Home office pequeno: uma nova área de trabalho rapidinho e com pouco gasto

Em julho, decidi trocar meu escritório, que tinha um dos quartos da casa voltado apenas para esta função, por um pequeno espaço em nossa sala. Em um sábado à tarde e sozinha, decidi testar a idéia e transferi a mesa. Para tornar minha estacão de trabalho funcional e aconchegante usei alguns itens bem simples como aramados, pisca-pisca e pequenos objetos de decoração que já tinha em casa. O novo espaço tem dado tão certo em vários sentidos, que compartilho aqui meu pequeno escritório como inspiração para quem deseja fazer um home office pequenos em algum espaço em sua casa, sem ter muito trabalho ou gastos.

home office pequeno

Já contei aqui que trabalho de casa, né? Pois, bem, por conta disso, e porque sempre um de nós está estudando – eu emendei MBA e Mestrado, e marido emendou pós-graduação e residência – sempre tivemos em casa um cômodo apenas para a função de escritório. No entanto, no apartamento atual esse cômodo era subutilizado e eu nem sei explicar bem o porquê. No apartamento anterior a gente vivia no escritório e às vezes até dormia por lá. Mas nesse aqui o marido nunca ia e eu acabava vindo pra sala também, para ficar junto do resto da família. Então, foi por isso que, em uma tarde de sábado, decidi criar esse novo espaço e testar se funcionaria. Em um par de horas resolvi tudo e fiquei super satisfeita.

Escolhi um cantinho da sala onde antes ficava nosso bar.

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

O passo seguinte após instalar a mesa era criar um jeito de diferenciar esse espacinho do resto da sala, demarcando a área de trabalho, e também criar uma forma de otimizar o espaço da mesa, já que ali não teria móveis de apoio como tinha no escritório. Então, tive a idéia de usar duas placas de aramado grandes na parede. Com as placas, o que antes era apenas uma mesa ganhou um ar de “área de trabalho” e eu posso utilizá-las como mural, suporte para decoração e também para acomodar itens que ocupariam espaço na mesa, como porta-lápis, revistas e papéis.

O negócio é que a energia fluiu tão bem aqui nesse lugar que na mesma semana em que fiz a mudança chegaram novos contratos pra minha empresa. O marido passou a usar sempre o espaço para estudar – e, inclusive, terminou o trabalho de conclusão de curso, ufa!. Como a idéia funcionou, agora vou mudar e acrescentar alguns detalhes.

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

Para pendurar papéis e itens de decoração, usei alguns pregadores bonitinhos que já tinha em casa. Depois, comprei no saara, em uma loja que vende produtos para vitrines, dois nichos de tamanhos diferentes. Em um coloquei duas canecas com lápis, canetas etc. O outro eu utilizo para deixar as revistas que estão sendo lidas e a correspondência que ainda precisa ser organizada. Também pendurei uma prancheta que já tinha em casa usando um parafuso comprido. Na prancheta eu deixo planilhas que uso sempre. Posso consultá-las só olhando penduradas, pego-as para trabalhar e quando termino coloco ali novamente. Ainda vou encapar a prancheta com um papel contact bonitinho, mas ainda anão achei a estampa que quero.

Para decorar, usei um pisca-pisca em formato de estrelas que já tinha e itens trazidos de viagens, como um olho grego, uma poppy, bandeirinha da ONU e foto da família etc, Na mesa ficam apenas a estátua da Loba com Rômulo e Remo e algum arranjinho de flores, que varia a cada semana.

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

Na parede ao lado, coloquei um quadrinho que também já tinha em casa. Ele é até pequeno pro espaço, vou trocar por um maior, mas serviu por enquanto. E no chão fica uma lixeirinha estampada com nomes de cidades do mundo todo.

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

A cadeira é a mesma que já usávamos no escritório, da Tok Stok. No entanto, quero trocar por um modelo estofado, mas ainda não achei a eleita. E também quero uma passadeira, que acho que vai deixar o espaço ainda melhor demarcado. No início usei uns tapetes de grama sintética, mas acabei trocando-os para perto da janela, onde os meninos tomam sol (dá para ver nessa foto do Maquiavel).

Home Office pequeno com aramado e pisca pisca

Estou adorando meu novo home office, super empolgada para trabalhar. Espero que alguma idéia possa ser útil para melhorar o seu espaço de trabalho também.

Veja outras idéias para casa aqui

Cresceu no interior de Minas, sempre cercada de livros. Desde criança tem uma alma antiga. Encontrou no Rio o amor da sua vida, com quem ama viajar e se casar (again and again). É mãe de dois buldogues, Maquiavel e Foucault, jornalista e mestre em Estudos Estratégicos.

Leave a Reply