Dica matadora para produtividade no home office

Quem trabalha em home office por conta própria conhece bem os desafios à produtividade que esse esquema traz, especialmente quando se trabalha online e com redes sociais. É preciso ser disciplinado, especialmente para manter seus horários. Um desafio extra é deixar claro para outros moradores da casa que não é porque você está ali, que você está disponível para conversas ou um “vem aqui rapidinho”. Afinal, qual home worker nunca foi interrompido por alguém quando estava super concentrado e teve que ouvir um “ah, achei que você estava só na internet” ou, pior “você faz seus horários, trabalha depois“? Pois é, pensando em como resolver isso, hoje eu divido com você uma dica matadora para produtividade no home office com o objetivo de eliminar as interrupções dos outros moradores da casa quando você está trabalhando.

dica para sua produtividade no home office Veja só, a minha dica te protege de interrupções desnecessárias de maridos, mães, irmãos e afins e pode até te ajudar no gerenciamento dos seus horários de almoço/encontrinho com amigos (você sabe, o “ah, fica um pouco mais,você trabalha de casa, depois você trabalha”.) e não vai te custar nem um centavo. Anote aí: use um crachá!

A idéia, é simples, mas aposto que você nunca pensou nisso. Já vi por aí muita dica para home workers se vestirem como se fossem trabalhar fora, calçar até sapatos, se maquiar etc, como forma de internalizar que aquele momento é de trabalho, mas isso dificilmente comunica aos outros que você está trabalhando. Já um crachá serve justamente para isso: comunicar de forma bem ostensiva – pendurado no seu pescoço – que naquele momento você está exercendo suas funções profissionais.

dica para sua produtividade no home office Alguém em casa te chamou? Basta apontar pro seu crachá para avisar que naquele momento você está trabalhando. Foi almoçar com o amigo e ele quer esticar, mas você quer manter seu horário? Leve o seu crachá.

Para fazer o meu crachá eu usei uma estrutura de um crachá de um evento que tinha guardado e apenas imprimi o cartão. No meu caso, como dou expediente na minha empresa e também no blog, fiz um crachá com frente e verso, e uso de acordo com o que estiver fazendo naquele dia.

Espero que você tenha gostado da dica! Não deixe de postar sua foto com crachá no seu home office e me marcar no Instagram (@osmotaelizardo) ou no Facebook (@viajesim).

dica para sua produtividade no home office

Veja também: Meu atual home office: idéias fáceis e baratas para pequenos espaços

Cresceu no interior de Minas, sempre cercada de livros. Desde criança tem uma alma antiga. Encontrou no Rio o amor da sua vida, com quem ama viajar e se casar (again and again). É mãe de dois buldogues, Maquiavel e Foucault, jornalista e mestre em Estudos Estratégicos.

Leave a Reply