Um app para começar e continuar a meditar

Eu adoro apps e como meditante iniciante, obviamente procurei e testei vários aplicativos que prometiam ajudar a aprender ou a manter o hábito de meditar ao longo dos últimos anos.  Até que conheci o Breathe (Stop, Breathe & Think), que tenho usado há meses e agora indico, sem dúvidas, como o método mais fácil para entrar no mundo da mindfulness.

app para meditar

 

O Breath tem duas ótimas sacadas na minha opinião. A primeira é sugerir meditações guiadas baseadas no seu estado físico, mental e emocional. A outra é manter registros da sua atividade e seus progressos.

app para meditar

Tela de início do app

O app funciona assim. Você primeiro informa como está se sentindo mentalmente, como está seu corpo e escolhendo algumas emoções. Com essas infos, ele te sugere uma lista de meditações e explica como cada uma pode te ajudar. Por exemplo, o app descreve a meditação “Counting Breaths” como indicada para te fazer prestar atenção na sua respiração (uma técnica básica de mindfulness) e te ajudar a ter foco em uma única tarefa.

app para meditar

Página de seleção de emoções

A duração das meditações disponíveis variam, mas a maioria tem cerca de 5 a 7 minutos e as mais longas não passam de 17 minutos. A maior parte das meditações é gratuita, mas você pode adquirir mais pacotes com outros programas. Escolhida sua meditação é só clicar em play e o app entra numa tela sem distrações. Uma voz feminina começa a te guiar pela meditação e no fundo há alguns sons bem relaxantes.

Ao final da meditação, você pode ter informações bem interessantes sobre sua prática. Em “My progress”, o app registra quantas vezes você meditou, quantos dias consecutivos, o tempo total meditado, a meditação mais usada e, o mais bacana, os sentimentos que você mais registrou, além de um gráfico do seu estado mental e físico por dia. Dessa forma você pode realmente notar como você vai se transformando com a meditação.

app para meditar

Página My progress

O Breathe também tem uma parte informativa, em que explica o que é mindfulness, como pode te ajudar e como fazer. O app é todo em inglês e além de versões para IOS e Android, também tem uma página web.

E então, já baixou?

Breathe – app grátis no Itunes e no Google Play e também versão web

Aproveite e leia também outros posts sobre mindfulness aqui no blog:

Um certo dia resolvi mudar

Pequeno livro de introdução ao mindfulness  

 

Cresceu no interior de Minas, sempre cercada de livros. Desde criança tem uma alma antiga. Encontrou no Rio o amor da sua vida, com quem ama viajar e se casar (again and again). É mãe de dois buldogues, Maquiavel e Foucault, jornalista e mestre em Estudos Estratégicos.

Leave a Reply