No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos

Um dos locais que eu mais queria visitar na Grécia era, claro, uma ilha. Ela não tem casinhas brancas com telhados azuis, praias paradisíacas e nem é badalada. Bom, pelo menos não é atualmente, já que essa pequena ilha já foi o centro da vida do Mar Egeu e tem papel fundamental na mitologia grega. Não só isso: essas ruínas são o maior sítio arqueológico da Europa, ao lado de Olimpia e Delphi, e fazem parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco. Por isso, qualquer pessoa que tenha interesse em história certamente vai considerar essa ilha uma das mais deslumbrantes a serem visitadas na Grécia. Aliás, é em referência a ela o nome do conjunto das ilhas mais visitadas do país. Você sabia que Cíclades, o nome do conjunto onde estão as famosíssimas Santorini e Mykonos, significa literalmente ao redor de Delos? Pois era lá que eu sonhava desembarcar um dia: em Delos, o centro das cíclades.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

No Centro do Mundo mitológico

Segundo a mitologia grega, Delos é local de nascimento dos gêmeos Ártemis e Apolo. Os deuses teriam sido gerados do relacionamento entre Leto e Zeus, em mais um de seus casos extraconjugais. A esposa de Zeus, Hera, teria ficado possessa ao saber da traição e mandado a serpente-monstro Píton perseguir Leto. Nenhuma cidade aceitava abrigar a grávida Leto, por medo da ira de Hera, até que Leto encontrou uma pequena ilha flutuante e rochosa, Delos. Leto conseguiu convencer o povo a dar-lhe abrigo fazendo duas promessas. Primeiro, ela garantiu que seu filho Apolo construiria seu templo ali. Segundo, ela prometeu que a ilha não sofreria mais com as ondas, passando a estar sempre acima do mar, garantindo assim sua abundância e segurança.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Um dos leões de Naxos, do Terraço dos Leões (os que estão ao ar livre são réplicas; originais ficam no Museu)

A mitologia conta que quando Apolo e Ártemis nasceram, uma luz quase cegante inundou Delos e a partir de então a ilha ficou fixa e floresceu, tornando-se muito desenvolvida. E, claro, tornou-se a sede do Templo de Apolo e, por isso, conhecida como a mais sagrada das ilhas. Para manter a pureza da ilha, inclusive, chegou a ser, em um determinado momento de sua história, proibido que qualquer pessoa morresse ou nascesse em Delos.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Terraço do Leões

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Na história do mundo

Não foi só a mitologia de Delos que me fez querer visitar o lugar. Ao longo da minha vida já tinha me deparado algumas vezes com leituras sobre sua importância na história. A ilha é habitada desde 3000 AC, mas foi depois de ter sido declarada um porto livre que atingiu seu ápice, no período helenístico. Delos é considerada uma das primeiras cidades realmente internacionais. Isso porque tinha uma vocação comercial forte e abrigava comerciantes, banqueiros e navegadores originários de diversos locais. Ali, todos encontravam liberdade e respeito a suas culturas e religiões originais. Por isso, nas ruínas de Delos é possível encontrar templos e esculturas de culto a diversos deuses. Por conta da riqueza circulante, a arte se desenvolveu bastante.

As origens de sua importância remontam ao estabelecimento, por volta do século VII AC, do culto à Apolo pelos Naxos. Seria obra desse povo, por exemplo, uma das visões mais famosas de Delos, o terraço de leões. A sequência de estátuas dedicada a Apolo ainda sobrevive – hoje há 5 das 9 estátuas originais ainda em exposição.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Em 479 AC, os atenienses fundaram a Liga de Delos, colocando a ilha no centro das disputas militares. A liga era uma aliança com os povos jônicos com o objetivo de resistir às investidas persas, mas que acabou levando Atenas e dominar o mar Egeu e os santuários de Delos. Com isso, a ilha se tornou frequentada pelos devotos de Apolo, pelos povos vizinhos que pagavam tributo à liga e durante os famosos festivais em honra a Apolo a cada 4 anos, os “Dhelia“.

Com toda sua riqueza, Delos atraiu ataques piratas e sua ruína teve início por volta de 69 AC. Ela foi ocupada por Bizantinos, Sarracenos, Venezianos, pelos Cavaleiros de São João e Otomanos antes de ser abandonada.

Delos, hoje

Hoje, a ilha de Delos inteira é um sítio arqueológico. Ninguém mora ali ou, mais precisamente, apenas cerca de 15 pessoas que trabalham diretamente no sítio moram lá. Os turistas são admitidos apenas durante o dia.

Uma visita inclui, portanto, o passeio pela ilha, onde você visita as ruínas e imagina como era monumental essa cidade cosmopolita no passado. Há ruínas da entrada da cidade, do teatro, residências privadas e diversos templos. Tudo está espalhado pelos 3 km2 da ilha. Mesmo com o sol do verão grego é possível andar por tudo e ainda subir os montes para admirar estar ali, no centro das cíclades.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Uma das lindas residências dos ricos habitantes de Delos

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

A visita se completa com o Museu Arqueológico de Delos. As escavações da ilha começaram em 1872 e o pequeno museu foi criado em 1904 e ampliado posteriormente. Apesar da estrutura super simples, seu acervo é valiosíssimo. As esculturas originais encontradas em Delos, algumas dos séculos V ou VI antes de Cristo, estão lá. Os leões originais, a mão gigantesca da estátua de Apolo e os mosaicos mais valiosos podem ser vistos no museu, além de itens da vida cotidiana na ilha.

Uma foto publicada por Viaje Sim! (@viajesim) em

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Os leões originais no Museu Arqueológico de Delos

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Esfíngie encontrada em Delos: uma cidade internacional

Como fazer o passeio a Delos a partir de Mykonos

Para conhecer Delos você não precisa reservar um dia inteiro para o passeio. Leva-se em média umas 4 horas incluindo o percurso de ida e volta. Por isso, a ilha é uma ótima opção de passeio para quem está em Mykonos ou para quem vai fazer um roteiro apenas pelas ilhas do país e gostaria de incluir alguma ruína entre seus passeios. Você pode fazê-lo na parte da manhã ou fim de tarde. Atenção: não programe nada muito próximo ao horário de volta do seu barco, pois na nossa visita, por exemplo, ele atrasou quase meia hora pra sair. Por isso, não deixe, por exemplo, para o dia em que você tenha vôo ou barca saindo de Mykonos.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Barco da travessia Mykonos-Delos

O passeio sai do Porto Velho de Mykonos. Os horários estão afixados lá e, em junho de 2015, eram: 9h, 10h, 11h30 e 17h. A viagem de barco Mykonos-Delos dura cerca de 30 minutos. Os horários de volta são 12h, 13h30, 15h30 e 19h30. Quando você compra, o atendente te informa em quais horários seu bilhete te dá direito a voltar. Fomos no de 11h30 e nossa volta podia ser 13h40 ou 15h30.

Quanto custa visitar Delos independente

A passagem de barco de ida e volta Mykonos-Delos custa 18 euros por pessoa (preços de junho/2015). Além disso, paga-se uma taxa de 5 euros por pessoa para entrar em Delos.

Na entrada da ilha havia guias oferecendo tours de 1 hora, em inglês, por 10 euros por pessoa.

Quanto custa visitar Delos com tour saindo de Mykonos

Outra opção para visitar Delos a partir de Mykonos é comprar um tour guiado, que custa 40 euros por pessoa e inclui o barco, a entrada e a guia. Pode ser comprado no mesmo local do barco e é operado pela mesma empresa.

Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico Grécia Ilhas Cíclades Delos Mykonos Museu Arqueológico

Facilidades em Delos

Na ilha, além das ruínas há a sede do museu; uma lojinha (quando visitamos estava fechada, no entanto), uma lanchonete e banheiros. Uma dica: não deixe pra comprar água aqui, pois é bem mais caro – uma garrafa pequena custava 3 euros em Delos, enquanto em Mykonos custava até 2 euros a garrafa grande.

Leia mais:

Para entender o básico da mitologia grega, eu comprei o Guia ilustrado Zahar de Mitologia, que fui lendo aos poucos antes da viagem e é bem bacana de ter em casa.

Uma leitura que adorei fazer antes de visitar a ilha e que levei no Kindle para consulta foi “Delos – a complete guide” de N. A. Vrissimtis (em inglês). Indico bastante.

#MuseumWeek2016

Este post faz parte da Blogagem Coletiva da #MuseumWeek 2016, promovida pelos dos Blogueiros da RBBV. Confira outros posts sobre museus:

Geral

A Fragata Surprise – Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial

Despachadas – 5 Museus Interativos ao redor do mundo

Europa

Alemanha

Tá indo pra onde? – Ilha dos Museus

Viajoteca – 5 museus inusitados em Berlin

Pelo Mundo Com Vc- Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Já Fomos – Visitando o Campo de Concentração em Dachau

Pequenos pelo Mundo – Museus de Automóveis na Alemanha

A Li na Alemanha – Museu Mercedes-Benz

Bulgária

Escolho Viajar – Museu Nacional de História Militar

Croácia

Rodinhas nos Pés – Museu Croata de Arte Primitiva

Espanha

Virando Gringa – Museo Atlantico

Comendo Chucrute e Salsicha – Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla

Esto Es Madrid, Madrid – Museo de Altamira

Sol de Barcelona – Museu Joan Miro

França

Viagem LadoB – Museé D’Orsay

A Path to Somewhere – Centre Pompidou

Destinos por onde andei… – Louvre

Direto de ParisMusée Rodin

SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay

Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!

Grécia

Viaje Sim! – No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos

Fourtrip – Museus de Atenas

Holanda

Novo Caroneiro – Sexmuseum

Hungria

Juntando Mochilas – Museu do Terror

Irlanda

The Life of isa – 4 museus gratuitos em Dublin

Itália

Passeios na Toscana – Palazzo Pitti

The Nat’s Corner – Pinacoteca de Brera

Vou pra Roma – Museus do Vaticano

Roma Pra Você – Galleria Borghese

Grazie a Te – Corredor Vasariano

Malta

Viagens Invisíveis – Cavaleiros de Malta

Reino Unido

No Mundo da Paula – Museum of London

Vamos Viajar – British Museum

Segredos de Londres – Victoria and Albert Museum

Mochilão Barato – Madame Tussauds

República Tcheca

Trilhas e Cantos – Museu do Comunismo

Rússia

Viajei Bonito – Museu da Vodka

Love and Travel – Museu Hermitage

Suécia

Viajar pela Europa – Museu Vasa

Suíça

Carta sem Portador – Fondation Gianadda

Turquia

Viagem a Dois – Palácio Topkapi – Istambul

Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca

América do Sul

Argentina

Sonhando em Viajar – Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento”

Brasil

Coisos on the go – Inhotim

E aí, Férias! – Museu Imperial

Outro blog – Museu do Amanhã

#KariDesbrava – Museu Nacional de Belas Artes

O Melhor Mês do Ano – Museu do Futebol

Cantinho de Ná – Museu do Frevo

De Cá Pra Lá – Museu Palácio dos Bandeirantes

Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo

Nativos do Mundo – Museu da República

Atravessar Fronteiras – CCBB – DF

Embarque neste blog – Museu Casa Guilherme de Almeida

Vida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Mel a Mil pelo Mundo – Museu Julio de Castilhos

áDevaneios de Biela – Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Tirando Férias – Museu de Zoologia da USP

Viagem em Detalhes – Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência

D&D Mundo Afora – 9 museus no Brasil

Estrangeira – MAMuseu: Museu Histórico de Alcântara

Chile

Gastando Sola Mundo Afora – Museo Chileno de Arte Precolombino

Peru

De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição

América do Norte

Estados Unidos

Família Viagem – Fernbank Museum of Natural History

Janela para o Mundo – Graceland

RenataPereira.tv – Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA

Aquele Lugar – Museu do Ar e Espaço

Fica Dica Viagens – Vizcaya Museum

Casal Califórnia – Museus no Balboa Park

Malas e Panelas – The Broad Museum

Felipe, o pequeno viajante – Museu de Anchorage, Alaska

Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco

MéxicoViagem de Fuga – Museu Frida Kahlo

Viviendo en el México Mágico! – Museo Nacional de Antropologia

Uzi Por Aí – Museu Soumaya

Asia

China

Like Wanderlust – Museu Qin e os Guerreiros de Terracota

Vietnã

Brazuka – Museu da Guerra (War Remnants Museum)

JapãoA Aventura Começa – Museu Meijimura

Oceania

Australia

Coordenadas do mundo – Museu de Arte Contemporânea

 

Espero que tenha gostado deste conteúdo, que foi produzido com cuidado e carinho para você. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Quando você usa nossos links, gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. Agradecemos muito o seu apoio!

  • Chip de celular internacional para internet e/ou dados Easy Sim 4u;

Fotosinspiradoras?

35 Responses to “No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos”

  1. Carolina 25 de abril de 2016 at 20:11 #

    Que fantástico conhecer Delos!
    Deve ser de arrepiar ver esse sitio arqueológico ainda tão presente no imaginário!
    Lendo seu relato, até fiquei pensando nas tragédias gregas…
    Parabéns pela viagem incrível e pelo post incrível!

    • Jackie Mota 7 de maio de 2016 at 15:11 #

      Oi Carol, foi fantastico mesmo. Obrigada vc pela visita e comentário. bjs,

  2. Juliana 13 de abril de 2016 at 16:07 #

    Adorei o post. Irei em junho para Grécia e estava a procura de mais informações sobre como ir para a Ilha de Delos e você deu todas as dicas que eu estava precisando. Muito obrigada!!!

    • Jackie Mota 18 de abril de 2016 at 11:34 #

      Oi Juliana, que bom que gostou. Fico muito feliz! Vc vai adorar, é tudo lindíssimo por lá.
      abs,

  3. Lais 12 de abril de 2016 at 12:18 #

    Que lugar lindo!! Fiquei com vontade de conhece-lo. Ótimo post!

  4. Cristina Souza da Rosa 5 de abril de 2016 at 5:52 #

    Amei o post. Estou pensando em ir a Grécia no próximo ano e adorei saber da ilha de Delos. Com certeza vai entrar no roteiro.

  5. Cynara Vianna 4 de abril de 2016 at 11:24 #

    Ir para a Grécia seria meu presente de 15 anos, mas no dia daquele meu tão sonhado aniversário eu estava casada e grávida de 5 meses, e a Grécia ficou pra depois. Já viajamos pra muitos lugares, mas ainda não fomos pra lá, porque assim como naquela época lá atrás, tenho tanta vontade de conhecer, mas tanta que tem que ser numa data especial. A data já está escolhida, se Deus quiser irei comemorar 20 anos de meu segundo casamento próximo ano :). Adorei seu post e ficará guardado nos meus favoritos.

  6. Simone Hara 2 de abril de 2016 at 1:35 #

    Grécia é sonho de toda a vida! um dia ainda vou pisar por lá e com certeza vou me emocionar muito, pois desde muito garota era apaixonada pelas aulas de história e mitologia grega.
    Adorei o post!

  7. Sonia 30 de março de 2016 at 17:16 #

    Deve ser incrível visitar um lugar que fica lá nos livros de história! Adorei o post, de verdade :)

  8. Nathalia Depolo 30 de março de 2016 at 9:50 #

    Lindíssimo. Amo mitologia e acredito que uma viagem para a Grécia, pra mim, seria muito mais voltada à “história dos deuses” do que a badalação das praias.
    Amei o post!

  9. Aquele Lugar 29 de março de 2016 at 17:23 #

    Show esse lugar, morro de amores pelas ilhas gregas. Muito legal o post!!!!Abraços, Dana

  10. Liliane Inglez 29 de março de 2016 at 15:47 #

    Uau! Simplesmente um sonho este lugar!!! Viajei no post! Muito bom!

  11. Katarina Holanda 29 de março de 2016 at 13:54 #

    Nossa, a Grécia deve ser incrível! Tenho muita vontade de conhecer. :)

  12. Cyntia Campos 29 de março de 2016 at 11:01 #

    Que lindo!! Eita Grécia que não cansa de oferecer maravilhas. Esse museu já foi para o topo da minha lista. Adorei o post

  13. Nivia 28 de março de 2016 at 20:14 #

    A Grécia tem tanto a oferecer e até o que não ouvimos com frequência, nos parece fascinante!

  14. Gabi Torrezani 28 de março de 2016 at 17:28 #

    Que lugar lindo! Com certeza entrou na minha lista de lugares pra ir antes de morrer. :)

  15. Camila Lisbôa 28 de março de 2016 at 16:22 #

    Babei no lugar! Que lindo!

  16. Paulo Cattelan 28 de março de 2016 at 16:03 #

    Sempre fui fascinado pela cultura greco-romana e já vi que vou ter que dar um pulinho em Delos. Valeu pelas dicas!

  17. Poliana Fabíula Cardozo 28 de março de 2016 at 15:14 #

    Suspiros por esses céu e mar azul! Achei esse museu incrível.

  18. Fernanda Scafi 28 de março de 2016 at 14:43 #

    Ilha maravilhosa! Super na minha wishlist!!

  19. Nini Ferrari 28 de março de 2016 at 13:04 #

    Que fotos lindas!!! Adorei!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Visitando o Campo de Concentração em Dachau - #museumweek - Já fomos - 12 de novembro de 2016

    […] Viaje Sim!: Museu Arqueológico de Delos Fourtrip: Museus de […]

  2. Verão europeu: roteiro para viagem romântica (inclui hotéis) - 14 de maio de 2016

    […] barca para Mikonos. Ficamos 3 dias na ilha, no hotel Vana Holidays. De lá fizemos um bate-volta a Delos e você pode ler como foi o passeio neste post aqui. voltando ao final do terceiro dia, também em barca, para Atenas. Passamos a noite no mesmo […]

  3. O outro museu Rodin – Direto de Paris - 9 de abril de 2016

    […] Viaje Sim! – No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos Fourtrip – Museus de […]

  4. Museu da Inquisição de Lima, terrível lembrança de uma época sombria. - 29 de março de 2016

    […] Blog: Viaje Sim! Cidade: Ilha de Delos Museu: Museu Arqueológico de Delos Post: http://www.viajesim.com/2016/03/grecia-ciclades-delos-museu-arqueologico.html […]

  5. Blogagem Coletiva #MuseumWeek - Rodinhas nos Pés - 29 de março de 2016

    […] http://www.viajesim.com/2016/03/grecia-ciclades-delos-museu-arqueologico.html […]

  6. Museum Week: Guerreiros de Terracota – Like Wanderlust - 29 de março de 2016

    […] Grécia Viaje Sim! – Ilha de Delos – Museu Arqueológico de Delos […]

  7. Paço do Frevo: espaço exclusivo dedicado ao ritmo pernambucano - Cantinho de Ná - 28 de março de 2016

    […] Viaje Sim! – Museu Arqueológico de Delos […]

  8. O outro museu Rodin - Direto de ParisDireto de Paris - 28 de março de 2016

    […] Viaje Sim! – No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos Fourtrip – Museus de […]

  9. Grazie a te / O museu Uffizi e o Corredor Vasariano - 28 de março de 2016

    […] Viaje Sim! – Museu Arqueológico de Delo […]

  10. Casas-museu de Frida Kahlo e Diego Rivera na Cidade do México - 28 de março de 2016

    […] http://www.viajesim.com/2016/03/grecia-ciclades-delos-museu-arqueologico.html […]

  11. O Que Fazer Em Atlanta: Fernbank Museum Of Natural History | Família Viagem - 28 de março de 2016

    […] Sim!: Museu Arqueológico de Delos (Ilha de […]

  12. Los Angeles - The Broad Museum - Malas e Panelas - 28 de março de 2016

    […] Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível! Grécia Viaje Sim! – Museu Arqueológico de Delos Fourtrip – Museus de Atenas Holanda Novo Caroneiro – Sexmuseum Hungria Juntando […]

  13. Museu Joan Miró: cor e sonhos - Blog de Turismo Barcelona - 28 de março de 2016

    […] Blog Viaje Sim! Museu Arqueológico de Delos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *