Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

Minha loucura por pão de queijo é justificada: desde que me entendo por gente (na verdade, antes até disso) passo minhas férias na casa dos meus tios de Belo Horizonte (em Minas Gerais). Essa tradição acabou ficando um pouco de lado depois que meus primos e eu crescemos, não por falta de carinho, mas porque a vida atribulada às vezes nos rouba um tempo precioso. Mas esse ano tive a oportunidade de voltar para a cidade tão querida da minha infância para o casamento da minha prima mineira mais nova (meses, mas eu sempre gostei de dizer que era mais velha que ela! hahaha). Esse é o primeiro de uma série de posts em que contarei como foram esses dias em “Beagá” – com uma esticadinha em Brumadinho (no Instituto Inhotim) – e como foi viajar para fora da minha cidade e de avião com meu filho de 1 ano.

Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

Dias lindos em Belo Horizonte | Na foto, Mari e Bento (1 aninho)

Hospedagem com criança, e petfriendly, em BH

Depois de conseguir comprar nossas passagens a um preço super bacana para voar de Latam (meu filho pagou apenas as taxas de embarque, pois ainda viaja no colo), fui procurar nossa hospedagem. Para tanto, utilizei dois critérios: queria um hotel que fosse na área nobre de BH, perto de lugares que queria conhecer, e precisava de um quarto com estrutura para criança pequena (e toda a tralha que acompanha um neném de 1 ano). Nossa escolha acabou sendo o Promenade BH Platinum e nós super aprovamos. Todos os detalhes do hotel, você pode conferir nesse review aqui. A rede Promenade tem 6 hóteis na cidade e nós fomos conhecer também outra unidade, o Promenade Hotel & SPA Toscanini, que é perfeito para quem viaja com os membros de 4 patas de suas famílias. Conheça mais detalhes nesse review sobre o Promenade Hotel & SPA Toscanini, um hotel pet friendly.

onde-ficar-em-bh-com-crianca-bh-promenade-platinum-img_2991

Nosso hotel: BH Promenade Platinum

Dicas de viagem a BH com criança

Nossos dias em BH foram super ensolarados, com um céuzão azul e ruas super floridas. Para quem vai com crianças, indico um passeio à Praça da Assembleia e à Praça da Liberdade.

A Praça da Assembleia ficava super pertinho do Promenade BH Platinum, o que nos permitiu ir a pé até lá. A pracinha tem uma estrutura de parquinho incrível para crianças. Os brinquedos não se restringem apenas a balanços. O local conta com um piso emborrachado que imita pedrinhas, um trepa-trepa, uns “morrinhos” para os pequenos aventureiros, brinquedões de ferro, madeira e corda e banquinhos e sombra para os cuidadores. Meu filho se acabou de tanto brincar!

Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

Pracinhas perfeitas para os pequenos

Relativamente perto dali (voltando em direção ao hotel e passando algumas quadras) recomedo uma visita ao Mercado Central, de preferência na hora do almoço. No Mercado Central podemos encontrar quase tudo – de queijos, cachaças e doces mineiros (huuuuuuum) a brinquedos de madeira e itens de decoração para casa. Almoçamos por lá, no restaurante Casa Cheia (nome muito apropriado porque estava lotado, razão pela qual sugiro chegar cedo pelo menos nos feriados e fins de semana). Para deixar todo mundo com água na boca, de entrada comemos uns dadinhos de tapioca com queijo canastra e de prato principal comemos as famosas almôndegas exóticas (almôndegas de carne de sol recheadas com queijo canastra no leito de um creme de abóbora com manjericão). Tudo delicioso e a um preço super justo.

Outro passeio para a família é conhecer a Praça da Liberdade, na Savassi. Meu pequeno se encantou com os chafarizes, as árvores e com o arco-íris que se formou no lago e nós com todas a beleza da praça, que abarca um coreto gracinha (que tinha uma dupla de street dance praticando sua arte) e vários banquinhos e sombras super agradáveis. Em seu entorno foi formado um circuito cultural, com uma série de museus, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais, dentre outros. Almoçamos ali pertinho, na Pão de queijaria. O lugar simplesmente faz sandubas com pão de queijo (já falei que amo pão de queijo???). Trem bom, uai!

Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

Comilança no Pão de Queijaria…

Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

…e no Mercado Central

Além disso, sempre que posso separo um tempinho para ir à Praça do Papa e ficar vendo a cidade ali do alto. Ah, e se estiver por lá, vale visitar a famosa Rua do Amendoim, onde os motoristas colocam seus carros em ponto morto e eles sobem a (suave) ladeira ao invés de descer. Diz o folclore que os carros andam sozinhos devido ao minério de ferro. Não sei a explicação, mas tenho pena de quem mora naquela rua, que vive lotada de motoristas atrapalhando o trânsito… rs

Passamos três dias na cidade, mas não tínhamos a menor pretensão de (re)visitar todos seus principais pontos turísticos. Belo Horizonte é uma cidade linda, para ser visitada em uma ou várias viagens com calma, principalmente em dias de céu de brigadeiro, como os que passamos lá. Inclusive, durante nossa estadia o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, foi declarado patrimônio mundial da humanidade. Pena que não conseguimos encaixar no nosso roteiro, pois priorizamos ficar com a minha família.

Belo Horizonte com Inhotim

Nosso roteiro incluiu, ainda, dois pernoites em Brumadinho, para que pudéssemos visitar o Instituto Inhotim. Como o local fecha às segundas-feiras, passamos a terça e quarta-feiras por lá. Há quem opte por um bate-volta para BH, mas acho que um dia para visitar Inhotim é muito pouco e fica corrido. Além disso, apesar de não ser muito longe da capital – cerca de uma hora e meia-, preferimos não ter que encarar a estrada após um dia cansativo e ficamos em um hotel a uns 10 minutos de Inhotim, o Hotel Ville de Montagne, que super recomendo.

Nossos ingressos foram gentilmente cedidos pela Oturí, operadora de turismo e eventos de Inhotim, que organiza experiências no instituto.

Confesso que estava bastante receosa de viajar de avião com um neném de 1 ano, principalmente porque eu sinto muita dor no ouvido, mas até que foi bem tranquilo. Deixei para dar mamá para ele na decolagem e no pouso, o que aparentemente alivia os sintomas da altitude nos ouvidos. Levei também um brinquedinho que é um sax e ficamos incentivando ele a soprar quando ele não queria mais mamar. E levamos na mala de mão os brinquedos que ele mais gosta para distrair. No fim, tudo deu certo e isso nos animou a comprar novas passagens para outros destinos.

Viagem a Belo Horizonte e Inhotim com criança

Belo Horizonte e Inhotim: delícia de viagem com criança

Leia também:

Onde ficar em Belo Horizonte com criança: Promenade BH Platinum Rede Promenade

Hotel pet friendly em Belo Horizonte: Promenade Hotel & SPA Toscanini

Reserve um hotel da Rede Promenade

Reserve o Promenade Hotel & Spa Toscanini: site próprio |Booking.com 

Reserve o Promenade BH Platinum: site próprio |Booking.com 

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;
itens obrigatórios para viajar com cachorro de carro

Fotosinspiradoras?

No comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *