A casa de quem viaja: Lanna

Muito antes de pensar em construir uma casa, a arquitetura e decoração das atrações e hotéis nos meus destinos de viagem já era um interesse e pensar em com adaptar detalhes e objetos à nossa casa era uma idéia. Desde que comecei a imaginar e pesquisar para o projeto da nossa casa então, comecei a ficar mais curiosa para saber como os viajantes incorporam seus objetos e locais vistos e trazidos de viagem em seus lares. Por isso criei a seção A casa de quem viaja aqui no blog – e  hashtag #Acasadequemviaja no Instagram.

Para inaugurar a seção pedi à minha amiga Lanna, decoradora de casamentos e eventos infantis e estudante de Arquitetura, para me contar um pouco sobre a casa nova dela, que eu visitei e com a qual fiquei encantada! A Lanna e o Jr, seu marido, são viajantes inveterados. É sério, eles viajam muito e sempre com roteiros que me matam de inveja. E eu descobri que vários itens da decoração do apartamento deles foram trazidos de viagens. Abaixo a Lanna conta a história desses objetos e dá dicas de marcas e transporte.

Lustre

“Quando eu e marido fomos à Praga em 2012 amamos aquelas lojas repletas de cristais! Entramos em várias e ponderamos muito sobre trazer na mala ou não. No final, escolhemos um modelo lindo de morrer de cristais azuis, mas acabamos não trazendo, pois nosso apartamento tinha um pé direito baixo e não teria como ele ficar bom no espaço.

Todavia, o dono da loja nos deu uma dica fantástica, a de procurar sempre pelos itens da marca Preciosa, já que muitas lojas em Praga vendem coisas falsificadas (!!!).

lustre lanna ok

Depois disso nós nos mudamos e reformamos um apartamento antigo no Rio de Janeiro e, agora com um pé direito de 3,20m, obviamente lembramos do nosso lustre. Então, entrei em contato com a Preciosa, fui muito bem atendida, e recebi o catálogo deles, valores e quantidades em estoque por e-mail. Escolhemos e programamos a entrega para a Itália, nosso destino seguinte, onde estivemos no início de 2014.Compramos um lustre lindo de cristais para a sala de jantar e duas arandelas para o quarto.

Quando chegamos no hotel em Roma já havia 3 caixas nos esperando. Despachamos na volta como produto frágil (entra por outro setor de despacho) e chegou em casa perfeito! Mas ele veio todo desmontado e com manual de montagem. Quase 2 horas montando e ele está pendurado lindamente bem de frente para a porta de entrada!”

Globos

“Marido não curte objetos de decoração e eu amo! Acho que eles são o complemento de um mobiliário bem escolhido e dão personalidade ao ambiente. Então, conversando sobre o assunto passamos a pensar em objetos que ele aceitaria em casa e, como um viciado em viagens que ele é, topou globos. Passamos a olhar globos em viagens que fizemos quando estávamos montando a casa nova.

O primeiro achamos em Paris, em uma lojinha pequena que passamos à beira do Sena, quando estávamos simplesmente andando, me atraí para essa loja fofa cheia de coisas vintage. Na verdade eu queria levar a loja toda para casa, mas só consegui convencer o marido do globo. Na foto em que está a família inteira cheia de malas, consegue visualizar uma bolsa de papel? É o globo!!

Com o primeiro globo na mala, seguimos para Milão, onde na Zara Home, encontramos o segundo globo em liquidação e não resistimos. Agora os dois compõem meu hall de entrada da casa nova”.

globos lanna ok

Papel de parede

“Nossa primeira aventura com papel de parede no exterior foi na Espanha. Pesquisamos antes de viajar e vimos algumas opções de locais que tinham pronta-entrega, muito poucas, por sinal, é tudo por encomenda por lá, mas resolvemos tentar.

Decidimos pela loja Coordoné, que tem várias coisas diferentes. Só não contávamos com um horário esquisito de trabalho. Além de fazer a sesta de segunda a quinta, a loja na sexta-feira fechava às 13h. Chegamos lá às 14h e demos de cara na porta. Também não abre no final de semana e na segunda seguinte eu já teria ido embora.

Buscamos, então, outras opções e acabamos em uma lojinha no subúrbio que, obviamente eu não lembro o nome, mas tinha uns dez rolos de papéis diferentes. Levamos dois rolos que dava para a sala de jantar e funcionou otimamente bem! O importante também é ter a quantidade certa de rolos já calculada.

Quando estávamos montando o novo apartamento resolvemos tentar de novo com papéis de parede no exterior. Dessa vez o destino da viagem era a França e descobrimos ouro! Fomos a uma cidade no interior que é simplesmente o máximo!! Tous tem tudo de decoração e tudo enorme e tudo pronta entrega! E além disso ainda tem um castelo que parece saído do cinema, com jardins inspirados nos do Palácio de Versalles.

papel de parede lanna ok

Era uma rua larga de mão dupla com grandes lojas dos dois lados, de papel de parede, cortinas, iluminação, tapetes, e algumas lojas de acessórios. Além de uma Maisons du Monde enorme e uma Ikea daquela que dá cansaço de andar tudo. De perder o ar!

De papel de parede tem umas 4 ou 5 lojas enormes! Já levamos a lista do que pensávamos de estilo e quantidade de rolos para cada um, o que facilitou bastante. Fomos e voltamos nas mesmas lojas várias vezes, buscando coordenar as escolhas e pesquisar preços.

Sobre os preços? Dá vontade de matar um quando falam que o rolo custa R$800 aqui! Compramos desde papéis de 4 euros até o mais caro, o adamascado do meu quarto que tem relevo e é vinílico, por 24 euros o rolo. Mas tinha bancas cheias de papéis a 1 e 2 euros, acredite!

Acho que eu fiquei tão impressionada que esqueci de tirar fotos. Quando lembrei, tirei da rua já no carro. No fim, uma mala cheia de papéis veio para o Rio de Janeiro e já se instalou na nossa casa”.

Texto: Jackie; Fotos: Arquivo pessoal da Lanna

Cresceu no interior de Minas, sempre cercada de livros. Desde criança tem uma alma antiga. Encontrou no Rio o amor da sua vida, com quem ama viajar e se casar (again and again). É mãe de dois buldogues, Maquiavel e Foucault, jornalista e mestre em Estudos Estratégicos.

10 Comments on A casa de quem viaja: Lanna

  1. Christiane
    4 de agosto de 2015 at 15:02 (4 anos ago)

    Boa tarde Jackie! Adorei seu post. Estou indo para França e Itália no mês que vem e passarei por Tours. Nunca imaginei que nesta cidade haveria locais para compras de decoração. Tentei pesquisar o nome da avenida que você esteve pois me interesso muito comprar papeis de parede. Para minha surpresa não encontrei NADA na net falando sobre lojas lá. Uma pena hein? Você lembra algum ponto de referência para que eu consiga encontrar?
    Beijos,

    Responder
    • Jackie Mota
      5 de agosto de 2015 at 17:11 (4 anos ago)

      Oi Chris, vou perguntar pra Lanna (foi ela que fez o post).
      bjs!

      Responder
    • Jackie Mota
      7 de agosto de 2015 at 17:33 (4 anos ago)

      Oi Cris, a Lanna respondeu: “A rua é essa aqui:
      Rue Alexandra David Néel
      37170 Chambray-lès-Tours
      France”.
      bjs,

      Responder
  2. Adriana cançado
    17 de novembro de 2014 at 15:43 (5 anos ago)

    Oi Jackie !
    Parece brincadeira mas precisava encontrar voçê ! Suas dicas são super úteis !!! Estive em Praga agora em set /2014 e fiquei louca com os lustres e cristais !!! Quis comprar mas ainda não havia achado o apartamento que estávamos procurando , mas agora em novembro encontrei e estou doida com os lustres que não comprei !!! Vou em Janeiro para Italia e ví que vc comprou pela internet e mandou entregar em Roma , poderia me passar o contato da Preciosa ? e o hotel que vc ficou em Roma não se importou de receber ? Qual o nome do Hotel ? Ficarei muito agradecida caso possa me ajudar .
    Muito obrigada
    Adriana .

    Responder
    • Jackie Mota
      17 de novembro de 2014 at 19:57 (5 anos ago)

      Oi Adriana, a casa é da Lanna, entrevistada do blog rs
      Ela respondeu: “Antes de comprar eu enviei um email ao hotel e perguntei se eles poderiam receber por mim. Com o positivo deles, comprei perto de eu viajar, assim não ficou muito tempo lá mas teve uma margem de segurança para qualquer atraso.
      O site é preciosa.com o email de contato é o que tem lá”. Bjs,

      Responder
    • Jackie Mota
      17 de novembro de 2014 at 21:37 (5 anos ago)

      Adriana, o hotel é Seiler de Roma.
      bjs,

      Responder
  3. Marina luzia Novueira
    24 de agosto de 2014 at 13:26 (5 anos ago)

    Sou apaixonada com globos. Agora já sei como realizar e curtir minha paixão em casa! Obrigada pela dica. Abraços

    Responder
    • Jackie Mota
      24 de agosto de 2014 at 13:51 (5 anos ago)

      Que bom que achou a dica útil!
      abs,

      Responder
    • Jackie Mota
      18 de agosto de 2014 at 18:27 (5 anos ago)

      Oi Helô, que bom que curtiu a idéia. Você^está convidadíssima para aparecer na seção, tá?
      beijos,

      Responder

Leave a Reply