do grupo, queria ter esse respaldo. Quem sabe alguma luz, né? Estou muito indecisa.
    Bjos

    • symone 22 de março de 2014 at 11:29 #

      Olá Jackie!Olá Lily!

      Tambem estou no grupo de Los Roques, pedi para entrar e logo depois fui aceita, não sei o que aconteceu que não deu certo .
      Lily te respondi no viaje do Ricardo , pois tambem estou com o mesmo problema os voos internos…e a Liana que está olhando para mim,mas tá a maior dificuldade, ela tinha conseguido 16:30 ida(perco o dia todo)e 16:00 volta por Higuerote, e segundo Ariane (do grupo) ela gastou 3 horas e o Miguel tambem me confirmou 3 horas… bom se tudo desse certo daria para pegar o voo Tam 21:55, mas fiquei com medo, e ate hj não deu certo.
      Ontem a Liana me propôs one way com chapi e one way com aerotuy, talvez seja bom para vc tbem Liliy, 95 dolares cada, mas ela não me passou os horários e até agora não me respondeu o email .
      Nunca pensei que fosse tão difícil chegar neste paraíso…tô num stress total…e sem resposta nenhuma o dia todo.
      O Miguel compra o hotel e faz o transfer mesmo que vc não compre o aero com ele…ele vende o Miramar por 30 dolares o casal e o transfer por 20 dolares.
      Se for Higuerote 40 dolares o transfer, mas vou fazer com a liana Higuerote por 50 dolares(caso não tenha outra opção pqe nesta altura meu voo saindo dia 03/04,vou ter que arriscar)
      Qualquer noticia nos avise…por favor

      • Lily Pestana 24 de março de 2014 at 14:05 #

        Oi Symone!

        Tudo bom?

        Vamos nos unir para conseguir mais informações!

        Olha, mandei e-mail agora para a Chapi Air. Eles me responderam, viu? Mas o que eles me ofereceram não me atende. Meu voo de volta ao Brasil é às 21:55 e eles me ofereceram um voo da Chapi por Higuerote às 16:00. Não vou arriscar também.

        Estou em contato também com a VeneBrasil e o Miguel.

        Já mandei 3 e-mails hoje para a Liana e liguei ontem para a pousada. Até agora, estou sem resposta da Liana. Nem mesmo sei se ela efetivamente comprou minhas passagens. Na última sexta-feira, ela me passou os dados da reserva com a Aerotuy e me pediu para transfir o $$ para ela via Paypal pq ela tinha prazo curto para confirmar com a Aerotuy. Fiz isso.

        Mas não sei se ela comprou e já pedi informações para ela, principalmente que ela envie os tickets.

        Uma confusão grande, tudo isso, né?

        Mas vamos torcer e manter a energia positiva para que dê tudo certo! Se Deus quiser!

        bjos

    • Jackie 23 de março de 2014 at 14:50 #

      Lily, indicaram lá no grupo essa página do FB que parece ter notícias frescas de Los Roques – https://www.facebook.com/valencialosroques. Eles postaram isso: “Hoy esperábamos el reinicio de los vuelos de AEREOTUY hacia ‪#‎LosRoques‬ y nuevamente fueron cancelado. Crisis en el sector aeronáutico.” Adicione-os para se manter informada. Já pedi pra te aceitarem no grupo.
      abs,

  53. Lily Pestana 11 de março de 2014 at 17:21 #

    Olá Jackie,
    parabéns pelo relato! Excelente! Fotos então… maravilhosas!!
    Eu acompanhei a viagem de vocês pelo instagram. No momento, estou muito aflita. Gostaria de ajuda.
    Não consegui até hoje fechar o meu voo interno Caracas – Los Roques – Caracas. Já não sei o que fazer. Eu fiz tudo sozinha, sem agência. Resgatei o aéreo com milhas e reservei com a Pousada La Cigala.
    Chegarei às 07h da manhã de um domingo – 06/04/14 – com a Gol, em Maiquetia, e fiquei sabendo pela La Cigala que a Chapi Air só sai às 9h da manhã neste dia daquele outro aeroporto, que fica a 1:30 de Maiquetia. Ou seja, não dá tempo de ir com a Chapi Air.
    Para minha tristeza, a Aerotuy não está voando porque resolveu fazer manutenção em todas as sua aeronaves de uma só vez. Não sabemos quando ela reabrirá os voos e eles não informam quando pode ser.
    Assim, a única opção que a La Cigala me deu foi a de tentar um voo fretado para mim.
    Estou super preocupada, ainda mais com a situação política da Venezuela.
    O que você me aconselha fazer? Já entrei em contato com a VeneBrasil, empresa brasileira, para também pedir ajuda deles.
    Mas aceito todas as ajudas e sugestões porque programei essa viagem com muito carinho para curtir bastante e tudo o que mais quero é chegar em Los Roques com segurança.
    Posso aguardar para ver se a Aerotuy reabre os voos e arriscar não ter. Posso ir com a Chapi Air atrás do outro aeroporto. Posso tentar um voo fretado. Só não sei qual a melhor opção e todas, sinceramente, não me agradam. Estou bem triste com isso e essa era também uma viagem dos sonhos para mim.
    Obrigada pela atenção.
    Liliane Pestana

    • Jackie 12 de março de 2014 at 23:28 #

      Caramba, Lily, que chato.
      Bom, eu recomendaria, 1, ver com a Venebrasil mesmo, pois usei os serviços deles e deu td certo.
      2. No grupo do facebook “dicas de los roques” vi o pessoal falando de uma pessoa chamada Miguel, que alguns usaram o serviço tb e gostaram. Veja, eu nao usei, nem o conheço, mas é um contato que vi circulando por lá, então se não rolar com a Vene, eu tentaria com eles. É esse email: miguelserrano10@gmail.com

      Senão, infelizmente, eu aguardaria e iria no dia seguinte mesmo. Um voo so pra vcs deve ficar mt caro, não? Eu imagino que sim. Se vc tivesse pelo menos um grupo tipo de 6 pessoas, seria quase o que é um aviao da Chapi, mas se for so um casal mesmo, aí fica mt caro.
      Abs e boa sorte!

      • Lily Pestana 13 de março de 2014 at 14:08 #

        Olá Jackie,
        pois é… está mesmo complicado.

        Olha, ontem a dona da Pousada La Cigala me disse que esteve pessoalmente no escritório da empresa Aerotuy e eles disseram que voltarão a operar no dia 17 de março. Acho que vale a pena esperar um pouco. Pedi para a Liana fazer as reservas e garantir nossas vagas.

        Mantive também contato com a Mariana, da VeneBrasil, e aguardo a ajuda dela.

        Para completar a situação (está parecendo piada de mau gosto tudo isso), fui verificar meus voos de ida e volta. Com a Tam, está tudo certo. Com a Gol, para minha infeliz surpresa, houve uma alteração de quase 2 horas no horário de embarque. Mas, averiguando melhor, liguei para a Gol e fui comunicada que meu voo foi cancelado. Acredita nisso?

        O meu voo era o mesmo que o seu, de chegada em Los Roques no domingo às 07:00 da manhã. Foi cancelado!

        A atendente me disse que os voos que chegam aos domingos e segundas, com a Gol, foram cancelados. E que depois do dia 12 de abril, a Gol vai suspender os voos até se entender com o Governo da Venezuela.

        É para ficar com o coração na boca, não? Olha só que estresse!

        Fui obrigada a mudar meu voo, para chegar um dia antes (ao menos ainda tinha vaga) e terei que pernoitar lá.

        O hotel Catimar fica bem perto do aeroporto, né? Você achou arriscado ficar ali? Parece-me que esta região ainda está tranquila, não?

        Menina… desculpe-me o desabafo… nem sei mais o que pensar… tudo o que eu queria era tirar férias em paz, tranquila, curtir com meu noivo uma prévia de lua de mel… estou tão angustiada com isso tudo!

        Conversei muito com ele e concluímos que os prejuízos de cancelar tudo hoje ou só às vésperas dará no mesmo. Então, vamos aguardar.

        A Mariana ficou de me ajudar também com o voo de conexão e com a hospedagem.

        Bem… é isso… tudo triste! E ontem houve mais manifestações com 4 mortos… muito triste mesmo…

        Beijos e muito obrigada pela ajuda e carinho em responder!

        • Jackie 17 de março de 2014 at 19:56 #

          Oi Lily, mt complicado mesmo! Me parece que a Aerotuy volta a voar depois de um período.
          A gol tb alterou meu vôo, mas eu acabei ganhando um dia a mais.

          O Catimar fica pertinho do aeroporto sim. Não achei arriscado não. Estava mt tensa, mas foi tudo muito tranquilo, o transfer é deles mesmos. Acho que as manifestações não chegam até lá.
          Espero que dê td certo pra vcs!
          bjs,

      • Lily Pestana 18 de março de 2014 at 13:32 #

        Olá, Jackie!
        Muito obrigada pelas palavras de conforto e atenção. Eu confesso que estou sim bem tensa.
        Então… agora a Tam também resolveu cancelar meu voo de volta e antecipou a minha volta em 1 dia. Uma pena, né? Por sorte, eu tinha uma folga legal. Meu planejamento inicial era de chegar no dia num domingo e retornar só na oooutra segunda, ficando 9 dias (incluindo chegada e saída… ou seja, 7 dias para curtir)… agora, com as mudanças, tentarei ir para Los Roques logo no domingo de manhã (se Deus quiser!) e aproveitar mais o primeiro dia, já que terei que pernoitar em Maiquetia mesmo. Assim, tentarei chegar em um domingo para ir embora em outro domingo. Terei 6 dias inteiros e os dias de chegada e partida. Vou tentar aproveitar pelo menos o dia de chegada, já que o dia de partida, por conta dos horários dos voos, pelo que estou percebendo, não vou aproveitar muito. Aí fico com 7 dias. Enfim… muitas coisas que não dependem de mim, né? Se desse para eu resolver tudo sozinha, já tinha feito há alguns meses rsrsrsrs…

        Já entrei em contato com a VeneBrasil, que me respondeu hoje e com o Miguel, o rapaz do Facebook, e já pedi para entrar no grupo do Facebook para trocar ideias.

        Agora é torcer para dar tudo certo!

        Pelo que entendi, a Tam cancelou o voo que volta de Caracas às segundas.

        Andei pesquisando sobre essa questão das companhias aéreas e encontrei muitos artigos que explicam as razões para que as empresas estejam cancelando suas rotas e deixando de voar para Caracas. Até outubro do ano passado, elas recebiam em bolívares para depois trocar por dólares pelo Banco Central da Venezuela. Depois de outubro, a Venezuela parou de trocar os bolívares das companhias aéreas. Como fazia parte do contrato delas, algumas esperavam um tempo e depois simplesmente cancelaram as rotas, como a Air Canada, que deixou de voar para lá.

        É fogo! A gente começa a pesquisar e aí vai descobrindo coisas que nem imaginava…

        Enfim… vamos que vamos! Se souber de algo para me ajudar, eu ficarei muito grata!

        Bjs
        Lili

        • Jackie 20 de março de 2014 at 9:56 #

          Caramba, que confusão.
          Pois é, essa situação da venezuela impacta na atuação de empresas estrangeiras no país, e como os vôos pra lá saindo daqui são de brasileiras, acaba bagunçando tudo. Vc sabe que qd eu decidi ir ainda falei com marido “melhor ir antes que acabe”, porque já há anos tem rumores sobre privatizações lá no arquipélago (desde o Chávez) e eu sempre pensava, cara, é um país instável, temos uqe aproveitar enquanto dá. Não deu outra, foi marcar e os problemas começarem. Mas espero que eles continuem a ver o turismo como uma boa fonte de renda pro país e não permitam que ele fique mais difícil. Abs!

          • Lily Pestana 20 de março de 2014 at 14:30 #

            Oi Jackie!

            Bem, consegui resolver com a TAM. Agora ficarei 1 dia a mais.

            Eu cliquei para participar lá do grupo de Dicas de Los Roques no Facebook. Queria compartilhar informações. Mas não consigo comentar. Por q será? O grupo não é aberto? Achei estranho. Tem algum moderador/adm do grupo?

            Em todo caso, veja agora a minha situação:

            – Chegarei no dia 05/04 às 16:00 com a Gol e preciso de hospedagem.

            – Voltarei no dia 15/04 com a Tam

            Como me desesperei, entrei em contato com a VeneBrasil, com o Miguel, e continuei falando com a Liana da Pousada La Cigala, onde ficarei.

            Recebi notícia da VeneBrasil e da Liana.

            Vene Brasil me ofereceu a hospedagem no Catimar (já era esperado) e os seguintes voos internos com a Chapi saindo de Maiquitia:
            – 06/04 – 15:30
            – 15/04 – 11:00
            Com a Chapi Air, para sair de Maiquitia, só assim mesmo. Perco o dia de ida e o de volta. Valor 200USD para cada pessoa.

            Agora há pouco recebi mensagem da La Cigala com a seguinte oferta com a Aerotuy, que pelo visto voltará a voar, saindo de Maiquitia, valor 160USD para cada um:
            – 06/04 – 08:30
            – 15/04 – 16:00

            E agora? O que faço? Tenho que dar resposta e pagar a Liana da La Cigala, se eu optar com a Aerotuy, até o dia 22/03.

            Minhas dúvidas são:
            – Se a Chapi Air mudar meu voo, tenho grandes riscos de ter que ir para Higuerote, que não é o meu desejo. É um risco que existe, embora não seja comum acontecer, pode acontecer.
            – Se a Aerotuy mudar meu voo, eu continuo por Maiquitia, porque a Aerotuy embarca pelo aeroporto internacional (até onde sabemos). Mas a Aerotuy tem má fama de atrasar (não tenho problema algum se atrasar a ida, porque com a Chapi eu iria de tarde e perderia o dia mesmo), mas atrasar a volta ou cancelar a volta, aí danou-se.

            Jackie, desculpe-me estar abusando da sua enorme boa vontade. Imagino que você no meu lugar também ficaria sem saber o que fazer.

            Mas como você foi há pouco tempo, teve a experiência do esquema por lá, o que você faria?

            Ahhh.. concordo com vc… eu também não pretendo voltar, pois o estresse para ir e planejar é grande. Estou feliz que poderei passar tanto tempo lá. Considerando os dias cheios (sem chegada e partida), teremos 8 dias certos para aproveitar, com a possibilidade de curtir o dia de chegada e de partida também.

            O que você faria?

            Obrigada!
            bjs

            • Jackie 20 de março de 2014 at 15:09 #

              Oi Lily, eu fecharia esses vôos com a aerotuy, que são mais cedo. Creio que se a Aerotuy voltou a vender, vão honrar os vôos. pq vc perde menos tempo do que com a Chapi.
              E sendo logo pela manha, dando algo errado, vc tem o resto do dia pra correr atras de outro jeito.

              Sobre o grupo não sei te dizer, eu pedi pra participar e autorizaram. É um grupo aberto sim.
              bjs,

              • Lily Pestana 20 de março de 2014 at 15:23 #

                Jackie,

                mas o voo de volta é às 17:00. Você voltaria com a Aerotuy às 17:00 ou com a Chapi Air às 11:00 ??

                Meu voo de volta para o Brasil é às 21:55. Meu medo é a Aerotuy cancelar ou ter problema. O que você acha?

                bjs

                • Jackie 20 de março de 2014 at 15:25 #

                  Eu voltaria as 17h. Se eles cancelarem, vc vai saber antes. 3 dias antes de vc voltar começa a ir l no escritorio confirmar e vai todo dia. se forem cancelar vc vai saber e aí tenta. bom, isso é mt pessoal, e eu to falando assim pq comigo deu tudo certo. o ideal seria ir com uma e voltar com a outra, por precaução. mas vc ia mofar em maiquetia.
                  entao EU compraria a da aerotuy e iria na fé! rs
                  bjs,

                  • Lily Pestana 20 de março de 2014 at 15:38 #

                    Falei com a Marina da Venebrasil. Ela disse que a Aerotuy sempre a deixa na mão e prefere voar com a Chapi Air. Mas isso é uma questão pessoal e também. Quanto ao hotel, vc fecharia com o Catimar sozinha, sem agência intermediando? Porque a própria Marina falou para eu fazer isso, se eu optar pelos voos da Aerotuy com a Liana. Se eu chegar no aeroporto e a Aerotuy tiver cancelado o voo de ida, acho que terei um ataque cardíaco! kkkkk… será que eles voltarão a cancelar? Ou vão regularizar de vez? A Liana da pousada disse que foi problema mecânico e já regularizou. Sei lá, né?
                    Afffeeeee… óh dúvida cruel! Por que tem que ser tão difícil, hein? kkk
                    Beijos

                    • Jackie 20 de março de 2014 at 15:54 #

                      É, eu sei que a Vene só trabalha com a Chapi, que eles confiam mais. Mas aí é uma decisão dificil, mas tem que ser sua mesmo: mais confiança ou arriscar e coinseguir mais dias.
                      A gente passou por isso, pq fechamos com a Chapi. Nosso voo era 15h30. mas chegamos la as 6h. Tinha disponivel com a aerotuy. o que fizemos foi jogar no lixo a passagem da Chapi e embarcar com a aerotuy. Foi mais caro, afinal pagamos duas vezes, mas valeu a pena.

                      Se a mariana disse que da pra fazer direto com o Catimar, faz sim. Eu achei bem tranquilo ficar lá.
                      Mas infelizmente não dá pra ter certeza de nada qt aos voos. Viajar pra los roques é mesmo um teste pro coração rs
                      bjs,

      • Cris 20 de março de 2014 at 22:43 #

        Jackie boa noite! Nossa tivemos a sorte de encontrar seu blog com tantas informações bacanas e atualizadas. Eu e meu marido estaremos embarcando no pxmo dia 25/3/14 .
        Gostaria de ficar uns 10 dias em Los Roques. Na sua opinião vale a pena ficar tanto tempo? Não enjoa ficar dia inteiro na praia , sei que o mar ali é único no mundo…..mas tenho receio de enjoar rs
        Outra coisa vamos por nossa conta vamos procurar pousada num preço mais acessível. Vc indica alguma? ou aonde posso pesquisar?. Gostaríamos tb ficar uns 3 ou 4 dias em Caracas p explorar as praias mas estamos com medo devido as manifestações.
        Sua dica foi muito útil vamos optar por pousada só com café da manhã.
        Outra coisa li que muitas pessoas tem problemas p embarcar no aviãozinho que leva a Los Roques.
        Queremos sair á noite para passear em Caracas…..pode parecer piada mas quero aproveitar a viagem ao máximo.
        Bem suas dicas estão dando “cara a nossa viagem” Obrigada pelas preciosas dicas! Cris e Ro ops ainda não consegui fazer a ponte do Bolívar p Real e Dólar vc tem alguma dica?

        • Jackie 26 de março de 2014 at 14:30 #

          Quanto ao dOlá Cris, tudo bem?
          Vamos por partes: ficar 10 dias depende mt de vc. Eu não curto praia, vou no máximo uma vez ao ano, então Los Roques foi minha praia esse ano rs Fiquei 6 dias e ão enjoei, pois realmenteé mt lindo e tem algumas coisas pra fazer, como stand up etc e PRINCIPALMENTE porquer eu nao ficava o dia todo em uma ilha só. Eu ia a várias por dia, assim eu ia vendo paisagens diferentes.
          Mas recomendaria vc reservar dez dias sim porque:
          2. Os voos de caracas pra los roques estão complicadissimos. A aerotuy nao estava voando e por isso era dificil achar vaga na Chapi Air. Reservando mais dias vc garante que conseguira aproveitar o minimo em los roques.
          3. Sugiro entrar no grupo do FB Dicas de Los Roques e adicionar o perfil do twitter indicado no post. Não deixe pra comprar a passagem pra los roques na hora. vai ser mais dificil ainda. garanta antes. As cias áreas estão com mts problemas, tanto com voos cancelados, ou nao voando, ou mudando de aeroporto.
          4. A pousada vc pode sim conseguir na hora, pois há mts opções e não é alta temporada. Ouvi falar no grupo de uma chamada Casa y Sol, que seria mais barata.
          5. Agora em março NÂO recomendo de forma alguma ir a Caracas. se quiserem ficar mais alguns dias na venezuela recomendo muitíssimo ir a Canaima, ao Salto angel. 3 dias inteiros bastam pta essa viagem. A caracas não recomendo mesmo (e eu não sou fresc, mas nesse caso acredito que seja pra sua segurança mesmo!).
          Quanto ao dolar, no perfil do twitter vc acompanha a cotação. troque apenas um pouco no aeroporto e deixe pra trocar todo o resto em los roques mesmo.
          abs,

  54. Rodrigo 10 de março de 2014 at 17:37 #

    Jackie, relato perfeito, o melhor que encontrei até agora, inclusive em outras linhas. Só algumas dúvidas que ninguém ainda conseguiu responder:

    1. É possível pagar as pousadas em BsF? Tenho BsF 50 mil de outra viagem e queria usar como barganha. Vale a pena ou é tudo em dolar mesmo?

    2. Quantos dolares eu preciso, por dia (um casal) para comer & passar bem em LR (incluindo lagostas e passeios privados). Na média, USD50 em BsF são suficientes (cambio de 1:70)?

    3. Vou agora em abril, acredito que seja baixa estação, vale a pena ir sem reservas e bater na porta das pousadas? Tenho uns dias “extras” para arriscar (que seriam gastos em Isla Margarita)

    • Jackie 11 de março de 2014 at 1:18 #

      Olá Rodrigo, que bom que gostou. As duvidas dos leitores também ajudam muito =)
      1. Sim, algumas pousadas aceitam pagamento em bolivares. mas sao poucas. nao conesgui, por email, nenhuma que aceitasse. A piano e papaya foi em dolar já a corsária foi em real.
      2. Vamos ver…os passeios são cerca de 400 bolivares por pessoa, então colocando 1 mil por dia pro casal, seriam 15 dólares (isso co folga, tem passeio de 200 bolivares). Almoço com 20 dolares você almoça 2 pessoas e também janta com 15 dólares por lá (ou 15 por pessoa nas pousadas). Então eu chutaria que com 50 vc consegue sim, nessa cotação.Só leve a mais porque deve começãr a ter inflação no pais, por causa da crise.
      3. Vc tendo dias disponiveis vale a pena demais ir na cara e coragem viu? Porque tem tipo umas 60 pousadas lá, mts que nunca tinha ouvido falar e que são bem bonitas (e devem ser legais). na rua da corsaria mesmo tinha uma bem bonita, Rosaleda, que nunca ouvi falar.

      abs, boa viagem e volte pra contar como foi =)

  55. Sue 9 de março de 2014 at 0:14 #

    Oi Jackie.

    Optar por uma pousada apenas com café e comprar a canva e o jantar a parte sai muito mais caro do que a pensao completa?

    • Jackie 10 de março de 2014 at 14:58 #

      Oi Sue, não, ao contrário. Optar por somente café provavelmente sairá mais barato.
      Isso porque geralmente as pousadas cobram tudo em dólar, antecipado, e na ilha vc compra tudo com bolivare.s Então pagar pousada, almoço e jantar em dólar sai mais caro do que comprar lá nos armazens locais ou restaurantes o almoço e o jantar. As cavas normalmente custavam 10 dólares nas pousadas. NO entanto, eu achava mais pratico ja fechar a pousada com cava, pois eles arrumam tudo e levam pra vc até o barco. Se vc for fazer por conta precisa ir mais cedo na rua, comprar tudo, arrumar uma cava emprestada e ainda carregar ate o porto. ou ir apenas pra ilhas onde tenha restaurante – são poucas.
      Já o jantar achei ok ficar por conta, porque aí vc varia o local. Só precisa mesmo reservar logo de manhã, senão não consegue. Dá pra sair mais barato sim que fechando antes. Um jantar na pousada normalmente saía 15 dólares por pessoa, o que dá 1050 bolivares (no cambio negro de 70). Com isso comem facilmente duas pessoas fora da pousada. Mesmo no restaurante mais caro da ilha, o el canto de la ballena, vc paga 1000 bolivares por pessoa pela comida, que são vários pratos e tal. Em locais mais simples, como na pizzaria, vai sair muito mais barato.
      Mas realmente é uma questão de estilo tb. A gente por exmeplo acabou gastando mais ou menos o memso, pq queriamos comer bem, então fomos em um lugarmais legal. E por exemplo na Corsária a comida era maravilhosa, então valia a pena.
      Deu pra entender mais ou menos? qq duvida, é só falar.
      bjs,

  56. Manoela 8 de março de 2014 at 15:13 #

    Adorei conhecer Los Roques através dos seus posts. Agora é planejar, juntar dinheiro e ir pessoalmente.
    valeu pelas dicas, o conteúdo é excelente. Acompanho sempre

  57. Aline 7 de março de 2014 at 10:48 #

    Jackie, tenho uma bebê de 6 meses, você acha que tem condições de eu levá-la para lá? Qual o mínimo de dias você acha suficiente para conhecer e aproveitar o arquipélago?

    • Jackie 7 de março de 2014 at 17:29 #

      Oi Aline, olha eu NÂO sou mãe, ta´? rs
      Minha opinião é baseada em ‘achismo” e porque o casal que estava conosco tem filhos e não tinha levado. As deles são mais velhas, de 4 anos pra cima. Eles disseram que voltarão com elas.
      Eu vi vários bebes lá, de meses, um aninho. Todos curtindo o mar calminho, brincando na areia. Acho tranquilo, porque é tudo calmo lá. Só tem que lembrar lembrando que não tem hospital na ilha (só um posto médico) e que os vôos pra sair de lá são limitados.
      Então é mais uma coisa bem pessoal de quão confortável vc se sente nessas condições. Até a comida eu achei tão parecida com a nossa, acho que não tem grandes motivos que um bebe estranharia.
      abs,

  58. Ludmy 7 de março de 2014 at 10:05 #

    Post mais que completo sobre Los Roques, maravilhoso! Parabéns pelo trabalho 😉

    • Jackie 7 de março de 2014 at 17:25 #

      Muito obrigada, Lud. Vindo de vc o elogio tem um peso enorme pra mim!
      bjs,

  59. Camila 7 de março de 2014 at 0:03 #

    Muito bom, esse é o relato mais completo que li sobre Los Roques!
    Vc mencionou que o voo para Los Roques pela Aerotuy não aparece no site deles. Vocês pegaram na hora ou por agência? Se na hora, estava muito lotado?

    • Jackie 7 de março de 2014 at 17:25 #

      Que bom que gostou, Camila.
      O que eu quis dizer é que esse horário, de 10h30, não está listado no site.
      Escreverei depois com mais detalhes, mas o que ocorreu é que minha passagem era só 15h, com a Chapi. Como não quis esperar, fui até o balcão da Aerotuy e lá comprei só uma ida, mais cedo, 10h30. O voo estava vaziiiiiiio. Praticamente só nós dois e um casal de brasileiros que conhecemos lá.
      abs,

  60. Boia Paulista 6 de março de 2014 at 11:02 #

    Oi, Jackie. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Jackie 6 de março de 2014 at 11:10 #

      Oi Natalie, adorei! Obrigada =)

  61. symone 5 de março de 2014 at 17:47 #

    Olá ,Adorei o seu relato, super detalhado.
    Gostaria de saber se vc conheceu a posada La Cigala, li muito bem a respeito e tem água quente(odeio água fria)e gerador próprio.
    Outra coisa vc comprou espumantes e vinhos em Los roques? Eles vendem lá?E saberia o preço?
    Obrigada

    • Jackie 5 de março de 2014 at 23:06 #

      Conheço só de ouvir falar mesmo, do tripadvisor. É bem cotada.
      Cheque se tem mesmo água quente. Na La Corsária teoricamente teria, mas no dia em que chegamos lá nos avisaram, por email, que haviam mudado não sei que rega lá na ilha e não poderia ter mais. Tem a ver com o consumo de água na ilha mesmo. Todo mundo em todo lugar nos avisava que era importante economizar água.
      Comprei vinho e miniespumantes na própria pousada e espumante também num depósito de bebidas que fica na mesma rua da corsária.
      O espumante pequeno era 300 bolívares na pousada (menos de 5 dólares) e o vinho 540 bolívares (menos de 8 dólares).
      abs,

  62. Giselle 4 de março de 2014 at 18:50 #

    Oi Jackie, será que você pode me atualizar quanto às taxas de embarque nacional pago na ida, taxa de entrada no parque em Los Roques e taxa de embarque internacional pago na volta? Você trocou só U$20,00 em Maiquetía? Deu para pagar as taxas de embarque Nacional e de entrada no Parque, mais jantar no hotel Catimar?
    Outra coisa, tinha alguém da Venebrasil para te dar suporte lá em Caracas, caso você precisasse?

    • Jackie 4 de março de 2014 at 18:54 #

      Oi Giselle,
      as taxas são:
      entrada em Los Roques: 214 bolívares por pessoa.
      Taxa de embarque nacional 60 bolívares (não cobraram em Maiquetía para Los Roques)
      Taxa internacional: já está inclusa na passagem da Gol. O que podem cobrar é a diferença entre a data que vc comprou a passagem e a de embarque. Nós pagamos 500 bolívares para dois dessa diferença.
      20 dólares dá uns 1400 bolívares, então dá pra pagar isso tudo. Trocamos mais porque falavam que o câmbio em Los Roques seria muito ruim, mas como vimos, foi o mesmo, então recomendo trocar pouquinho sim. Só pro que for necessitar no mesmo dia. O hotel Catimar já estava pago, através da Venebrasil (e nós ficamos nele na volta de Los Roques na verdade).
      Não tinha ninguém da agência lá no aeroporto não. Qd saímos pro Catimar uma pessoa do próprio hotel estava esperando.
      Em Los Roques acabamos encontrando o Fábio, super simpático, aliás.
      Abs,

      • Giselle 5 de março de 2014 at 11:11 #

        Obrigada, Jackie! Vou pernoitar no Catimar na ida. Li no grupo de Los Roques no Facebook, que você ligou para confirmar os vôos internos alguns dias antes da viagem, você falou com a Mariana? Acha que devo fazer o mesmo?

        • Jackie 5 de março de 2014 at 15:31 #

          Nao liguei nao. Mandei email so e eles confirmaram os voos.

        • Jackie 5 de março de 2014 at 23:09 #

          Eu não liguei não, eu mandei email perguntando se estava tudo certo. Eles confirmaram meu vôo (como tb confirmara a volta). É uma das vantagens de usar agência.
          Mande um email só que basta.
          abs,

  63. Jairo Pesseti 4 de março de 2014 at 12:10 #

    Adorei o seu site. muito completo. Parabéns!!!! Esse lugar é maravilhoso, vou incluir nos meus próximos roteiros.

    • Jackie 4 de março de 2014 at 17:08 #

      Que bom que gostou. Volte sempre!
      Abs,

  64. Giselle 3 de março de 2014 at 22:27 #

    Adorei o seu post! Também tenho fobia de lagartixas! Me diga, lá são lagartos maiores ou lagartixas??? E eles sobem nas cavas e nas sombrinhas??? Fiquei apavorada, rsrsrs…Irei no final de março, e vou ficar na La Corsária, fiquei satisfeita com a sua recomendação! Lá também tem lagartixas???

    • Jackie 3 de março de 2014 at 22:30 #

      Oi Giselle, estou descobrindo que varias pessoas têm a mesma fobia hehehe
      Elas são tipo os nossos calangos, esses de jardim, sabe? Maiores que os de parede e BEM pretas. Elas não sobem em nada não, só passam por cima de cangas e chinelos. Mas não vi subirem em nada (aí teria surtado! rs).
      Em Grand Roque não vi nem esses guaripetes nem lagartixa em nenhuma parede.Minhas noites foram tranquilíssimas rs (sou dessas que só entra num cômodo após acender a luz e olhar as paredes rs).
      Dizem que é porque em Grand Roque os cachorros comem elas =)
      A Corsária é top, vc vai amar. Se puder, diga aos meninos (Kenny e Juan) que mandamos um abraço!
      bjs,

      • Giselle 3 de março de 2014 at 22:42 #

        Obrigado, por responder prontamente! Eu sou igual à você, se vejo alguma lagartixa em casa, faço um escândalo, rsrsrs…enquanto o meu marido não tira eu não sossego. Mas tenho um pouco menos de fobia de calangos, apesar de não me simpatizar nem um pouco por essas criaturas! Quando fui à Cancun vi alguns e, realmente, são muito feios! Adorei suas fotos, se importa em me falar qual a sua câmera? A medida que forem surgindo dúvidas, vou te incomodar mais um pouquinho, ok! Abraços.

        • Jackie 3 de março de 2014 at 22:45 #

          hahaha igual a mim! Mais medo quanto menor e mais branca rs
          Obrigada pelo elogio. Eu uso uma Canon 60D e celulares S3 e S4, da Samsumg.
          abs,

          • Giselle 3 de março de 2014 at 22:50 #

            Tem mais medo das pequenas e pretas, arg…
            Levou alguma aquática?

            • Jackie 3 de março de 2014 at 22:51 #

              Não porque não tenho. Mas seria perfeito! Levei uma bolsa para celular, que até funcionou, mas não muito bem, acabei deixando de lado. Uma pena pq o snorkel lá é lindo!
              Abs,

            • Giselle 3 de março de 2014 at 22:53 #

              Qual o Instagram do seu blog? Minha irmã também é blogueira, o blog dela é Ronienfoque. Depois dê uma olhada! Beijos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como chegar a Los Roques em detalhes - 11 de novembro de 2015

    […] você já leu nosso post “Los Roques: tudo o que você precisa saber para ir ao paraíso” e se encantou com esse destino, deve estar curioso para saber como é a viagem até lá. […]

  2. Minha 1ª viagem internacional: 10 itens básicos para o viajante - 10 de março de 2015

    […] pertences com conforto. Em 2014 nós fizemos duas viagens apenas com mochilas médias, uma para Los Roques, na Venezuela, e outra para a […]

  3. Myanmar na prática - Viaje Sim! - 19 de agosto de 2014

    […] usa o fuso +6h30 – o segundo país que visitamos este ano que tem a hora “quebrada”. Vindo da Tailândia é só atrasar o relógio em emia-hora. […]

  4. Passeios em Los Roques - Viaje Sim! - 31 de julho de 2014

    […] são lindíssimas. Aqui no blog já fizemos um resumo apresentando este destino e mostrando tudo o que você precisa saber para ir a esse paraíso. Hoje eu divido o nosso roteiro de 6 dias em Los Roques, os passeios que fizemos e as ilhas de que […]

  5. Destaques da Semana 65: El Calafate, Buenos Aires, Bolívia, Bonito e Los Roques | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - 4 de maio de 2014

    […] Sim! por Jackie e Rômulo: Los Roques: tudo o que você precisa saber para ir ao paraíso. Jackie e Rômulo não são praieiros, por isso, quando eles se apaixonam por um destino no litoral […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *