Luto na Tailândia: o que muda para os turistas com a morte do Rei

[Atualizado em 22.10: Tem post novo informando os festivais que estão mantidos e gratuidade em parques e museus nacionais. Não deixe de ler o post abaixo pata orientações sobre vestuário, que continuam valendo]

O Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu nesta quinta-feira, 13 de outubro. O governo decretou estado de luto por um ano e uma moratória de 30 dias de atividades oficiais e de Estado. O Rei esteve no poder por 70 anos e era extremamente querido no país, um símbolo de estabilidade para um povo que enfrentou diversos golpes militares ao longo das últimas décadas, por isso turistas devem ficar atentos às manifestações sobre o tema com os tailandeses e também se preparar para flexibilizar sua viagem no período.

Veja abaixo como espera-se que os turistas se comportem no período e o que abre e o que fecha durante o luto oficial na Tailândia.

morre rei tailandia luto oficial tailandia

Grand Palace, em Bangkok

Como os turistas devem se comportar no período de luto

Durante o luto os tailandeses vestem branco, preto ou cores escuras e muitos raspam suas cabeças. Funcionários públicos devem vestir negro por um ano. Os turistas não são obrigados, mas é recomendado usar as mesmas cores. A Autoridade do Turismo Tailandês emitiu um comunicado oficial em que recomenda sobriedade aos visitantes.

O respeito à família real é questão de lei na Tailândia. Ofender o rei e sua família pode levar uma pessoa à prisão. Portanto, é mais que necessário tomar cuidado com suas palavras em relação ao rei nesta época. É educado comunicar suas condolências.

morre rei tailandia luto oficial tailandia

O que abre e o que fecha durante o luto oficial na Tailândia

Transporte e serviços públicos como hospital e bancos funcionam normalmente.

O Wat Phra Kaeo (Temple of the Emerald Buddha) e o Grand Palace, estarão fechados como atrações turísticas para receber os ritos funerais. O comunicado não informa até quando esses locais ficam fechados. O funeral real inclui uma procissão nesta sexta-feira (14/10) e em seguida o corpo é apresentado no Wat Phra Kaew. O corpo pode permanecer em exposição por até um ano, para que os tailandeses prestem suas homenagens.

Festas, no entanto, tendem a ser canceladas.

Algumas festas já oficialmente canceladas são a Full Moon Party do dia 17 de outubro em Koh Changan e a Kolour Warehouse Party.

Illuminated Boat Procession em Nakhon Phanopm e o Festival Yi Peng lantern em Chiang Mai também estão cancelados. O Amazing Elephant festival em Turin foi adiado.

A corrida Color Run que aconteceria no fim de semana também está cancelada..

Algumas boates já anunciaram que fecharão. Confirmaram o fechamento sem data de reabertura definida Soi Cowboy, Beam and Demo, Levels and Sugar e Silom’s Whiteline, todas em Bangkok.

Alguns bares fecharão também neste fim de semana e os que abrirem funcionarão somente até 1h.

A Khao San Road, principal concentração de turistas, especialmente mochileiros, continua funcionando, mas sem bandas e outras atrações do tipo na rua.

A TV não exibirá programas de entretenimento, como novelas e séries.

O show Morrissey Concert foi cancelado e o show Modern Dog foi adiado, sem previsão de nova data.

Veja os posts sobre a Ásia no Viaje Sim

Programando sua viagem? Veja no Preciso Viajar
qual a melhor época para viajar para a Tailândia

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

Fotosinspiradoras?

12 Responses to “Luto na Tailândia: o que muda para os turistas com a morte do Rei”

  1. Thomaz Sacchi 23 de outubro de 2016 at 20:03 #

    Oi Jackie,

    Estou indo para Tailândia amanhã e pesquisei sobre o Yi Peng, parece que vai rolar sim:

    http://www.tatnews.org/thailands-tourism-events-and-activities-updates-as-of-22-october-2016/

    Abraço

    • Jackie Mota 25 de outubro de 2016 at 12:22 #

      Maravilha, Thomaz, já estou fazendo novo post. E que bom o ingresso grátis nos parques e museus nacionais hein? Ótima viagem!
      abs,

  2. Carolina 21 de outubro de 2016 at 22:22 #

    Oi Jackie,
    Estou em Bangkok e está ocorrendo vigília ao redor do grand palace, todos vestidos de preto e em oração. Para a multidão de gente, a estrutura (comida, água e policiamento) estão organizadas. Resolvemos ir depois da Kaoh San a pé, mesmo no hotel pedindo pra evitar essa área. Ainda não tive informação se já abriram ou não pra turista, e como é feriado prolongado até segunda, provavelmente a multidão de gente (comboios e pessoal de fora) continuará grande.

    • Jackie Mota 22 de outubro de 2016 at 9:22 #

      Carolina, muito obrigada pelo comentário! Ouvi hoje pela manhã no rádio sobre a reunião do povo em frente ao Grand Palace para as orações. Que oportunidade única estar aí, hein?
      Um grande abraço e uma ótima viagem!!

  3. Hebert Gainette 20 de outubro de 2016 at 17:09 #

    Pessoal, com o falecimento do rei e algumas atrações fechadas poderiam me sugerir um roteiro para dois dias? aquele float market (é furada).hehhe

    Irein em novembro
    Grande abraço
    Hebert

    • Jackie Mota 20 de outubro de 2016 at 17:17 #

      Oi Hebert, sim o float market não fomos. Nós gostamos muito em Bangkok de dois lugares em especial:Wat Po e Wat Arun. Além desse, do Museu de Sião. Também visitamos o shopping Siam Center, na parte mais moderna da cidade, e o legal é que lá tem um food market, ótimo pra provar as comidas locais (pq é mais higiênico que as barracas de rua).
      Além disso: dar uma volta pela Khao San Road e andar de barco.
      E você pode fazer um bate-volta a Ayuthaya, que é MARAVILHOSA! Não deixe de ir.
      abs,

  4. Gisele 18 de outubro de 2016 at 13:54 #

    Oi Jackie boa tarde!

    Alguma novidade em relação ao turismo na Tailândia. Estamos apreensivas, pois iremos agora dia 27 de outubro.

    Abs!!!

    Gisele

    • Jackie Mota 19 de outubro de 2016 at 8:54 #

      Oi Gisele, acabei de dar mais uma pesquisada e quem mora por lá, blgoueiros com base lá e todo mundo continua mantendo a recomendação de que continuem indo sim ao país. As únicas coisas que vocês não verão ser:
      1.as grandes festas: festivais e festas estão cancelados, por enquanto;
      2. O Grand Palace e o Emmerald Budha, onde está sendo o velório.
      De resto, tudo continua abrindo. O turismo é super importante pra eles, e eles não podem abrir mão. Além disso, é uma oportunidade única também de ver um momento tão importante na historia da Tailandia.
      Eu manteria a viagem, viu?
      abs,

  5. Amanda Lopes 18 de outubro de 2016 at 13:34 #

    Oi, Jackie! Estou indo pra Tailândia no início de novembro e também estou bem apreensiva. Você tem alguma informação sobre a situação de Chiang Mai? Eu tinha reserva em um hotel lá, justamente nas datas do festival das lanternas, e agora estou sem saber se vale a pena manter a cidade na programação ou não. O que você acha?

    Obrigada!!

    Beijos,

    Amanda

    • Jackie Mota 19 de outubro de 2016 at 8:58 #

      Oi Amanda, então, eu não fui a Chiang Mai, mas sei de muita gente que foi, mesmo fora do festival. Eu manteria sim, eu viciei o Norte (com base em Chiang Rai e fui até a fronteira com o Laos e Myanmar, no Rio Mekong) e adorei e não fui na época do festival. Então, eu manteria sim o roteiro.A menos que vc quisesse ver apenas o festival, aí vc pode trocar por outra região. Qt ao hotel, acredito que estará aberto, mas manda um email confirmando só por segurança.
      Boa viagem e dps conte aqui como foi =)
      bjs,

  6. Helaine 15 de outubro de 2016 at 18:17 #

    Olá Jackie,
    Adorei seu posting, eu e meus amigos estamos com viagem programada para Tailândia no final do mês, e ficamos um pouco apreensivos com as notícias sobre o luto.
    Houve comentário que os hotéis poderão fechar e passeios contratados poderão não ser realizados, vc sabe algo sobre isso?

    Desde já agradecemos pelas notícias postadas!!

    Helaine

    • Jackie Mota 17 de outubro de 2016 at 19:20 #

      Oi Helaine, as informações que tenho não falam de hotéis ou cancelamento de passeios. Acredito que isso não ocorrerá porque o turismo é muito importante mesmo pra economia do país. Acho que apenas nos dias do funeral, esses dias que passaram, tudo ficou meio paralisado. Até onde sei, e como está no post, apenas grandes festas estão canceladas por 30 dias e apenas o Grand Palace e o Emerald Budha Temple devem ficar fechados se o corpo do rei permanecer por lá. Fora essas duas atrações, as outras devem voltar ao normal. Mas estou conferindo as noticias e atualizarei aqui e no FB caso haja mudanças. Agradeço mt se ao voltar puder contar aqui como foi sua viagem =)
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *